EXTRATO DE: O SUCESSO NÃO OCORRE POR ACASO
AUTOR: LAIR RIBEIRO
EDITORA: OBJETIVO -
1992
CAPÍTULO 1 - A
DIFERENÇA QUE FAZ A DIFERENÇA
Você pode ter
somente o tempo como mestre e sofrer as consequências advindas da demora, ou
acelerar o processo utilizando a experiência alheia.
CAPÍTULO 2 - O
MUNDO DAS ILUSÕES - O QUE É REALMENTE REAL?
"Se você pensa
que pode, ou se pensa que não pode, de qualquer jeito
você está certo". (Henry Ford).
CAPÍTULO 3 -
GOSTANDO MAIS DE VOCÊ
Visualização é um
recurso fundamental para a instalação de experiências no sistema nervoso.
Quando uma visualização é bem feita, o cérebro não se importa em saber se aquilo
realmente aconteceu no mundo físico ou apenas na imaginação. De uma forma ou de
outra, a visualização fica implantada no cérebro e pode tornar-se realidade.
(....)
concluiu-se que desde que nasce até completar 8 anos, uma criança recebe
aproximadamente 100 mil nãos!!! (....) concluíram
também que para cada elogio, a criança recebia 9 repreensões.
(....)
quantas tampas ainda conservo na minha vida das quais não tenho nem
consciência?
CAPÍTULO 4 - A
CIÊNCIA DO SUCESSO
O conhecimento
dobra no mundo a cada 4 anos. A partir do ano 2000,
vai dobrar a
cada 20 meses. As informações se multiplicam num ritmo tão intenso que é cada
vez mas impossível a qualquer pessoa, inclusive ao
leitor mais voraz, ficar atualizado com tudo o que se publica. É preciso usar outra
parte da mente, a parte intuitiva, o hemisfério direito do cérebro, que nos
abre para os poderes do inconsciente. O segredo está no inconsciente. A sua
auto-estima está no nível inconsciente.
CAPÍTULO 5 - É
PRECISO CRER PARA VER
O caso não é mudar
o Brasil, nem a sociedade. Você é quem tem que mudar. Se você mudar, o mundo
muda com você. (....) "O comportamento muda o
sentimento, o sentimento muda o pensamento".
CAPÍTULO 6 - OS
HEMISFÉRIOS CEREBRAIS
Quanto melhor você
aceita suas falhas, mais aprende com elas para fazer certo da próxima vez. (....) Não interessa o quanto bom você é; sempre poderá ser
melhor.
CAPÍTULO 7 -
MELHORE SUA AUTO--ESTIMA
As suas convicções
influenciarão na sua percepção e sua percepção também dependerá da sua
intenção.
O único lugar no
mundo onde não existe estresse é no cemitério. (....)
Tudo o que é importante na vida você não faz certo da primeira vez. (....) Erros são grandes momentos na nossa existência.
(....)
Se você vive em terreno de peru, é muito difícil você aprender a voar feito
águia. Se você convive em ambientes de pessoas negativas, é difícil desenvolver
uma auto-estima sadia. (....) Sempre se disse que
devemos desenvolver os pontos fracos na nossa vida. Isto não está correto. Na
verdade, devemos nos concentrar em nossas qualidades.
CAPÍTULO 8 - VOCÊ
PODE MUDAR SUA VIDA
CAPÍTULO 9 -
COMUNIQUE-SE POSITIVAMENTE CONSIGO MESMO
Para onde sua
atenção estiver concentrada fluirá sua energia.
O engano na
comunicação faz perder dinheiro no trabalho. (....) O
engano consigo mesmo custa seu sucesso, felicidade e prosperidade.
O assunto de uma
frase negativa não é o não. Então, ele omite os "nãos". Por exemplo,
não pense na cor vermelha!!! Não pense numa maçã!!! Como você já percebeu já é muito tarde. Mesmo
sublinhando o "não pense", você certamente pensou no vermelho e na
maçã. Talvez, até mesmo, numa maça vermelha! O mesmo acontece quando você diz
"Eu não quero falhar": O subconsciente registrará "falhar"
e você , sem perceber, está fazendo tudo para falhar.
CAPÍTULO 10 - UMA
MOEDA NO FUNDO DO MAR
Você é na vida
aquilo que se recusa a ser. Se você reclama "Não quero ser igual `minha mãe!" você se torna igualzinho a ela e
todos percebem isso, menos você.
Pequenos detalhes
fazem grande diferença nos resultados. Lembre-se: você só tem uma oportunidade
para causar uma primeira boa impressão no contato com alguém. O julgamento que
se faz de uma pessoa depende dos primeiros três a quatro minutos. A imagem de
uma pessoa, feita nestes 3 minutos, dura 20 anos; é muito difícil apagá-la ou
mudá-la. Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira boa
impressão.
CAPÍTULO 11 -
COMUNICANDO-SE PLENAMENTE
EU NÃO DISSE QUE
ELE ROUBOU O DINHEIRO!
Leia a mesma frase
dando ênfase à primeira palavra:
EU NÃO DISSE QUE
ELE ROUBOU O DINHEIRO!
Agora leia outras
vezes com ênfase em outras partes da frase:
EU NÃO DISSE QUE
ELE ROUBOU O DINHEIRO!
EU NÃO DISSE QUE
ELE ROUBOU O DINHEIRO!
EU NÃO DISSE QUE
ELE ROUBOU O DINHEIRO!
EU NÃO DISSE QUE
ELE ROUBOU O DINHEIRO!
EU NÃO DISSE QUE
ELE ROUBOU O DINHEIRO!
Você já percebeu
que quando está conversando os seus olhos se movem? Isto faz parte da
neurofisiologia. Dependendo da posição para a qual o olho está se movendo,
diferentes partes do cérebro estão sendo ativadas. Quando você está olhando
para cima, você está fazendo imagens. Se for para cima e para a direita, está
construindo imagens novas; se for para cima e para a esquerda, o cérebro está
recordando imagens. Se durante uma entrevista você pergunta ao candidato se ele
tem experiência na função e, ao responder, ele olha para cima e para a direita,
estará mentindo, antes mesmo de falar. (....) Quando
olha para baixo e para a direita, está abrindo o canal cinestésico,
das emoções e sentimentos (tendo propriocepção, ou
seja, a sensação do próprio corpo). A propriocepção é
o que lhe faz saber se um dedo de sua mão está aberto ou fechado, mesmo sem
olhá-lo. (....) a linha telefônica especial para o
atendimento de pessoas deprimidas que decidem se suicidar. Elas telefonam e a
pessoa que atende tenta convencê-las a desistir. Geralmente, esta pessoa
pergunta: para onde você está olhando? A resposta sempre é: para baixo.
Orientando-as a olhar para cima neste momento, quebra-se o impulso do suicídio.
É claro que não fica somente nisto, mas um passo decisivo já foi dado, só com
os olhos.
cinestésico
sensações exteriores como pressão, temperatura, textura, além dos
sentimentos (alegria, tristeza etc.)
Durante uma
apresentação, o bom comunicador usa todos os recursos de comunicação: usa
slides para agradar aos visuais, fala alto com tonalidades diferentes para
atingir aos auditivos e se movimenta na sala para satisfazer os cinestésicos. Por outro lado, ao movimentar-se,
diferentes áreas do seu próprio cérebro são estimuladas, acompanhando os
movimentos e irrigando com mais agilidade as suas idéias.
CAPÍTULO 12 - QUEM
REALIZA SEUS SONHOS É VOCÊ MESMO
Ter objetivos
determinados na vida é fundamental para se alcançar o sucesso. É tão difícil
atingir um destino que você não tem, quanto voltar de um lugar que você nunca foi. (....) Você sabe a
diferença entre um sonho e uma meta? Se você pegar um sonho e determinar uma
data para ele se concretizar, ele torna-se uma meta.
CAPÍTULO 13 - PENSE
GRANDE
A primeira
recomendação a enfatizar é: escreva tudo o que for importante. (....) No entanto se eu perguntar a um grupo de pessoas o que
cada um vai fazer daqui a um, dois, cinco ou dez anos, a maioria dirá: não tive
tempo para pensar. (....) A meta deve ser pessoal e o
indivíduo tem que estar comprometido com ela. (....) A
meta deve ser grande. Grande mesmo. Se você contá-la a um amigo e ele não
acreditar, então, está de bom tamanho. (....) A meta tem que ser específica. O que você quer?
"Eu quero 50 mil dólares no banco". Agora sim, o cérebro entende...
Planeje com atenção
e seriedade. Se você falha em planejar, está planejando falhar.
Os que são pais já
viveram esta experiência: "eu já disse mil vezes: não perturbe a sua
irmãzinha" e o menino continua perturbando. Também, pudera. 90% da frase
': "perturbe sua irmãzinha". (....) Ao invés
de dizer "não faça isto", diga "faça aquilo".
CAPÍTULO 14 -
SALTANDO PARA FORA DO AQUÁRIO
Paradigma é a forma
como você percebe o mundo.(Do dicionário: modelo, ou
seja, o modelo que você usa para servir de referencial para entender algo novo)
Imagine um copo com
água pela metade. Se eu perguntar a várias pessoas o que estão vendo, alguns
dirão que é um copo metade cheio, outros um copo metade vazio.
Em 1979, os suíços
detinham 90% do faturamento do mercado de relógios do mundo. Um dia, um técnico
de uma das maiores empresas fabricantes de relógio na Suíça apresentou ao seu
chefe um novo modelo que ele tinha inventado: o relógio eletrônico a quartz. O chefe olhou para o protótipo e disse: "Isto
não é relógio; não tem corda, nem molas, nem rubis". Os japoneses e
norte-americanos tomaram conta do mercado, lançando o relógio eletrônico. Os
90% que os suíços detinham ficaram reduzidos a 15%. Em apenas 3 anos, 50 mil funcionários perderam o emprego na indústria
relojoeira suíça. Veja que paradoxo: quem descobriu o relógio a quartz era suíço.
(....)
quando o paradigma muda, o conhecimento anterior vai a zero: toda aquela
tecnologia aprendida durante anos não
serve mais para nada.
Se o único
instrumento que você tem é um martelo, todo problema que aparece você pensa que
é prego. (Mark Twain)
Problemas
importantes não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que foram
criados. (Einstein)
Toda vez que você
muda um paradigma, paga um
preço. "O verdadeiro ato da descoberta não consistem em
encontrar novas terras, mas sim em vê-las com novos olhos", disse o
escritor francês Marcel Proust.
CAPÍTULO 15 - TODO
PROBLEMA TEM SOLUÇÃO
CAPÍTULO 16 - PARA
QUEM VOCÊ TRABALHA
CAPÍTULO 17 - O
AZAR PODE SER SORTE
Sorte não existe.
Sorte é quanto preparação encontra oportunidade.
Era uma vez um
menino pobre
que morava na China e estava sentado na calçada do lado de fora da sua casa ...
Sabedoria é manifestada
por acuidade de percepção e flexibilidade de ação.
CAPÍTULO 18 - FAÇA
O QUE PRECISA SER FEITO
Eficiência é fazer
bem feito. Eficácia é fazer o que precisa ser feito.
CAPÍTULO 19 -
AMANHÃ DE MANHÃ
Se você continuar
fazendo o que sempre fez, vai continuar conseguindo o que sempre conseguiu. Se
você quer coisas diferentes, tem que fazer alguma coisa diferente. Isto não
significa fazer coisas absurdas, mas pequenas coisas repetidas diariamente.