EXTRATO DE: PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO

                            COLEÇÃO PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA

TÍTULO DO ORIGINAL: PERCEPTION

AUTOR: R. H. DAY

EDITADO EM:    1979                   POR: JOSÉ OLYMPIO

 

INTRODUÇÃO

A percepção é o conjunto de processos pelos quais o indivíduo mantém contato com o ambiente.

[O aprendizado depende de: nível de qualidade (interesse e condições fisiológicas) do transmissor e do receptor, referências, reforço e repouso.]

Para sobreviver o indivíduo precisa ajustar-se continuamente à variedade de energias, em constante mudança, que o cercam.

Há investigadores favoráveis ao ponto de vista de que o conhecimento dos processos fisiológicos e bioquímicos, induzidos no sistema nervoso pela estimulação, contribui para  desvendar a natureza da percepção.

Stratton (1896) interessou-se pelo papel da experiência na percepção do espaço, desenvolveu um dispositivo ótico que permitia girar em 180 graus a imagem retiniana. Em vez de ficar de cabeça para baixo, a imagem ficava de cabeça para cima. Após um período de 3 dias, embora o mundo continuasse a ser percebido de cabeça para baixo, Stratton aprendeu a mover-se em redor com facilidade e eficiência, não se perturbando muito com a discrepância entre as informações dos membros e as dos olhos. Ele aprendeu a associar os movimentos corretos dos membros e do corpo ao seu mundo visual invertido. [Isto mostra que a percepção não mudou, o que houve foi uma "adaptação" ao ambiente.]

A aparência das coisas é determinada mais pela relação entre seus elementos do que pelos elementos simples que, juntos, compõem o estímulo total.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


[Percepção = gaveta na mente =             Coca-Cola com sanduíche e

                                                           Guaraná no almoço]

 

 

Recepção, transformação e codificação de energia constituem o primeiro estágio do processo perceptivo.

As células ciliadas do ouvido interno são sensibilizadas pela atividade vibratória na endolinfa da cóclea do ouvido, e os receptores da pele são sensíveis a distorções mecânicas da pele, induzidas por pressões.

O espectro eletromagnético varia em extensão de ondas de 10-14 a 108  metros, mas os receptores sensíveis à luz, nos olhos, são sensíveis somente a uma faixa muito estreita, que ocupa cerca d 1/70 do total do espectro de energia.

Características do estímulo:

1.   amplitude do estímulo

2.   intensidade do estímulo

3.   relação tempo/espaço do estímulo

 

CAPÍTULO 3 - ORIGENS DA PERCEPÇÃO

(....) pelo menos em alguns aspectos, o comportamento perceptivo não depende de aprendizagem.

 

CAPÍTULO 6 - PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM

Há, na verdade, um conjunto substancial de dados mostrando que grande parte do comportamento mediado pela percepção é função das experiências passadas do indivíduo. O esquimó pode descriminar entre muitas variedades de neve, ao passo que o indivíduo criado em climas quentes, sem neve, não é capaz de fazer discriminações tão numerosas e refinadas.

Um estímulo começa por ser indistinguível de todo um conjunto de itens e termina sendo distinguível dos demais. Um aspecto do papel da aprendizagem na percepção é, pois, o dos efeitos da prática sobre a habilidade para discriminar entre estímulos semelhantes. [Isto tem a ver com a minha Teoria da Simplificação. O que eu penso, é que não é a prática que provoca a diferenciação mas sim a necessidade de diferenciação.]

Quanto maior é a idade do indivíduo, mais  "real" é o ambiente que o mesmo percebe. [???]

(....) é de se esperar que a magnitude dos fenômenos ilusórios diminua com a idade.

Certas evidências sugerem que o conhecimento sobre os objetos pode afetar a percepção.

 

 

 

 

 

 

 


As reproduções deste objeto variaram de acordo com o que se disse ao sujeito que aquilo representava: um haltere ou um par de óculos.

Uma outra experiência, propôs uma forma [aparentemente] sem sentido, uma forma que não se assemelha a qualquer objeto comum. Reproduzida por 3 pessoas, resultou em um torso, um haltere  e um violino.

Nas duas situações a ambigüidade do estímulo é resolvida perceptivamente pela atribuição de significado que presumivelmente resulta de experiência passada e é evocado pelo rótulo anexado ao estímulo. [referências]

Tem ainda o desenho que parece duas coisas, a cabeça de uma velha  ou um rato, [tem um outro que eu tinha que é a cabeça de uma velha ou uma moça com chapéu. Nestes casos a percepção depende da indução]

O papel desempenhado pela aprendizagem na percepção [ou é o inverso, o papel desempenhado pela percepção na aprendizagem?] tem sido considerado em duas direções: os efeitos do treinamento (prática) na discriminação e os efeitos dos significados adquiridos sobre a percepção de estimulação ambígua. Submetido a longo treinamento, um observador pode discriminar entre cores, tons, gostos e padrões de modo cada vez mais refinado.

A aprendizagem perceptiva é um processo pelo qual a pessoa que percebe descobre novas propriedades, discriminando novas variáveis no estímulo? Ou é um processo de enriquecimento por associações aprendidas?

O indivíduo motivado aprende diferentemente do indivíduo não motivado. (....) O que é percebido é, em parte, uma função de seus motivos. Os efeitos da motivação sobre a percepção têm sido estudados em relação a 3 grupos de motivos: impulsos primários, como fome e sede, motivos aprendidos e adquiridos, como necessidade de prestígio social e de realização, e motivos derivados do medo e da ansiedade.

O reconhecimento é pois, determinado muito mais pela aprendizagem do que pelas propriedades motivacionais. [???]

Em casos nos quais a aprendizagem se encontra claramente envolvida na percepção, a questão do que é aprendido na percepção continua sujeita a muita discussão...

A noção básica do Gestaltismo afirma que a percepção é relacionalmente determinada.

O que é percebido depende mais das relações entre aspectos do estímulo do que dos próprios elementos individuais..

Um segundo princípio fundamental da Teoria Gestáltica é o do isomorfismo, que afirma haver correspondência entre os processos induzidos no sistema nervoso central e os fenômenos perceptivos.