EXTRATO DE: WEB 2.0 HEROES

AUTOR: BRADLEY L. JONES

Editora: Digerati – 2008

 

 

1 – MAX MANCINI – eBay

Nos paises em desenvolvimento, é através do celular que a maioria das pessoas se conecta com a Internete.

 

As grandes empresas ficarão relutantes, pois não gostam de ter sua infraestrutura principal em um lugar que não possam controlar. Empresas de grande porte adoram o controle; elas precisam de previsibilidade. Wall Street não gosta de imprevisibilidade e, se liberar demais o controle, corre-se o risco de sofrer uma catástrofe. É por isso que se levará muito tempo para se chegar lá [a respeito de SAAS e S+S].

 

17 – ALAN MECKLER – internet.com

O dia no qual a exposição profissional abriu foi o primeiro dia em que eu havia ouvido falar acerca da Web. Havia um artigo no jornal The New York Times escrito por John Markoff relacionado à Web. Conforme ela era explicada n

 

Poucos sites atuais (menos de 0,5%) irão sobreviver, menos ainda serão rentáveis.

 

Eu pessoalmente tenho minhas dúvidas acerca de quão valioso o Facebook realmente é. Certamente reuniu muitas pessoas, mas ainda não estou convencido de que ele, por si só, será monetariamente bem-sucedido.

 

A Web 2.0 é ótima, mas sinto que ela é apenas uma extensão do que já havia em 1998 e 1999, e que a verdadeira empolgação que está por vir pode ser a web 3.0, que seria a habilidade de superar as pesquisas que conhecemos hoje e sermos capazes de mesclar uma porção de pensamentos e idéias e obter uma resposta muito concisa.

 

Simplesmente não acredito que os números serão satisfatórios em termos de valor de investimento que está sendo estabelecido sobre a maioria dos sites atuais.

 

A melhor terminologia para web Semântica pode ser Linked Data Web, que penso ser um pouco mais inteligível.

 

Seria um tremendo erro pensar que o que vemos hoje é o que veremos em cinco anos. (...) A internet durante os próximos 20 a 30 anos ainda será incrivelmente revolucionária em termos do que irá acontecer.

 

Não penso que o aplicativo de desktop desaparecerá, mas creio que os dias de comprar a próxima versão do software acabaram.

 

A informação será armazenada no telefone celular.

 

Ao simplesmente apontar seu celular para um cartaz de outdoor, ele captará o código de barras. O código falará com o celular, a mensagem será então transmitida ao vendedor por causa do software em seu celular e a transação poderia essencialmente ser realizada ou a informação entregue. É daí que as grandes quantias de dinheiro virão.

 

Diria que daqui a 3 ou 4 anos, na maioria das cidades, não será necessário entrar em uma loja. A web será onipresente.

 

O cerne da questão é que tendemos a achar que já vimos de tudo quando na verdade ainda não vimos nada.

 

31 – ERIC ENGLEMAN - Bloglines

Sobre web semântica: Todos estão tentando resolver esse problema, se é um motor de recomendação, um filtro de colaboração ou qualquer outra coisa. Dentro do conteúdo estruturado, é muito fácil, mas no Bloglines nós temos diversos contatos não estruturados e que é onde isso se torna difícil.

 

Outra coisa que eu achei interessante é a variedade de bookmarklets. Essa inovação simplesmente está ocorrendo em todos os lugares. Os bookmarklets são muito fáceis de se usar, de maneira que há diversas pessoas que criaram todos esses bookmarklets. É um grupo tecnológico, mas seja coComment, seja Blummy – que é um tipo de bookmarklet para bookmarklets – é uma surpresa permanente lá fora.

 

Sobre como ganhar dinheiro: Essa busca está evoluindo porque o mundo de RSS e a propaganda de RSS ainda estão evoluindo.

 

Em qualquer mercado há um período de exuberância inicial, depois, uma exuberância barata, depois, exitante, depois, exuberância irracional. E isso realmente aconteceu.

 

O AJAX é legal e tudo mais, mas é realmente uma questão de usuários finais e como eles podem organizar os dados. Essa organização de dados, coletivamente, agrega valor elevado.

 

49 – GINA BIANCHINI – Ning

O que diferencia o Ning de outros sites de rede social é que ele é, na verdade, uma plataforma para criar redes sociais e não necessariamente a própria rede social. Em outras palavras, as pessoas acessam o Ning e configuram uma rede social sobre quaisquer assuntos para quaisquer pessoas como quaisquer características que quiserem. O Ning fornece a plataforma para criar a rede social e deixa que as pessoas escolham os assuntos de sua rede social. O resultado final está bem acima de 145 mil redes sociais e crescendo cada vez mais.

 

Acredito que serão as pessoas se organizando, organicamente, de formas novas e interessantes, e se comunicando de maneiras que sequer concebemos hoje. Isso, para mim, é empolgante demais.

 

Nós sequer chegamos perto de ver as melhores e mais inovadoras idéias. Quando estamos no meio d situação, pensamos: “Ah, o vídeo on-line acabou” ou, “ah, a rede social já era e ela sequer começou em muitos lugares do mundo”. Lembro que a rede social foi considerada uma moda ultrapassada aqui no Vale do Silício quando a Friendster foi considerada morta. Então, veio o MySpace.

 

59 – DORION CARROLL – Technorati

Diariamente mais de 175 mil blogs novos são criados.

 

A pessoa pode sentar e ficar atualizando a seguinte pesquisa: “Tem alguém falando de mim agora? Acabei de escrever algo que creio ser brilhante, será que alguém já leu? Alguém já fez um link para esse conteúdo?”

 

Penso que as tags – provavelmente são o microformato mais difundido que existe. As tags simplesmente utilizam um atributo pouco conhecido do HREF em HTML chamado atributo rel ou de relacionamento. Você apenas acrescenta a primeira parte da declaração âncora, rel=tagaqui. Então posso criar algo que diz: “Aqui está um link para saber sobre isto”. Acabei de escrever algo sobre a Web 2.0, então digo: <a href=http://technorati.com/tag/web2.0 rel=”tagaqui”>Web 2.0</a>

 

“Preocupe-se com a escala depois. Preocupe-se primeiro em conseguir usuários e clientes.”

 

O Technorati não estaria onde está agora se não tivéssemos utilizado rotas mais curtas. Isso quer dizer: “Muito bem, não precisamos da pureza de arquitetura básica para resolver esse problema em particular; o que você pode elaborar nesse fim de semana? Vamos fazer isso e ver se funciona. Se não funcionar e falhar rapidamente, vamos para a próxima idéia”.

 

(...) há três anos, tínhamos três milhões de blogs em nosso índice, e hoje temos 100 milhões. (...) E manter tudo isso funcionando de forma que as perguntas estejam abaixo de dois segundos, se não abaixo de um segundo, e que a latência entre o momento em que alguém publica e esse dado é então disponibilizado em nosso índice está abaixo de dois minutos, e quando estamos funcionando naquela zona mágica, fica abaixo de um minuto. Está praticamente em tempo real.

 

A diferença básica é que se você digitar “Sony” no Google sua primeira resposta será o website da Sony. No Technorati será a pessoa que escreveu o artigo mais recente sobre um produto da Sony, e o website da empresa jamais aparecerá nesses resultados.

 

Há muitas pessoas que chegam até nós e nos dizem: “Vocês são a autoridade em se tratando de blogs; o que fazemos?”

 

Não é uma questão de marketing de massa; na verdade, é uma questão de entender as massas.

 

É muito bom ter alguns pontos de vista contrários. Nós não controlamos necessariamente tudo o que eles fazem, mas deixamos que eles saibam, quando esses links voltam para o resultado de pesquisa do Technorati, não é mais censurado; tudo está lá. Se você selecionar um punhado de coisas que n ao dizem nada negativo sobre você ou seu produto, quando alguém seguir esse link e perceber que seu produto, na verdade, é um desastre, isso é o que vai aparecer no Technorati.

 

O Excite foi comprado pela @Home por 7.2 bilhões de dólares, e então, 2 anos e meio depois, eles venderam por 10 milhões.

 

Ai surge o AJAX, e de repente você tem a possibilidade de trabalhar com as diversas partes de um site para que estejam ativadas ou desativadas sem ter de forçar um recarregamento total e completo da página, sem ter de ir a todo sistema de back-end para gerar a pagina. As coisas podem ser atualizadas muito rapidamente e são leves.

 

Os seres humanos são incrivelmente visuais.

 

85 – RAJU VEGESNA – Zoho

“As empresas possuem alguns fluxos de trabalho complexos, e não creio que os aplicativos on-line... já esteja preparados para se enquadrar nesses fluxos. Mas chegarão lá, um dia.”

 

O Wiki é apenas um conceito. Pessoalmente, tirando o Zoho, penso que os wikis irão morrer e se mesclar com processadores de texto on-line. Pode-se ver hoje que há cerca de 60% a 70% de distância entre um processador de texto on-line e um wiki. Eu diria que, talvez nos próximos dois ou três anos, esses dois se fundirão.

 

Devemos ser capazes de criar uma planilha dentro de um wiki. O mesmo vale para o que podemos fazer dentro de um processador de texto.

 

Se analisarmos os processadores de texto hoje, podemos editar uma mesma página ou documento ao mesmo tempo. Eu verei suas mudanças e você verá as minhas. Enquanto estivermos fazendo isso, posso bater um papo com você. Então a colaboração on-line e a comunicação em tempo real são os elementos capacitadores dos processadores de texto de base de rede. E na verdade, alguns dos wikis estão auxiliando – também estamos fazendo isso.

 

As empresas possuem alguns complexos fluxos de trabalho, e não creio que os aplicativos on-line já estejam preparados para se enquadrar nesses fluxos nas empresas. Mas chegarão lá.

 

Na verdade, nós recentemente oferecemos o Zoho Writer em formato off-line de maneira que os documentos também poderão ser visualizados e editados quando o usuário estiver off-line. Eles serão sincronizados quando o usuário estiver on-line novamente.

 

Poucas vezes nos desconectamos e é claro que quando isso acontece queremos poder acessar tais conteúdos, então os aplicativos certamente terão de suportar as funcionalidades off-line e é por esse motivo que defendemos esse mecanismo. Eu não creio que a longo prazo o acesso off-line será um problema – mesmo daqui a um ano. Há boas tecnologias como o Google Gears, o Adobe AIR e até mesmo o Firefox que está vindo com sua própria plataforma.

 

Os dados tem que ser encriptados do lado do servidor, do cliente na camada de transporte por meio do SSL, e então o usuário precisa ter a opção de escolher onde salvar os dados. Todos estes quatro aspectos precisam ser abordados.

 

Aqui no Zoho não temos nenhum software instalado em nossos laptops. Só usamos aplicativos on-line. Tudo que uma pessoa precisa é de um navegador.

 

Imagine ter de instalar todos os aplicativos no seu celular?

 

Se analisarmos as características dos usuários do Zoho, 30% são estudantes. Por que? Porque eles estão sempre na internet. Quando crescerem é isto que vão querer, desktop será coisa da geração anterior.

 

97 – RICHARD MACMANUS – ReadWriteWeb & Web 2.0 Workgroup

Uma vez que todos podem contribuir com o conteúdo, fica difícil focar no conteúdo de qualidade.

 

O AJAX tornou os websites muito mais interativos e o Google provavelmente é o maior propulsor disso.

 

A web semântica exigirá mais software social, sistemas de filtro e de recomendação.

 

Sobre fluxo de informações abertas: O máximo que pode ser feito é assinar o conteúdo e pedir para que cada pessoa que utilizar o seu material insira uma referencia de que o material é oriundo de seu site. E isso é basicamente tudo o que pode ser feito no momento.

 

107 – TJ KANG: ThinkFree

A maioria dos roubos de dados – de 65 a 70% - é devido à perda de laptops ou pen drives. As pessoas armazenam dados de cartão de credito e de consumidor nessas coisas e elas as perdem e/ou esquecem em trens ou em restaurantes. Ou são roubadas.

 

Pelo fato de as pessoas investirem muito do seu tempo para se acostumar com esses aplicativos, e devido ao fato deles acumularem muitos dados com eles, os custos de mudança se tornaram proibitivos. Então, não é porque alguém lançou um aplicativo que faz algumas coisas melhores e é um pouco mais barato, que ele fará com que os usuários mudem do que estavam acostumados para o software “mais recente” ou “melhor”, pois o custo é muito alto. Mas quando a própria plataforma de computação muda, as pessoas são forçadas a mudar a forma que trabalham.

 

Cinco anos são uma eternidade; entretanto, vou dizer o que penso: a coisa mais importante em relação ao espaço de escritório 2.0 é o suporte sem emenda para a transição entre off-line e on-line. Isso é algo que tenho falado há aproximadamente um ano, e agora o Google lançou o Google Gears para suportar a utilização off-line de muitos dos aplicativos que eles estão construindo.

 

Chegará o dia em que a conectividade não será mais um problema, daqui a4 ou 5 anos, creio, especialmente nos países menores. Nos grandes centros isto vai acontecer logo e a conectividade será onipresente.

 

Com o licenciamento de pacotes, as empresas pagam algo perto de $ 70 ou $ 80 por cadeira.

 

123 – PATRICK CRANE – LinkedIn

O LinkedIn é um rede on-line de mais de 17 milhões de profissionais experientes de todo o mundo. Dentro do LinkedIn, você pode se conectar com outras pessoas eu você conhece. Essas pessoas também podem se conectar com as pessoas que elas conhecem. O resultado final é uma rede gigante onde todos estão unidos por link.

A rede LinkedIn pode ser pesquisada e utilizada para ampliar sua rede. Você pode buscar por clientes, consultores, peritos por tema, amigos, parentes, velhos conhecidos, trabalhos, oportunidades de negócios, novas contratações e muito mais. Você pode usar o site para fazer tudo o que quiser com a rede profissional que você teria criado previamente com um arquivo Rolodex e inúmeros cartões de visita.

3 graus de separação = eu conheço alguém que conhece diretamente alguém que eu estou querendo conhecer.

 

Nos últimos 20 anos a tecnologia cresceu em um nível incrível, mas o tempo disponível das pessoas também se reduziu de maneira incrível.  O consumo de mídia até o advento da Web 2.0 tornou-se uma experiência bastante solitária. As pessoas lêem o jornal sozinhas, tentam digerir algo;ler algo no celular, assistir um clip na internet... Mas tudo isso é feito de maneira solitária.

 

Se a pessoa que você mutuamente “conhece” é uma pessoa que nem você e nem ela realmente conhece ou respeita, então o tecido está um pouco enfraquecido. Você pode receber uma indicação, mas será que no fundo essa indicação é boa, já que é de alguém que se conecta só por conectar?

 

Quando você diz que não conhece uma pessoa, então isso vai contra a conta dessa pessoa. Se três pessoas dizem que não conhecem certa pessoa, então a conta dessa pessoa desconhecida é suspensa. Portanto, levamos isso muito a serio; não é apenas orientação e encorajamento – agimos com base nisso. Não gostamos quando há o que chamamos de “link promíscuo”. Não gostamos e tomamos certas medidas para impedir isso.

 

Você olha para qualquer um dos maiores sites de mídia – The New York Times é um bom exemplo – e verá um artigo e cerca de oito formas diferentes de compartilhar esse artigo. Você pode usar o Digg, salvar o conteúdo no Delicious, compartilhar esse material com sua rede no Facebook, e em breve haverá até mesmo uma forma particularmente interessante de compartilhar com diferentes subconjuntos de sua rede LinkedIn.

 

O LinkedIn não enfatiza o lado negativo, pois é uma construção positiva. Você está lá para se promover, para promover sua própria marca profissional, está ajudando outras pessoas em suas obrigações e desafios profissionais e coisas afim.

 

139 – SHAUN WALKER – DotNetNuke

O que é mais importante sobre o DNN é o numero de sites que foram criados utilizando o DNN como base: youthroots.com, earsinus.com, wineaustralia.com, q107.com, franchise.little-caesars.com, shop.volleball.com, snapforseniors.com, nuvision.com, airfarewatchdog.com, homefree.com, can-trace.org, nysedata.com, wildvoice.com, nrl.com, truelawyers.com e milhares de outros.

 

Está ficando mais difícil encontrar o que se procura.

 

Em termos de estrutura do DNN, obviamente seu beneficio fundamental está na área de conteúdo gerado pelo usuário. Ele permite aos usuários construírem seus próprios websites, mas também tem uma arquitetura modular em que é possível inserir características tais como fóruns de discussão, blogs e wikis – sendo que todos giram em torno do conteúdo gerado por usuário.

 

Com novas tecnologias como o AJAX, a experiência do usuário melhora de maneira que eles não têm de ficar sempre esperando as coisas acontecerem.

 

A sincronização de dados é um grande problema técnico. Então, se estiver trabalhando com um aplicativo off-line e então você entra on-line, ai seu aplicativo off-line tem de se sincronizar com o aplicativo on-line. Há muitos desafios técnicos concernentes ao tema.

 

Basicamente haverá uma n ova rede social a cada ano que aparecerá com alguma característica inovadora. Pelo fato de não haver nenhuma fidelização para muitas pessoas para com essas redes, os consumidores estão livres para migrar para a próxima moda do ano – e eles o farão. Será interessante ver como algumas dessas redes sociais maiores se adaptarão à mudança.

 

Só visualizo a internet cada vez mais como uma parte incorporada na vida das pessoas, de forma que é mais uma coisa fundamental do que opcional.

 

149 – BIZ STONE – Twitter

Nosso modelo de negocio agora está na confiabilidade e experiência do usuário. Antes de entrarmos no modelo de receita temos de ter um produto e serviço incríveis. Se focarmos todo o nosso tempo desenvolvendo o modelo de receita no início, então não estaremos muito preocupados com o produto.

 

159 – SETH STERNBERG - Meebo

O Meebo mudou a mensagem instantânea ao fazer duas coisas essenciais. Primeiro, fornece uma única interface que pode ser utilizada para conectar com todas as diferentes redes de mensagem instantânea. Segundo, e mais importante, o Meebo elimina a necessidade de instalar um software em sua maquina. Pelo contrario, você acaba tendo a habilidade de acessar suas redes de mensagem instantânea via navegador web.

 

O Meebo Rooms é uma sala de bate-papo onde há muita mídia rica. A Sony está fazendo uso dela. A Jive Records, parte da Sony, está usando quando lançam novos álbuns de artistas. São salas de bate-papo embutidas que são repletas de multimídia.

 

Uma forma de monetizar é por meio dos serviços-prêmio. Se você der algo aos seus usuários que é acima e alem do que esperam, então isso dera fantástico e os usuários adorarão tais serviços e estarão dispostos a pagar por eles.

 

Eis um fato: se você não migrar para o AJAX, então você, com certeza, perderá seus usuários porque alguém irá fazer de uma maneira muito mais rápida e eficiente. E os usuários acabarão mudando.

 

O Nielsen acabou de mudar do método de cálculo de visualizações de páginas para cálculo de tempo.

 

173 – JOSHUA SCHACHTER – delicious

O custo de implementação e erro é tão baixo que somos capazes de fazer o protótipo e testar muitas coisas com extrema rapidez.

 

Creio que as pessoas tendem a querer suas próprias estruturas de dados quando sua sobrevivência depende disso.

 

181 – RANJITH KUMARAN – YouSendIt

O site transforma o envio e recebimento de arquivos em um esforço “on demand” muito mais fácil.

 

O que realmente importa é como possibilitamos as relações de nossos clientes com seus próprios clientes.

 

O que estamos descobrindo é que 80% dos esforços de colaboração acontecem de forma assíncrona (off-line).

 

Temos um plugin que se você estiver no Acrobat e modificar uma foto para uma revista, você não precisa sair do Acrobat para mandar esse arquivo para alguém que o está esperando. Chamamos isso de “ficar embutido no fluxo de trabalho”.

 

[Nosso negócio é capacitar nossos clientes a serem os melhores.]

 

Terceirizando diversos serviços por meio de empresas como a nossa, as pessoas estão se tornando mais produtivas.

 

193 – GARRETT CAMPO – StumbleUpon

Aqui nós utilizamos software Open Source para tudo.

 

No financiamento de risco, estamos vendo mais firmas querendo dar aos empreendedores apenas $50 a $100 mil para começarem em vez de um milhão, pois perceberam que as novas empresas na web não necessitam de tanto capital assim. Tudo o que você realmente precisa é de dinheiro o suficiente para alugar alguns servidores, ter algumas pessoas codificando por alguns meses e o tempo do servidor para saber se as pessoas gostam do seu empreendimento. Então, não há muitos problemas no quesito financiamento.

 

Penso que é de responsabilidade de cada empresa capacitar as pessoas a perceber o que estão enviando aos sites e quais informações se tornarão publicas.

 

203 – RODRIGO MADANES – Skype

O Skype capacita a Salesforce, que é um dos grandes sites de empresas que oferece o SaaS.

 

Nesta década estamos vendo que a interne está reconstruindo muitas indústria e mudando muitos valores ao passo que melhora a vida das pessoas.

 

213 – ROD SMITH – IBM Corporation

A Web 2.0 é uma questão de como os negócios estão mudando, como as pessoas estão colaborando e como elas estão liberando conteúdo para ser utilizado de formas novas e inovadoras por meio da customização, em proporções de menor custo que jamais tiveram antes.

 

Agora você verá a TI e a linha de negócios realmente colaborando.

 

Quero ver meu conteúdo e serviços reutilizados de formas que , no inicio, não foram pretendidas.

 

A Web 2.0 é essa intersecção de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas. É uma questão de como os negócios estão mudando, como as pessoas estão colaborando e como as pessoas estão liberando conteúdo para ser utilizado de formas novas e inovadoras por meio da customização, em proporções de menos custo que jamais tiveram antes.

 

223 – TIM HARRIS – Microsoft Corporation

Penso que a próxima grande coisa será as empresas entendendo como fazer uso das tecnologias que foram trazidas ao mercado.

 

233 – BOB BREWIN & TIM BRAY – Sun Microsystems

Os novos fluxos de informação e a cultura de distribuição é que são o regulador das coisas.

 

Você não precisa, necessariamente, ser um fundador, mas você pode ser um membro.

 

Ao olhar para sistemas e serviços, vejo coisas como Niagara e Niagara 2 (são processadores da Sun que trabalham com múltiplos processos). Em termos de hardwares expedidos, é o melhor suporte para a massiva escala de infra-estrutura de rede.

 

Começaremos a construir coisas ou utilizar coisas que são especificamente desenvolvidas para resolver um problema especifico em vez de tentar colocar um monte de quadrados nos buracos redondos que podemos encontrar.

 

247 – MICHELE TURNER – Adobe Systems Incorporated

A web ó decolou quando tornamos o conteúdo atraente.

 

70% de todos os vídeos da internet são em Flash.

 

O AJAX é um dos ambiente de desenvolvimento para AIR. Existem dois modelos de programação para o AIR. Um é o Flash/Flex, que é o nosso modelo de programação. O outro é o AJAX. Estamos trabalhando muito mais em torno do AJAZ dentro da Adobe.

O Flex é provavelmente um dos melhores ambientes de programação para criar RIA..

 

Temos um serviço de VOIP em pré-alfa agora, ele é bem recente. Além de termos um produto chamado Share, que é um serviço colaborativo que está em Beta agora.

 

Estamos trabalhando para mesclar o melhor do desktop com o melhor da internet.

 

Ter acesso a seus dados locais é realmente a chave.

 

Muitas vezes você tem informações no seu desktop que você pode querer colocar em seu aplicativo web, o AIR torna isso natural. O que é empolgante sobre isso é que quando disponibilizamos o AIR para os desenvolvedores, sabíamos que veríamos coisas que jamais havíamos imaginado. Estamos vendo isso hoje. Estamos vendo uma geração de aplicativos híbridos onde eles têm um cenário que está no navegador e um cenário que está no desktop.

Devido à natureza aberta do Twitter, agora há um aplicativo chamado Tweeter que é um doce e pequeno aplicativo AIR que roda no seu desktop. Eu utilizo o Tweeter no desktop porque ele funciona melhor para mim do que um navegador.

 

Estamos todos assistindo os widgets do FAcebook que agora estão decolando.

 

Agora com algo como o processador de texto Buzzword eu posso escrever um documento no avião e carregá-lo quando descer dele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTES, EMPRESAS, SERVIÇOS E PRODUTOS CITDOS

 

Consumer Review – empresa cujo objetivo era obter avaliações de produtos de entusiastas apaixonados em determinadas categorias de produtos.

FlashKit

WebReference

Developer.com

Codeguru

WebDeveloper

InternetNews

LinuxToday

Webopedia

MegaPixel

SkinnyCorp

Threadless

ExtraTasty

Digg

Adicate – vende propaganda em blocos de uma hora em um website

Writely – processador de texto

 

SITES

Desktop.ebay.com – plataforma Adobe AIR

Internet.com

Bloglines.com

Go-to-market do Yahoo! Respostas – maior site do mundo de Perguntas e Respostas.

LinkedIn

Microformats.org

Popfly.com – da Microsoft, para construir saite, através de blocos prontos ou copiando partes de outros saites

Readwriteweb.com

Salesforce.com – serviço de software exemplar e é um pacote de software disponibilizado na internet.

Techmeme.com

www.cocomment.com

www.blummy.com

 

 

 

IDÉIAS

Site/Blog/Wiki de opinião em tecnologias digitais – elogiando, recomendando, desaconselhando, defenestrando, prós e contras, reclamando, sugerindo

 

Site do controverso, outra opinião, opinião contrária, ponto de vista, referencia.com?

 

Site “conceito pessoal”, opinião pessoal, IMHO (in my humble opinion).

 

Terceira Idade – saúde, jogos, entretenimento (vídeos selecionados)

 

Resumo de notícias, TOPLIST, a notícia do dia, o vídeo do youtube mais visto do dia,

 

No form10, análise de tendências como serviço a oferecer para sociólogos, jornalistas etc.

 

Concessão de empréstimo oficial no kiva.org – site permite que você faça um empréstimo para um empreendedor especifico nos paises em desenvolvimento.

 

Saite para testar comerciais de televisão. O anunciante dá um brinde a quem preencher um cadastro e fizer uma avaliação.

 

Login e senha do jeito que usuário quiser associado a uma regra que ele mesmo estabelece.

 

Garimpando – indicando ao final da visita.

 

WhoKnowsWho – wkn.combr

 

Centrar na proposição inicial de oferecer solução para DOCUMENTAÇÃO. Focar em capacitação, facilitação, organização (CFO).

 

Um wiki com textos analíticos sobre as tecnologias

 

Lunáticos Organizados

 

iOrg  - info organizations – internet organization

 

 

GLOSSÁRIO

Feeds –

IOD – Information On Demand

MASHUP - é uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.

RIA – Rich Internet Application – ambientes de desenvolvimento como o AJAX, Flex, ActionScript e Adobe AIR.

RSS – Rich Site Summary, uma forma simplificada de apresentar o conteúdo de um saite.

SaaS – Software as a Service – Software como um Serviço

Spiders – ferramentas de programas de busca na Internet que procuram paginas novas e/ou atualizadas na web.

S+S – Software + Services (Software + Serviços)

SharePoint – software de colaboração que vem gratuitamente com o escritório on-line ThinkFree.

Syndication fees – tarifas de sindicância - ???

SMBs – Small to Medim Business – de pequenas para médias empresas (PME)

Webinars – conferências on-line

Webcasts – transmissões ao vivo pela web

 

 

 


DECÁLOGO

 

Vamos ser uma empresa para oferecer serviços para usuários de brasileiros.

 

Vamos concentrar nossos esforços em fazer o que nossos usuários estão pedindo.

 

Nosso negócio é capacitar nossos clientes a serem os melhores.