EXTRATO DE: TEIA DA VIDA
Autor: Fritjof
Capra
Ed. Cultrix - 1996/2006/2019
PREFÁCIO - Oscar
Motomura
Capra está numa longa jornada em busca da s grandes verdades da vida.
ECOLOGIA PROFUNDA -
UM NOVO PARADIGMA
Uma visão holística
de uma bicicleta significa ver a bicicleta como um todo funcional e compreender
as interdependências das partes. Uma visão ecológica da bicicleta inclui isso,
mas acrescenta-lhe a percepção de como a bicicleta está encaixada no seu
ambiente natural e social - de onde vêm as matérias-primas que entram nela,
como foi fabricada, como seu uso afeta o meio ambiente natural e a comunidade
etc.
A ecologia rasa é
antropocêntrica. (...) A ecologia profunda não separa seres humanos do meio
ambiente natural.
A ASCENSÃO DO
PENSAMENTO SISTÊMICO
A tensão básica é a
tensão entre as partes e o todo. A ênfase nas partes tem sido chamada de
mecanicista, reducionista ou atomística; a ênfase no todo, de holística, organísmica
ou ecológica.
Uma propriedade que
se destaca em toda vida é a sua tendência para formar estruturas multiniveladas
de sistemas dentro de sistemas. (...) as células combinam-se para formar
tecidos, os tecidos para formar órgãos e os órgãos para formar organismos.
Em cada novel de complexidade,
os fenômenos observados exibem propriedades que não existem no nível inferior.
(...) o sabor do açúcar não está presente nos átomos de carbono, de hidrogênio
e de oxigênio, que constituem os seus componentes. No começo da década de 20 o
filósofo C. D. Broad cunhou o termo "propriedades emergentes" para as
propriedades que emergem num certo nível de complexidade, mas não existem em
níveis inferiores.
Na natureza, não há
"acima" ou "abaixo", e não há hierarquias. Há somente redes
aninhadas dentro de outras redes.
TEORIAS SISTÊMICAS
Epistemologia -
filosofia que trata da natureza do nosso conhecimento a respeito do mundo, compreensão
do processo de conhecimento.
Tudo depende de nossos métodos de observação
e de medição.
Heisenberg: "O
que observamos não é a natureza em si, mas a natureza exposta ao nosso método
de questionamento."
Se tudo está conectado com tudo o mais, como
podemos esperar entender alguma coisa?
Louis Pasteur:
"A ciência avança por meio de respostas provisórias até uma série de
questões cada vez mais sutis, que se aprofundam cada vez mais na essência dos
fenômenos naturais."
Heráclito: "Tudo flui."
(...) estado de equilíbrio dinâmico (...)
Pela segunda lei da
termodinâmica, há uma tendência nos fenômenos físicos da ordem para a desordem.
A entropia pode ser
considerada como uma medida da desordem.
Sistemas
"abertos" são aqueles que precisam se alimentar de um contínuo fluxo
de matéria e de energia extraídas do seu meio ambiente para permanecer vivos.
(...) São sistemas caracterizados por fluxo e mudança contínuos. (...) Neles a
entropia (ou desordem) pode decrescer.
A LÓGICA DA MENTE
Em um sistema de
"laço circular" o efeito inicial é modificado cada vez que viaja ao
redor do ciclo. [Exemplo do aprendizado para andar de bicicleta.]
Os laços de
realimentação são compostos, com frequência, de ambos os elos causais, positivo
e negativo, e seu caráter global é facilmente determinado apenas contando-se o
número de elos negativos que há em torno do laço.
Norbert Wiener:
"É certamente verdade que o sistema social é uma organização semelhante ao
indivíduo, que é mantido coeso por meio de um sistema de comunicação, e que tem
uma dinâmica na qual processos circulares com natureza de realimentação
desempenham um papel importante."
Laços de
realimentação de auto-reforço, a "profecia que se auto-realiza":
"efeito popularidade", a tendência de uma coisa para ganhar apoio
simplesmente devido ao número crescente dos que aderem a ela.
A cognição - o
processo de conhecimento - pode ser definido como processamento de informações,
como manipulações de símbolos baseadas num conjunto de regras.
O sistema nervoso
humano não processa nenhuma informação, mas interage com o meio ambiente
modulando continuamente sua estrutura.
Todas as formas de
cultura estão, cada vez mais, ficando subordinadas à tecnologia, e a inovação
tecnológica, em vez de aumentar o bem-estar humano, está-se tornando um
sinônimo de progresso.
Ideias são padrões
integrativos que não derivam das informação, mas sim, da experiências.
Nos cérebros reais
não existem regras; não há processador lógico central, e as informações não
estão armazenadas localmente.
MODELOS DE
AUTO-ORGANIZAÇÃO
O estudo da
substância: Do que ele é feito?
O estudo da forma:
Qual é o padrão?
Do que é feita a realidade?
A estrutura envolve
quantidades, ao passo que o padrão envolve qualidades.
As relações num
padrão de rede são relações não-lineares.
Uma comunidade que
mantém uma rede ativa de comunicação aprenderá com os seus erros, pois as
consequências de um erro se espalharão por toda a rede e retornarão para fonte
ao longo de laços de realimentação. Desse modo, a comunidade pode corrigir seus
erros, regular a si mesma e organizar a si mesma.
Foerster introduziu
a frase "ordem a partir do ruído" para indicar que um sistema
auto-organizador não apenas "importa" ordem vinda de seu meio
ambiente mas também recolhe matéria rica em energia, integra-a em sua própria
estrutura e, por meio disso, aumenta sua ordem interna.
Um catalisador é
uma substância que aumenta a velocidade de uma reação química sem ser, ele
próprio, alterado no processo.
O que ocorre no
fenômeno da percepção?
Maturana: "Os
sistema vivos (...) [estão] organizados num processo circular causal fechado
que leva em consideração a mudança evolutiva na maneira como a circularidade é
mantida, mas não permite a perda da própria circularidade.
Poiese: criação,
construção.
Autopoiese
(autocriação) : padrão de organização dos sistemas vivos.
Para James
Lovelock, o planeta Terra como um todo é um sistema vivo, auto-organizador.
Para Lynn Margulis,
a vida fabrica e modela e muda o meio ambiente ao qual se adapta. Em seguida,
esse "meio ambiente" realimenta a vida que está mudando e atuando e
crescendo nele. Há interações cíclicas constantes.
Teleológico:
processos naturais sendo modelados por um propósito.
UMA NOVA SÍNTESE
Num sistema vivo os
componentes mudam continuamente. Há um incessante fluxo de matéria através de
um organismo vivo. Cada célula sintetiza e dissolve estruturas continuamente, e
elimina produtos residuais. Tecidos e órgãos substituem suas células em ciclos
contínuos. (...) Desse modo o entendimento da estrutura viva tem sido
inseparável do entendimento dos processos metabólicos e desenvolvimentais.
Ponto de
bifurcação: trata-se de um ponto de instabilidade, do qual novas formas de
ordem podem emergir espontaneamente, resultando em desenvolvimento e em
evolução.
Os três critérios
fundamentais da vida: padrão, estrutura e processo.
A mente não é uma
coisa mas sim um processo - o próprio processo da vida.
Desse modo, a vida
e a cognição se tornam inseparavelmente ligadas. A mente - ou, de maneira mais precisa,
o processo mental - é imanente na matéria em todos os níveis da vida.
Para Bateson, a
linguagem da natureza é uma linguagem das relações.
Uma bactéria não
tem cérebro mas tem mente.
A cognição envolve
percepção, emoção e ação.
A relação entre
mente e cérebro é uma relação entre processo e estrutura.
Pesquisas recentes
indicam que o sistema nervoso, o sistema imunológico e o sistema endócrino,
formam na verdade uma única rede cognitiva.
ESTRUTURAS
DISSIPATIVAS
Todos os organismos
de um ecossistema produzem resíduos, mas o que é resíduo para uma espécie é
alimento para outra, de modo que os resíduos são continuamente reciclados e o
ecossistema como um todo geralmente permanece isento de resíduos.
Perto do
equilíbrio, encontramos fenômenos repetitivos e leis universais. À medida que
nos afastamos do equilíbrio, movemo-nos do universal para o único, em direção à
riqueza e à variedade.
No mundo vivo a ordem e a desordem sempre
são criadas simultaneamente.
Um ponto de
bifurcação é um limiar de estabilidade no qual a estrutura dissipativa pode se
decompor ou então imergir num dentre vários novos estados de ordem.
No ponto de
bifurcação, o comportamento do sistema é inerentemente imprevisível.
Uma vez que todos
os sistemas vivos existem em meios ambientes que flutuam continuamente, e uma
vez que nunca podemos saber que flutuação ocorrerá no ponto de bifurcação
justamente no momento "certo", nunca podemos predizer o futuro
caminho que o sistema irá seguir.
Processos de
auto-organização em condições afastadas-do-equilíbrio correspondem a uma
delicada interação entre acaso e necessidade, entre flutuações e leis
deterministas.
A VIDA EM SUA FORMA
MÍNIMA
O biólogo e filósofo
Gail Fleischaker resumiu as propriedades de uma rede autopoiética em termos de
três critérios: o sistema deve ser autolimitado (a extensão do sistema é
determinada por uma fronteira que é parte integral da rede), autogerador (todos
os componentes, inclusive os da fronteira, são produzidos por processos
internos à rede) e autoperpetuador (os processos de produção continuam ao longo
do tempo, de modo que todos os componentes são continuamente repostos pelos
processos de transformação do sistema).
Organismos são
agregados de células autônomas porem estreitamente acopladas; populações são
redes de organismos autônomos pertencentes a uma única espécie; e ecossistemas
são teias de organismo, tanto de uma só célula como multicelulares,
pertencentes a muitas espécies diferentes.
Entre os
indivíduos, a unidade social das sociedades humanas baseia-se no intercâmbio de
linguagem.
Maturana e Varela:
O sistema social humano amplifica a criatividade individual de seus
componentes, pois esse sistema existe para esses componentes.
Organismos e
sociedades humanas são, portanto tipos muito diferentes de sistemas vivos.
Regimes políticos totalitários têm, com frequência, restringido gravemente a
autonomia de seus membros e, ao fazê-lo despersonalizou-os e desumanizou-os.
Desse mofo, as sociedades fascistas funcionam mais como organismos, e não é uma
coincidência o fato de as ditaduras, muitas vezes, gostarem de usar a metáfora
da sociedade como um organismo vivo.
Nosso pâncreas
repõe a maior parte de suas células a cada vinte e quatro horas, as células que
reveste o nosso estomago são reproduzidas a cada três dias, os glóbulos brancos
do nosso sangue são renovados em dez dias, e 98 por cento das proteínas de
nosso cérebro dão uma rodada completa em menos de um mês.
A ontogenia - o
curso de desenvolvimento de um organismo individual - é a história das mudanças
estruturais do organismo.
O DESDOBRAMENTO DA
VIDA
Jacques Monod:
Apenas o acaso está na fonte de toda inovação, de criação na biosfera.
O registro fóssil
mostra claramente que, ao longo de toda a história da evolução, tem havido
extensos períodos de estabilidade, ou "estase", sem nenhuma variação
genética, pontuados por súbitas e dramáticas transições.
Essa nova figura,
conhecida como "equilíbrios pontuados", indica que as súbitas
transições foram causadas por mecanismos muito diferentes das mutações
aleatórias da teoria neodarwinista.
A evolução não pode
ser limitada à adaptação de organismos ao seu meio ambiente, pois o próprio
meio ambiente é modelado por uma rede de sistemas vivos capazes de adaptação e
de criatividade.
As bactérias não
têm núcleos celulares e são chamadas de procariotes ("células
não-nucleadas"), enquanto que todas as outras células têm núcleos e são
denominadas eucariotes ("células nucleadas").
Margulis e Sagan:
Sob nossas diferenças superficiais, somos todos comunidades ambulantes de
bactérias.
Os 5 reinos de
organismos multicelulares: bactérias (microorganismos sem núcleos celulares),
protistas (microorganismos com células nucleadas), planas, fungos e animais.
Os primeiros
animais evoluíram por volta de 700 milhões de anos atrás, e as primeiras
plantas emergiram cerca de 200 milhões de anos mais tarde.
Ainda encontramos a
água do mar no nosso sangue, no nosso suor e nas nossas lágrimas.
Há cerca de 750.000
espécies conhecidas de insetos.
Por volta de 35.000
anos atrás, a espécie moderna de Homo sapiens substituiu os Neandertais na
Europa e evoluiu numa espécie conhecida como Cro-Magnon.
1994, descoberta da
caverna Chauvet, na região de Ardèche, no sul da França, com pinturas de 30.000
anos. Consiste num labirinto de câmaras subterrâneas repletas com mais de trezentas
pinturas extremamente bem-acabadas.
CRIANDO UM MUNDO
As palavras para
"alma" em sânscrito (altman), em grego (pneuma) e em latim (anima)
significam, todas elas, "alento";
Em todos os
processos cognitivos, a percepção e a ação são inseparáveis (...).
Todos nos sabemos
que podemos ver ou ouvir fenômenos somente no âmbito de uma certa faixa de
freqüências; em geral, no nosso ambiente, não percebemos coisas nem eventos que
não nos dizem respeito, e também sabemos que aquilo que percebemos é, em grande
medida, condicionado pelo nosso arcabouço conceitual e pelo nosso contexto
cultural.
Pesquisas recentes
indicam que há uma coloração emocional para cada ato cognitivo.
O que é criado por
um determinado organismo no processo de viver não é o mundo mas sim um mundo
que é sempre dependente da estrutura do organismo.
Sabemos que gatos
ou pássaros vêem árvores de maneira muito diferente daquela como nós vemos,
pois eles percebem a luz em diferentes faixas de freqüências. Dessa maneira, as
formas e as texturas das "árvores" Que eles criam serão diferentes
das nossas. Quando vemos uma árvore, não estamos inventando a realidade. Mas as
maneiras pelas quais delineamos objetos e identificamos padrões a partir da
multidão de entradas (inputs) sensoriais que recebemos depende da nossa
constituição física.
Ontologia: estudo
da natureza da existência.
As decisões humanas
nunca são completamente racionais, estando sempre coloridas por emoções, e o
pensamento humano está sempre encaixado nas sensações e nos processos corporais
que contribuem para o pleno espectro da cognição.
No organismo humano
o sistema imunológico está sendo cada vez mais reconhecido como uma rede tão
complexa e tão interconexa quanto o sistema nervoso, e cumpre funções
coordenadoras igualmente importantes.
Os imunologistas
têm sido forçados a mudar sua percepção de um sistema imunológico para uma rede
imunológica.
Os peptídeos
constituem a manifestação bioquímica das emoções, desempenham um papel de
importância crucial nas atividades coordenadoras do sistema imunológico e
interligam e integram atividades mentais, emocionais e biológicas.
Candece Pert: Não
posso mais fazer luma distinção nítida entre cérebro e corpo. (...) Células
brancas do sangue são pedacinhos do cérebro flutuando pelo corpo.
Decorre disso que a
cognição é um fenômeno que se expande por todo o organismo, operando por
intermédio de uma intrincada rede química de peptídeos que integra nossas
atividades mentais, emocionais e biológicas.
SABER QUE SABEMOS
Ser humano é existir
na linguagem.
Maturana e Varela:
O mundo que todos vêem não é o mundo, mas um mundo, que nós criamos com os
outros.
Esse mundo humano
inclui fundamentalmente o nosso mundo interior de pensamentos abstratos, de conceitos,
de símbolos, de representações mentais e de autopercepção.
Consciência é essencialmente um fenômeno
social.
Lynn Margulis:
Independência é um termo político, e não científico.
EPÍLOGO
Há muitas
diferenças entre ecossistemas e comunidades humanas. Nos ecossistemas não
existe autopercepção, nem linguagem, nem consciência e nem cultura; portanto,
neles não há justiça nem democracia; mas também não há cobiça nem
desonestidade.
Todas as flutuações
ecológicas ocorrem entre limites de tolerância. Há sempre o perigo de que todo
o sistema entre em colapso quando uma flutuação ultrapassar esses limites e o
sistema não consiga mais compensá-la.
A diversidade só será
uma vantagem estratégica se houver uma comunidade realmente vibrante,
sustentada por uma teia de relações. Se a comunidade estiver fragmentada em
grupos e em indivíduos isolados, a diversidade poderá, facilmente, tornar-se
uma fonte de preconceitos e de atrito.
APÊNDICE: BATESON
REVISITADO
6 critérios de
Bateson de processo mental.
1 - Uma mente é um
agregado de partes ou de componentes em interação.
2 - A interação
entre partes da mente é desencadeada pela diferença.
Para Santiago a cognição resulta de um
padrão de distinções, e distinções são percepções de diferenças.
3 - O processo
mental requer energia colateral.
4 - O processo
mental requer cadeias circulares (ou mais complexas) de determinação.
5 - No processo
mental, os efeitos da diferença devem ser considerados como transforms (isto é, versões codificadas)
de eventos que os precederam.
6 - A descrição e a
classificação desses processos de transformação revela uma hierarquia de tipos
lógicos imanentes nos fenômenos.