EXTRATO DE: RAÍZES DA TRANSFORMAÇÃO
TÍTULO DO ORIGINAL:
O MESMO
AUTOR: KEN
O'DONNELL
EDITADO EM: 1995 POR:
CASA DA QUALIDADE
GLOSSÁRIO
LEADING EDGE -
vantagem competitiva
SHARED VALUE -
valor compartilhado
MIND SET -
conjuntura mental
Empowerment - potencialização
- em administração significa prover o gerente com os recursos necessários para
que ele se torna um intrapreneur.
SELF-EMPOWERMENT - autopotencialização
QA - qualidades
adquiridas
QI - qualidades
inatas
A MUDANÇA DE
VALORES
A história está
repleta de perdedores que, simplesmente, não enxergam a necessidade de
acompanhar mudança, e de ganhadores que tiveram a coragem de ir em frente.
A tendência de
recorrer ao status quo acontece:
• Quando há incerteza sobre o impacto e a
implicação da mudança
• Quando há o medo de tornar-se redundante
• Quando as pessoas se sentem incapazes de
desempenhar o novo papel
• Quando as pessoas sentem uma possível
perda de respeito ou prestígio
• Quando não há vontade de aprender novas
habilidades
• Se o poder ou posição na organização são
ameaçados
• Se o controle sobre os recursos da
organização for reduzido
• Se o novo modelo for muito diferente do
modelo aceito e venerado
Mudar, realmente,
não significa simplesmente melhorar o que já existe, mas transformar a forma de
pensar, desenvolver uma nova visão, e fazer um plano de ação detalhado de implementação. Desta maneira, abrimos espaço para um futuro
melhor.
VISÃO HOLÍSTICA DE
PROCESSOS
Holismo é uma visão sistêmica de processos, podendo
ser resumida na seguinte frase: Cada coisa afeta todas as outras coisas de
alguma maneira.
Holos é um radical grego que significa inteiro, o
todo.
Se o modelo
holístico é válido, podemos ver no pequeno, o que vemos no grande. O processo
de um indivíduo, de uma organização ou de uma civilização é semelhante.
Num acidente na
estrada morre um rapaz. Qual dos personagens tem a visão correta da situação?
POLICIAL: Motorista
idiota morto
MÉDICO: Um corpo
MÃE: O filho
querido
GUINCHO: Uma
oportunidade para ganhar dinheiro
[Na minha teoria,
isto demonstra muito bem como, de acordo com sua posição no sistema, a sua
percepção muda em relação a um dado fato.]
Embora cada um
tenha sua verdade relativa, existe uma quinta perspectiva a de um
observador imparcial. Ele vê não apenas a relação específica de cada um na
situação, mas as inter-relações. A capacidade de enxergar as inter-relações é o
que pode ser chamado de perspectiva sistêmica.
O desafio, no
dia-a-dia do trabalho, é desenvolver este ponto de vista desapegado e, ao mesmo
tempo, ser um participante efetivo dos processos. Numa reunião, por exemplo, na
hora de participar, alguém utiliza toda a experiência e know-how para
transmitir sua idéia. No momento da discussão, procura uma postura de
observação das inter-relações que correm por trás e por baixo de tudo. Assim,
pode compreender o todo da situação, e não entrar na dialética emocional de
argumento e contra-argumento. Isso também lhe permite ver o verdadeiro valor de
indivíduos e idéias, e não apenas a projeção das próprias ambições e emoções.
QUALIDADE GLOBAL
Se as portas da
percepção fossem limpas, tudo pareceria ao homem como é,
infinito. Pois o homem se fechou ao ponto de ver todas as coisas através das
frestas estreitas da sua caverna. (William Blake - 1757-1828)
As técnicas de
Qualidade Total, quando aplicadas à produção de maiores e melhores bombas ou
pesticidas, por exemplo, fazem com que ambas as palavras, qualidade e total,
percam seu significado maior. Do ponto de vista do fabricante, a bomba e o
pesticida podem ser os "melhores da praça". (....)
De modo simplificado, "Just in time" significa trabalhar com estoque
quase zero, com entregas freqüentes e, em muitos casos, implica em transferir
os estoques para a rua. (....) Atender às necessidades
de um cliente significa escutar e responder da melhor forma possível. [clientes
externos e internos] (....) Um dos principais valores
que surge da visão holística é a coerência. Se uma organização espera que seus
empregados tenham um sorriso para o cliente, ela tem que dar o primeiro sorriso
para seus empregados.
Há três níveis em
que a tentativa de gerar produtividade pode acontecer, conforme a seguinte
tabela:
NÍVEL 1 Salário, promoção, incentivos,
benefícios, segurança, higiene Superficial,
aparente, desenvolvimento físico
NÍVEL 2 Participação, parceria, potencialização, capacitação Suporte do superficial, desenvolvimento mental
NÍVEL 3 Vida da pessoa, autoestima,
virtudes Base da base, desenvolvimento de
valores
O terceiro nível é
a vida do indivíduo que é a base da estrutura. Se ele
não se sente bem consigo mesmo, ou tem uma visão exagerada da sua capacidade,
todo o investimento aplicado em cima dele pode ser em vão. (....)
Se lhe falta auto-estima, e não acredita na sua própria capacidade de crescer,
se sofre de egocentrismo, não será capaz de apreciar verdadeiramente o que a
empresa pode fazer para ele.
A não-qualidade se
fundamenta nos seguintes seis aspectos, todos eles problemas que têm suas
raízes na vida da pessoa:
• Stress
• Medo
• Conflitos
• Falhas de Comunicação
• Egocentrismo
• Falta de Visão
AUTOGESTÃO - DE
DENTRO PARA FORA
O ser humano é como
o coco. A casca dura e pouco atraente é a camada
superficial dos valores adquiridos ao longo das nossas vidas. A carne branca e
oculta é a parte dos nossos valores inatos.
Entender o que está
acontecendo envolve seis aspectos básicos:
1. Uma análise dos fatos Quais são
as influências que operam no momento presente? Qual é o histórico que traz tudo
para o aqui e agora?
2. Os insights que isto dá Gerar
uma apreciação intuitiva e sistêmica da realidade. Qual é a verdadeira razão do
ser, ou o propósito da existência do indivíduo ou da organização? Em que
devemos focalizar a nossa atenção?
3. Um entendimento dos valores-chave de que
a melhora dependerá Quais valores humanos trarão as melhorias
desejadas mais rapidamente?
4. A visão do futuro Para onde
vamos? O que pretendemos ser num futuro melhor?
5. As barreiras ou obstáculos O que
pode impedir a realização de um futuro melhor?
6. As metas e planos de melhoria
Levando em consideração todos os aspectos anteriores, quais são as duas ou três
metas diretrizes que pautarão o futuro? Quais são os planos, passo a passo, que
conduzirão às melhorias?
Posso entender
perfeitamente que fumar cigarros é prejudicial à saúde. Afinal, não falta
informação na televisão ou nas revistas sobre o quanto a vida é prejudicada se
continuamos fumando. Mesmo assim, se não há poder suficiente para dizer não ao
cigarro, a predisposição é continuar fumando.
Quando se trata de implementar uma mudança, é necessário cuidar de três
vertentes:
• Ser extremamente claro na explicação dos
passos envolvidos nas mudanças propostas, e verificar seu impacto na cultura ou
mentalidade gerencial.
• Criar uma base de poder que sustente as
mudanças. Através da coerência, do exemplo e do trabalho nos bastidores, é
possível não apenas reduzir os focos de resistência, mas inspirar a
credibilidade nas mudanças.
• Procurar introduzir as mudanças com o
maior prazo de tempo possível. Nada de precipitação.[Não
concordo. Isto é dar força às resistências.]
As pessoas de modo
geral, só querem duas coisas:
• Serem ouvidas e tratadas como gente, e
não como tolos
• Serem compreendidas em relação aos seus
anseios
Qualquer objeto ou
indivíduo tem um valor aparente ou adquirido, mas também possui um valor
intrínseco ou intato.
Para entender
qualquer situação, precisamos enxergar todos os fatores nela envolvidos.
MEIO-AMBIENTE
SOCIEDADE
RELACIONAMENTOS
CORPO
MENTE
SER
Imaginemos em nossa
organização, uma pesquisa com as seguintes três perguntas:
• Para onde você acha que a nossa
organização está indo?
• Onde você acha que ela se encontra no
momento presente?
• De onde ela vem?
NÍVEL NECESSIDADE CARACTERÍSTICAS
O QUE A ORGANIZAÇÃO PODE FAZER
1 Fisiológica: comida, água, sono, abrigo Se a pessoa trabalha com fome ou com
sono, não se preocupará com sua contribuição ao trabalho enquanto não comer ou
dormir. Pagar um salário compatível e
decente; cuidar de não sobrecarregar o empregado.
1 & 2 Segurança:
Física e emocional O compromisso diminui
em proporção ao risco de se machucar física ou emocionalmente. Criar condições mais seguras e higiênicas de
trabalho; fazer um trabalho aplicado de eliminar focos de conflitos.
2 Amor: Aceitação e proximidade no grupo
com que há interação O sentimento
de pertencer é fundamental na criação do compromisso.
Fazer um trabalho de criar equipes só
de pessoas compatíveis umas com as outras [???]
2 & 3 Estima:
As pessoas querem ser vistas como
competentes e capazes. Desenvolver
programas de Qualidade de Vida que visam ao reconhecimento do valor de cada um.
3 Autopotencialização:
autodesenvolvimento O
nível mais elevado e sutil de carência. É preenchida quando a pessoa já se
tornou o que pode se tornar. É o berço do idealismo. Manter uma atmosfera positiva que favoreça o crescimento
individual.
Como Platão dizia,
crescimento constante é um processo de constantes redefinições. É absurdo só
questionarmos os processos, e não o pensamento que levou à criação dos mesmos.
Para sobreviver e
prosperar num mundo de mudanças constantes é preciso reinventarmo-nos
como indivíduo ou organização continuamente.
Num estudo recente,
nos EUA, o Dr. Gerald Cushing identificou o grau de
contentamento de 1200 profissionais. Ele estabeleceu que 80% gostavam do seu
trabalho mas estavam insatisfeitos com sua vida
particular; 15% estavam totalmente insatisfeitos tanto com seu trabalho como
com sua vida particular e apenas 4% estavam feliz com ambos. (....) Se eu vivi toda minha vida fazendo um trabalho
específico ou sendo de um jeito próprio, certamente minha auto-imagem está
baseada apenas numa série de tarefas e funções. Quando estas se mudam ou se
sacodem, de repente, estou diante de uma crise de identidade. (....) Agora o dilema o que eu tinha antes não
existe mais e ainda não agarrei o novo futuro.
Através da reflexão
profunda criamos acesso às qualidades inatas e elas se tornam disponíveis para
resistir às pressões.
DEZ VALORES
ESSENCIAIS
A autenticidade
cria um clima de grande conforto para os outros, porque não apenas deixa de
ameaçá-los mas inspira o compartilhamento de tantos
outros valores.
O tempo pode ser
dividido em quatro tipos:
• Que o corpo exige alimentação,
banho, sono etc.
• Que o sistema exige cidadania,
transporte, compras etc.
• Que o trabalho exige clientes,
chefes, etc.
• Que a pessoa determina
iniciativas, hobbies, esportes etc.
A disciplina
canaliza a criatividade numa direção positiva. É a diferença entre esperar que
algo aconteça e tomar a responsabilidade para fazer com que aconteça.
Se
temos uma meta de ser um
agente de transformação, precisamos de um treinamento diário, que consiste dos
seguintes aspectos:
• Refletir sobre minhas QI's, e no seu alinhamento com as QA's.
• Refletir sobre a equação da minha vida,
para fortalecer o auto-respeito.
• Tomar as medidas necessárias para
regulamentar os meus horários. (O que manda a autodisciplina para o espaço é a
irregularidade das horas de sono)
• Parar de vez em quando, durante o dia,
para analisar onde é que estou em relação às minhas metas internas.
DICAS PARA
SELF-EMPOWERMENT
Não devemos perder
tempo em soluções equivocadas para problemas erradamente identificados.
Não se deve
procurar ensinar novas habilidades em detrimento das que já existem.
Às vezes as
respostas vêm de fontes completamente inesperadas.
Se você não melhora
o que está ao seu alcance nunca vai melhorar o que não está!
Quem participa
efetivamente de um processo tem menos disposição de criticá-lo negativamente,
pela simples razão que estaria se difamando.
Devemos procurar
sempre formar nossa opinião sobre os outros através da nossa percepção direta,
e não da dos outros, que pode ser colorida de ciúmes, ódio, vingança, malícia
ou mentiras.
Se você sempre faz
como sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve.
Imaginemos uma
formiga que cai num prato cheio de comida. Naturalmente não sabe onde está. De
repente, se confronta com uma ervilha no seu caminho. Para ela é um obstáculo
enorme e intransponível. Mas, se pudesse ver o prato de longe, não seria um
problema. As soluções estaria à vista.
Mudança não é algo
que acontece a nós, mas por causa de nós.
O carro do lado
começa a adiantar-se um pouco no semáforo, o que lhe dá a impressão de que o
seu carro está andando para trás. Nestas pequenas experiências de relatividade,
descobrimos os limites da nossa percepção. Nossos sentidos nos informam de uma
Terra plana, apesar de sabermos que é uma esfera girando em torno do seu eixo,
numa velocidade inimaginável.
Ou fazemos parte do
problema ou da solução.