ANOTAÇÕES DE

IDENTIDADE

 

Autor: Winifred Gallagher

Editora: Ática – 1996

 

 

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Apesar dessa crônica sensação de insatisfação pós-moderna, os cientistas insistem em que a maioria das personalidades são muito boas em si mesmas. São alguma coisa precisa mudar, é quase sempre nossa incapacidade – ou a da sociedade – de aceitar ao mesmo tempo quem somos e o fato de ninguém ser perfeito.

 

A razão pela qual somos fascinados por Adolf Hitler (...) é que elas são extremos de nós mesmos – muitíssimo mais odiosas, voláteis ou egocêntricas do que a média, mas dificilmente irreconhecíveis. Alguns problemas de personalidade, mas não todos, podem ser suavizados na psicoterapia, mas esse processo é longo, exigente e dispendioso. Em parte por essas razoes, a sociedade, juntamente com os psiquiatras, está engajada na questão de saber se as drogas podem ou devem ser usadas para mudar a personalidade, e a que custo.

 

Como permanecemos [ao longo da vida] o mesmo indivíduo mas tornado-nos diferente?

 

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As sessões aconchegantes de alimentação que duram mais ou menos meia hora, são o centro da vida de um bebê.

 

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Muito tempo depois do nascimento, o cérebro continua a se desenvolver, particularmente durante os dois primeiros anos de vida. Para que esse processo se desenrole normalmente, uma criança precisa ter certos tipos de experiências sensoriais, emocionais e cognitivas em determinados momentos. A pesquisa mostra, cada vez mais, que as experiências “formativas”, tradicionalmente consideradas puramente sociais ou psicológicas, na verdade ajudam a criar as conexões neurônicas que tornam únicos o cérebro de um indivíduo e os padrões de comportamento que ele gera.

 

“retração para conservação”.

 

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O temperamento é “não apenas uma questão de personalidade, mas algo de mais básico que tem a ver com ritmos, gestos, emoção”.

 

O fato de nossa natureza estar organizada em torno de nossas reações específicas diante de uma ameaça deu a Gold, apesar de seu entusiasmo, uma “visão trágica da condição humana”. O perigo físico ou emocional, real ou imaginário, oculta-se por toda parte. De uma perspectiva evolucionista, Gold considera que o grande trunfo de nossa espécie – e às vezes o grande risco do indivíduo – tem sido um sistema de excitação emocional e fisiológica extremamente sensível que detecta a ameaça e reage a ela: a reação ao estresse, também chamada “brigar ou fugir” (fight or flight).

 

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Em dado momento da juventude de Sir Richard Francis Burton, o lendário explorador, lingüista, erudito etc., ele tinha nada menos do que 32 pontos de honra exigindo resolução violenta. Se tivesse nascido na sarjeta, e não num ambiente de classe alta que opferece canais aceitáveis para seu espírito brigão, “Dick Rufião” teria sido levado em suas inclinações agressivas até a forca e não ao título de sir.

 

5 fatores: extroversao, agradabilidade, conscienciosidade, neuroticismo e abertura à experiência. Como em outros modelos, um índice baixo nessas características implica seus opostos, a saber: introversão, antagonismo, falta de direção ou de propósito, estabilidade emocional e mente fechada.

 

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Numa tentativa de classificar os aspectos da personalidade basicamente herdados dos basicamente adquiridos, o psiquiatra e geneticista comportamental C. Robert Cloninger (...) esboçou um modelo que consiste em quatro traços ancorados no temperamento – as tendências fortemente genéticas a buscar a novidade, evitar o sofrimento, premiar a dependência e persistir – e três derivados principalmente de objetivos e valores aprendidos – os traços de caráter de auto-referência, cooperatividade e auto-transcendência.

 

Em 1996, um grupo internacional de cientistas relatou em Nature genetics sua descoberta do primeiro elo específico entre um gene e um traço de comportamento. Descobriram que, devido a uma variação genética particular, os cérebros de pessoas atraídas pela novidade e pelo excitamento têm um receptor ligeiramente mais longo para o neurotransmissor dopamina, que está associado à habilidade de sentir prazer e buscar sensações.

 

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Os inibidos reagem mais à punição, e os desinibidos ao prêmio.

 

Ao contrário de outros presos, os mais destemidos dos destemidos, a quem os psicólogos chamam psicopatas, demoravam a aprender como escapar de um choque elétrico evitável. Eles sentiam o choque muito bem, mas não o temiam o bastante para se incomodar em imaginar como evita-lo na próxima vez.

 

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(...) numa sociedade complexa como a nossa, cada tipo de temperamento pode achar seu nicho adaptativo.

 

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Como todos os temperamentos, o inibido e o destemido têm inconvenientes e vantagens que tornam cada um deles o mais adequado para determinados nichos ambientais do que outros.

 

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“Se a sociedade quer variabilidade, que é o que a nossa advoga, ela precisa de diferentes tipos de indivíduos.”

 

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Ciclotímicos ou hipertímicos: indivíduos que oscilam entre altos e baixos níveis de energia e entre alto e baixo astral. São entre 1 e 6% da população.

Como sempre não é o temperamento que é bom ou mau, mas aquilo que se faz com ele.

 

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Apesar das dores e sofrimentos, literais e figurados, que causam a si mesmos e aos outros, os hipertímicos em geral são bem tolerados porque “criam muitas oportunidades para os outros”.

 

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Sejam artistas ou empresários, cerca de 20% dos que sofrem da psicose maníaco-depressiva, a enfermidade que Jamison liga ao temperamento criativo, cometem suicídio. “Assim como o fogo queima tanto quanto ilumina, a coisa que faz essas pessoas serem inventivas, vitais e intensas traz em si as sementes da destruição”.

 

“Há dois modos de sair de alguma coisa contra a vontade. Ou você sai dizendo “Esses bastardos podres!”, ou você sai dizendo “Oh, que fracasso eu sou!”.

 

Muitos de nós se beneficiam por estar no lugar certo na hora certa. Se os computadores não tivessem sido inventados, disse Peter Norton, ele teria sido um anônimo escrturário como o pai ou “um motorista de táxi raivoso com um curso de doutorado”.

 

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Num estudo com homens e mulheres que têm disturvios de personalidade, a baixa serotonina estava ligada a comportamento agressivo nos homens - e a agressao verbal nas mulheres.

 

Em 17 de junho de 1994, na Filadélfia, um menino de 16 anos roubou e matou com um tiro Nohammad Jaberipour, um imigrante iraniano, pai de três filhos, que estava trabalhando num caminhão de sorvete. Era sua primeira semana no emprego. Enquanto o motorista estava no caho, moribundo, uma turba de adolescentes, atraídos pelo som do tiro e pela música tintilante de Mr. Softee, juntou-se para rir e zombar dele, pedindo sorvete. Descrevendo a cena, um dos colegas de Jaberipour dise: “Não era humano”.

 

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O alcool está envolvido em 50% dos homicídios,.... Poissant diz: “Acredito realmente que boa parte da violência é comportamento aprendido”.

 

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Bom comportamento depende do desejo de reduzir o medo, mas se o medo não desempenha um grande papel em sua vida, é menos provável que ela presta atenção aaquilo de que o pai não gosta ou seja afetada na próxima vez pela punição que recebeu da ultima vez.

 

A criação solitária de um filho é árdua mesmo para um adulto equilibrado e bem-intencionado, abençoado com um bebê dócil. Quando se combina uma criança difícil de cuidar com um pai/mãe solteiro(a) inepto(a), o resultado pode ser desastroso, particularmente para os meninos – e suas comunidades.

 

Ao observar seu pai participar das responsabilidades e compensações da vida familiar e da competição organizada, um menino aprende como assegurar os dois grandes elementos, segundo Freud, para uma vida saudável: amor e trabalho.

 

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Se você ameaçar Dennis Rodman, ele aproveitará essa oportunidade para fazer o contrário do que se quer. Se você quiser que ele faça alguma coisa, terá de pedir a ele. Diga: “Oi, Dennis. Precisamos que você faça isso. Você pode fazer para nós? “ E ele dirá: “Claro, tudo bem”. Ë engraçado porque, sendo um sujeito extremamente individualista e que faz questão de agir sozinho, ele gosta de que precisem dele. E adora o fato de o time precisar dele”.

 

76

Para ter uma noção do papel do temperamento em nos trnar o que somos, Kagan sugere que cada um de nós pense em si próprio como “uma cebola, uma série de camadas”.

 

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Só nos últimos 30 anos, a homossexualidade já foi definitivamente declarada uma doença, uma opção ou, mais recentemente, uma predisposição biológica; na ausência de uma única explicação clara – a norma, quando se trata de comportamento humano -, a etiologia a ser invocada depende amplamente da ideologia.

 

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Os gêmeos idênticos, formados de um único óvulo fertilizado que se divide, são equivalentes de clones genéticos. (...) Uma vez que os idênticos têm os mesmo genes, as diferenças entre eles devem ter causas ambientais, desde as biológicas, como o meio intra-uterino, a’te as sociais, como a criação.

 

Pesquisas baseadas em amplos estudos de gêmeos nos Estados Unidos e na Escandinávia mostram que a personalidade gêmeos idênticos, mesmo daqueles criados separadamente desde o nascimento, é cerca de duas vezes mais semelhante do que a dos gêmeos fraternos – até agora o melhor argumento para a tese de uma forte influência genética no comportamento.

 

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A influência genética sobre a personalidade é não apenas significativa, mas ao contrário de qualquer outra coisa que já vimos, é substancial.

 

A mulher de Charles Darwin, Emma, certa vez mencionou à sogra que, enquanto se agitava no sono, Charles habitualmente arranhava o nariz num botão da manga do pijama. A senhora Darwin mãe comentou que o pai de Charles fazia a mesma coisa. Como poderia uma predileção tão bizarra passar de pai para filho? “A resposta curta e grossa”, diz Lykken, “é que não sabemos”.

 

86

A pesquisa de Kendler sugere que as pessoas que lidam melhor com eventos estressantes são aquelas que, antes de ocorrer o transtorno, afirmam ter bom apoio social – do qual elas acabam não precisando.

 

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A esquizofrenia é a mais “biológica” das doenças mentais, e no entanto a correlação entre gêmeos idênticos é ainda de apenas 50%. “Não sabemos exatamente o que mais está implicado mas sabemos que o problema não é só genético.”

 

“O QI também cresceu substancialmente nas ultimas décadas. Não sabemos por quê, mas as razoes para tais coisas devem ser ambientais.”

 

A experiência de cada pessoa é moldada pela biologia que ela herda – e, em certa medida, vice-versa.

 

90

Não somente as pessoas de tipos diferentes irão buscar tipos diferentes de ambientes, mas diferentes temperamentos não perceberão o mesmo ambiente da mesma maneira.

 

94

Os processos pelo qual os sujeitos em experimentos tradiconais aprendem listas de palavras, por exemplo, não é o mesmo que lhes permite recordar experiências emocionais, particularmente as de maior peso.

 

Ter cuidado quanto a correr riscos é uma boa estratégia numa situação perigosa mas na vida adulta, essa precaução pode limitar desnecessariamente, como em relação à relutância em dirigir um carro.

 

96

Daniel Stern diz: “Não há nada na memória além de fragmentos, esperando sentados de forma não muito elaborada.”

 

O modo como você reúne os gragmentos históricos e traz à tona uma memória particular depende de como vivencia a si mesmo enquanto faz isso – depende de seu contexto rememorativo.

 

Em um estudo de momento, uma mãe observava seu filho examinar uma prateleira de bonecos e em seguida escolher o boneco-pai. “Quando ela comeóu a falar sobre como ele realmente preferia estar com o pai”, disse Stern, “pensei, no início, que ela ia tomar a direção do ciúme ou da competição acerca de quem criava melhor o filho. Se eu estivesse fazendo as habituais perguntas de tipo clínico, seria essa a direção a escolher em seguida. Mas ela não estava falando disso. Sentia-se muito à vontade com a escolha do filho, e acabei descobrindo que seu próprio pai tinha cuidado dela a maior parte do tempo quando criança.”

 

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[O genético é a estrutura básica. Prioridade. Relevância.]

 

Experimentos mostram que um bebê de 3 meses normalmente esquece uma experiência isolada depois de três a cinco dias. Se durante esse intervalo, porém, ele tiver pequenos lembretes do que aconteceu, recordará o evento durante várias semanas.

 

(...) se lembram porque conservam a própria experiência viva em seu comportamento com as bonecas ou bebês. Sua reencenacao do passado ilustra a “clonagem fenotípica” pela qual as famílias podem, durante várias gerações, transmitir aos filhos tendências comportamentais aprendidas. Portanto, nós  - e nossos ancestrais – vivemos não só graças a nossos genes mas através de nossas memórias, estados e esquemas mentais, empaticamente captados, modificados e transmitidos ao longo do tempo.

“O que mais determina aquilo que uma criança diz sobre algo que aconteceu é como ela lidou com isso na ocasião.”

 

104

Cada indivíduo tem um modo característico de organizar fenômenos estressantes a fim de limitar a ansiedade.

 

Todas as defesas servem ao mesmo propósito – reduzir a ansiedade - , mas não são criadas de modo igual.

 

111

A personalidade é revelada não só por meio do que fazemos, mas da razão por que fazemos.

 

113

(...) temos dois sistemas motivacionais. “Quando nos concentramos deliberadamente em nossas aspirações conscientes, eles são ativados. Quando não nos concentramos – ou seja, a maior parte do tempo -, nossas aspirações inconscientes assumem o comando.”

 

“Qualquer um que não reconheça que podemos ter motivos conflitantes deixou passar muito da compreensão da condição humana obtida no século XX.”

 

119

À luz do que Horowitz chama a “abordagem estado-da-mente”, uma personalidade sadia é um “repertório de traços e estados mentais contraditóris” que não é nem uma nuvem esvoaçante nem um bloco de granito mas, diz ele, “algo instavelmente estável”.

 

122

Do ponto de vista da evolução, a personalidade responde à necessidade de nossa espécie de demonstrar e avaliar quem é quem e o que é o quê – habilidades de sobrevivência básicas.

 

Em suma, considerando-se a história evolutiva, não é de surpreender que tenhamos desenvfolvido forças tão refinadas de discriminação social, nem que a ampla maioria das palavras que descrevem a personalidade se refira a atributos interpessoais. Aquilo que somos tam a ver amplamante com o desempenho de nossos traços individuais no campo social.

 

125

Se a criação (nurture) era tão importante, para que ela não conseguia prever mais consitentemente como as crianças viriam a ser? Por que, por exemplo, apesar do severo trauma inicial, Mônica desenvolveu sua personalidade sorridente e vida próspera, enquanto outra criança aparentemente nascida com “todas as vantagens” poderia tornar-se um misantropo infeliz, incapaz de achar satisfação no amor e no trabalho?

 

126

No que diz respeito, porém, a dados concretos sobre como a família afeta os filhos, eles concernem mais ao que é ruim do que ao que é bom.

 

 

 

A ação parece estar no lado negativo.

 

Uma vez que os pais são adultos e os bebês são bebês, o fardo de construir o víncuylo recai sobre os pais, mas desde o primeiro dia já não se trata de um projeto unilateral.

 

129

Quando um bebê que esgotaria a paciência de madre Teresa de Calcutá nasce para um genitor estressado, inepto, imaturo ou emocionalmente enfermo, um efeito dominó de reações desastrosas pode prejudicar a capacidade da criança de moludar suas emoções e comportamentos, e aumenta seu risco de desenvolver uma personalidade perturbada.

 

A história está cheia de pessoas, de Misés a Rosa Parks, que ficaram irritadas e se tornaram heróis. “As características coléricas são vistas como problemáticas e nem sequer são debatidas em nossa sociedade”, diz Rothbart, “mas em outras, como em Israel, elas são envorajadas; deixam-nas livres para brilhar”.

 

131

(...) “creio que os pais acham mais fácil criar filhos cujos temperamentos são semelhantes aos seus próprios. Sou introvertido e muito parecido com minha filha, mas bastante diferente de meu filho, que é mais extrovertido. Ele gosta de fazer coisas diferentes das que faço, o que é muito árduo para mim, pois exige um grande esforço”.

 

133

Os genes induzem seqüências de aminoácidos. Tudo isso faz com que o impacto do ambiente seja moderado pelas características do indivíduo. Um fator ambiental que é relevante para um tipo de criança não o será para outro”.

 

139

A perda e a novidade, as duas grandes fontes de estresse da vida.

 

144

Como diz Greenough, junto com o legado genético “a historia de um indivíduo está codificada na trama de seu sistema nervoso.”

 

146

“Certos tipos de experiência liberam fisiologicamente uma pessoa para fazer coisas que de outra maneira ela poderia nao fazer.”

 

Putnam acha que “às vezes é difícil saber” onde está a linha que separa o comportamento heróico do doentio.

 

153

Os que padeceram maior dilaceração e receberam menos apoio – durante vários dias tudo o que se disse a uma criança foi que sua mãe “teve de ir embora” – respondiam por 80% das vítimas de depressão.

 

154

Quanto mais uma pessoa se apodera da bola, mais chances ela tem de marcar gols.

 

Abordadas por Bozo, algumas crianças rapidamente revelam um dos dois extremos temperamentais já documentados por Jerome Kaga, Nathan Fox e outros. “Algumas gritam Oba!, diz Gunnar. Ouras dizerm Não!

 

157

Você pode ser de um determinado jeito, mas a grande questão é como você administra isso – ou não.

 

Ela é tímida. Como posso ajuda-la a viver feliz com isso?

 

158

Os dois grandes princípios práticos são a insensatez de tentar tratar pessoas diferentes da mesma maneira e o de negar, combater ou punir um traço de temperamento em vez de aceita-lo e trabalhar com ele.

 

(...) os sentimentos e o temperamento são muito intimamente ligados.

 

165

Se os animais do sexo feminino são expostos a demasiada testosteroan no útero, comportam-se como machos; em contrapartida, os machos privados dessa exposição agem como fêmeas.

 

170

Mulheres muito dedicadas ao lar provavelmente se sentiam mais à vontade nos anos 50 do que nos 90, tal como as esquisitas “mulheres profissionais” da metade do século hoje reinam soberanas em diversos lugares. (...) tais mudanças culturais significam que nunca será possível que 100% de mulheres e homens se sintam à vontade.

 

A inibição e a atitude “o que dirão os outros” que consideramos efeminada fazem parte do caráter nacionaol do Japão, onde nossa atitude “sem papas na língua” parece uma barbaridade.

 

174

Agiríamos melhor se fossemos mais soltos e respeitássemos as diferenças, em vez de tentar mudar as crianças em traços essenciais. Primeiro, não tenho certeza se é possível, e segundo, preocupo-me muito com o que isso vai custar.

 

177

Você é muito determinado quando algo é importante para você – isso vale para todos nós.

 

Por razoes práticas, da eficiência à segurança, todos nós às vezes recorremos aos rótulos, desde “mocinhos” e “bandidos” até “gente igual a nós” e “gente diferente de nós”. A grande popularidade da idéia de que existem determinados tipos de pessoas indica uma pressão evolutiva para sermos capazes de avaliar os outros rapidamente – um grande trunfo para a sobrevivência. [preconceito] (...) “Por outro lado, embora haja indivíduos que parecem encaixar-se muito bem nas categorias ou protótipos de personalidade tradicionais da psiquiatria, isso também vale para as cartas do tarô e os signos astrológicos. Existe alguma coisa nas teorias dos tipos, mas elas não são corretas.”

 

181

Se a ansiedade é um traço estável, por que tão freqüentemente a pessoa mais tensa da sala de espera do dentista não é também a mais aparorada da sala de aula pouco antes de uma prova?

 

182

(...) as consistências de personalidade parecem maiores em questionários do que quando são observadas, e a expressão de traços ao longo de situações é mais complexa do que se supõe. ]

 

A verdadeira tarefa é depreender os ingredientes psicológicos ativos embutidos em cada situação que disparam as características de um indivíduo”.

 

191

Tal como um cacto se dá mal numa floresta tropicalúmida, a saúde de uma personalidade depende consideravelmente de seu meio ambiente.

 

195

“As crianças são expostas a uma amostragem extrremamente limitada de pessoas”, diz Tellegen, “que lhes dá uma visão enviesada da espécie humana. Nos velhos tempos, (...) um tio ou vizinho podia ser nosso modelo ou mentor. Agora que não existe mais a comunidade, a incompetência parental já não é contrabalançada.

 

201

Mudanças de 180 graus não acontecem, “porque a personalidade está emaranhada na trama e no tecido ddo cérebro, e não simplesmente neste ou naquele sistema neurotransmissor. É por isso que alguém que foi católico durante trinta anos não pode se tornar um budista convicto que, ao colocar moedas de outro num ícone, sente a mesma coisa que sentia ao receber a hóstia no altar. Em termos de intensidade de se sentir bem, nada pode substituir as trilhas abertas nos seis primeiros anos de vida”.

 

203

Mischel concorda que mudar o que somos “é muito árduo. Mesmo as pessoas mais infelizes dizem que não querem mudar, porque é difícil. Mas quem disse que poderia ser fácil?”

 

204

Os psicanalistas outrora acreditaram que os pacientes, quando se dão conta da fonte de seus problemas, podem receber alta, mas as coisas provaram ser mais complicadas. Apenas dizer a um paciente o que está errado – ou o que fazer a respeito disso – não funciona, porque o que precisa mudar não são somente algumas poucas idéias, mas todo um sistema há muito arraigado de esquemas amplamente inconscientes, carregados de emoção.

 

207

(...) “é virtualmente certo que a experiência está codificada não apenas na memória cognitiva, mas também no tipo de biologia que a medicação afeta. A medicação pode também ter amplos efeitos de modulação de ânimo com impacto sobre diversos aspectos da personalidade, incluindo os que derivam da experiência.”

 

208

Que droga tornaria liberal o homem mesquinho? É absurdo. Pílulas não mudam o caráter. (...) A parcela de personalidade que podemos modificar com lítio ou Prozac não é muito maior do que a Carolina do Sul dentro do conjunto dos Estados Unidos.”

 

214

Uma moça indiana que deixa os pais arranjarem seu casamento e em seguida se muda para a casa da sogra pode chocar uma jovem ocidental como tendo uma personalidade dependente. Se vier a ficar viúva, essa mulher pode até mesmo retirar-se do mundo e, com a aprovação de sua comunidade, devotar o resto da vida à oração e à caridade, mas se uma norte-americana reagisse assim alguém lhe ofereceria um anti-depressivo.

 

O grau em que podemos alterar a personalidade por conta própria também é uma questão que depende consideravelmente do modo como se define personalidade.

 

219

O alto nível de ansiedade que á a marca registrada do traço de neuroticismo e parece ligado à reatividade precoce, por exemplo, é “bastante instável nos adolescentes e só se torna estável por volta dos 30 anos, quando alguém claramente se torna ou não um indivíduo angustiado”. (...) No entanto, o fato de a maioria dos distúrbios de personalidade não perdurarem por períodos longos faz Gundersosn perguntar: “Até que ponto está-se considerando o temperamento como oposto a caráter?

 

220

A pesquisa com gêmeos também sustenta a persistência da personalidade: em geral, idênticos idosos não são menos diferentes entre si do que o eram na juventude. Cada membro de um par muda com o tempo, mas mudam segundo trajetórias semelhantes”.

 

As psiques, tanto quanto os corpos, se modificam de acordo com cerrtos cronogramas estabelecidos pelos relógios biológicos. “À medida que alguém se torna adolescente e jovem adulto, coisas novas, que simplesmente não estavam ali antes, brotam e modificam a pessoa”.

 

A meia-idade também traz uma perspectiva diferente. Pensar em termos de quanto resta de vida em vez do tanto que já passou rfraz com que mesmo um extrovertido se torne mais introspectivo.

 

“Alguém que nasceu com um temperamento agressivo pode aprender a suprimi-lo ou a redireciona-lo. Por outro lado, a reação ao estresse pós-traumático que afeta alguns veteranos de guerra e crianças violentadas é adquirida, e no entanto é muito resistente”.

 

223

Segundo Leary, além das drogas, o melhor meio para sacufir a personalidade é “mudar as pessoas com quem você vive e seu ambiente”.

 

230

“Se isso for uma mudança trivial, então aqueles de nos que estamos preocupados em trabalhar para mehorar a qualidade de nossa sociedade estamos perdendo nossso tempo.” [Com certeza. O que irá mudar será apenas quem sairá da posição de ruim para bom e vice-versa.]

 

O modo de engajamento de alguém com a vida pode não se alterar muito. Mas o foco de alguém pode, coisa que em si mesma permite mudanças significativas”.

 

O filósofo Sir Francis Bacon escreveu no século XVII que “a Natureza freqüentemente fica oculta, às vezes dominada, raramente abolida”.