EXTRATO DE: OS TOMADORES
DE DECISÃO
TÍTULO
DO ORIGINAL: THE DECISION MAKERS
AUTOR:
ROBERT HELLER
POR:
EDITORA McGRAW HILL - 1989
GLOSSÁRIO:
ALSO-RAN
participante de uma competição que não se classifica entre os
primeiros colocados; pessoa malsucedida ou sem importância.
BRAINSTORMING
"tempestade cerebral" [técnica usada para estimular ou
testar idéias, baseada em reuniões com
pessoas de formação as mais diversas, estimuladas a se manifestarem livremente
sobre um assunto proposto].
BUY-OUT
compra da propriedade, ações etc (de uma
empresa); compra da parte do sócio.
CONSUMER
SATISFACTION INDEX ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR, publicado ela
JÁ. D. Power & Associates
CRASH
quebra [do mercado financeiro ou da bolsa de valores]
DO-IT-YOURSELF
"faça você mesmo"; pessoas que gostam ou têm como hobby
comprar kits de componentes e realizarem
a montagem.
EPOS
"Eletronic Point-Of-Sale
equipament" - equipamento eletrônico de ponto de
venda
ETHOS
espírito e crenças característicos que diferenciam,
uns dos outros, comunidades, povos, sistemas, instituições, movimentos e obras literárias.
FRANCHISEE
pessoa ou grupo que comercializa através do sistema de franquia
GDP
"Gross Domestic Product"
- Produto Interno Bruto [PIB]
GROUPTHINK
"pensamento em grupo"
IN-BREEDING
endogamia; desenvolvimento interno
INSIDER
pessoa de dentro de uma organização que tem informação privilegiada.
INTRAPRENEURING
intra-empreendimento
[característica de um empreendimento realizado por uma pessoa dentro de um companhia que não é sua]
JOINT
VENTURE associação de capital; participação acionária; [duas empresas
se juntam para a realização de um
empreendimento];
JUNK
refugo; [JUNK BONDS: bônus (títulos de empresas de capital aberto) refugados(ou rejeitados em função de baixíssima expectativa
de ganhos)]
LEAD-TIME
período entre a decisão de dar início a um processo e a conclusão do
mesmo. (Ex.: o desenvolvimento de
um novo produto.)
MAINFRAME
computador com grande capacidade de armazenamento de dados [e de grande
velocidade; computador de processamento
centralizado]
MBO
abreviatura de "Management By Objectives"
OFFSHORE
ao largo, fora do país; (no sentido de não faz parte daqui)
ONE-OFF aquilo que é executado ou feito somente uma vez
OUTSIDERS
estranhos; intrusos; leigos; [aqueles que vêm de fora]
PPS
"Perceived Product
Superiority" - Superioridade Percebida do
Produto
PRIMA
FACIE baseado não primeira impressão
PROBLEM-SOLVING
"resolução de problemas"
RAIDER
participante de um ataque de surpresa
RAISON
D'ÊTRE (francês) razão de ser
R&D sigla para "Research
& Development (pesquisa e desenvolvimento [ P&D])
STANCE
posição para bater a bola (golfe)
START-UP
começo de uma atividade
SWOT
sigla de "Strengh, Weakness,
Opportunities, Threats"
- Força, Fraqueza, Oportunidades, Ameaças
TAKE-OFF condição auto-sustentada (de desenvolvimento)
TAKEOVER
processo de compra e incorporação de empresa; conquista.
TINA
abreviatura de "There Is No Alternative"(Não há nenhuma
alternativa)
TOP-DOWN
de cima a baixo [movimento ou ação do alto para a base]
TRADE-OFF compensação, troca
TRAINEE
estagiário; pessoa que está sendo treinada
TROUGHPUT
a quantidade de material bruto processada num dado período,
especialmente por um computador
TURNOVER
movimento; giro; transferência (mercadorias; [rotatividade
(mão-de-obra)]
UNDERSHOOTING
tiro que não alcança o objetivo
UPMARKET
relativo
aos produtos comerciais, serviços etc. que são relativamente caros e de
superior qualidade [aqueles
produtos que são oferecidos à parte mais alta do mercado]
VFM
"Value For Money" (valor pelo
dinheiro) - [em marketing significa a melhor qualidade pelo melhor preço]
1.
OS GRANDES DECISORES - CERTOS E ERRADOS
Ter
confiança [fé] em suas decisões é fundamental. Acreditar que elas são,
invariavelmente, necessariamente certas é letal [e absolutamente idiota]. Todas
as decisões são passos para o desconhecido. Os tomadores de decisão de todos os
níveis escolhem ou recusam um plano de ação, um candidato a emprego, um investimento
ou qualquer outra coisa, à luz do entendimento que têm da opção escolhida e do
conhecimento que têm das circunstâncias presentes, junto com sua visão das
circunstâncias futuras, sua experiência do passado e sua extrapolação das
conseqüências das escolha. Em todas as etapas, é
extremamente fácil de se estar redondamente enganado.
(....) A infalibilidade não é dada ao homem: só algumas vezes
a solução será logicamente clara. (....) Na tomada de
decisões, a qualidade dos preparativos tem um efeito fundamental sobre o
resultado; e quanto maior a razão para erro, melhor as chances de que a decisão
seja bem-sucedida. (....) a arte do grande tomador de
decisão é reduzir as alternativas ao ponto da total simplicidade. (....) Tipos de decisão: Inevitáveis, desejáveis, passivas
[ou não-decisões], ativas e reativas [em resposta a uma outra decisão]. (....) ainda que duas cabeças possam ser melhor que uma, os
benefícios, de modo algum, aumentam com cada cabeça que se soma. (....)
4.
JUIZES, JURADOS E JAPONESES
As
decisões não-ambiciosas levam a resultados não-ambiciosos. (....)
Após reconhecer o fracasso, retorne ao problema como se a decisão fosse
totalmente nova porque o fracasso até então, por si mesmo, mudou a
situação. Mais ainda, somou-se dolorosamente à sua informação e quanto
mais informação pertinente possui o tomador de decisão, maiores as chances de
tomar a decisão certa. (....) o inovador tem de lutar
contra a organização para executar uma decisão que ele, e só ele (e muitas
vezes solitariamente), tomou: levar seu projeto à realização. (....) três quartos de todas as decisões de ingressar em
negócios não-correlatos fracassaram. (....) verifique
as novas oportunidades de crescimento dentro da companhia; deixe seus negócios
centrais na melhor condição possível; (....)
Tenha em vista um objetivo simples, bem trabalhado vise matar
um pássaro com muitas pedras, não dois pássaros com uma. (....)
Seja governado por aquilo que conhece, não por aquilo que teme.
5.
OS INOVADORES
(....) a vitória fica com os inovadores e a derrota com os
inovadores retardatários. (....) A inovação começa com
idéias, e a criatividade mental é tão administrável quanto qualquer outro
trabalho mental. (....) Quanto mais fontes de
informação são controladas, mais se descobre. Por exemplo, você está:
1. Rastreando a literatura técnica de seu
campo?
2. Examinando as mostras de seus
concorrentes em feiras comerciais e exibições?
3. Ficando alerta quanto à legislação de
qualquer parte que possa afetar seus negócios por meio de novas regras e
regulamentos?
4. Ouvindo atentamente o que os vendedores trazem
da linha de frente?
5. Analisando amplas oscilações nos custos
que tenha relação com os seus negócios?
6. Participando de conferências, seminários
e simpósios?
7. Olhando o que está acontecendo no resto
do país?
8. Assinando publicações de relatórios de
informação específicos?
9. Ficando de olho nos entusiastas do do-it-yourself
para ver que idéias estão produzindo?
10. Expondo-se a autoridades e experts?
11. Verificando o que os rebeldes sociais estão
fazendo com o dinheiro que possuem?
12. Descobrindo o que as prostitutas estão
usando?
(....) Entre na loja como se fosse um cliente que só entra
para ver, mas fique de olho a respeito de como as mercadorias "x" são
mostradas e como os clientes são atendidos. (....)
Pergunte "Quais produtos você mantém em estoque?". Isto estabelece
(a) quão entusiástico (ou não ) é o negociante em
relação a seus produtos milagrosos e (b) que conhecimento o staff tem dos
mesmos. (....) Fique sem energia inovadora e ficará
também sem o sucesso corporativo. (....) os lucros das
empresas sempre se movem fortemente para cima depois que novos produtos são
introduzidos no mercado. (....) A expectativa de vida
média de um novo produto de mercearia nos EUA caiu de dois ou três anos para
apenas 6 meses: a concorrência nos lançamentos agora é tão intensa que certas
cadeias de supermercado têm cobrado de qualquer um que queira lançar um novo
produto o espaço na prateleira. (....) Em relação aos
brinquedos e jogos, alguns têm uma vida de uma única estação. (....) O tomador de decisão concentra grande atenção em
renovar o apelo da linha existente por meio de melhoria, extensão, inovação,
melhor comercialização etc. (....) Esteja pronto para se mexer decisivamente o
tempo todo, e mexa-se quando tiver de fazê-lo. (....)
Em qualquer negócio, a administração tem de ser paciente para amealhar as
recompensas da inovação. (....) Na realidade, o melhor
caminho é procurar sua novidade não entre o total desconhecido, mas entre
idéias que outras pessoas tenham tido antes mas que não as tenham
usado apropriadamente. (....) A destruição dos mitos é
um começo valioso no caminho para se tomar as decisões inovadoras certas. As
boas decisões, tanto quanto as boas tacadas no golfe, dependem muito do stance que o jogador adota. Nos jogos de decisão, o bom
administrador da inovação:
1. Encara seu principal papel como sendo o
de gerar idéias novas a partir de outras pessoas não o de ter idéias
brilhantes ele próprio.
2. Estimula a formação de equipes pequenas,
coesas e inovadoras.
3. Cria um ambiente em que as novas idéias
são aplaudidas.
4. Vai sempre à frente na
liderança, envolvendo-se pessoalmente no esforço inovador.
5. Faz uma porção de perguntas, o tempo
todo.
6. Leva em conta comportamentos excêntricos.
(....) A administração da SKF, impulsionada por uma equação
sem Tagamet, não há companhia , entendeu
totalmente outra: sem fábrica, não há Tagamet. (....) Todo ano,
toda semana, todo dia, talvez toda hora, alguém, em algum lugar, decide lançar
um novo produto. A evidência diz, de maneira esmagadora, que quase todas essas
decisões são erradas: a grande maioria dos novos produtos fracassa. (....) O que o tomador de decisão examinador procura é alguma
prova de:
1. Necessidade não-satisfeita
2. Desvantagens nos produtos estabelecidos
3. Brechas em mercados, ao contrário, bem
servidos
4. Prolongamentos ou novos formatos para
linhas comprovadas
5. Avanços tecnológicos
6. Sucessos transferíveis em [para] outros
mercados
7. Formas mais econômicas de satisfazer
necessidades que no momento são dispendiosamente satisfeitas.
(....) o mesmo modelo que obriga Compaq a substituir seu
modelo antigo a cada 90 dias. (....) Simon Majaro, em Creative Gap, apresenta duas definições básicas: a de que a
criatividade é o processo de pensamento que ajuda a gerar idéias; e que a inovação é a aplicação
prática das mesmas de forma a satisfazer os objetivos da organização mais
eficientemente. (....) "sem a inovação uma
empresa simplesmente continua a fazer aquilo que foi feito no passado
uma clara fórmula de estagnação, decadência e morte, em última análise". (....) "Em média, é preciso 60 idéias para se obter uma
inovação bem-sucedida". (....) "A
criatividade só pode sobreviver em organizações em que o clima tenha empatia
com todo o processo". (....) "Subscrevo a
tese de que todo mundo é capaz de ser criativo". (....)
Não há nada mais fácil de ser atacado ferozmente do que uma nova idéia
porque ela repousa em suposições incertas, e porque ninguém, provavelmente,
será condenado por parar alguma coisa. [Mas somos burra e invariavelmente
condenados pelo fracasso]. (....) "É você que
acaba de nos dar todo esse gasto?" Burke admitiu-o. "Bem, apenas
quero parabenizá-lo. Se está cometendo erros, isso significa que está tomando
decisões e correndo riscos. E nós não cresceremos, a menos que corramos
riscos". (....) "Todo crescimento
bem-sucedido de uma companhia é peneirado junto com o fracasso. E não há nenhum
outro jeito de fazê-lo". (....) Procure seus
bloqueios o que você gostaria de fazer, mas não pode, por causa de
alguma barreira aparentemente insuperável. Depois procure um caminho original sobre o obstáculo
ou ao redor dele uma solução que incorpore uma abordagem totalmente
nova ao problema. (....) [Faça como Bernard Shaw:] Se
encontrar algo que pareça anômalo, pergunte: Por quê? Se não chegar a uma
resposta satisfatória, pergunte: Por que não ? (....) Não tome decisões entusiásticas baseadas na
necessidade do mercado, não da empresa.
6.
OS EXPANSIONISTAS
A confronta o tomador de decisão com dois problemas:
qual a oportunidade pegar, e quando. (....)
A
SORTE FAVORECE A MENTE PREPARADA. (Louis Pasteur)
No
campo da estratégia empresarial, isso significa obedecer a 3
mandamentos:
1. ter um grande objetivo em vista
2. preparar uma base sobre a qual se possa
subir
3. entender seu ambiente tão meticulosamente
quanto seu negócio
(....) O pensamento profundo dificilmente vem para aqueles
que estão imersos em detalhes operacionais e ansiedades do dia-a-dia. O
pensamento profundo é essencial no terceiro estágio do oportunismo estratégico:
depois da grande idéia e da base bem montada vem o entendimento do ambiente. (....) São as seguintes as 4 regras da decisão oportunista:
1. prepare a mente nada é
impossível se você acreditar dessa maneira.
2. prepare a base crie um alicerce
para a expansão futura em qualquer escala concebível
3. prepare sua inteligência gere um
profundo conhecimento do ambiente e daqueles que podem ajudá-lo a explorá-lo
4. prepare-se esteja pronto para
pegar sua chance principal quando esta aparecer.
O
momento da grande decisão não passará desapercebido
para aqueles que vivem e trabalham de acordo com estas 5 palavras:
PENSE
GRANDE E ESTEJA PREPARADO
Para
fomentar seu negócio com as pessoas [captação de poupança para aplicação em
investimentos], a Nomura tomou a esquisita decisão
(pelo menos aos olhos orientais) de distribuir cofres: vendedoras de porta em
porta mantinham as chaves e colocavam a quantidade economizada na conta da Nomura todo mês. A esquisitice funcionou: de acordo com a
revista Time, mais de 1 milhão de cofres foram
distribuídos antes que fosse pedida uma interrupção, em
7, OS APERFEIÇOADORES
(....) a liderança não está nos números. O verdadeiro líder
de mercado (conforme sugere a palavra líder) está adiante; adiante do passo
seguinte a ser tomado na conquista do gosto do consumidor, que a líder ajuda a
criar, adiante de seus competidores em cada dimensão que leve em conta os
clientes e na equação comercial básica dos custos e preços. (....)
a decisão de realizar um melhor controle de qualidade, e de fato fazê-lo,
melhora tudo o mais. (....) Em outra empresa britânica
o lead-time de fabricação de uma instalação industrial foi reduzido de 105 para
32 dias sendo
8.
OS PLANEJADORES
(....) não se pode ganhar muito dinheiro seguindo-se as
grandes multidões. (....) A organização tende a uma
visão estática de si mesma e de seu mercado: cria seus próprios critérios
convencionais, que podem ser tão imprudentes quanto o consenso externo dos roedores corporativos.
(....) O grau de cegueira corporativa interior é uma
poderosa razão para se supor que os quadros de diretores são guias estratégicos
ineficientes. (....) as grandes decisões às vezes
exigem grandes mudanças de mentalidade. (....) é bem
menos perigoso estar-se errado juntamente com todos os demais do que estar-se
sozinho numa enrascada que a qualquer momento, pode vir a público. [Este é não
só o raciocínio que impede a inovação, mas o que impede a simples competência.
(....) [para uma análise do quadro atual do mercado de
informática]: Quando 99 administradores em cem acreditam que os computadores
pessoais produzirão imensas taxas de crescimento e vastos lucros para sempre,
os seguintes resultados devem seguir:
1. O número de concorrentes aumentará para
além do ponto de comodidade.
2. Em conseqüência, os volumes do
concorrente individual, margens e taxas de crescimento tenderão a ser mais
baixos do que o previsto.
3. Um pequeno soluço no crescimento global
do mercado anunciará problemas digestivos maiores, em consequência dos quais
alguns concorrentes morrerão, e todos sofrerão.
(....) Os grandes tomadores de decisão instintivamente
submetem a sabedoria convencional a rigoroso teste. Por "todo mundo" acreditar
dessa forma, essa visão do mercado é verdadeira? Tome nota de todas as razões boas ou
más e depois transforme-se em advogado do
diabo. Por que "todo mundo" pode estar errado? Primeiro, confronte as
razões deles; segundo, tome nota de quaisquer razões suas, em seu papel de
advogado, por acreditar no oposto. A seguir, quais serão as consequências (a)
se você for contra a sabedoria convencional e ela se demonstrar certa, e (b) se
ela se demonstrar errada? É quase certo que a proporção risco/recompensa estará
fortemente a favor da hipótese (b): ou seja, consegue-se maiores lucros nadando-se
independentemente contra a corrente. (....) Mesmo os
contrários podem chegar a decisões erradas: especialmente quando "todo
mundo" concorda que elas estão certas. (....) Só
as duas principais companhias e uma especialista ganham retornos aceitáveis de
qualquer mercado [exceção ao mercado publicitário]. (....) os also-ran não têm nem participação no mercado nem dinheiro
para financiar sua elevação. (....) [O sucesso no
lançamento de novos produtos está ligado a 6 principais aspectos:
1. o tamanho potencial do mercado
2. sua prontidão em aceitar a inovação
3. a adaptação entre as características do
produto e as exigências do cliente.
4. o preço em que a inovação pode ser
lançada.
5. a eficiência da retaliação do concorrente
6. o tempo que levará para a inovação seja
aceita.
(....) "Você não quer error",
diz Canion [da Compaq], "então justifique o
emprego de tempo e recursos tomando a melhor decisão possível". Segue-se
que, onde são cometidos erros, muito pouco tempo e/ou recursos talvez tenham
sido postos em ação: ou os tomadores de decisão não estavam totalmente
comprometidos. (....) as pessoas não saberão que
querem seu produto a menos que você mostre a elas o porquê. (....)
o dinheiro é altamente passível de ser perdido se a marca e o nome da companhia
não forem os mesmos. (....) Decida qual informação é
necessária e obtenha-a em abundância. (....) A
informação também custa algum dinheiro. Mas dados eficientes me marketing
proporcionam uma ferramenta que reduz ambos os caminhos. A companhia obtém a informação
vital da pesquisa de mercado e também uma arma de marketing; um serviço de
informação que pode ser oferecido de volta aos clientes. (....)
descobrir o que os clientes querem, e dizer a eles o que se conseguiu. (....) O compromisso de mudar os modelos da Compaq a cada 9
meses foi uma decisão impecável. (....) sem
modificação, melhoria e variação, a oferta ao mercado não pode manter o
interesse. (....) Por alguma regra empírica
misteriosa, é penosamente difícil de se elevar a participação no mercado acima
dos 40 por cento, se três ou mais concorrentes estiverem na ativa. (....) Isso significa tornar todos da nova antiga companhia
conscientes da necessidade de mudança colocando em foco os ativos, forças e
prioridades mais importantes do negócio; (....) Em qualquer negócio, a
administração certamente deve expressar claramente onde está indo, e o que
espera conseguir, e quando. (....) ele fez seus
diretores traçarem aquilo que viam como força, fraqueza, oportunidade e ameaça
para o negócio e para eles mesmos. (....) Planejamento
significa um olhar organizado para frente para ver qual atitude pode e deve ser
tomada para que os objetivos do negócio sejam satisfeitos. (....)
As teorias administrativas só são tão boas quanto seus resultados. (....) Os bons doutores aconselhavam que as administrações
olhassem para seus negócios através de duas importantes dimensões: a força
comercial e a "atratividade industrial". Isto leva à escolha de 3 estratégias:
1. investir para o crescimento, porque o
negócio é forte nesse setor particular, e o mercado é suficientemente atraente;
2. tirar tanto dinheiro quanto for possível
do negócio, por tanto tempo quanto for possível e quando quer que seja
possível, porque enquanto uma dimensão se harmoniza com seu livro de estratégias, a outra não ;
3. sair tão rápido quanto for possível (e
recompensadoramente, se puder), porque o negócio é relativamente fraco e seu
mercado relativamente pouco atraente.
(....) A multinacional dos produtos químicos ingleses, a ICI,
descreve seus negócios como "em desenvolvimento, forte, problema e
novo". (....) Teoricamente, o alto crescimento do
mercado significa que todo mundo pode expandir-se sem estimular a competição de
preços, com conseqüentes gordos rendimentos à vista. Na prática, a proporção
vital é a da oferta e procura. As empresas aéreas consistentemente apresentaram
mais capacidade do que o público todos os seus corajosos viajantes
poderia absorver. (....) 5 decisões práticas:
1. concentre-se nos fins
2. ignore a sabedoria convencional
3. permaneça flexível
4. tenha um plano objetivo e que elimine
desvios e reversões
5. evite as profecias que se auto-realizam
(acentue o positivo e elimine o negativo)
(....) O estar errado não significa, a priori, incompetência. (....)
Toda companhia tem em sua direção um grupo de pessoas: uns, insiders
ativamente engajados em seus assuntos, e pagos generosamente por esse
engajamento; outros, outsiders com remuneração inferior, dispensando qualquer
conhecimento e experiência que possam ter para se oferecerem como consultores.
(....) É importante procurar dar uma olhada cuidadosa
lá fora, mesmo quando se está totalmente certo do curso a ser seguido. (....) A sabedoria corporativa convencional é uma armadilha autocriada da qual as boas decisões são bastante incapazes
de escapar. (....) Para que uma decisão inovadora [e
necessariamente de mudança] seja levada adiante, o dissidente tem de obter o
apoio de outros membros do clube, o que não é nada fácil. (....)
Dificilmente se poderia argumentar que Waterman está
exagerando quando se pensa nas mordomias da Allegheny
International: como um apartamento da companhia, de 1
milhão de dólares, ocupado pelo filho do chefe-executivo, 30 milhões de dólares
de empréstimos oferecidos aos membros da administração a juros de 2% [ao ano] e
100.000 dólares do dinheiro da companhia gastos em vinhos finíssimos, inclusive
alguns da J. P. Morgan. Mesmo que esses
pequenos golpes indiretos não tivessem atingido os olhos vendados da diretoria,
seus integrantes deveriam ter notado o salário de 1
milhão de dólares pago ao atacante chefe em oposição a um simples
cômputo de 14,9 dólares nos lucros totais da companhia. Os inexperientes
inocentes que permitiram que todas essas embromações continuassem na Allegheny, inclusive o general Al Haig
(o ex-secretário de Estado), Jean-Jacques Servan-Schreiber
(o jornalista descobridor do desafio americano), Mark McCormack
(o inventor de Arnold Palmer) e um homem de negócios nada menos do que Tony O'Relley, o grande jogador de
rúgbi que tem dirigido a H. J. Heinz com famoso
sucesso. (....) A Allegheny
foi à falência"... Por que os acionistas não processaram a diretoria? Bem,
eles o fizeram, mas a falência "pôs o litígio dos acionistas no
limbo". (....) Diretorias ficam com uma dentre 3 amplas e fundamentais
escolhas:
1. decidir em função do planejamento estratégico
(máxima vantagem competitiva);
2. em função do controle financeiro (máxima performance financeira); ou
3. em função do controle estratégico
(equilíbrio competitivo e ambições financeiras).
(....) todas as
administrações têm objetivos explícitos ou implícitos, todas têm estilos e
métodos de operação, e o resultado de sucesso ou fracasso nas decisões e a
execução das mesmas dependem do quão apropriados são os estilos e métodos em
relação aos objetivos, e quão bem estes se adequam às
circunstâncias vigentes. (....) O fundamental é
combinar o estilo com as circunstâncias do negócio e isto se refere a atitudes,
ao ambiente e às pessoas, e não à idealização de sistemas e processos
formais". (....) O descobrimento daquilo que o cliente quer, que é o fundamento
do planejamento de mercado, tem certa simplicidade básica: pergunta-se.
9.
OS SALVACIONISTAS
Os
subordinados que não recebem a necessária confiança para usar a inteligência e
a iniciativa não irão usá-las: seus superiores
reclamam então da lentidão de raciocínio e inércia dos mesmos. (....) Se se começa obtendo as
coisas certas desde o princípio, todo o processo de produção fluirá de forma
muito mais fácil. (....) Estratégia significa pensar
naquilo que se está fazendo, profissional que se está fazendo, o que se quer
fazer, e como será feito. (....) Uma outra definição é
decidir-se sobre a rota, de onde se está para onde se quer estar. (....) forçar mudanças estruturais que ajudem a nova
estratégia a dar certo: por exemplo, criando-se uma nova linha de produtos como
um departamento separado e cumulando seus líderes de bastante autonomia e
incentivos financeiros a fim de que o produto prodígio dê certo. (....) Egan descobriu que "as
pessoas que trabalhavam para a companhia tinham um bocado de carinho por ela.
Queriam que acontecessem muitas mudanças para que a companhia
sobrevivesse". Com base nisso, "organizando melhor
o trabalho, proporcionando melhor liderança e com as pessoas se dedicando mais
ao trabalho", capitalizou a mudança no ponto máximo da administração",
diz Egan, "no que diz respeito ao se eles querem
atingir a excelência ou não. Onde quer que haja uma boa
equipe administrativa, você descobrirá que há também um bom produto."
(....) Se formular grandes ambições faça grandes preparativos que correspondam
às mesmas. (....) A superabundância de opções é uma explicação para as muitas
escolhas ruins. Seguem-se as melhores decisões quando o propósito é muito
claramente definido. Pelo menos, o tomador de decisão sabe então exatamente
aquilo que está tentando conseguir e porquê. (....) Existem unicamente 3
alternativas para quando as vendas não correspondem:
1. seguir em frente, na esperança de que as
receitas necessárias por fim se materializem;
2. encerrar a aventura e assumir os
prejuízos
3. mudar o produto de forma que ele pudesse
deslocar-se para um segmento adjacente do mercado envolvendo menores ambições e
menores custos.
(....) Ninguém em sã consciência, decide lançar uma nova
aventura na expectativa do fracasso. Inevitavelmente, há que se contar com o
ovo na galinha e todas as fraquezas de assumir essa atitude têm de ser
levadas em conta. (....) As más decisões baseiam-se na
pior informação [ou na falta de]. (....) cada decisão,
ainda que de menor importância e momentânea, faz parte da longa cadeia de
decisões que é montada em movimento seqüencial. Como na física, onde toda ação
provoca uma reação oposta e de mesmo valor e intensidade, o mesmo acontece na
administração. (....)
PARTE
DA DECISÃO É COMO USAR SUA PRÓPRIA PESSOA. EM QUALQUER SITUAÇÃO ONDE VOCÊ SEJA
UM FATOR DESCONHECIDO, AQUILO QUE AS PESSOAS SABEM A SEU RESPEITO É AQUILO QUE
VOCÊ ESCOLHE QUE ELAS SAIBAM E ISSO PODE SER UMA ARMA PODEROSA A SEU FAVOR.
(....) A psicologia apoia-se no
fato de que, dada a escolha entre perderem seus empregos e puxarem o peso que
lhes cabe, as pessoas quase sempre ficam com a segunda opção. (....) As necessidades e sua satisfação são o denominador
comum da negociação. Se as pessoas não tivessem necessidades insatisfeitas,
jamais negociariam. A negociação pressupões que ambos
os negociadores e seus opositores querem alguma coisa; do contrário, fariam
ouvidos de mercador às exigências, um do outro, e não haveria barganha. (....) Se seus fornecedores só forem bons para fornecer
aquilo que o cliente pediu, mais ou menos, a um preço competitivo, mais ou
menos, não deveria a companhia procurar um fornecedor com mais e mais para contribuir?
(....) Ninguém pode tomar decisões efetivas sem o
efetivo entendimento (....) "Agora nós sabemos que o cliente é um
rei". Eis a epítome da administração avestruz. E qual é o nome desse
infeliz avestruz? Nissam a segunda maior
fabricante do Japão. (....) Essas letras (RPQ e o RPS) estão fadadas a ficarem gravadas no
coração de todo administrador consciente, não simplesmente porque sua mensagem
(elas significam "Relative Perceived
Quality" e "Relative
Perceived Service")
seja claramente verdadeira, mas também porque ela foi veementemente esposada
por um gênio da publicidade: Tom Peters. Ao mesmo tempo que ele pregava em seu avanço literário de Excellente para o Chaos a base de
dados que primeiro ensinou que quanto maior a RPQ maior a taxa de crescimento e
a lucratividade, prosseguia demonstrando que as companhias com uma alta
RESPOSTAS beneficiavam-se do mesmo efeito gratificante. (....)
Todos precisam subir, mas nem todos podem ocupar o cume. (....)
Colocar os altos executivos num escritório aberto significa a intenção de ter
um estilo aberto no qual a posição e o status não têm nenhuma importância
prática.
10 . OS COMPETIDORES
A
única proteção reside não no protecionismo, mas no perfeccionismo. As
companhias que mantêm fatias de mercado monopolísticas fazem-no,
paradoxalmente, agindo como se estivessem cercadas por formidáveis concorrentes
por todos os lados. [É por isso que aconselho a que todas as empresas criem um
novo Departamento em suas empresas: o Departamento de Avaliação e Inovação.] (....) objetivos revolucionários podem ser alcançados por
meio de um processo de evolução contínuo, no qual a empresa permaneça fiel a
seus ideais, tomando toda decisão necessária para fortalecer sua capacidade de
viver de acordo com esse credo. (....) num mercado
suculento, só se consegue manter afastada a competição se o custo de entrada
for proibitivo: se, por exemplo, o ocupante atual tiver desenvolvido a
tecnologia de produção num grau tão alto que a imitação constituísse não apenas
a mais sincera, mas a mais prejudicial forma de bajulação. (....)
A natureza, ao que parece, tem horror a monopólios. Onde quer que exista um, há
uma oportunidade escondida lá dentro que o forasteiro pode surrupiar. (....) Um convincente exemplo do imenso valor da percepção em
se preservar um semimonopólio vem das cadeias de
lojas de varejo da Inglaterra. Num teste, as mulheres eram solicitadas a
distinguir entre a qualidade de um artigo de lingerie fornecido por diferentes
cadeias de lojas. Uma vez que o varejista não era identificado, as mulheres não
podiam fazer qualquer distinção o que não é de surpreender, pois a
roupa vinha do mesmo fabricante e era absolutamente idêntica. Quando, porém, o
nome do varejista era revelado, a preferência tornava-se surpreendente: a Marks & Spencer liderava numa extensão do tamanho do
Mississipi. As mulheres testadas inventavam razões inexistentes para explicar
por que a lingerie, idêntica, daquela loja era "melhor" que a de suas
concorrentes. Essa percepção, acima de tudo, explica por que a cadeia fornece,
por exemplo, a maioria dos knickers usados pelas mulheres inglesas
um semimonopólio tão impressionante quanto a
liderança da IBM nos mainframes. (....) Qualquer
esforço por parte da IBM para manter a concorrência afastada por meio de uma
baixa de preços teria sido contaproducente: a perda
de lucros em todo o âmbito das vendas de computadores da IBM teria sido
insustentável. (....)
a única decisão eficaz é cortar a concorrência pela raiz o mais cedo possível.
(....) Alguns produtos não têm elasticidade de preço,
o que significa que o mercado absolutamente não irá absorver aumentos; em
praticamente todos os mercados, há um ponto onde, repentina e penosamente, a
elasticidade desaparece. (....) Um tomador de decisão,
o chefe de uma fábrica de camas, entendeu inteiramente o problema. Ano após
ano, ele e seus colegas diretores empurraram os preços para cima, e ano após
ano os lucros cresceram, exatamente como previa a análise simples. Mas a série
de sucessos terminou abruptamente em desastre: o fabricante de camas fora longe
demais. (....) A capacidade de responder é um elemento
que, insensatamente, se deixa de lado nas tomadas de decisão. (....) nunca desfira um ataque a uma líder de mercado sem ter
a certeza de uma superioridade de recursos. Nem todos os gigantes estão
dormindo para sempre. [A regra é a mesma do jogo de War,
ou seja, para garantir a vitória, você tem que possuir 6
vezes mais poder do que o oponente que
você deseja derrotar.] (....) Como todo
iniciante de marketing sabe, a lucratividade tende a atingir seu ponto máximo
relativamente cedo dentro do ciclo de vida, nivelando-se, ou até baixando, à
medida que o mercado fica relativamente saturado. Enquanto esse processo de
nivelamento se instala, gastos de capital e outros investimentos são cortados,
para contrabalançar o declínio das margens de lucro e é esta decisão,
não o excesso de lucratividade, que torna vulnerável a líder. Se a Xerox
tivesse reinvestido uma parte maior de seus celebrados lucros em projetos tais
como copiadoras menores e mais baratas, os japoneses nunca teriam conseguido
romper tão facilmente esse semimonopólio. (....) Se a empresa fizer um produto igual ou melhor a um
custo mais baixo, como poderá ser derrotada? Se ela controlar um processo de
fabricação ou qualquer outro segredo operacional que seja indestrutivelmente
único, como a concorrência poderá ser efetiva? (....)
Os japoneses realizam análises intensivas de SWOT não apenas em relação a si
mesmos, mas também sobre sus principais adversários,
a fim de descobrir como as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças destes
parecem a seus próprios olhos. (....) uma empresa do
setor têxtil, de capital privado, reduziu o tempo necessário para responder as
encomendas de novos tecidos, de 80 dias para 72 horas. (....)
O requisito final da liderança é ganhar confiança". (....) Associe
recompensas financeiras tão fortemente quanto possível ao desempenho dos
negócios individuais e espalhe essas recompensas às camadas mais
baixas tanto quando puder. (....) Estimule um alto nível de visibilidade
pública aos negócios atuantes individuais. (....) O público atual, tanto no
setor industrial como nos mercados ao consumidor, é bem mais aberto a aceitar
novas idéias e a desistir de velhos fornecedores por qualquer negócio
melhor que esteja em oferta. [Será? Caso cabeleireiro Regina: depois de 13 anos
morando no Rio, ela ainda tem vontade de cortar o cabelo com seu antigo cabeleireiro
de Petrópolis.) (....)
A
ÚNICA COISA PERMANENTE NA VIDA É A MUDANÇA. (Heráclito, 5
séculos a. C.)
(....) O grande
tomador de decisão sabe lá dentro de si que um avanço bem-sucedido que se
completa abre as portas a outra oportunidade ainda maior. Ele desenvolve um
irresistível impulso e isto nunca termina até que ele consiga o que
quer. (....) As empresas de "controle
estratégico", que procuram obter o melhor de ambos os mundos a
orientação financeira e o planejamento cresceram organicamente em mais
de 5%. Quanto àquelas que se dedicam completamente ao planejamento estratégico,
que põem menor ênfase nos retornos financeiros imediatos e mais no crescimento a longo prazo, os números foram de 10%( (....) O triunfo da
administração verdadeiramente competitiva é conseguir resultados
revolucionários através de meios evolucionários.
11.
O CAMINHO PARA FORA DA SELVA
Os
tomadores de decisão são, alternadamente, impetuosos, intuitivos, superconfiantes, racionais, tolos e incapazes de chegar a
um acordo com as próprias idéias. (....) Convencido de
que está certo, o explorador/tomador de decisão não perde tempo quando fica
claro que ele está errado: muda de mentalidade. O que mais se pode fazer numa
época em que tudo se modifica tão rapidamente?