EXTRATO DE: TEORIAS DA PERSONALIDADE
TÍTULO DO ORIGINAL:
PERSONALITY AND PERSONA; GROWTH
AUTOR: JAMES
FADIMAN & ROBERT FRAGER
EDITADO EM: 1979 POR:
HARBRA
PREFÁCIO À EDIÇÃO
BRASILEIRA - por Odette de Godoy Pinheiro
(....)
sentimos nossas inquietações de professor aumentarem na medida em que a relação
dos alunos com o conhecimento e com os textos mais respeitáveis da Psicologia
parece levá-los a um questionamento estéril, como
se as suas verdadeiras perguntas nunca estivessem sendo respondidas.
INTRODUÇÃO
A segunda nova
perspectiva da natureza humana foi fornecida principalmente por filosofias
orientais. Muitos dos sistemas orientais incluem uma teoria da estrutura da
personalidade e leis fundamentais do comportamento e da mudança de caráter.
Além da nossa disposição biológica inata para
o crescimento e o desenvolvimento, cada indivíduo possui uma tendência para o
desenvolvimento psicológico. (....) uma necessidade de
aprimorar sua consciência e competência tudo isso a fim de obter mais
alegria e satisfação da vida. [Discordo: esta necessidade de aprimoramento não
é biológica, é social, imposta pelo meio.]
Somos até certo
ponto desenvolvidos e condicionados pela experiência passado.
[Por que tanta cautela? Fora isso só sobra o genético (o absolutamente orgânico)
porque todo o resto é fruto da experiência passada.]
CAPÍTULO 1 -
SIGMUND FREUD E A PSICANÁLISE
Em itálico é o que
foi extraído das observações dos autores da coletânea feitas à margem do texto
principal.
Sigmund Freud
nasceu no dia 6/05/1856, em Freiberg, Moravia, depois
Tchecoslováquia [hoje não sei se República Tcheca ou Eslovaca]. Viveu em Viena
e morreu em 1939 na Inglaterra.
"Numa idade
prematura familiarizei-me com o destino de estar na oposição e de ser posto sob
o anátema [execração, maldição] da "maioria compacta".
"Não existe
nenhum revolucionário que não seja superado por outro mais radical ainda."
"
(....) atormentado com
exatamente a quantidade de dor que parece ser o melhor estado para fazer meu
cérebro funcionar, ..."
Há uma causa para
cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. Cada evento
mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos
fatos que o precederam.
O consciente inclui
tudo do que estamos cientes num dado momento.
A premissa de Freud
era de que há conexões entre todos os eventos mentais.
Quando um
pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e
sentimentos que o precedem, as conexões estão no inconsciente.
"Aprendemos
pela experiência que os processos mentais inconscientes não são ordenados
temporalmente, o tempo de modo algum os altera, e a idéia de tempo não lhes
pode ser aplicada.
A maior parte da
consciência é inconsciente.
O pré-consciente é
uma parte do inconsciente, mas uma parte que pode tornar-se consciente com
facilidade. As porções da memória que são acessíveis fazem parte do
pré-consciente. (....) O pré-consciente é como uma
vasta área de posse das lembranças de que a consciência precisa para
desempenhar suas funções.
Freud se referia
aos aspectos físicos dos instintos como necessidades; seus aspectos mentais
podem ser comumente denominados desejos. Os instintos são as forças propulsoras
que incitam as pessoas à ação.
Todo instinto tem
quatro componentes: uma fonte, uma finalidade, uma pressão e um objeto.
Numa pessoa com
sede: O corpo desidrata-se até o ponto em que precisa de mais líquido; a fonte
é a necessidade crescente de líquidos. ã medida que a
necessidade torna-se maior, pode tornar-se consciente como "sede".
Enquanto esta sede não for satisfeita, torna-se mais pronunciada; ao mesmo
tempo em que aumenta a intensidade, também aumenta a pressão ou energia
disponível para fazer algo no sentido de aliviar a sede. A finalidade é reduzir
a tensão. O objeto não é simplesmente um líquido mas
todo ato que busca reduzir a tensão. Isto pode incluir levantar-se, ir a um
bar, escolher entre várias bebidas, preparar uma delas e bebê-la.
[Neste ponto o
tradutor acrescenta uma nota que cria uma confusão. Ele diz que o vocabulário
de Psicanálise faz distinção entre instinto e pressão. Ora, acabamos de ver que
pressão é uma dos componentes do processo de satisfação de necessidade iniciado
pelo instinto, não cabe dúvida. Pressão está dentro de instinto.
Freud assume que o
modelo mental e comportamental normal e saudável tem a finalidade de reduzir a
tensão a níveis previamente aceitáveis. (....) As
tensões [dores] são resolvidas pela volta do corpo ao nível de equilíbrio que
existia antes da necessidade emergir.
O trabalho
analítico envolve a procura das causas dos pensamentos e comportamentos, d modo
que se possa lidar de forma mais adequada com uma necessidade que está sendo
imperfeitamente satisfeita por um pensamento ou comportamento particular.
Os instintos são
canais através dos quais a energia pode fluir. Esta energia obedece às suas
próprias leis.
Libido (da palavra
latina pra "desejo" ou "anseio") é a energia aproveitável
para os instintos de vida.
(....)
a identificação e a canalização da energia psíquica são uma questão importante
na compreensão da personalidade.
Estrutura da
Personalidade: O Id, o Ego e o Superego.
O Id "contém
tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na
constituição (....) " Embora as outras partes da
estrutura se desenvolvam a partir do id, ele próprio é amorfo, caótico e
desorganizado. "As leis lógicas do pensamento não se aplicam ao id....Impulsos contrários existem lado a lado, sem que um
anule o outro, ou sem que um diminua o outro".
O Ego é a parte do
aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. (....) "São
estas as principais características do ego: em conseqüência da conexão
preestabelecida entre a percepção sensorial e a ação muscular, o ego tem sob
seu comando o movimento voluntário. Ele tem a tarefa de autopreservação. (....) armazena experiências na memória, e
usando a fuga, a adaptação e a atividade (atuação sobre o mundo externo).
(....) Com referência aos acontecimentos internos, em relação ao id, ele
desempenha essa missão obtendo controle sobre as exigências dos instintos,
decidindo se elas devem ou não ser satisfeitas, adiando essa satisfação para
ocasiões e circunstancias favoráveis no mundo externo ou suprimindo
inteiramente as suas excitações.
Assim, o ego é
originalmente criado pelo id na tentativa de enfrentar necessidade de reduzir a
tensão e aumentar o prazer. [Aqui os autores falam em "buscar soluções
mais realistas (???)". Pelo que eu sei, soluções realistas é coisa de valores
sociais.]
O id é sensível à
necessidade, enquanto que o ego responde às oportunidades. [???
Pra mim, isto é outra pisada de bola, só não sei de quem.]
O Superego: se
desenvolve a partir do ego. Atua como um juiz ou censor sobre as atividades e
pensamentos do ego. É o deposito dos códigos morais,
modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da
personalidade.
"O Superego de
uma criança é com efeito construído segundo o modelo não de seus pais, mas do
superego de seus pais; os conteúdos que ele encerra são os mesmos e torna-se
veículo da tradição e de todos os duradouros julgamentos de valores que dessa
forma se transmitiram de geração para geração".
Relações entre os
Três Subsistemas. A meta fundamental da psique é manter e recuperar,
quando perdido um nível aceitável de equilíbrio dinâmico que maximiza
o prazer e minimiza o desprazer.
O id é inteiramente
inconsciente, o ego e o superego o são em parte. "Grande parte do ego e do
superego pode permanecer inconsciente e é normalmente inconsciente. Isto é, a
pessoa nada sabe dos conteúdos dos mesmos e é necessário despender esforços
para torná-los conscientes". [????]
Fases psicossexuais do Desenvolvimento
Fase Oral
A pulsão básica do
bebê não é social ou interpessoal, é apenas receber alimento para atenuar as
tensões de fome e sede. Enquanto é alimentada, a criança é também confortada,
aninhada, acalentada e acariciada.
O sarcasmo do
adulto, o arrancar o alimento de alguém, a fofoca, têm sido descritos como
relacionados a esta fase do desenvolvimento.
Fase Anal
Parte da confusão
que pode acompanhar a fase anal é a aparente contradição entre o pródigo elogio
e o reconhecimento, por um lado e, por outro, a id de que ir ao banheiro é
"sujo" e deveria ser guardado em segredo. A criança não consegue
compreender inicialmente que suas fezes e urina não sejam apreciadas. As
crianças pequenas gostam de observar suas fezes na privada, na hora de dar a
descarga, e com freqüência acenam e dizem-lhes adeus. Não é raro uma criança
oferecer como presente a seu pai ou mãe parte de suas fezes. Tendo sido
elogiada por produzi-las, a criança pode surpreender-se ou confundir-se no caso
de seus pais reagirem ao presente com repugnância. Nenhuma área da vida
contemporânea é tão carregada de proibições e tabus como a área que lida com o
treinamento da higiene e comportamentos típicos da fase anal.
Fase Fálica
Fase Genital
Crescimento
Psicológico
Psicanálise. principais procedimentos: associação livre e transferência.
[Nenhuma associação é livre.]
O objetivo da
psicanálise é liberar materiais inconscientes antes inacessíveis, de modo que
se possa lidar com eles conscientemente. Freud acreditava que o material
inconsciente apenas través de um consumo considerável e contínuo de libido.
[Freud fala muito
em energia liberada. Eu não acredito nisso. Não há uma energia a ser liberada.
A tal da energia se produz quando ela é necessária, seja para ir em busca do prazer, seja para evitar uma dor.]
A liberação de
materiais bloqueados é capaz de minimizar as atitudes autodestrutivas.
É possível
reavaliar a necessidade de ser punido ou de sentir-se inadequado por exemplo, trazendo à consciência aqueles atos ou fantasmas
que levavam à necessidade. As pessoas podem, então, libertar-se do sofrimento
que, de certa forma, traziam perpetuamente consigo mesmas. [Também não acredito nisso.]
"O propósito
da psicanálise é revelar os complexos reprimidos por causa de desprazer e que
produzem sinais de resistência ante as tentativas de levá-los à
consciência."
Freud indica que do
ponto de vista biológico, a função dos sonhos é permitir que o sono não seja
perturbado. Sonhar é uma forma de canalizar desejos não realizados através da
consciência sem despertar o corpo. [Não entendo isso. O que significa então o
movimento frenético dos olhos durante os sonhos? O que significa a ereção e até
mesmo a ejaculação durante o sonho? Enfim, todos os movimentos de braços e até
de voz? Isso não é "despertar o corpo"?]
Um sonho não
aparece simplesmente; ele é desenvolvido para atingir necessidades específicas,
embora essas não sejam descritas de maneira clara pelo conteúdo manifesto do
sonho.
Quase todo sonho
pode ser compreendido como a realização de um desejo. O sonho é um caminho
alternativo para satisfazer os desejos do id.
Quando em estão de
vigília, o ego esforça-se para proporcionar prazer e reduzir o desprazer.
Para o id, não é
importante o fato da satisfação ocorrer na realidade
físico-sensorial ou na imaginada realidade interna do sonho. [Isto porque não
existe realidade físico-sensorial ou realidade imaginada. Só existe uma coisa:
percepção e por isso não há diferenciação.]
Freud foi capaz de
mostrar que a elaboração onírica é um processo de sele, distorção,
transformação, inversão, deslocamento e outras modificações em um desejo
original. Essas mudanças tronam tal desejo aceitável ao ego, mesmo que o desejo
não-modificado seja totalmente inaceitável pela consciência em estão de vigília.
Freud torna-nos cientes da permissividade dos sonhos, onde toleramos ações que
estão claramente além das restrições morais de nossa vida de vigília. [Assim
como uma criança] em sonhos, combinamos pessoas, lugares e ocasiões que não
apresentam nenhuma possibilidade de serem reunidos no nosso mundo de vigília.
O sonho realiza, em
pelo menos dois níveis, incidentes comuns que não foram resolvidos ou que fazem
parte de padrões mais amplos e antigos que nunca foram solucionados.
Sonhos repetidos
podem ocorrer quando um acontecimento diurno provoca o mesmo tipo de ansiedade
que levou ao sonho original. Por exemplo, uma mulher de 60 anos ativa e feliz
no casamento, de vez em quando ainda sonha que vai prestar exames no colégio.
Ela entra na classe, mas a mesma está vazia. O exame terminou, ela chegou muito
tarde. Ela tem esse sonho quando está ansiosa a respeito de uma dificuldade
corriqueira; no entanto, sua ansiedade não está relacionada nem com o colégio,
nem com os exames, os quais deixou para trás há muitos
anos.
Sublimação. A
sublimação é o processo através do qual a energia originalmente dirigida para
propósitos sexuais ou agressivos é direcionada para novas finalidades, com
freqüência metas artísticas, intelectuais ou culturais. A sublimação foi
denominada a "defesa bem sucedida".
A energia sublimada
é responsável pelo que denominamos civilização. [???]
Freud alega que a enorme energia e complexidade da civilização resulta da
pulsão subjacente para achar vias aceitáveis e suficientes para a energia
reprimida. A civilização encoraja a transcendência das pulsões originais e, em
alguns casos, os fins alternativos podem ser mais satisfatórios para o id que a
satisfação dos impulsos iniciais. [A civilização não muda nada. Por acaso num
mundo não-civilizado não existe energia reprimida?]
Obstáculos ao
Crescimento. Ansiedade.
O principal
problema da psique é encontrar maneiras de enfrentar a ansiedade. (....) Situações protótipas que
causam ansiedade incluem as seguintes:
1. Perda de um objeto desejado
2. Perda de amor
3. Perda de identidade
4. Perda de auto-estima
[O que eu não
entendo aqui é esta diferenciação de perdas pois, para
mim, são todas "perdas de um objeto desejado". Deseja-se amor, assim
como ter identidade, como ter auto-estima, como ter um marido, um filho etc.]
O ego protege toda
a personalidade contra a ameaça, falsificando a natureza desta [ameaça]. Os
modelos pelos quais se dão as distorções são denominados mecanismos de defesa.
Se o ego é obrigado
a admitir sua fraqueza, ele irrompe em ansiedade ansiedade realística
referente ao mundo externo, ansiedade moral referente ao superego e ansiedade
neurótica referente à força das paixões do id.
Mecanismos de
Defesa. Os principais mecanismos de defesa "patogênicos" [de moléstias]
aqui descritos são : repressão, negação,
racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão.
Negação é a
tentativa de não aceitar na realidade um fato que perturba o ego. (....) "Uma
mulher foi levada à Corte a pedido de seu vizinho. Esse vizinho acusava a
mulher de ter pego e danificado um vaso valioso. Quando chegou a hora da mulher
se defender, sua defesa foi tripla: "Em primeiro lugar, nunca tomei o vaso
emprestado. Em segundo lugar, estava lascado quando eu o peguei. Finalmente, Sua Excelência, eu o devolvi em perfeito estado".
A notável
capacidade de lembrar-se incorretamente de fatos é a forma de negação
encontrada com maior freqüência na prática psicoterápica.
[Relata Darwin:]
Durante muitos anos obedeci a uma regra de ouro. A saber: sempre que eu
deparava com um fato publicado, uma nova observação ou pensamento, que se
opunha aos meus resultados gerais, eu imediatamente anotava isso sem errar,
porque a experiência me ensinou que tais fatos e pensamentos fogem da memória com
muito maior facilidade que os favoráveis. [Não penso assim. A questão é que o
seu consciente ignorava tais opiniões quanto à importância para seu superego.
Se as críticas o incomodassem, ele não as esqueceria.]
Racionalização é o
processo de achar motivos aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis.
(...) Ex. Eu só estou fazendo isto para seu próprio bem. (Eu quero fazer isto
para você.)
Racionalização é um
modo de aceitar a pressão do superego; disfarça nossos motivos, tornando nossas
ações moralmente aceitáveis.
Formação Reativa.
Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são diametralmente
opostos ao desejo real; é uma inversão clara e, em geral, inconsciente do
desejo.
Os pais que não são
capazes de admitir seu ressentimento em relação aos filhos "podem
interferir tanto em suas vidas, sob o pretexto de estarem preocupados com seu
bem-estar e segurança, que a superproteção é, na
verdade, uma forma de punição". A formação reativa oculta partes da
personalidade e restringe a capacidade de uma pessoa responder a eventos; a
personalidade pode tornar-se relativamente inflexível.
Projeção. O ato de
atribuir a uma outra pessoa, animal ou objeto as
qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio, é
denominado projeção. (....) Por exemplo, "Todos
os homens e mulheres querem apenas uma coisa" (Eu penso muito a respeito
de sexo.)
Isolamento.
Isolamento é um modo de separar as partes da situação provocadoras de
ansiedade, do resto da psique. (....) O resultado é que (....) os fatos são relatados sem
sentimento, como se tivessem acontecido a um terceiro. (....)
o protótipo normal de isolamento é o pensamento lógico que também tenta separar
o assunto da situação emocional em que se encontra.
Regressão.
Regressão é um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de
expressão mais simples ou mais infantil.
Resumo dos
Mecanismos de Defesa. As defesas aqui
descritas são formas que a psique tem de se proteger da tensão interna ou
externa. As defesas evitam a realidade(repressão),
excluem a realidade (negação), redefinem a realidade (racionalização) ou
invertem-na (formação reativa). Elas colocam sentimentos internos no mudo
externo (projeção), dividem a realidade (isolamento) ou dela escapam
(regressão).
Estrutura. Corpo.
Como pode ser visto pelo material precedente, Freud abordou a
personalidade sob o ponto de vista fisiológico. As pulsões básicas surgem de
fontes somáticas; a energia libidinal deriva da energia física; respostas à
tensão determinam os comportamentos tanto físicos quanto mentais. A excitação e
o relaxamento instintivo existem num limite indefinido entre o orgânico e o
mental.
Relacionamento
Social
As interações e
relacionamentos adultos são fortemente influenciados pelas primeiras
experiências infantis.
Com grande
freqüência desempenhamos a dinâmica iniciada em nossas casas, escolhendo,
muitas vezes, como companheiros, pessoas que reaviam em nós aspectos não
resolvidos de nossas necessidades originais.
As pessoas
afastam-se, assustadas, desse aspecto da teoria freudiana, uma vez que ele
sugere que as futuras escolhas de uma pessoa já se
acham restringidas.
O problema é até
que ponto as experiências infantis determinam as opções adultas. [Na abordagem
perceptiva, o ponto é o máximo, pois as opções adultas são realizadas com base
nas referencias já acumuladas.]
Os relacionamentos
baseiam-se nos efeitos residuais das primeiras experiências intensas.
Vontade
Emoções. O que
Freud descobriu foi que não somos basicamente animais racionais, mas somos
dirigidos por forças emocionais poderosas cuja gênese é inconsciente. As
emoções são as vias para o alívio da tensão e a apreciação do prazer. Elas
também podem servir ao ego ajudando-o a evitar a tomada de consciência de
certas lembranças e situações [evitação da dor]. Por
exemplo, é possível que fortes reações emocionais (....)
[E por acaso é possível haver alguma reação que não seja emocional?]
A razão, pensava
Freud, é o único instrumento ou arma de que dispomos para
darmos sentido à vida, para prescindirmos das ilusões... para
ficarmos independentes de autoridades subjugadoras, e assim estabelecermos
nossa própria autoridade (Erich Fromm)
Self. É o ser total: o corpo, os instintos, os
processos conscientes e inconscientes.
Terapeuta/Terapia.
Diz Kenneth Colby, um antigo analista didático sobre
procedimentos analíticos: (....) Nosso propósito é
tratar os problemas presentes, esperando que o trabalho fortaleça o paciente
contra futuras dificuldades neuróticas, mas compreendendo que a terapia não
pode garantir uma profilaxia psicológica.
Limitações da
Psicanálise. São muito mais numerosas as pessoas que crêem nos milagres da
Santa Virgem do que aquelas que acreditam na existência do inconsciente.
Implicações para o
crescimento pessoal. É possível examinar seu próprio mundo interior a fim de
buscar pistas para o seu próprio comportamento; contudo, é uma tarefa
extremamente difícil pois você escondeu de você mesmo
estas pistas, com maior ou menor sucesso.
Freud não sugere
nenhuma solução para o dilema [de não se poder recuperar a descrição real de um
fato do passado]; o que ele revela é a compreensão de que a memória ou versão
de seu próprio passado contém pistas para seus próprios modos de agir e ser.
CAPÍTULO 2 - CARL
JUNG E A PSICOLOGIA ANALÍTICA
Para Jung, existe
interação constante entre a consciência e o inconsciente, os dois não são
sistemas separados, mas dois aspectos de um único sistema. A psicologia junguiana está basicamente interessada no equilíbrio entre
os processos conscientes e inconsciente e no
aperfeiçoamento do intercâmbio dinâmico entre eles.
Carl Gustav Jung nasceu na Suiça a
26/07/1875. Viveu a maior parte da vida em Zurique. Morreu a 6/06/61, com 86
anos.
Em parte como
resultado de suas experiências interiores, Jung sentiu-se isolado das pessoas.
Às vezes, ele se sentia intoleravelmente sozinho. A escola o aborrecia;
entretanto, ele desenvolveu uma paixão pela leitura, "uma ânsia absoluta
de ler qualquer recorte de material impresso que caísse em minhas mãos".
"Eu deixo
qualquer pessoa livre para lidar com os fatos a seu próprio modo, uma vez que
eu também reclamo essa liberdade para mim."
Após várias semanas
em que permaneceu doente e tinha visões diariamente, Jung entrou num período
bastante produtivo, no qual escreveu muitos dos seus
trabalhos mais importantes. As visões deram-lhe coragem para formular algumas
de suas idéias mais originais.
Antecedentes
Intelectuais.
Para Jung, o
inconsciente pessoal é composto de memórias esquecidas, experiências reprimidas
e percepções subliminares.
Após retornar de
sua excursão à Índia, Jung escreveu: "Evitei todos os possíveis encontros
com os homens "santos". Evitei-os porque devia contentar-me com minha
própria verdade, nada aceitando fora daquilo que pudesse atingir por mim mesmo.
Teria tido a impressão de cometer um roubo se procurasse ser instruído pelos
"santos", tomando sua verdade como se fosse minha."
Conceitos
principais.
Introversão e
extroversão. Ninguém é puramente introvertido ou extrovertido. [O pulsar do
coração é a combinação de introversão (contração) e extroversão (expansão). As
duas são mutuamente exclusivas. [O que isto pode alterar o meu conceito de
complementaridade e simultaneidade?]
As Funções:
Pensamento, Sentimento, Sensação, Intuição [ou Tipologia Funcional]
São as 4 funções psicológicas fundamentais. [Quanto às formas de
tomar decisão:] O pensamento está relacionado com a verdade [???],
com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. (....) Sentir é
tomar decisões de acordo com julgamentos de valores próprios, por exemplo, bom
ou mau, (ao invés de julgar em termos de lógica ou eficiência, como no pensar).
[Quanto às formas de apreender informações:] A sensação refere-se a um enfoque
na experiência direta, na percepção de detalhes, de fatos concretos o
que uma pessoa pode ver, tocar, cheirar. (....) A intuição é uma forma de processar informações em
termos de experiência passada, objetivos futuros e processos
inconscientes. (....)
Pessoas fortemente intuitivas d significado às suas percepções com tamanha
rapidez que via de regra não conseguem separar suas interpretações dos dados
sensoriais brutos. (....) Para o indivíduo, uma
combinação das quatro funções resulta numa abordagem equilibrada do mundo. "A fim de nos orientarmos, temos que ter
uma função que nos assegure de que algo está aqui (sensação); uma segunda
função que estabeleca oq é
(penssamento); uma terceira função que declare se
isto nos é ou não apropriado, se quieremos aceitá-lo
ou não (sentimento); e uma quarta função que indique de onde isto veio e para
onde vai (intuição)".
Quanto mais
desenvolvidas e conscientes forem as funções dominante
e auxiliar, mais produndamente inconscientes serão
seus opostos. (....) Jung chamou a função menos
desenvolvida em cada indivíduo de "função" inferior. (....) Por exemplo, tipos cuja função mais forte é a
intuitiva podem achar que os impulsos sexuais parecem misteriosos ou até
perigosamente fora de controle, pelo fato de haver excessiva falta de contato
com sua função sensitiva.
Inconsciente
Coletivo. Jung exreve que nós nascemos com uma
herança psicológica, que se soma à heranca biológica.
Ambas são determinantes essenciais do comportamento e da experiência.
Alguns psicólogos
como Skinner, assumem implicitamente que cada indivíduo nasce como uma lousa em
branco, uma tábula rasa; em conseqüência, todo
desenvolvimento psicológico vem da experiência pessoal.
Diz Jung: "O
inconsciente coletivo... é constituído, numa proporcao
mínima, por conteúdos formados de maneira pessoal; não são aquisicoes
individuais, são essencialmente os mesmos em qualquer lugar e não variam de
homem para homem.
Arquétipo. Dentro
do inconsciente coletivo há "estruturas" psíquicas ou arquétipos.
Tais arquétipos são formas sem conteúdo próprio que servem para organizar ou canalizaar o material psicológico. Eles se parecem um pouco
com leitos de rio secos, cuja forma determina as características do rio desede que a água comeca a fluir
por eles. Jung também chama os arquétipos de imagens primordiais (....). Uma extensa variedade de símbolos pode ser associada
a um dado arquétipo. Por exemplo, o arquétipo materno comprrende
não somente a mãe real de cada indivíduo, mas também todas as figuras de mãe (....) e
inclui não somente aspectos positivos, mas também negativos, como a mãe ameacadora, dominadora ou sufocadora. (....)
Cada uma das principais estruturas da personalidade são arquétipos, incluindo o
ego, a persona, a sombra, a anima (nos homens), o
animus (nas mulheres) e o self.
Um arquétipo é uma
forma sem conteúdo específico.
[Estabelecer a
relação entre arquétipos e referências. Estabelecer a questão da similaridade
de estímulos arquivados sob uma mesma referência.]
Símbolos. De acordo
com Jung, o inconsciente se expressa primariamente através de símbolos. (....) quanto mais um símbolo [estímulo] harmonizar-se com o
material inconsciente organizado ao redor de um arquétipo, mais ele evocará uma
resposta intensa, emocionalmente carregada.
Imagens e termos
simbólicos via de regra representam conceitos que nós
não podemos definir com clareza ou compreender plenamente. (....)
O símbolo representa a situação psíquica do indivíduo e ele é essa situação num
dado momento.
"Aquilo a que
nós chamamos de símbolo pode ser um termo, um nome ou até uma imagem que nos
pode ser familiar na vida
diária, embora possua conotações específicas além de seu
significado convencional e óbvio. Implica algo vago, desconhecido para nós . .
. Uma palavra é simbólica quando implica alguma coisa além de seu significado
manifesto e imediato." [Isto para mim é referência.]
Sonhos. Os sonhos
são pontes importantes entre processos conscientes e inconscientes. Comparado à
nossa vida onírica [vida de sonhos], o pensamento consciente contém menos
emoções intensas e imagens simbólicas.
"A livre
associação vai trazer à tona todos os meus complexos, mas dificilmente o
significado de um sonho. Para entender o significado do sonho, precisamos nos
agarrar tanto quanto possível às suas imagens".
Qualquer tentativa
de análise de um sonho precisa levar em conta as atitudes, a experiência e a
formação (background) do sonhador.
Um analista junguiano salientou a importância de "tratar nossos
sonhos como amigos" e encará-los não como eventos isolados, mas como
comunicações dos contínuos processos inconscientes. (....)
À medida que o ego ouve o inconsciente é encorajado a participar do diálogo, a
posição do inconsciente é transformada daquela de um adversário para a de um
amigo, com pontos de vista de algum modo diferentes mas complementares".
Ego. O ego é o
cento da consciência e um dos maiores arquétipos da personalidade. Ele fornece
um sentido de consistência e direção em nossas vidas conscientes. Ele tende a
contrapor-se a qualquer coisa que possa ameaçar esta frágil consistência da
consciência e tenta nos convencer de que sempre devemos planejar e analisar
conscientemente nossa experiência.
A persona. Nossa persona é a forma
pela qual nos apresentamos ao mundo. (....) O termos
"persona" é derivado da palavra latina
equivalente a máscara, e que se refere às máscaras usadas pelos atores no drama
grego para dar significado aos papéis que estavam representando. (....) Uma persona dominante pode
abafar o indivíduo e aqueles que se identificam com sua persona
tendem a se ver apenas nos termos superficiais de seus papéis sociais e de sua
fachada. (....) À medida que começamos a agir de
determinada maneira, a desempenhar um papel, nosso ego se altera gradualmente
nessa direção. [Eu não acredito nisso. Mesmo que se levar uma vida praticando,
o ego não se alterará, apenas o papel será desempenhado cada vez mais
automaticamente, sem interferência do nível consciente.]
A Sombra. A sombra
é o centro do inconsciente pessoal, o núcleo do material que foi reprimido da
consciência. (....) A sobra é mais perigosa quando não
é reconhecida. Neste caso, o indivíduo tende a projetar suas qualidades
indesejáveis em outros ou a deixar-se dominar pela sombra sem o perceber. (....) Uma pessoa sem sombra não é um indivíduo completo, mas
uma caricatura bidimensional que rejeita a mescla do bom e do mal e a
ambivalência presentes em todos nós.
A seguir, trechos
de uma carta de Jung: "Pares de opostos têm uma tendência natural a
encontrarem-se na linha do meio, mas esta linha não é nunca o resultado de um
conflito pelo qual temos que passar. Esses conflitos só podem ser resolvidos se
os suportarmos [???], e não através de um estratagema
engenhoso ou de uma invenção inteligente. [Mas isto não pode ser feito nas interrelações porque geraria ressentimentos.] Qualquer
solução real só é alcançada com intenso sofrimento. "Concordai com vosso
inimigo" por fora e por dentro! Este é o problema!
Anima ou Amimus. Jung postulou uma estrutura inconsciente que
representa a parte sexual oposta de cada indivíduo; ele denomina tal estrutura
de anima no homem e animus na mulher. Na medida em que uma mulher define a si
mesma em termos femininos, seu animus vai incluir aquelas tendências e
experiências dissociadas que ela definiu como masculinas. "Todo homem
carrega dentro de si (....) uma imagem feminina
definitiva. Esta imagem é . . . um depósito, por assim dizer, de todas as
impressões já dadas pela mulher. . . . Uma vez que esta imagem é inconsciente,
ela é sempre inconscientemente projetada na pessoa amada e é uma das principais
razões para atrações ou aversões apaixonadas."
De acordo com Jung,
o pai de sexo oposto ao da criança é uma importante influencia no
desenvolvimento da anima ou animus, e todas as relações com o sexo oposto,
incluindo os pais, são intensamente afetadas pela projeção das fantasias da
anima ou animus. Este arquétipo é um dos
mais influentes reguladores do comportamento.
Self. Jung chamou o self
de arquétipo central, arquétipo da ordem e totalidade da personalidade. Para
ele, "consciente e inconsciente não estão necessariamente em oposição uma
ao outro, mas complementam-se mutuamente para formar uma totalidade: o self.
"O self... designa a personalidade total. A personalidade
total do Homem é indescritível... (porque) seu inconsciente não pode ser
descrito."
DINÂMICA.
Crescimento Psicológico.
[O trecho a seguir,
é, na minha opinião, uma interpretação extremamente
moralista, impregnada de valores morais de Jung, uma característica que foi
observada por outros estudiosos, não especificamente em relação a este texto.]
"Quanto mais
conscientes nos tornamos de nós mesmos através do auto-conhecimento,
atuando, conseqüentemente, tanto mais se reduzirá a camada do inconsciente
pessoal que recobre o inconsciente coletivo. Desta forma, vai emergindo uma
consciência livre do mundo mesquinho, suscetível e pessoal do eu, aberta para a
livre participação de um mundo mais amplo de interesses objetivos. Essa
consciência ampliada não é mais aquele novelo egoísta de desejos, temores,
esperanças e ambições de caráter pessoal, que sempre deve ser compensado ou
corrigido por contratendências inconscientes;
tornar-se-á uma função de relação com o mundo de objetos, colocando o indivíduo
numa comunhão incondicional, obrigatória e indissolúvel com o mundo."
Jung descobriu que
aqueles que vinham a ele na primeira metade da vida estavam relativamente
desligados do processo interior de indivíduo; seus interesses primários
centravam-se em realizações externas, no "emergir" como indivíduos e
na consecução dos objetivos do ego.
"A persona nada tem de real; ela representa um compromisso
entre o indivíduo e a sociedade acerca daquilo que alguém parece ser: nome,
título, ocupação, isto ou aquilo.
Obstáculos ao
Crescimento.
"Poder-se-ia
dizer que todo o mundo, com sua confusão e sua miséria, está num processo de
individuação. No entanto, as pessoas não o sabem, esta é a única diferença. A
individuação não é de modo algum uma coisa rara ou um luxo de poucos, mas
aqueles que sabem que passam pelo processo são considerados afortunados. Desde
que suficientemente conscientes, eles tiram algum proveito de tal
processo."
Aqueles que se
identificam com a persona podem tentar tornar-se
"perfeitos" demais, incapazes de aceitar seus erros ou fraquezas, ou
quaisquer desvios de seu autoconceito idealizado.
Aqueles que se identificam totalmente com a persona
tenderão a reprimir todas as tendências que não se ajustam, e a projetá-las nos
outros, atribuindo a eles a tarefa de representar aspectos de sua identidade
negativa reprimida.
Quando a pessoa não
chegou a tomar conhecimento da presença de tais impulsos nela mesma, os
impulsos iniciais para o mal ou para a ação errada são com freqüência
justificados de imediato por racionalizações.
"Ninguém se
torna iluminado imaginando figuras de luz, mas sim tornando a escuridão
consciente."
"Não é
perfeição mas totalidade o que se espera de
você."
ESTRUTURA. Corpo.
O corpo físico e o
mundo externo podem ser conhecidos apenas como experiências psicológicas.
Vontade. Jung
define vontade como a energia que está à disposição da consciência ou do ego.
Emoções. a emoção acompanha
todas as mudanças psíquicas. (....) "A emoção é a
principal fonte de consciência".
A
Psicologia é a única ciência que precisa levar em conta o fator valor (isto é,
o sentimento), pois é ele o elemento de ligação entre as ocorrências físicas e
a vida."
"Tanto minha
experiência como minha vida pessoal colocaram-me constantemente diante do
mistério do amor e nunca fui capaz de dar-lhe uma resposta válida."
Intelecto. Para
Jung, o intelecto refere-se aos processos de pensamento conscientes e
dirigidos.
Terapeuta. Qualquer
um de meus alunos poderia dar a vocês tanto discernimento e compreensão que
vocês seriam capazes de tratar-se a si próprios caso não sucumbissem ao
preconceito de que a cura é recebida através de outros. Em última instancia,
todo indivíduo tem que vencer sozinho sua própria batalha, ninguém mais pode
fazê-lo por ele.
A TEORIA EM
PRIMEIRA MÃO. Associação de Palavras.
Jung introduziu-se
na psicologia profunda em virtude de seus experimentos com associação de
palavras. Ele desenvolveu grande perícia na interpretação de associações
[podendo fazer diagnósticos através de simples exercício deste tipo].
CAPÍTULO 3 - ALFRED
ADLER E A PSICOLOGIA INDIVIDUAL
Alfred Adler foi o fundador do sistema holístico da psicologia
individual, que enfatiza uma abordagem, a qual compreende cada pessoa como uma
totalidade integrada dentro de um sistema social.
História Pessoal.
Alfred Adler, filho de um comerciante judeu de classe
média, nasceu num subúrbio de Viena no dia 7/02/1870. Embora, quando criança,
tenha sofrido um grande número de doenças sérias, incluindo raquitismo, Adler lutou muito para superar sua fraqueza física.
Em 1902, Adler tornou-se um dos quatro primeiros membros do círculo
íntimo que se desenvolveu em torno de Freud. Adler
era aparentemente o membro mais ativo do grupo e gozava de uma alta estima por
parte de Freud. Morreu na Escócia em
1937, com a idade de 67 anos, durante uma tournée de conferências pela Europa.
Antecedentes
Intelectuais. A psicologia individual
baseia-se firmemente no terreno da evolução e sob este prisma encara toda luta
humana como uma luta pela perfeição.
Holismo. Adler foi muito
afetado pela filosofia holística de Jan Smuts, que
escreveu que os sistemas como um todo freqüentemente têm propriedades que são
diferentes daquelas de suas partes; que há um impulso para a organização
crescente, para a totalidade, em cada indivíduo. Adler
encontrou na filosofia holística uma confirmação para muitas de suas próprias
idéias, e uma base filosófica importante para a psicologia individual.
CONCEITOS
PRINCIPAIS
Inferioridade e
Compensação. Adler criou o termo "complexo de
inferioridade" e afirmava que todas as crianças são profundamente afetadas
por um sentimento de inferioridade, que é uma conseqüência inevitável do
tamanho da criança e de sua falta de poder.
"Sentimentos
de inferioridade não são, em si, anormais. São a causa de todo progresso na
situação da espécie humana."
Luta pela
Superioridade. Adler
sugeriu que, em cada indivíduo, certos oragos são de algum
modo mais fracos que outros, o que torna a pessoa mais suscetível a
doenças e enfermidades envolvendo estes oragos mais frágeis. (....) Em seus escritos iniciais, Adler
enfatizou a importância da agressão da luta pelo poder. Ele não equiparava
agressão a hostilidade, mas, antes, referia-se à
primeira no sentido de um vendedor
agressivo isto é, a agressão como forte incentivo para a superação de
obstáculos. (....) A agressão pode manifestar-se no
indivíduo como vontade de poder, uma frase de Nietzsche usada por Adler. (....) Para Adler a luta pela superioridade
pessoal é uma perversão neurótica, o resultado de um forte sentimento de
inferioridade e uma falta de interesse social. Geralmente não consegue dar o
reconhecimento e a satisfação pessoal que o indivíduo está buscando.
Objetivos de Vida.
Enquanto adultos, podemos ter razoes definidas e lógicas para a escolha de
nossa profissão. No entanto, os objetivos de vida que nos guiam e motivam
formaram-se antes, no início da infância, e permaneceram um tanto obscuros e em
geral inconscientes.
"O homem não
passa de uma gota d'água... mas uma gota muito presunçosa."
Os objetivos de
vida dão direção e finalidade para nossas atividades; permitem que um
observador externo interprete vários aspectos do pensamento e comportamento em
termos desses objetivos. Por exemplo, alguém que luta pela superioridade
buscando um
poder pessoal desenvolverá vários traços de caráter necessários para atingir
esse objetivo traços tais como ambição, inveja e desconfiança. Adler salienta que esses traços de caráter não são nem inatos
nem imutáveis, mas foram adotados como facetas essenciais da direção do
objetivo do indivíduo.
[Teleológico???]
O Esquema de Apercepção. Apercepção é um termo
psicológico que se refere à percepção envolvendo uma interpretação subjetiva do
que é percebido. (....)
"Nossos sentidos não recebem fatos reais, mas apenas uma imagem subjetiva
deles, um reflexo do mundo externo". O esquema de apercepção
é geralmente auto-reforçador. Por exemplo,, quando
temos medo, é mais provável que percebamos ameaças no meio ambiente, o que
reforça nossa crença original de que ele é ameaçador.
O Poder Criador do Self. É o poder criador da personalidade, ou do self, que guia e dirige a resposta individual ao meio
ambiente. (....) "Todo indivíduo representa tanto
a unidade da personalidade quanto a forma indivíduo desta unidade. Assim, ele é
tanto o quadro quanto o artista. Ele é o artista de sua própria personalidade.
Cooperação. Uma
falta de cooperação e um conseqüente sentimento de inadequação e malogro são as
raízes de todo estilo de vida neurótico ou inadaptado. Adler
acreditava que "se uma pessoa cooperar, nunca se tornará neurótica".
"Os únicos
indivíduos que podem realmente ir ao encontro de e dominar os problemas da vida
são aqueles que demonstram em sua luta, tendência a enriquecer os outros, que
vão avante de tal forma que os outros também se beneficiam."
DINÂMICA
Tarefas da
Vida. Adler
discute as três maiores tarefas com que o indivíduo se defronta: trabalho,
amizade e amor. Elas são determinadas pelas condições básicas da existência
humana.
Trabalho inclui
todas as atividades que são úteis à comunidade, e não apenas as ocupações pelas
quais recebemos um salário. Para Adler, o trabalho
fornece um sentimento de satisfação e automerecimento
apenas na medida em que beneficia outros.
Amizade expressa
nossa pertinência à raça humano e nossa constante
necessidade de adaptação e interação com outros de nossa espécie.
Amor baseia-se no
fato de que cada ser humano é um membro de um sexo e não de outro e de que a
intimidade entre os sexos é essencial para a continuação de nossa espécie.
Adler acentuava que a solução de um dos três
problemas ajuda a solução de outros e, na verdade, podemos dizer que são todos
aspectos da mesma situação e do mesmo problema a necessidade do ser
humano preservar a vida e favorecê-la no ambiente em que se encontra".
ESTRUTURA
Por outro lado,
através da compensação, pode ocorrer que os que têm deficiências físicas lutem
firmemente e desenvolvam seus corpos além da média.
Emoções. As emoções
disjuntivas, tais como raiva, medo ou repulsa, podem
ocasionar uma mudança positiva na situação de vida do indivíduo, embora, às
vezes, às custas de outros. Resultam de um sentimento de fracasso ou
inadequação e servem para mobilizar a força do indivíduo a fim de realizar
novos esforços. Emoções conjuntivas tendem a ser socialmente orientadas como no
desejo de compartilhar nossa alegria e riso com outros. A emoção da simpatia é
"a mais pura expressão de interesse social" (....).
[O uso pleno da
razão se dá quando não há ameaças ao equilíbrio.]
Self. O self é o estilo de vida do indivíduo. É a personalidade
considerada como um todo integrado. [É o modelo, arquétipo?]
Compreensão do
Estilo de Vida.
"Mesmo quando
um paciente mente, isto tem valor para mim... é sua
mentira e de ninguém mais! O que ele não pode dissimular é sua própria
originalidade."
Fortalecimento do
Interesse Social.
"A
psicoterapia é um exercício e um teste de cooperação. Só podemos ser bem
sucedidos se estivermos genuinamente interessados no outro."
Adler salientava que, freqüentemente, o terapeuta
deve prover os cuidados, o apoio e o sendo de cooperação que o paciente nunca
recebeu de seus próprios pais.
AVALIAÇÃO.
As teorias de Adler causaram um forte impacto na psicologia humanista, psicoterapia
e teoria da personalidade.
"Eu digo para
os pacientes: 'Você pode ser curado em 14 dias se você seguir esta prescrição.
Tente pensar diariamente como você pode agradar alguém".
Adler se interessava mais pela prática do que
pela teoria. Ele se sentia melhor lidando com materiais de casos reais e,
assim, seu trabalho tende a ser mais popular entre
professores, assistentes sociais, clínicos e outros que necessitam de
habilidades psicológicas práticas em seu trabalho profissional.
A TEORIA EM
PRIMEIRA MÃO.
Episódios de
infância relembrados devem estar muito próximos do interesse principal do
indivíduo, e se conhecermos seu interesse principal conheceremos
seu objetivo e seu estilo de vida.
Em geral as pessoas
estão perfeitamente dispostas a discutir suas primeiras recordações. Tomam-nas
como meros fatos e não se dão conta do significado nelas escondido. É raro que
alguém compreenda uma primeira recordação; por isso a maioria das pessoas é
capaz de revelar seu propósito de vida, seu relacionamento com os outros e sua
visão do meio ambiente, de um
modo perfeitamente neutro e desembaraçado, através de suas
primeiras recordações.
"O maior
perigo na minha vida é quando alguém me restringe e impede meu livre
desenvolvimento".
Exercício.
Cooperação.
A fim de
compreender mais claramente o que Adler quer dizer
com cooperação e interesse social, durante uma semana consagre o maior tempo
que você puder ajudando os outros. Para este exercício, resolva que não
recusará nenhum pedido razoável que os outros lhe fizerem, mesmo que seus
pedidos tomem parte
de seu valioso tempo, energia, ou até mesmo algum dinheiro. (....)
Não espera apenas que alguém lhe peça um favor, mas procure ativamente oportunidades de oferecer sua ajuda a outros.
No fim da semana reveja suas experiências. Como as outras pessoas reagiram a
você? Quais eram suas reações ajudando outros? O que você aprendeu através
deste exercício?
CAPÍTULO 4 -
WILHELM REICH E A PSICOLOGIA DO CORPO
HISTÓRIA PESSOAL. Wilhelm Reich nasceu em 24 de março de 1897 na Galícia, uma
parte da Áustria germano-ucraniana. Ele era filho de um fazendeiro judeu de
classe média. (....) Reich idolatrava sua mãe. Ela
suicidou-se quando ele tinha 14 anos, aparentemente depois que Reich contou a
seu pai que ela tinha um caso com seu tutor.
Em 1922, Freud
fundou uma clínica psicanalítica em Viena. Reich foi o primeiro assistente
clínico de Freud; mais tarde ele passou a ser vice-diretor da clínica.
Freud criou enormes
dificuldades ao postular um
impulso biológico para o sofrimento e a morte.
Reich fundou o
Instituto Orgon para manter sua pesquisa em energia orgônica ou energia vital.
Em 1954,
argumentando que as alegações de Reich sobre o tratamento bem sucedido de
várias doenças com acumuladores de energia orgônica
eram falsas, a Food and Drug Administration obteve uma ordem judicial
proibindo a distribuição de acumuladores de orgon e
quaisquer usos posteriores dos acumuladores. Eles também proibiram a venda da maioria
dos livros e revistas de Reich. (....) Reich morreu de
doença cardíaca, em 1957, na prisão federal.
ANTECEDENTES
INTELECTUAIS
Psicanálise. Para Freud, a libido era uma energia psíquica
real, potencialmente mensurável. "(A libido) possui todas as características
de quantidade (ainda que não tenhamos meios de medi-la), que são a capacidade
de aumento, diminuição, deslocamento e descarga, e que estão espalhadas sobre a
superfície de um corpo". (Freud)
"As neuroses
são resultado de uma estase (represamento) da energia sexual... A experiência
clínica cotidiana não deixa dúvidas: a eliminação da extase
sexual através de descarga orgástica elimina toda manifestação neurótica."
Marxismo. Reich argumentava que a psicanálise está
baseada no tema
fundamentalmente dialético do conflito psíquico e sua resolução.
"Qualquer
organização social produz nas massas dos seus membros as estruturas de que
necessita para os seus objetivos fundamentais."
Sexualidade Humana.
As idéias de Reich eram muito avançadas para sua época. Na década de 30, quando
Margaret Sanger havia sido recentemente aprisionada por defender o planejamento
familiar para casais, o programa de Reich para suas clínicas incluía
características que são maravilhosamente modernas e ainda hoje controvertidas:
1. Livre distribuição de anticoncepcionais
para qualquer um que os quisesse; educação intensiva para o controle da
natalidade.
2. Completa abolição das proibições com
relação ao aborto.
3. Abolição da distinção legal entre casados
e não-casados; liberdade de divórcio.,
4. Eliminação de doenças venéreas e
prevenção de problemas sexuais através de uma completa educação sexual.
5. Treinamento de médicos, professores etc.,
em todas as questões relevantes da higiene sexual.
6. Tratamento, ao invés de punição, para
agressões sexuais.
[Não somos uma
fábrica em tempo real de libido. Todo o nosso organismo funciona com base num
sistema de fluxo e refluxo. Carência, Produção, consumo, carência, produção...]
CONCEITOS
PRINCIPAIS.
Caráter. De acordo com Reich, o caráter é composto das
atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para
várias situações [Isto não é o self?] Inclui atitudes
e valores conscientes, estilo de comportamento (timidez, agressividade e assim
por diante) e atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação
do corpo).
"As palavras
podem mentir. A expressão nunca mente."
"O
estabelecimento de um traço de caráter. . . indica a
solução de um problema de repressão: ou ele trona o processo de repressão
desnecessário ou transforma a repressão, uma vez estabelecida, numa formação
relativamente rígida e aceita pelo ego".
"Um conflito
combatido em determinada idade sempre deixa atrás de si um vestígio no caráter
do indivíduo. Esse vestígio se revela como um enrijecimento do caráter."
Reich esforçou-se
continuamente para tornar seus pacientes mais conscientes de seus traços de
caráter. Ele imitava com freqüência suas características, gestos ou posturas,
ou fazia com que seus pacientes repetissem ou exagerassem uma faceta habitual
do comportamento, por exemplo, um sorriso nervoso. À medida que os pacientes
cessavam de tomar como certa sua constituição de caráter, aumentava sua
motivação para mudar.
A Perda da Couraça
Muscular. Reich descobriu que cada atitude de caráter tem uma atitude física
correspondente e que o caráter do indivíduo é expresso no corpo em termos de
rigidez muscular ou couraça muscular. (....) Ele
descobriu que a perda da couraça muscular libertava considerável energia
libidinal e auxiliava o processo de psicanálise. O trabalho psiquiátrico de
Reich lidava cada vez mais com a libertação de emoções (prazer, raiva,
ansiedade) através do trabalho com o corpo. (....) Ele
descobriu que só depois que a emoção "engarrafada" fosse expressa, é
que a tensão crônica poderia ser abandonada por completo.
"Na análise
final eu não podia livrar-me da impressão de que a rigidez somática representa
a parte mais essencial do processo de repressão. Todos os nossos pacientes
relatam que atravessaram períodos em sua infância nos quais por meio de certos
artifícios sobre o comportamento vegetativo (prender a respiração, aumentar a
pressão dos músculos abdominais etc. ) , haviam
aprendido a anular seus impulsos de ódio, de angústia ou de amor...."
"Essa couraça
pode estar na superfície ou na profundeza, podia ser tão macia quanto uma
esponja ou tão dura quanto uma rocha. A função, em todos os casos, era proteger
o indivíduo de experiências desagradáveis. Entretanto, acarretará também uma
redução da capacidade do organismo para o prazer."
Reich descobriu que
tensões musculares crônicas servem para bloquear uma das três excitações
biológicas: ansiedade, raiva ou excitação sexual. (....)
as atitudes musculares e atitudes de caráter têm a mesma função no mecanismo
psíquico, podem substituir-se e influenciar-se mutuamente.
[Eu faço distinção
entre o medo e a ansiedade. O medo é controlável porque eu temo o que é
conhecido e, portanto, posso evitar sua causa ou me preparar para enfrentá-la.
A ansiedade não. Por ser fruto de uma dúvida quanto ao que pode vir a acontecer
(se bom ou ruim), não posso me preparar pois não sei
para o que me preparar.]
Caráter Genital.
"Eu digo,
baseado na ampla experiência clínica, que em nossa civilização são poucos os casos
em que o ato sexual é baseado no amor. O rancor, o ódio, as emoções sádicas e o
desdém que intervêm são parte e parcela da vida
amorosa do homem moderno. "
Reich descobriu que
assim que seus pacientes renunciavam à sua couraça e desenvolviam potência orgástica,
muitas áreas de funcionamento neurótico mudavam de forma espontânea. No lugar
de rígidos controles neuróticos, os indivíduos desenvolviam uma capacidade para
auto-regulação. Reich descreveu indivíduos auto-regulados como naturais, mais do
que compulsivamente, morais. Eles agem em termos de suas próprias inclinações e
sentimentos internos, ao invés de seguirem algum código externo ou ordens
estabelecidas por outros.
Você não se esforça
para que seu coração bata ou para que suas pernas andam, assim como você não
precisa esforçar-se ou buscar pela verdade. A verdade está em você e trabalho
em você , como trabalham seu coração ou seus olhos,
bem ou mal, segundo as condições de seu organismo."
Bioenergia. Reich descobriu que a mobilização é a
descarga de bioenergia são estágios essenciais no
processo de excitação sexual e orgasmo. Ele chamou a isto fórmula do orgasmo,
um processo em quatro partes que Reich sentia ser característico de todos os
organismos vivos.
tensão mecânica -> carga bioenergética ->
descarta bioenergética -> relaxamento mecânico
Depois do contato
físico, a energia acumula-se em ambos os corpos e é por fim descarregada no
orgasmo, que é essencialmente um fenômeno de descarga de bioenergia.
1. Oragos sexuais enchem-se de fluido tensão mecânica
2. Resulta uma intensa excitação
carga bioenergética.
3. Excitação sexual descarregada em
contrações musculares descarga bioenergética.
4. Segue-se um relaxamento físico
relaxamento mecânico.
Energia Orgônica. Ele derivou o termo energia "orgônica" a a
partir de organismo e orgasmo.
DINÂMICA
Crescimento
Psicológico.
De acordo com
Reich, a energia orgônica flui naturalmente por todo
o corpo, de cima a baixo, paralela à espinha. Os anéis da couraça formam-se em
ângulo reto com este fluxo e operam para rompê-lo. (....)
A couraça serve para restringir tanto o livre fluxo de energia como a livre
expressão de emoções do indivíduo. O que começa inicialmente como defesa contra
sentimentos de tensão e ansiedade excessivos, torna-se
uma camisa-de-força física e emocional.
"Pra romper
uma prisão, a pessoa precisa, em primeiro lugar, admitir que está
numa prisao."
Nota de rodapé: Os
sete segmentos da couraça de Reich estão estreitamente relacionados com os sete
chakra da Ioga, embora a adaptação não seja perfeita.
É interessante notar que Reich vai de cima para baixo; o paciente termina
quando a pélvis, o segmento da couraça mais importante, é aberta
e energetizada. Em Ioga, o movimento é da base da
espinha para cima e o iogue está "completo" quando o lótus de mil
pétalas do crânio, o chacra mais importante, é aberto
e energetizado.
Três instrumentos
principais são usados para dissolver a couraça:
1. armazenamento de energia no corpo por
meio de respiração profunda;
2. ataque direto dos músculos cronicamente
tensos (por meio de pressão, beliscões e assim por diante) a fim de soltá-los;
3. manutenção da cooperação do paciente
lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que emerjam
"É uma cobra,
portanto, um símbolo do falo e, simultaneamente, um símbolo do movimento
biológico original, que persuade Eva a tentar Adão. .
."Todos aqueles que comerem da árvore do conhecimento conhecerão a Deus e
à vida e isto será punido", assim
somos prevenidos. O conhecimento da lei do amor conduz ao conhecimento da lei
da vida que, por sua vez, conduz ao conhecimento de Deus".
Obstáculos ao
Crescimento.
Couraça. A couraça
é o maior obstáculo ao crescimento segundo Reich. "O indivíduo encouraçado
é incapaz de dissolver sua couraça. Ele é também incapaz de expressar as
emoções biológicas primitivas."
"Descobri que
as pessoas reagem com profunda aversão a qualquer perturbação do equilíbrio
neurótico da sua couraça."
Reich sentiu que o
processo de encouraçamento havia criado duas
tradições intelectuais distorcidas que formam a base da civilização: religião
mística e ciência mecanicista. (....) Os mecanicistas
têm um medo básico de emoções profundas, vivacidade e espontaneidade. Eles
tendem a desenvolver um conceito rígido, mecânico, da natureza e estão
primariamente interessados em objetivos externos e nas ciências naturais.
"Uma máquina tem que ser 'perfeita'. Por conseguinte, o pensamento e as
ações do físico têm que ser 'perfeitos'". Perfeccionismo é uma característica
essencial do pensamento mecanicista. Ele não tolera erros; incertezas e
situações de mudança são inoportunas. . . . Mas este princípio, quando aplicado
a processos da natureza, conduza, inevitavelmente, à confusão. A natureza é
inexata. A natureza não opera mecanicamente, mas funcionalmente. (....) Os místicos tendem a se tornar ascéticos
[contemplativos] e anti-sexuais, a rejeitar sua própria natureza física e a
perder o contato com seus corpos. Eles repudiam a origem da força vital em seus
próprios corpos e localizam-na numa alma hipotética, que eles sentem ter apenas
uma tênue conexão com o corpo.
Repressão
Sexual. "os casamentos desmoronam
em conseqüência das discrepâncias sempre intensificadas entre as necessidades
sexuais e as condições econômicas. As necessidades sexuais podem ser
satisfeitas com um e o mesmo companheiro durante algum tempo apenas.
"O processo
vital é inerentemente racional Torna-se distorcido e grotesco se não lhe é
permitido desenvolver-se livremente."
"A unidade e
congruência de cultura e natureza, trabalho e amor, moralidade e sexualidade
desejada desde tempos imemoriais continuará a ser um sonho enquanto o
homem continuar a condenar a exigência biológica de satisfação sexual natureza
(orgástica). A democracia verdadeira e a liberdade baseadas
na consciência e responsabilidade estão também condenadas a permanecer
como uma ilusão até que esta evidencia seja satisfeita".
ESTRUTURA.
Relacionamento
Social
"A sensação é
o crivo através do qual todos os estímulos internos e externos são percebidos; a sensação é o elo
de conexão entre o eu e o mundo externo."
Emoções. A couraça
impede que o indivíduo experiencie emoções fortes e,
portando, limita e distorce a expressão de sentimentos. (....) Segundo
Reich, um indivíduo só se liberta de uma emoção bloqueada experienciando-a
de forma plena.
Self. Para Reich, o self
é o núcleo biológico saudável de cada indivíduo. (....) Enquanto há a
presença de bloqueios, o fluxo de energia e a consciência são restritos, e a autopercepção é bastante diminuída e distorcida.
Terapeuta. Reich
era ele próprio considerado um terapeuta brilhante e teimoso. Mesmo sendo um
analista ortodoxo, ele era extremamente honesto e até brutalmente direto com
seus pacientes.
"Eu entendi
que a honestidade e o amor verdadeiros tanto de um terapeuta quanto dos pais é, por vezes, a coragem de ser aparentemente cruel sempre
que necessário. Entretanto, isto exige muito do terapeuta, de seu treinamento e
de seu diagnóstico do paciente". (Nic Waal, psiquiatra norueguês.)
AVALIAÇÃO. O estímulo à expulsão das emoções contidas,
tais como rancor, medo e agressão, ainda é uma questão controvertida em
Psicologia. A terapia primal, por exemplo, foi severamente criticada por
estimular a descarga emocional a tal ponto que os estudantes desta terapia
tornaram-se incapazes de controlar a liberação emocional profunda em publico e
em outras situações inapropriadas.
Leonard Berkowitz cita uma série de estudos experimentais nos quais
foi demonstrado que estimular a expressão da agressão resulta apenas no seu
aumento ou em maior hostilidade, ao invés de resultar em emoções livremente
expressas.
Reich desenvolveu
um sistema que parece prometer cura final para todos os problemas de uma
pessoa. Supõe-se que um tratamento bem sucedido deixe o indivíduo livre de toda
couraça, um "produto final" que não precisa de crescimento ou
desenvolvimento posteriores."
"Os bloqueios
ao sentimento, que Reich chama de "couraça".. .,
são produtos da capacidade do homem para controlar seus sentimento e seu
comportamento e, assim, dirigir sua vida ao longo de um caminho que ele
escolheu. Um de seus aspectos é a proteção do self
contra emoções incapacitadoras, outro, é a
canalização do comportamento em direção a objetivos." (Kelley)
A TEORIA EM
PRIMEIRA MÃO
Há quem diga:
"Prefiro morrer na cadeira elétrica a passar o resto da vida na
prisão"; no entanto, os presos nunca dizem tal coisa. Viver na cadeia é
muito melhor do que não viver, exceto teoricamente. (Do relato (1973) do ator
Orson Bean sobre suas experiências com o Dr. Elsworth Baker, um terapeuta reichiano
ortodoxo dos EUA)
O tato
é uma das linguagens
básicas
de músculos, nervos, amor.
...
Ser segurado é
sustento;
ser tocado é contato,
ser tocado com sensibilidade é ser cuidado.
(B. Gunther)
CAPÍTULO 5 - FREDERICK SÃO. PERLS E A GESTALT-TERAPIA
POR ELIZABETH LLOYD
MAYER
HISTÓRIA PESSOAL. Frederick SÃO. Perls nasceu em
Berlim em 1893, filho de pais judeus de classe média baixa. (....)
Em 1927 mudou-se para Viena e começou seu treinamento em psicanálise; foi
analisado por Wilhelm Reich e supervisionado por
várias outras figuras importantes do movimento psican;ítico que se iniciava: Karen Horney,
Otto Fenichel e Helene Deutsch, entre outros. (....)
Morreu em 1970 na ilha de Vancouver, o ocal da primeira
comunidade gestáltica terapêutica.
"Meu
rompimento com os freudianos aconteceu alguns anos mais tarde (após meu
encontro com Freud), mas o fantasma nunca foi completamente tranquilizado. . . .. Tentei tronar a psicanálise meu lar espiritual,
minha religião.... Sobreveio então a revelacao. . .
. Eu mesmo tinha que me responsabilizar
pela minha existência."
ANTECEDENTES
INTELECTUAIS
Psicanálise. Freud.
"Nenhum de
nós, provavelmente com excecao do próprio Freud,
compreendeu a prematuridade em aplicar a psicanálise no tratamento. . . . Não a vimos como realmente era: um projeto de
pesquisa. "
Esta abordagem
holística em que cada um dos elementos de expressão do organismo está em íntima
relação com o todo, levou Perls a dar ênfase
particular, ao contrário de Freud, ao material óbvio mais do que ao
profundamente reprimido, elemento crucial para a compreensão e o trabalho com o
conflito intrapsíquico.
Perls sugeriu que um organismo tem miríades de
necessidades que são sentidas quando o equilíbrio psicológico e/ou fisiológico
deste organismo é perturbado.
"Se seus
problemas passados fossem realmente passados, não seriam mais problemas. "
A questão relevante
está ligada ao como estou evitando a consciência, e não a o que estou evitando.
"Se a sobrevivencia de um indivíduo for ameaçada porque seu nível
de açucar no sangue está muito baixo, ele procurará
comida. A sobrevivencia de Scheherezada
foi ameaçada pelo Sultão e para fazer frente à ameaça ela lhe contou estórias
durante mil e uma noites. Poderíamos então dizer que ela tinha um instinto contador de
estórias?"
Reich. Reich acentuou a importância do caráter (ou modos habituais de
reagir)) na determinacao da maneira pela qual
uma pessoa atua. Ele sugeriu que o caráter se desenvolve cedo na vida do
indivíduo e serve como um tipo de couraça contra estímulos externos ou internos
considerados ameaçadores pelo indivíduo.
Psicologia da Gestalt. A teoria da Gestalt foi
inicialmente formulada no fianl do século XIX na
Alemanha e Áustria. Desenvolveu-se como um protesto contra a tentativa de
compreender a experiência através de uma análise atomística análise na
qual os elementos de uma experiência são reduzidos aos seus componentes mais
simples, sendo que cada componente é analisado separadamente dos outros e em que
a experiência é entendida como uma mera soma destes componentes. A própria
noção de "gestalt" contradiz a validade
deste tipo de análise atomística.
Gestalt é uma disposição ou configuracao
uma organização específica de partes que constitui um todo particular.
O princípio mais importante da abordagem gestáltica é
o de propor que uma an;álise das partes nunca pode
proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é definido pelas
interações e interdependências das partes.
CORRELATOS D
CONCEITOS GERAIS
FREUD PERLS
CATEXIA FIGURA-FUNDO
LIBIDO EXCITAÇÃO BÁSICA
ASSOCIACAO LIVRE CONTINUUM DE CONSCIÊNCIA
CONSCIÊNCIA
(CONSCIOUSNESS) CONSCIENTIZACAO
(AWARENESS)
ENFOQUE NA
RESISTÊNCIA ENFOQUE NA FUGA DA
CONSCIENTIZACAO
COMPULSAO À
REPETICAO SITUAÇÕES INACABADAS
REGRESSÃO RETRAIMENTO (DO MEIO AMBIENTE)
TERAPEUTA ENCORAJA
A TRANSFERENCIA TERAPEUTA É UM
HABILIDOSO FRUSTRADOR
CONFIGURACAO
NEURÓTICA DE DEFESA CONTRA IMPULSOS FORMAÇÃO
RÍGIDA DA GESTALTEN
Max Wertheimer e dois colegas realizaram um experimento
planejado para explorar certos aspectos da percepção do movimento. Numa sala
escura, eles faziam reluzer, em rápida sucessao, dois pontos de luz próximos um do outro, variando
os intervalos de tempo entre os clarões. Descobriram que quando o intervalo
entre os clarões era menor que 3/100 de segundo, eles pareciam simultâneos.
Quando o intervalo era de 6/100 de segundo, o observador dizia ver o clarão
mover-se do primeiro ponto ao segundo. Quando o intervalo era de 20/100 de
segundo ou mais, os pontos de luz foram observados como o eram na realidade:
dois clarões de luz separados. A desoberta crucial do
experimento refere-se à percepção de movimento quando os clarões estavam
separados por aproximadamente 6/100 de segundo; o movimento aparente não era
função de estimulos isolados, mas dependia das
características relafcionadas dos estímulos e da sua
organização neural e perceptiva num único campo.
"Todos os
oragos, os sentidos, os movimentos e os pensamentos subordinams-e
a esta necessidade emergente e logo mudam sua lealdade e função assim que
aquela seja satisfeita e passe então para o fundo... Todas as partes do
organismo identificam-se temporariamente com a gestalt
emergente." [Uma comprovação da minha teoria do equilíbrio e da lei da
escassez.]
Existencialismo e
Fenomenologia.
Ao invés de
considerar que cada ser humano encontra um mundo que ele experincia
como sendo completamente separado de si mesmo, Perls
acreditava que as pessoas criam e contituem seus
próprios mundos; o mundo existe para um dado indivíduo como sua própria
descoberta do mundo.
O conceito de
intencionalidade é básico para o trabalho de Perls; a
mente ou consciência é entendida como intencao e não
pode ser compreendida à parte do que é pensado ou pretendido.
CONCEITOS
PRINCIPAIS
O Organismo Como Um
Todo. Na teoria de Perls, a noção de organismo como
um todo é central tanto em relação ao funcionamento intra-orgânicao quanto à participação do organismo em seu
meio para criar um campo único de atividades. No contexto do funcionamento
intra-orgânico, Perls insistia em que os seres
humanos são organismos unificados e em que não há nenhuma diferença entre o
tipo de atividade física e mental.
"O organismo
age e reage a seu meio com maior ou menor intensidade; à medida que dimminui a intensidade, o comportamento físico se
transforma em comportamento mental. Quando a intensidade aumenta, o
comportamento mental torna-se comportamento físico."
Na terapia, o que o
paciente faz como ele se movimenta, fala e assim por diante
fornece tanta informação a seu respeito quanto o que ele ou ela pensa ou diz.
Ênfase no Aqui e
Agora.
Perls definiu ansiedade como a lacuna, a tensão
entre o "agora" e o "depois". A inabilidade das pessoas
para tolerar essa tensão, sugeria Perls, leva-as a
preencher a lacuna com planejamentos, eensaios e
tentativas de tornar o futuro seguro. Isto não apenas desvia a energia e a
atenção do presente (daí criando perpetuamente situações inacabadas), mas
também impede o tipo de abertura, para o futuro, decorrente do cresciemtno e da espontaneidade.
A Preponderância do
Como Sobre o Porquê.
Se um indivíduo
compreende como ele ou ela faz alguma coisa, esta pessoa está na posição de
compreender a ação em si. Segundo Perls, o
determinante causal o por quê da ação é
irrelevante para qualquer compreensão plena da mesma; toda ação tem causas
múltiplas, assim como toda causa tem causas múltiplas, e as explicações de tais
causas nos distanciam mais e mais da compreensão do ato em si. Além disso, uma
vez que todo elemento da existência de alguém só pode ser compreendido como
parte de uma das várias gestalten, não há qualquer
possibilidade deste elemento ser compreendido como sendo "causado"
separadamente de toda a matriz de causas da qual participa. (....)
Todo elemento causa é causado por outros. (....) a
ênfase está em ampliar constantemente a consciência da maneira como a pessoa se
comporta, e não em esforçar-se para analisar a razão pela qual a pessoa se comprota de tal forma. [Isto é a aboragem
perceptiva!!! Ou seja, em lugar de saber porque a
pessoa agem de uma determinada maneira, a questão é descobrir seus valores, o
que significa descobrir o como, os princípios pelos quais ela age. O que
interessa é o processo, o modelo, a grade que estabelece as conexões.]
Conscientizacao.
Segundo a teoria da
Gestalt, Perls sugeriu que
o princípio da hierarquia de necessidades está sempe
operando na pessoa. Em outras palavras, a necessidade mais urgente, a situação
inacabada mais importante, sempre emerge se a pessoa estiver simplesmente
consciente da experiência de si mesma a todo momento.
[Ele só não esclarece é como se estabelece esta prioridade. Eu sim, através da
busca pelo equilíbrio.]
DINÂMICA
Crescimento
Psicológico
"Qualquer
distúrbio do equilíbrio organísmico constitui uma gestalt incompleta, uma situação inacabada, forçanmdo o organismo a tronar-se criativo, e achar vias e
meios de restabelecer este equilíbrio ... E a mais
forte configuraçao figura-fundo assumirá
temporariamente o controle de todo o organismo. Tal é a lei básica da aauto-regulacão organísmica."
Existem quato tipos de explosoes que o
indivíduo pode experienciar ao emergir da camada da
morte. Existe a explosao em pesar, que envolve o
trabalho com uma perda ou morte que não tinha sido previamente assimilada.
Existe a explosao em orgasmo em pessoas sexualmente
bloqueadas. Existe a explosao em raiva quando sua
expressão foi reprimida. E, por fim, existe a explosao
no que Perls chama de joie
de vivre alegria de viver. (....) A concepcao errônea de que
essa energia precisa ser controlada deriva de nosso medo do vazio e do nada.
Em todas suas descricoes de como um indivíduo se desenvolve, Perls mantém a id de que a mudança não pode ser foráca e que o crescimeto
psicológico é um processo natural e espontâneo.
Obstáculos ao
Crescimento
Introjeçao. É o mecanismo pelo qual os indivíduos
incorporam padrões, atitudes e modos de agir e pensar que não são deles
próprios e que não assimilam ou digerem o suficiente para torná-los seus.
Projeção. É a tendência de responsabilizar os outros pelo que se
origina no self.
Confluencia.(patológica) [doentia]. Na confluencia,
os indivíduos não experienciam nenhum limite entre
eles mesmos e o meio ambiente.
Retrofexao. Significa literalmente "voltar-se de
forma ríspida contra"; indivíduos retroflexores voltam-se contra si mesmos e, ao invés de dirigir suas
energias para mudança e manipulacao do seu meio
ambiente, dirigem essas energias para si próprios. (....)
são o alvo de seu comportamento.
"O introjetivo faz como os outros gostariam que ele fizesse, o
projetivo faz aos outros aquilo que os acusa de lhe fazerem, o homem em
confluência patológica não sabe quem está fazendo o que a quem é o reflexor faz consigo o que gostaria de fazer aos
outros..."
O dominador é um
pacote de padrões e atitudes introjetados.
ESTRUTURA
Corpo. Nossos
corpos são manifestacoes diretas de quem somos.
Relacionamento
Social. O sentido de pertencer a um grupo, segundo Perls,
é o nosso principal impulso de sobrevivência psicológica.
Vontade. O
conhecimento de suas próprias preferências leva ao conhecimento de suas
necessidades; a emergência da necessidade dominante é experienciada
como preferência pelo que satisfará a necessidade.
Emoções. Perls considera a emoção como a força que fornece energia a
toda ação. Emoções são a expressão de nossa excitação básica, as vias e modos
de expressar nossas escolhas, assim como de satisfazer nossas necessidades. A
emoção se diferencia de acordo com situações variadas por exemplo, pelas glândulas supra-renais em raiva e medo
ou pelas glândulas sexuais em libido. A excitação emocional mobiliza o sistema
muscular. Se a expressão muscular da emoção for bloqueada, criaremos a
ansiedade, que é a contencao da excitação. Uma vez ansiosos, tentamos dessensibilizar nossos sistemas sensoriais a fim de reduzir
a excitação criada;
"As emoções
são a nossa própria vida. . . as emoções são a própria
linguagem do organismo; modificam a excitação básica de acordo com a situação
que é encontrada."
AVALIAÇÃO
"E eu espero
poder ajudá-los a aprender a descobrirem alguma coisa sobre
si mesmos."
A TEORIA EM
PRIMEIRA MÃO
Hedonismo - crença
no fato de o prazer ser o principal bem do homem.
Uma técnica é um
truque. Um truque deve ser usado apenas em casos extremos. Existem muitas
pessoas colecionando truques e mais truques, abusando deles.
A ansiedade é a
excitação, o élan vital que carregamos conosco, e que se torna estagnado se
estamos incertos quanto ao papel que devemos desempenhar. Se não sabemos se
vamos receber aplausos ou vaias, nós hesitamos; ento
o coração começa a disparar, e toda a excitação não consegue fluir para a
atividade, e temos "medo de palco". Assim, a fórmula da ansiedade é
muito simples: a ansiedade é o vácuo entre o agora e o depois. Se você estiver
no agora não pode estar ansioso, porque a excitação flui imediatamente em
atividade espntânea. Se você estiver no agora, você
será criativo, enventivo. Se seus sentidos estiverem
preparados, e seus olhos e ouvidos abertos, como em toda criança pequena, você
achará a solução.
[Aqui ele cai no
simplismo da formuleta. Se fosse fácil assim!!!]
"Eu fa;co
minhas coisas, você faz as suas
Não estou neste
mundo para viver de acordo com suas expectativas
E você não está
neste mundo para viver de acordo com as minhas.
Você é você, e eu
sou eu
E se por acaso no
encontramos, é lindo
Se
não, nada há a fazer."
[Minha missão é
contribuir para que os acasos aconteçam mais vezes na vida das pessoas.]