EXTRATO DE: TEIA DA VIDA

Autor: Fritjof Capra

Ed. Cultrix - 1996/2006/2019

 

PREFÁCIO - Oscar Motomura

Capra está numa longa jornada em busca da         s grandes verdades da vida.

 

ECOLOGIA PROFUNDA - UM NOVO PARADIGMA

 

Uma visão holística de uma bicicleta significa ver a bicicleta como um todo funcional e compreender as interdependências das partes. Uma visão ecológica da bicicleta inclui isso, mas acrescenta-lhe a percepção de como a bicicleta está encaixada no seu ambiente natural e social - de onde vêm as matérias-primas que entram nela, como foi fabricada, como seu uso afeta o meio ambiente natural e a comunidade etc.

 

A ecologia rasa é antropocêntrica. (...) A ecologia profunda não separa seres humanos do meio ambiente natural.

 

A ASCENSÃO DO PENSAMENTO SISTÊMICO

 

A tensão básica é a tensão entre as partes e o todo. A ênfase nas partes tem sido chamada de mecanicista, reducionista ou atomística; a ênfase no todo, de holística, organísmica ou ecológica.

 

Uma propriedade que se destaca em toda vida é a sua tendência para formar estruturas multiniveladas de sistemas dentro de sistemas. (...) as células combinam-se para formar tecidos, os tecidos para formar órgãos e os órgãos para formar organismos.

 

Em cada novel de complexidade, os fenômenos observados exibem propriedades que não existem no nível inferior. (...) o sabor do açúcar não está presente nos átomos de carbono, de hidrogênio e de oxigênio, que constituem os seus componentes. No começo da década de 20 o filósofo C. D. Broad cunhou o termo "propriedades emergentes" para as propriedades que emergem num certo nível de complexidade, mas não existem em níveis inferiores.

 

Na natureza, não há "acima" ou "abaixo", e não há hierarquias. Há somente redes aninhadas dentro de outras redes.

 

TEORIAS SISTÊMICAS

 

Epistemologia - filosofia que trata da natureza do nosso conhecimento a respeito do mundo, compreensão do processo de conhecimento.

 

Tudo depende de nossos métodos de observação e de medição.

Heisenberg: "O que observamos não é a natureza em si, mas a natureza exposta ao nosso método de questionamento."

 

Se tudo está conectado com tudo o mais, como podemos esperar entender alguma coisa?

 

Louis Pasteur: "A ciência avança por meio de respostas provisórias até uma série de questões cada vez mais sutis, que se aprofundam cada vez mais na essência dos fenômenos naturais."

 

Heráclito: "Tudo flui."

 

(...) estado de equilíbrio dinâmico (...)

 

Pela segunda lei da termodinâmica, há uma tendência nos fenômenos físicos da ordem para a desordem.

 

A entropia pode ser considerada como uma medida da desordem.

 

Sistemas "abertos" são aqueles que precisam se alimentar de um contínuo fluxo de matéria e de energia extraídas do seu meio ambiente para permanecer vivos. (...) São sistemas caracterizados por fluxo e mudança contínuos. (...) Neles a entropia (ou desordem) pode decrescer.

 

A LÓGICA DA MENTE

 

Em um sistema de "laço circular" o efeito inicial é modificado cada vez que viaja ao redor do ciclo. [Exemplo do aprendizado para andar de bicicleta.]

Os laços de realimentação são compostos, com frequência, de ambos os elos causais, positivo e negativo, e seu caráter global é facilmente determinado apenas contando-se o número de elos negativos que há em torno do laço.

 

Norbert Wiener: "É certamente verdade que o sistema social é uma organização semelhante ao indivíduo, que é mantido coeso por meio de um sistema de comunicação, e que tem uma dinâmica na qual processos circulares com natureza de realimentação desempenham um papel importante."

 

Laços de realimentação de auto-reforço, a "profecia que se auto-realiza": "efeito popularidade", a tendência de uma coisa para ganhar apoio simplesmente devido ao número crescente dos que aderem a ela.

 

A cognição - o processo de conhecimento - pode ser definido como processamento de informações, como manipulações de símbolos baseadas num conjunto de regras.

 

O sistema nervoso humano não processa nenhuma informação, mas interage com o meio ambiente modulando continuamente sua estrutura.

 

Todas as formas de cultura estão, cada vez mais, ficando subordinadas à tecnologia, e a inovação tecnológica, em vez de aumentar o bem-estar humano, está-se tornando um sinônimo de progresso.

 

Ideias são padrões integrativos que não derivam das informação, mas sim, da experiências.

 

Nos cérebros reais não existem regras; não há processador lógico central, e as informações não estão armazenadas localmente.

 

MODELOS DE AUTO-ORGANIZAÇÃO

 

O estudo da substância: Do que ele é feito?

O estudo da forma: Qual é o padrão?

 

Do que é feita a realidade?

 

A estrutura envolve quantidades, ao passo que o padrão envolve qualidades.

 

As relações num padrão de rede são relações não-lineares.

 

Uma comunidade que mantém uma rede ativa de comunicação aprenderá com os seus erros, pois as consequências de um erro se espalharão por toda a rede e retornarão para fonte ao longo de laços de realimentação. Desse modo, a comunidade pode corrigir seus erros, regular a si mesma e organizar a si mesma.

 

Foerster introduziu a frase "ordem a partir do ruído" para indicar que um sistema auto-organizador não apenas "importa" ordem vinda de seu meio ambiente mas também recolhe matéria rica em energia, integra-a em sua própria estrutura e, por meio disso, aumenta sua ordem interna.

 

Um catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação química sem ser, ele próprio, alterado no processo.

 

O que ocorre no fenômeno da percepção?

 

Maturana: "Os sistema vivos (...) [estão] organizados num processo circular causal fechado que leva em consideração a mudança evolutiva na maneira como a circularidade é mantida, mas não permite a perda da própria circularidade.

 

Poiese: criação, construção.

Autopoiese (autocriação) : padrão de organização dos sistemas vivos.

 

Para James Lovelock, o planeta Terra como um todo é um sistema vivo, auto-organizador.

 

Para Lynn Margulis, a vida fabrica e modela e muda o meio ambiente ao qual se adapta. Em seguida, esse "meio ambiente" realimenta a vida que está mudando e atuando e crescendo nele. Há interações cíclicas constantes.

 

Teleológico: processos naturais sendo modelados por um propósito.

 

UMA NOVA SÍNTESE

 

Num sistema vivo os componentes mudam continuamente. Há um incessante fluxo de matéria através de um organismo vivo. Cada célula sintetiza e dissolve estruturas continuamente, e elimina produtos residuais. Tecidos e órgãos substituem suas células em ciclos contínuos. (...) Desse modo o entendimento da estrutura viva tem sido inseparável do entendimento dos processos metabólicos e desenvolvimentais.

 

Ponto de bifurcação: trata-se de um ponto de instabilidade, do qual novas formas de ordem podem emergir espontaneamente, resultando em desenvolvimento e em evolução.

 

Os três critérios fundamentais da vida: padrão, estrutura e processo.

 

A mente não é uma coisa mas sim um processo - o próprio processo da vida.

 

Desse modo, a vida e a cognição se tornam inseparavelmente ligadas. A mente - ou, de maneira mais precisa, o processo mental - é imanente na matéria em todos os níveis da vida.

 

Para Bateson, a linguagem da natureza é uma linguagem das relações.

 

Uma bactéria não tem cérebro mas tem mente.

 

A cognição envolve percepção, emoção e ação.

 

A relação entre mente e cérebro é uma relação entre processo e estrutura.

 

Pesquisas recentes indicam que o sistema nervoso, o sistema imunológico e o sistema endócrino, formam na verdade uma única rede cognitiva.

 

ESTRUTURAS DISSIPATIVAS

 

Todos os organismos de um ecossistema produzem resíduos, mas o que é resíduo para uma espécie é alimento para outra, de modo que os resíduos são continuamente reciclados e o ecossistema como um todo geralmente permanece isento de resíduos.

 

Perto do equilíbrio, encontramos fenômenos repetitivos e leis universais. À medida que nos afastamos do equilíbrio, movemo-nos do universal para o único, em direção à riqueza e à variedade.

 

No mundo vivo a ordem e a desordem sempre são criadas simultaneamente.

 

Um ponto de bifurcação é um limiar de estabilidade no qual a estrutura dissipativa pode se decompor ou então imergir num dentre vários novos estados de ordem.

No ponto de bifurcação, o comportamento do sistema é inerentemente imprevisível.

 

Uma vez que todos os sistemas vivos existem em meios ambientes que flutuam continuamente, e uma vez que nunca podemos saber que flutuação ocorrerá no ponto de bifurcação justamente no momento "certo", nunca podemos predizer o futuro caminho que o sistema irá seguir.

 

Processos de auto-organização em condições afastadas-do-equilíbrio correspondem a uma delicada interação entre acaso e necessidade, entre flutuações e leis deterministas.

 

A VIDA EM SUA FORMA MÍNIMA

 

O biólogo e filósofo Gail Fleischaker resumiu as propriedades de uma rede autopoiética em termos de três critérios: o sistema deve ser autolimitado (a extensão do sistema é determinada por uma fronteira que é parte integral da rede), autogerador (todos os componentes, inclusive os da fronteira, são produzidos por processos internos à rede) e autoperpetuador (os processos de produção continuam ao longo do tempo, de modo que todos os componentes são continuamente repostos pelos processos de transformação do sistema).

 

Organismos são agregados de células autônomas porem estreitamente acopladas; populações são redes de organismos autônomos pertencentes a uma única espécie; e ecossistemas são teias de organismo, tanto de uma só célula como multicelulares, pertencentes a muitas espécies diferentes.

 

Entre os indivíduos, a unidade social das sociedades humanas baseia-se no intercâmbio de linguagem.

 

Maturana e Varela: O sistema social humano amplifica a criatividade individual de seus componentes, pois esse sistema existe para esses componentes.

 

Organismos e sociedades humanas são, portanto tipos muito diferentes de sistemas vivos. Regimes políticos totalitários têm, com frequência, restringido gravemente a autonomia de seus membros e, ao fazê-lo despersonalizou-os e desumanizou-os. Desse mofo, as sociedades fascistas funcionam mais como organismos, e não é uma coincidência o fato de as ditaduras, muitas vezes, gostarem de usar a metáfora da sociedade como um organismo vivo.

 

Nosso pâncreas repõe a maior parte de suas células a cada vinte e quatro horas, as células que reveste o nosso estomago são reproduzidas a cada três dias, os glóbulos brancos do nosso sangue são renovados em dez dias, e 98 por cento das proteínas de nosso cérebro dão uma rodada completa em menos de um mês.

 

A ontogenia - o curso de desenvolvimento de um organismo individual - é a história das mudanças estruturais do organismo.

 

O DESDOBRAMENTO DA VIDA

 

Jacques Monod: Apenas o acaso está na fonte de toda inovação, de criação na biosfera.

 

O registro fóssil mostra claramente que, ao longo de toda a história da evolução, tem havido extensos períodos de estabilidade, ou "estase", sem nenhuma variação genética, pontuados por súbitas e dramáticas transições.

 

Essa nova figura, conhecida como "equilíbrios pontuados", indica que as súbitas transições foram causadas por mecanismos muito diferentes das mutações aleatórias da teoria neodarwinista.

 

A evolução não pode ser limitada à adaptação de organismos ao seu meio ambiente, pois o próprio meio ambiente é modelado por uma rede de sistemas vivos capazes de adaptação e de criatividade.

 

As bactérias não têm núcleos celulares e são chamadas de procariotes ("células não-nucleadas"), enquanto que todas as outras células têm núcleos e são denominadas eucariotes ("células nucleadas").

 

Margulis e Sagan: Sob nossas diferenças superficiais, somos todos comunidades ambulantes de bactérias.

 

Os 5 reinos de organismos multicelulares: bactérias (microorganismos sem núcleos celulares), protistas (microorganismos com células nucleadas), planas, fungos e animais.

 

Os primeiros animais evoluíram por volta de 700 milhões de anos atrás, e as primeiras plantas emergiram cerca de 200 milhões de anos mais tarde.

 

Ainda encontramos a água do mar no nosso sangue, no nosso suor e nas nossas lágrimas.

 

Há cerca de 750.000 espécies conhecidas de insetos.

 

Por volta de 35.000 anos atrás, a espécie moderna de Homo sapiens substituiu os Neandertais na Europa e evoluiu numa espécie conhecida como Cro-Magnon.

 

1994, descoberta da caverna Chauvet, na região de Ardèche, no sul da França, com pinturas de 30.000 anos. Consiste num labirinto de câmaras subterrâneas repletas com mais de trezentas pinturas extremamente bem-acabadas.

 

CRIANDO UM MUNDO

 

As palavras para "alma" em sânscrito (altman), em grego (pneuma) e em latim (anima) significam, todas elas, "alento";

 

Em todos os processos cognitivos, a percepção e a ação são inseparáveis (...).

 

Todos nos sabemos que podemos ver ou ouvir fenômenos somente no âmbito de uma certa faixa de freqüências; em geral, no nosso ambiente, não percebemos coisas nem eventos que não nos dizem respeito, e também sabemos que aquilo que percebemos é, em grande medida, condicionado pelo nosso arcabouço conceitual e pelo nosso contexto cultural.

 

Pesquisas recentes indicam que há uma coloração emocional para cada ato cognitivo.

 

 

 

O que é criado por um determinado organismo no processo de viver não é o mundo mas sim um mundo que é sempre dependente da estrutura do organismo.

 

Sabemos que gatos ou pássaros vêem árvores de maneira muito diferente daquela como nós vemos, pois eles percebem a luz em diferentes faixas de freqüências. Dessa maneira, as formas e as texturas das "árvores" Que eles criam serão diferentes das nossas. Quando vemos uma árvore, não estamos inventando a realidade. Mas as maneiras pelas quais delineamos objetos e identificamos padrões a partir da multidão de entradas (inputs) sensoriais que recebemos depende da nossa constituição física.

 

Ontologia: estudo da natureza da existência.

 

As decisões humanas nunca são completamente racionais, estando sempre coloridas por emoções, e o pensamento humano está sempre encaixado nas sensações e nos processos corporais que contribuem para o pleno espectro da cognição.

 

No organismo humano o sistema imunológico está sendo cada vez mais reconhecido como uma rede tão complexa e tão interconexa quanto o sistema nervoso, e cumpre funções coordenadoras igualmente importantes.

 

Os imunologistas têm sido forçados a mudar sua percepção de um sistema imunológico para uma rede imunológica.

 

Os peptídeos constituem a manifestação bioquímica das emoções, desempenham um papel de importância crucial nas atividades coordenadoras do sistema imunológico e interligam e integram atividades mentais, emocionais e biológicas.

 

Candece Pert: Não posso mais fazer luma distinção nítida entre cérebro e corpo. (...) Células brancas do sangue são pedacinhos do cérebro flutuando pelo corpo.

 

Decorre disso que a cognição é um fenômeno que se expande por todo o organismo, operando por intermédio de uma intrincada rede química de peptídeos que integra nossas atividades mentais, emocionais e biológicas.

 

SABER QUE SABEMOS

 

Ser humano é existir na linguagem.

 

Maturana e Varela: O mundo que todos vêem não é o mundo, mas um mundo, que nós criamos com os outros.

 

Esse mundo humano inclui fundamentalmente o nosso mundo interior de pensamentos abstratos, de conceitos, de símbolos, de representações mentais e de autopercepção.

 

Consciência é essencialmente um fenômeno social.

 

Lynn Margulis: Independência é um termo político, e não científico.

 

 

EPÍLOGO

Há muitas diferenças entre ecossistemas e comunidades humanas. Nos ecossistemas não existe autopercepção, nem linguagem, nem consciência e nem cultura; portanto, neles não há justiça nem democracia; mas também não há cobiça nem desonestidade.

 

Todas as flutuações ecológicas ocorrem entre limites de tolerância. Há sempre o perigo de que todo o sistema entre em colapso quando uma flutuação ultrapassar esses limites e o sistema não consiga mais compensá-la.

 

A diversidade só será uma vantagem estratégica se houver uma comunidade realmente vibrante, sustentada por uma teia de relações. Se a comunidade estiver fragmentada em grupos e em indivíduos isolados, a diversidade poderá, facilmente, tornar-se uma fonte de preconceitos e de atrito.

 

 

APÊNDICE: BATESON REVISITADO

 

6 critérios de Bateson de processo mental.

 

1 - Uma mente é um agregado de partes ou de componentes em interação.

 

2 - A interação entre partes da mente é desencadeada pela diferença.

 

Para Santiago a cognição resulta de um padrão de distinções, e distinções são percepções de diferenças.

 

3 - O processo mental requer energia colateral.

 

4 - O processo mental requer cadeias circulares (ou mais complexas) de determinação.

 

5 - No processo mental, os efeitos da diferença devem ser considerados como transforms (isto é, versões codificadas) de eventos que os precederam.

 

6 - A descrição e a classificação desses processos de transformação revela uma hierarquia de tipos lógicos imanentes nos fenômenos.