EXTRATO DE:
MAIS QUE SORTE ...UM
PROCESSO DE RACIOCÍNIO
TÍTULO DO ORIGINAL:
IT'S NOT LUCK
AUTOR: ELIYAHU M.
GOLDRATT
EDITORA: EDUCATOR -
1994
GLOSSÁRIO:
INJEÇÃO - ação
básica que provoca uma mudança radical em todo o processo
NUVEM - diagrama de
conflito usado em Teoria das Restrições
EI - Efeitos
Indesejáveis
Árvore-Da-Realidade-Atual - diagrama em forma de árvore relacionando causas
e consequências de Efeitos Indesejáveis
Árvore-Da-Realidade-Futura - o mesmo em relação a um futuro ideal
(Efeitos Desejáveis)
TDR - TEORIA DAS
RESTRIÇÕES
Capítulo 16
O valor percebido
pelo mercado deve estar de acordo com os benefícios de ter o produto. (....) Em vez de oferta e procura, prefiro mostrar isso como um
conflito entre o valor percebido pelas empresas para o produto que oferecem, e
o valor percebido pelo mercado para o mesmo produto. E as duas percepções não
têm nada em comum. O valor percebido pelas empresas está baseado no trabalho
que tiveram com o produto, enquanto o valor percebido pelo mercado apóia-se nos
benefícios obtidos com o uso do produto. Não é de admirar que o preço seja
determinado por uma queda de braço, não existem critérios objetivos
estabelecidos. (....) Satisfazer a percepção de valor
do mercado é mais do que nunca a chave do sucesso. (....)
O pêndulo está balançando na direção do mercado, sem qualquer vínculo com a
relação entre oferta e procura. (....) No momento em
que a competição torna-se mais acirrada (como no caso dela também ser
alimentada pela corrida da tecnologia) quando as empresas lançam novos produtos
no mercado num prazo de poucos meses, nesses casos os preços vão continuar
descendo, mesmo quando a demanda for maior do que a oferta. (....)
Se segmentos de mercado diferentes podem ter necessidades diferentes, então
segmentos de mercado diferentes podem ter percepções de valor diferentes até
para o mesmo produto. (....) Pense no avião que vamos
tomar daqui a algum tempo. Vá até a seção de turistas e verifique os preços que
pagaram. Você acredita que o perco vai ser um só? Tudo depende de quanto a pessoa comprou a passagem e onde a comprou. Também depende
de terem comprado as passagens como grupo ou como indivíduos. (....) Duas partes de mercado são chamadas de segmentadas se,
e apenas se, mudanças de preço em uma parte não causarem quaisquer mudanças na
outra parte. (....) Os nichos são apenas parte da
minha definição. Estou falando do fato de uma empresa poder agir para segmentar
efetivamente um mercado, que no momento parece uniforme para ela. Naturalmente,
desde que esse mercado contenha segmentos com necessidades diferentes. (....) A imposição de um preço único leva os clientes que
possuem uma percepção de valor elevada a pagar um preço reduzido. Ao mesmo
tempo, um preço único afasta os clientes para quem o preço é alto demais em
relação à sua percepção de valor. (....) Os gerentes tentam dirigir suas empresas esforçando-se
para atingir o ótimo local.
Capítulo 18
O que vou fazer?
Lutar por uma indenização elevada para os empregados? Que solução pobre! Além
disso, quanto posso persuadir a UniCo pagar? Um mês de salário por ano de emprego?
Dois? Talvez três? Com certeza não vão concordar sequer com dois meses por ano.
E isso é nada para uma pessoa que não pode usar sua perícia em outro lugar.
Não devemos supor
ignorância ou incompetência por parte dos gerentes. Devemos supor que eles
estão presos num conflito que os impede de fazer a coisa certa. Portanto, se
quiser trabalhar segundo as regras, devo estabelecer qual a coisa certa para
eles fazerem e qual o conflito que os impede de agir nessa conformidade. (....) Cada vez que encontramos um mercado segmentado,
ficamos contentes em vender nosso excesso de capacidade por preços menores do
que a nossa média. Isso melhora nosso resultado final, mas é um desperdício. Um
desperdício que não
podemos mais suportar. O verdadeiro problema é que não temos mais nichos. Não
ousamos vender abaixo dos nossos preços em nossos mercados centrais, e não
temos coragem de começar uma guerra de preços. Isso poderia arruinar-nos.
Então, agora, temos grande excesso de capacidade em cada uma de nossas
empresas. (....) [O objetivo é] tomar providências que
aumentem suficientemente o valor percebido pelo mercado em relação aos seus
produtos. (....)
Obter uma aparente vantagem competitiva, predominante. (....)
Do ponto de vista do mercado o produto é muito mais amplo. Ele inclui o serviço
que o acompanha, os termos financeiros, a garantia... O produto é a oferta como
um todo. -
Capítulo 19
Sabemos que existem
dois tipos de benefícios. Acrescentar algo positivo ou eliminar algo negativo.
Olhem para qualquer anúncio. Vejam como um carro é anunciado. Ele é
confortável, confiável, ou oferece um bom desconto de fábrica. Se notarem, só o
primeiro, conforto, é uma vantagem. Os outros dois são uma eliminação dos
pontos negativos. O que significa confiável? Você não precisa levar o carro
tantas vezes à oficina. Mas se não tiver carro, também não precisa levá-lo à
oficina. A credibilidade não é um acréscimo por si mesma,
ela reduz um fator negativo inerente à posse do produto.
[Por
quê só agora surgiu esta idéia? Porque só agora
surgiu uma pressão suficiente.]
Depois de construir
a Árvore-da-Realidade-Atual, o que temos de fazer é
assumir que estamos lançando a nossa nova oferta e predizer logicamente qual
deve ser o impacto inevitável sobre o cliente. Em outras palavras, construir a Árvore-da-Realidade-Futura do mercado. (....)
É importante não ignorar as ressalvas desagradáveis. Cada uma delas é uma
pérola, pois se a levarmos a sério, se escrevermos cada ressalva como um
Ramo-Negativo lógico, podemos identificar tudo que pode dar errado. (....) Os Ramos-Negativos que levam aos verdadeiros riscos
têm de ser podados, o que significa que devemos completar nossas ofertas com
ações adicionais, que praticamente impeçam que os pontos negativos
identificados ocorram. (....) De nosso ponto de vista,
desde que as mudanças estejam na periferia e não no produto físico, nos
inclinaremos a considerá-lo como um único produto. Mas olhem com os olhos do
mercado. Para o grupo com os Eis adicionais, a oferta expandida é muito mais
valiosa. E eles estarão dispostos a pagar um preço mais elevado.
Capítulo 20
Não basta aumentar
a percepção de valor do mercado para que fique acima dos nossos preços, também
temos de aumentá-la até ficar muito acima da percepção de valor do mercado
quanto aos produtos dos concorrentes. Temos de fazer isso num mercado
suficientemente grande, grande o bastante para esgotar toda a nossa capacidade.
E temos de fazer tudo isso de modo que seja difícil para nossos concorrentes
imitar-nos. (....) Se quisermos uma solução de
marketing para nossa empresa, não devemos analisar nossa empresa, mas sim o
mercado da empresa. A solução para o marketing está no mercado.
Capítulo 22
Para mostrar o
valor ao comprador, é necessário apresentar o seus
produto. Mas, para não permitir que o comprador faça objeções, é necessário não
apresentar o seu produto. Você começa apresentando o produto e o comprador
instintivamente se põe a fazer objeções. (....) nós
sempre enfrentaremos dificuldades para vender nossas idéias revolucionárias.
Como elas não vão ser convencionais, por definição, irão
com certeza fazer com que os clientes levantem muitas outras objeções.
Capítulo 30
Enquanto não for
estabelecida uma vantagem competitiva predominante em muitos segmentos do
mercado, você vai sentir-se exposto.
Capítulo 31
É que as pessoas
estão acostumadas a culpar as circunstâncias externas que não podem ser mudadas
no momento, em vez de culpar a si próprias por não se prepararem de antemão. (....) Há duas coisas sobre as quais uma boa estratégia deve
estar baseada. Uma é que mesmo num segmento do mercado onde tenhamos uma
vantagem competitiva predominante, não devemos abarcar todo o segmento. A outra
é que a empresa deve ter o cuidado de entrar em segmentos para os quais a
probabilidade de muitos deles baixarem no mesmo período de tempo seja muito
pequena.
LISTA DE EFEITOS
INDESEJÁVEIS
1. A competição estás mais acirrada do que nunca.
2. Há uma pressão crescente no mercado para
reduzir os preços.
3. Em um número cada vez maior de casos, o
preço que o mercado está disposto a pagar não deixa margem suficiente.
4. Mais do que nunca o mercado castiga os
fornecedores que não têm um desempenho de acordo com as suas expectativas.
5. Os gerentes tentam dirigir suas empresas
esforçando-se para alcançar o ótimo local.
6. Pessoas de várias funções dentro da
empresa culpam-se mutuamente por falta de desempenho.
7. Está
havendo uma terrível pressão para se tomar providências que aumentem as vendas.
8. É
necessário lançar novos produtos a uma
freqüência sem precedentes.
9. A constante introdução de novos produtos
confunde e estraga o mercado.
10. A maioria dos pontos-de-venda e a maioria
dos produtos novos / aperfeiçoados tiram as vendas dos pontos-de-venda /
produtos existentes.
11. Uma grande porcentagem da força de vendasd existente carece de suficiente habilidade de
vendas.
12. As pessoas de vendas estão sobrecarregadas.
13. A produção e a distribuição não melhoram
com bastante rapidez nem significativamente.
14. A engenharia não consegue entregar novos
produtos com rapidez e confiabilidade suficientes.
15. As empresas não apresentam idéias
inovadoras de marketing em número suficiente.