EXTRATO DE: O LIVRO NEGRO DO EMPREENDEDOR
AUTOR: Fernando Trias de Bes
Editora:
Best Seller – 2007/2009 – Por coincidência escrito no final de 2006, mesma
época que escrevi D&S
A
semelhança entre os dois livros é muito grande quanto à motivação principal e
ao objetivo desejado. A diferença principal está na espinha condutora da
abordagem. Enquanto meu foco é alertar para os tantos aspectos que podem afetar
o sucesso, o dele é apontar premissas que levarão o empreendedor ao fracasso.
Esta diferença explica o fato de meu livro ser mais abrangente do que o dele. A
mensagem dele é: se você não tem o DNA apropriado, não se meta a empreender.
Enquanto o meu é: se você quer ser um empreendedor, tudo bem, mas cuide bem de
alguns detalhes.
96
Uma mesma pessoa empreendeu em
um mesmo lugar em uma mesma empresa negócios que começaram como joalheria,
passaram para a eletrônica, depois mudaram para ourivesaria e então... para
detergentes. As circunstâncias que em um dado momento justificavam um produto
desapareciam, sendo necessário reestruturar e reorientar o negócio. Por trás
dessas ideias tão díspares há um elemento comum: a pessoa que as empreendeu.
Quando as coisas começaram a
andar mal em sua empresa de joalheria, teria sido mais fácil dizer que a ideia
havia dado errado e desistir. Mas o bom empreendedor sabe que uma ideia, quando
modificada a tempo, nunca fracassa.
[A verdade da afirmação se
sustenta num fato muito simples: qualquer que tenha sido a atividade
desenvolvida por um determinado tempo, ela construiu um patrimônio de
relacionamentos (clientes e fornecedores) e, portanto, qualquer novo negócio
irá começar a partir deste patrimônio. Se as pessoas soubessem de antemão o
valor que isso tem....!!!]
104
É fundamental conhecer o setor
que você quer atuar, porque, então, você saberá quais são as regras que está
desafiando, quais são os aspectos do setor que está colocando em questão. (...)
Portanto, mais vale um setor conhecido, onde se pode chegar a empreender,
inclusive, com uma ideia não muito poderosa.
112
Pode ser que um empreendedor
medíocre voltado para um setor que valha a pena, não seja bem-sucedido, mas
está provado que um empreendedor brilhante e hábil tampouco prosperará se
dedicar-se a um setor pouco adequado.
114
“Ao escolher um setor, só desejo
que tenha possibilidades de crescimento, pois é mais fácil participar do
crescimento futuro do que se apoderar de um pedaço do mercado atual. Também
quero que tenha fatores de conflito, sejam tecnológicos ou culturais, que algo
esteja se quebrando ali, porque nessas brechas você pode encontrar
oportunidades.”
124
José María Ruiz Millet me disse:
“Em meu setor, a medicina, aconselho sempre a contar com um colchão básico de
dois anos. E levar mais cinco anos com muita paciência..”
133
Empreender é como saltar de pára-quedas.
Você não percebe onde se meteu até que a portinhola lateral seja aberta e o
instrutor diga que chegou o momento.
Não empreenda para “arrumar” sua
vida pessoal, mas sim pela satisfação que lhe dará a aventura de empreender.
Porque, de fato, não há maior satisfação do que a do empreendedor que consegue
fazer funcionar com sucesso sua empresa, seja esta grande ou pequena.
149
Fracassar não é perder. É não
ter tentado.
Seu inimigo é você mesmo. O desconhecimento
de seu próprio desconhecimento é a fonte de todos os fracassos. [Eu poderia ter
terminado D&S com esta frase.]