EXTRATO DE: TIMES DA
QUALIDADE
COMO
USAR EQUIPES PARA MELHORAR A QUALIDADE
TÍTULO
DO ORIGINAL:
AUTOR:
PETER R. SCHOLTES
EDITORA:
POR: QUALITYMARK EDITORA - 1992
Apresentação
- Por André Leite Alckimin, Gerente Geral de Pesquisa
e Desenvolvimento Gerenciais da Rhodia S.A.
Elas
[as escolas] ainda não se dão conta da importância do aprendizado do trabalho
em equipe para a performance dos profissionais que
preparam. (....) com conseqüências tais que,
freqüentemente, levam ao descrédito para com o trabalho em grupo.
Nossa
experiência, nestes 20 anos, e todo conhecimento que adquirimos na implantação
do Processo Rhodia de Excelência PRHOEX têm mostrado que a
aquisição de uma verdadeira habilidade de se trabalhar em grupo com efetiva
eliminação das barreiras interdepartamentais é uma das marcas de excelência das
organizações.
Prefácio
- por W. Edwards Deming, considerado o Pai da Nova
Idade Industrial e o Fundador da Nova Era Econômica. Ele foi o introdutor, no
Japão, da importância da qualidade e a aplicação do Raciocínio Estatístico.
É
indispensável que façamos mudanças no estilo de gerenciamento ocidental, se não
quisermos ser sobrepujados por outras partes do mundo.
É
preciso mudar. Existe um processo para mudança, do mesmo modo que existem processos
para produção ou para o cultivo de trigo.
Prefácio
- por Malcolm Knowles, Professor Emérito da North Caroline State
University
As
pessoas envolvidas com círculos de controle de qualidade e equipes de projeto
estavam percebendo que esses instrumentos não funcionavam como deveriam, porque
os líderes e membros dos grupos não possuíam a ahabilidade
necessária para geenciar processos de grupo,
principalmente em relação a envolvimento responsável em planejamento e tomada
de decisões.
Introdução
abordagem científica - métodos baseados em dados
página de copyright - página do livro onde constam dados de direitos
autorais, classificação bibliográfica, dados do editor etc.
Além
do conhecimento técnico, quem participa de um projeto também deve saber como
trabalha em equipe, planejar, realizar boas reuniões, lidar com a logística e
os detalhes, coletar dados úteis, analisar esses dados, comunicar os resultados
e implantar mudanças.
Capítulo
1 - Como Fazer Negócios em um Novo Mundo de Negócios
É
difícil mudar, quando se vem fazendo algo do mesmo modo a vida toda.
Sem
clientes não há companhia.
Problemas
do Gerenciamento por Resultados:
• muitos gerentes negociam metas seguras,
de modo a poderem satisfazer os padrões de performance.
• uma firma de aparelhos eletrônicos envia
30% de sua produção no último dia do mês. Por quê? Para cumprir sua quota de
entregas. Como? Trabalhando horas extras, expedindo peças provenientes do país
todo, e descuidando dos padrões de Qualidade.
• A produção que excede os padrões é
armazenada, de modo a poder ser retirada e usada em um dia de menor produtividde.
[O principal defeito do Gerenciamento por
Resultados] é dar pouca ou nenhuma atenção a processos e sistemas. [Ou seja, o
problema continua: onde entra o indivíduo?]
A
Liderança em Qualidade
enfatiza os resultados trabalhando nos métodos. [Que tal
enfatizar o homem para obter resultados surpreendentes?]
[O
que parece que essa turma não entende é que a partir do momento em que eu
consigo que alguém não queira trabalhar mal, ela nunca mais trabalhará mal.
O
Dr. Deming nos diz para dar prioridade máxima às
preocupações do cliente, para estudar e melhorar constantemente todos os
processos de trabalho, de modo que o produto ou serviço final exceda as
expectativas do Cliente.
[Com
as técnicas da Liderança em Qualidade] todos na organização aprendem a usar uma
abordagem científica para resolver problemas e efetuar melhorias. [É duro
acreditar que isto esteja sendo dito por alguém que se diz com "20 anos de
experiência no planejamento e implementação da ju numa ampla faixa de organizações." É se por muito
distante da realidade possível.]
[Tanto
a Gerência por Resultados quanto a Liderança em Qualidade] são pontos de vista
que equivalem a tentar manter um cachorro contente, sacudindo, à força, sua
cauda.
Sob
a Liderança em Qualidade, a meta de uma organização é satisfazer e exceder as
necessidades do cliente (....).
Leis
da mudança organizacional:
• as coisas são como são porque foram
levadas a esse ponto.
• a não ser que as coisas mudem, elas
provavelmente permanecerão as mesmas.
• mudar seria fácil se não fossem as
pessoas. [Ouvir os envolvidos antes de tomar qualquer decisão que os afete, é o
melhor que se faz quando se quer uma mudança.]
• As pessoas não resistem à mudança
resistem a ser mudadas.
• identifique as redes informais. A
lealdade dentro do grupo pode ser maior que a lealdade à companhia.
• construa uma massa crítica, o apoio de
um número suficiente de pessoas diferentes para fazer a idéia propagar-se.
• crie aceitação emocional. As mudanças
ocorrem apenas porque as pessoas, como um grupo, as aceitam
[não, é porque as desejam.]
• Trate a mudança como um namoro. Uma
idéia proposta como experiência será aceita mais prontamente do que uma imposta
como mudança permanente.
• Forneça ancoragem à mudança. Se um grupo
vacila, faça-o saber que existe socorro à mão.
Capítulo
2 - Os Elementos Básicos da Melhoria da Qualidade
[A
manutenção da qualidade total depende de uma obssessiva
prioridade ao aprimoramento contínuo.]
Transformação
Através da Aplicação dos 14 Pontos [para a melhoria da qualidade]
1. constância de propósitos
2. adotar a nova filosofia
3. acabar com a dependência da inspeção para
conseguir qualidade.
4. acabar com a prática de fechar negócios
com base no preço. Ao invés disso, minimizar o custo total.
5. melhorar constantemente o sistema de
produção e serviços.
6. instituir o treinamento na função
7. instituir a liderança para ajudar as
pessoas, máquinas e sistemas a trabalharem melhor.
8. eliminar o medo
9. eliminar barreiras entre os departamentos
[formar equipes multifuncionais]
10. elimiar slogans,
exortações e metas para a força de trabalho, exigindo zero defeito e novos
níveis de qualidade.
11. Eliminar padrões de cotas no chão de
fábrica e o gerenciamento por objetivos.
12. eliminar as barreiras que tiram do
trabalhador o direito de se orgulhar de seu trabalho.
13. instituir um programa vigoroso de educação
e automelhoria.
14. fazer com que todos na companhia trabalhem
no sentido de se alcançar a transformação.
[Todos
nós, o tempo todo, somos clientes uns dos outros.]
[Qualidade,
no mercado competitivo de nossos dias, é surpreender, indo além da conformidade
com os requisitos.]
[Qualidade,
nos dias de hoje, é surpreender o cliente fazendo muito mais do que, apenas, satisfazero seus requisitos.]
[Qualidade
é surpreender o cliente satisfazendo desejos que ele nem mesmo mencionou.]
[Duas
áreas de qualidade: qualidade quanto aos objetivos e qualidade quanto aos
meios.]
Com
base na experiência, pode-se dizer que 85% dos problemas só podem ser
resolvidos mudando-se o sistema. [ou seja, os meios]
[A
obtenção da qualidade está diretamente relacionada à qualidade dos recursos
materiais e humanos aplicados à tarefa.]
Mesmo
quando parece que um indivíduo está fazendo algo errado, o problema consiste no
modo como esse operário foi treinado, o que é um problema do sistema.
[Portanto,
a primeira pergunta é: que sistema (homem e/ou máquina) precisa ser melhorado?
E a segunda é: em que aspecto deve ser melhorado? ]
Complexidade
é um termo genérico para nos referirmos a trabalho desnecessário
qualquer coisa que torna um processo mais complicado, sem acrescentar valor a
um produtou ou serviço . (....) Existem pelo nenos 4 tipos
de complexidade: 1) erros e defeitos (repetição ou necessidade de etapas
adicionais para correção; 2) avarias e atrasos (interrupção do processo);
3)ineficiências (gastos desnecessários de tempo ou de recursos); 4) variação
(não uniformidade gerando refação).
[Na
definição das atribuições de um cargo, use algumas destas perguntas:]
1. Que produtou ou
serviço resulta deste trabalho?
2. Quais as medidas de qualidade que podem
ser aplicadas a ele?
3. Quem são seus clientes?
4. Quem são seus fornecedores?
5. Qual a qualidade dos recursos que lhe são
disponibilizados?
6. Existe variação nos recursos?
7. Existe variação no produto final?
Evite,
ao definir tarefas, coisas do tipo: "o relatório deve ser entregue a
tempo." Isto não significa rigorosamente nada. Diga: "o relatório
deve estar na mesa do supervisor, todos os dias, antes das 4 horas da
tarde."
[
FOLHA
DE IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMA OU FOLHA DE BRIEFING P/SOLUÇÃO DE PROBLEMA
PERGUNTAS AFIRMATIVA = É NEGATIVA
= NÃO É VERIFICAR
O
QUE
POR QUÊ
QUANDO
ONDE
COMO
QUANTO
QUEM
SUGESTÃO
DE VERBOS: ACONTECER, PROVOCAR, FAZER, MUDAR, ESTRAGAR, CANCELAR, GASTAR ...
]
Regras
p/uma sessão de Brainstorming:
1. é proibido rejeitar idéias
2. evite a discussão
3. é proibido julgar
4. incentivar a carona nas idéias de outros
5. escreva todas as idéias no flipchart
Plano
de uma sessão de Brainstorming
1. exposição da definição do problema
2. 2 minutos para reflexão
3. inicio das idéias
4. anotação no flipchart
Capítulo
4 - A Caminho
[No
inicio dos trabalhos de uma equipe recém formada] é compreensível e normal que
não se sintam totalmente à vontade. Se você e os companheiros de equipe
sentem-se constrangidos, desajeitados, ineptos, ou atordoados após as primeiras
reuniões, congratulem-se por serem normais.
Regras
Gerais para reuniões:
• ter uma agenda definida
• [delimitar uma
duração máxima]
• ter um facilitador
• fazer atas
• esboçar a agenda da próxima reunião
• avaliar a reunião
• [repassar as
decisões tomadas]
• respeitar a regra das
Técnicas para o aquecimento
de reuniões:
1. Percorrendo a sala, peça a cada um que diga algumas
palavras sobre como se sente e que preocupações ou distrações está
trazendo para a reunião.
2. [Conte alguma
coisa que ninguém sabe sobre você ]
3. Qual foi o seu primeiro emprego
4. [Qual a coisa
mais estranha que você já fez para ganhar dinheiro]
5. Escolha superlativos para todos os
membros da equipe (o mais...)
6. O que você seria se não fosse...
6 fontes de problemas em um processo:
conhecimento inadequado de como o processo funciona;
conhecimento inadequado de como o processo deveria
funcionar;
erros e enganos na execução dos procedimentos
práticas usuais que não conseguem reconhecer as
necessidades de medidas preventivas
passos desnecessários, estoques redundantes, medidas causadoras de
desperdício;
variação em inputs e outputs.
[Na
verdade, todos são fruto de falhas de treinamento.]
Capítulo
6 - Aprendendo a Trabalhar em Equipe
10
ingredientes para uma equipe ser bem-sucedida:
1. clareza na definição das metas da equipe;
2. um plano de melhoria
3. papéis claramente definidos;
4. comunicação clara;
5. comportamentos salutares da equipe;
6. procedimentos de decisão bem definidos;
7. participação equilibrada
8. regras básicas estabelecidas;
9. consciência do processo de trabalho em grupo
10. uso da abordagem científica
[Ao
lidar com problemas] considere cada problema como problema do grupo.
10
problemas de grupos mais comuns
1. hesitações
2. participantes autoritários
3. participantes dominadores
4. participantes relutantes
5. aceitaçãoabsoluta
de opiniões como fatos
6. pressa em finalizar
7. atribuição
8. menosprezo e declara;cões que "caem no vazio"
9. devaneios: digressão e tangentes
10. participantes antagônicos
[Produto:
um dado gigante, onde em cada face aparece uma pergunta:
1. Qual o valor/hábito que está sendo
protegido?
2. Qual o valor/hábito que precisa ser
protegido?
3. Qual o valor que a mudança pode
satisfazer?
4. Qual a garantia desejada?
5. Qual a garantia possível?
6. Qual o hábito que precisa ser reprimido?
]