EXTRATO DE: FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA

 

TÍTULO DO ORIGINAL: ESSENCIALS OF PSYCHOLOGY

AUTOR: WERNER WOLFF

EDITADO EM:    1956                  POR: EDITORA MESTRE JOU

 

 

I - OBJETIVO DA PSICOLOGIA

 

1. ORIGENS DA PSICOLOGIA

Desde o aparecimento das teorias científicas a respeito da psique reconheceu-se que mente-alma entram em contato com o meio ambiente através do corpo. Estes três elementos: mente, corpo e meio ambiente conduzem o ser humano a teorias diferentes no tocante à possível inter-relação existente entre os mesmos.

 

A modificação radical de tais conceitos ocorreu com o progresso obtido pela Psicoterapia associada ao nome de Sigmund Freud (1856-1939). Sua obra fundamenta-se no ponto de vista de que o corpo depende da  mente.

 

Mais tarde, o desenvolvimento simultâneo da Psicologia, Psicoterapia e Sociologia sugeriu novamente a unidade e interação do corpo, mente e meio ambiente.

 

De acordo com alguns psicólogos, Psicologia é a ciência da experiência individual e portanto necessariamente subjetiva.

 

A Psicologia Fisiológica ocupa-se das funções do sistema nervoso, glândulas, órgãos sensoriais e reações musculares. A psicologia Genética estuda as alterações orgânicas do comportamento, que se processam durante o desenvolvimento do indivíduo, relacionadas às reações psicológicas. A psicologia da Personalidade ocupa-se das características psicológicas, sua configuração, métodos para diagnosticar personalidade e do estudo das teorias concernentes à estrutura e desenvolvimento da personalidade. A psicologia Diferencial estuda as diferenças existentes entre as ações e reações de um indivíduo comparadas com outro e, em geral. A Psicologia Anormal (ou patológica) estuda os fenômenos psíquicos que se desviam de maneira evidente das manifestações comuns. A Psicologia Social ocupa-se dos fenômenos psicológicos da interação social, com grupos normais e neuróticos, desenvolvimento da conduta social, psicologia da liderança, psicologia da moral e da propaganda, psicologia das raças e nações, psicologia das classes sociais, imitação, preconceitos e opinião pública. A Psicologia Infantil ocupa-se da idade pré-escolar, escolar e pré-adolescente, dos fenômenos do crescimento, princípios do desenvolvimento, condições ambientais com as características específicas das emoções, imaginação, processos mentais, linguagem, relações sociais, desenvolvimento sexual etc. A Psicologia Comparativa estuda, de preferência, o comportamento animal comparado ao humano. A Psicologia Aplicada ocupa-se dos problemas ligados a profissão, vocação e educação, psicologia de massa, psicologia do anúncio e problemas da vida diária.

 

A Psicologia trata das experiências íntimas e do comportamento humano, da relação mútua existente entre ambos, dos órgãos que influenciam a experiência e o comportamento, e da relação que há entre a experiência, comportamento individual e meio ambiente.

 

O ponto básico de uma teoria que iguala o homem a uma máquina mental refere-se ao fenômeno dos reflexos que se faz presente mesmo nos animais decapitados. (....) Nos dias atuais a teoria dos reflexos e da mente está intimamente ligada ao nome de dois russos: Ivan Pavlov e Vladimir M. Bechterev, e ao americano John Watson.

(....) Pavlov demonstrou que tais reflexos são condicionados não apenas interiormente mas também exteriormente. Um estímulo sonoro é emitido e captado por um  cachorro e enquanto ele se encontra atento lhe é dado um pedaço de carne. (,,,,) Quando, depois de algumas vezes repetida a experiência, o cachorro ouvir novamente o estímulo sonoro ficará aguardando a carne. (....) Pavlov acreditava que o estímulo e a inibição dos reflexos são a base de toda e qualquer atividade mental. Com efeito, diferentes tipos de hábitos com base no treinamento, educação e disciplina de qualquer espécie nada mais são do que uma enorme cadeia de reflexos condicionados. (....) A teoria dos reflexos condicionados encontrou larga ressonância nos EUA. Como não apenas os reflexos mas toda a espécie de resposta é condicionada, foi adotado o termo "resposta condicionada". (....) Watson acredita que a máquina humana possui três espécies de reflexos básicos: visceral (reflexos viscerais), dos músculos e membros (reflexos manuais), órgão da fala (reflexos verbais).  (....) Ele também afirma de maneira bastante clara que o ser humano poder ser perfeitamente explicado como máquina de estímulo-resposta.

 

 

5. PSICOLOGIA E OUTRAS CIÊNCIAS

Podemos dizer que a Filosofia foi a mãe da psicologia. Na Antiguidade o conceito de homem não podia, de forma alguma, afastar-se do conceito de universo.  (....) A Sociologia é, em muitos aspectos, bastante suplementada pela psicologia social, que investiga as reações dos grupos, tais como a histeria coletiva, ou das massas, psicologia da plebe, os ajustamentos individuais ao ambiente social e seus desajustes, principalmente no tocante à psicologia criminal. A Economia encontrou apoio na pesquisa psicológica baseada em estudos concernentes à motivação e prosperidade. Os estudos de psicologia do anúncio, da propaganda e de relações industriais estão intimamente ligados. (....) não se pode desmembrar o estudo do comportamento animal, as propriedades do protoplasma, as funções dos órgãos sensoriais e o sistema nervoso da Psicologia. (....) A Psicologia não pode operar sem o auxílio da Matemática e da Estatística. A avaliação dos dados requer sua expressão quantitativa. As técnicas estatísticas são essenciais para a interpretação dos resultados obtidos através da observação de várias pessoas. (....) A Psicologia é uma ciência que serve de ponte; é um sistema de inter-relação e não pode, em virtude de sua natureza, ser definida em termos estáticos, pois ela é uma das ciências mais diversificadas e dinâmicas.

 

6. É A PSICOLOGIA UMA CIÊNCIA

Antes da descoberta da eletricidade os homens acreditavam que o relâmpago fosse causado por um deus. Até a descoberta dos germes por meio do microscópio a crença geral admitia que as doenças fossem causadas por espíritos maus. No momento podemos afirmar que as leis psicológicas, num sentido idêntico às Leis da Física, ainda não foram encontradas, em virtude da dificuldade da exploração psicológica, da insuficiência de aparelhos adequados e do pouco tempo que esse campo de estudo possui. (....) Outra razão para que a Psicologia ainda não se desenvolveu plenamente poderá ser encontrada na chamada impenetrabilidade, que os psicólogos afirmam consistir numa resistência inata que o ser humano tem contra qualquer coisa que revele algo a respeito de seu íntimo. Se estudarmos a progênie de apenas uma geração não descobriremos nenhuma lei, mas seguindo a progênie de várias gerações as leis da hereditariedade tornar-se-ão evidentes. (....) Para a verificação de qualquer acontecimento físico é necessário haver observação humana, e o observador depende de sua percepção. (....) Muitas têm sido as controvérsias a respeito dos objetivos primordiais da Psicologia. Para alguns psicólogos o objetivo último é o estudo dos estados conscientes do homem; para outros é a exploração do inconsciente; muitos procuram salientar a pesquisa no tocante à motivação do comportamento, e a maioria dos psicólogos acadêmicos coloca o principal objetivo da Psicologia na predição do comportamento.

 

II - FISIOLOGIA DO COMPORTAMENTO

 

7. ORIGEM DO INDIVÍDUO

Características recessivas são : cegueira noturna ou daltonismo, mutismo, ananismo, hemofilia. Significa isso que, se um pai se casa com uma mulher daltônica, ou vice-versa, os filhos terão visão normal, mas os netos poderão acusar traço recessivo de daltonismo.

 

9. BASES ELETROQUÍMICAS DA ATIVIDADE PSICOLÓGICA

A relação existente entre reações químicas e psicológicas surge quando a pessoa se encontra sob a ação de drogas ou do álcool. A privação do oxigênio tem efeito notável nas funções psicológicas. Quando a quantidade de oxigênio aspirado é reduzida, mesmo em pequena escala, o primeiro efeito a fazer-se notar é uma diminuição da capacidade de crítica e particularmente autocrítica. Numa experiência conduzida em si próprio, Haldane refere-se ao fato de que, ao diminuir o oxigênio aspirado, percebeu que tinha vontade suficiente para investigar a cor de seus lábios, mas faltava-lhe autocrítica para decidir qual dos lados do espelho deveria usar para fazer a observação. Com a perda da capacidade de julgamento e desvio da autocrítica, durante a privação do oxigênio, notou a mesma sensação de felicidade que se sente quando embriagado. À medida que a taxa de oxigênio diminuía foi observado, mais tarde, declínio na capacidade de concentração, atenção e faculdades mentais.  (....) Várias experiências demonstraram que a alteração da taxa de açúcar no sangue tem grande influência na memória e na associação de idéias. (....) É sabido que os diferentes traços da personalidade dependem diretamente do funcionamento glandular, e se este for excessivo ou atenuadamente estimulado a personalidade se altera completamente. (....) Hipócrates, físico grego do quinto século a. C., foi o primeiro a admitir a existência de certa relação entre o funcionamento das glândulas endócrinas e as características da personalidade. (....) Investigações recentes indicam que há certa relação entre as secreções das glândulas endócrinas  principalmente a quantidade por elas secreta, hipersecreção  e os traços da personalidade. (....) A Pituitária é chamada glândula mestra em virtude de seu controle sobre as demais glândulas. A atividade pituitária parece estar relacionada à masculinidade no homem e à feminilidade na mulher. Hiperfunção pituitária tem como resultado falta de inibição, audácia e comportamento anti-social, enquanto a hipofunção pituitária relaciona-se aos indivíduos de temperamento submisso. Talvez a informação mais definida a respeito dos efeitos das secreções internas no comportamento humano tenha sido obtida através de investigações concernentes à tireóide. Essa glândula localiza-se no pescoço. Sua extirpação ou funcionamento insuficiente pode causar sintomas físicos e mentais de cretinismo, incluindo-se crescimento retardado, a pele adquire aspecto gelatinoso, queda de cabelo, acúmulo de gordura e deficiência mental. (....) A hiperfunção da tireóide torna o indivíduo nervoso, instável e inquieto. Seus sintomas biológicos são globo ocular saliente, pulso rápido e transpiração excessiva. (....) Tireóide e paratireóide parecem ter funções opostas; a tireóide estimula e a paratireóide acalma.  (....) As duas partes da glândula (supra-renais) secretam dois hormônios diferentes. Um é a adrenalina, secretada pela excitabilidade emocional e produz reações imediatas; o outro, corticina, elemento essencial para a vida; a falta de corticina provoca uma doença fatal(Moléstia de Addison). (....) As gônadas, glândulas sexuais (ovários e testículos) são necessárias à função da reprodução. A secreção interna das gônadas está intimamente ligada ao desejo sexual. As características sexuais são determinadas em grande parte por essas glândulas. Todavia, estudos concernentes à função dos hormônios sexuais demonstram que em todos os indivíduos há uma parcela de ambos os hormônios, masculinos e femininos. A atividade gonadotrófica provoca o desejo sexual, contudo os padrões sexuais podem ser retidos depois da castração ( depois da puberdade). A glândula endócrina masculina parece relacionar-se à auto-afirmação, agressividade, força e a dominância sobre outros membros do grupo pode ser ativada nos animais por injeções de testosterona. Depreendemos destas considerações que a atividade psicológica não se realiza apenas no campo da mente. Esta, por sua vez, não é exclusivamente produto de função cerebral mas é algo que se integra na totalidade do organismo. A interrelação dos fenômenos psíquicos e somáticos atualmente é denominada psicossomática. Com toda certeza devem existir moléstias causadas por bactérias; contudo, a experiência determina que em muitos casos a pessoa tem constituição física susceptível a determinada moléstia. Tal condição se faz presente quando o órgão atacado é fraco, e este, por sua vez, encontra-se debilitado porque é usado como canal por onde passa determinada característica da personalidade. Isto significa que a tensão psíquica pode provocar tensão orgânica (....)

 

10.  SENTIDOS

Estudamos os 5 sentidos, os quais até agora eram considerados os únicos existentes Atualmente não se sabe ao certo quantos são os sentidos do homem, mas foi provado que são mais de cinco. Por exemplo, o sentido dos músculos nos dá a sensação de peso quando seguramos algo nas mãos. Os órgãos dos sentidos, chamados fusos musculares foram encontrados nos músculos, tendões e juntas. Este sentido também chamado cinestésico, ou movimento indica a posição dos membros e a progressão do movimento necessário a qualquer atividade motora. Além dos acima, temos as sensações orgânicas como fome, sede, náusea etc. (dor, posição...). Parece existirem outros sentidos indefinidos que contribuem para as sensações de felicidade e depressão.

 

 

III - PERCEPÇÃO

 

11. SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

Percepção não é apenas combinação de várias sensações mas também representa integração de estímulos recentemente percebidos na memória de experiências passadas; inclui, igualmente, a elaboração de alguns detalhes e negligência de outros. (....) Nossas experiências cotidianas baseiam-se na suposição de que todos percebem o mundo circundante da mesma forma. (....) As pessoas que assistem a um filme têm, cada uma, diferentes coisas a contar; uma peça musical é percebida de maneira bastante diferente por vários ouvintes; diversas testemunhas de um acidente ou qualquer outro acontecimento, relatar-nos-ão histórias diferentes. Assim, chegamos à conclusão de que  a percepção humana depende de suas funções psicológicas. (....) afirmação de Kant: "Vemos as coisas não como elas são, mas como nós somos". (....) Se a escrivaninha estiver meio oculta por uma cadeira grande, ela será igualmente reconhecida, pois nossa imaginação completa a impressão. (....) A habilidade para nos identificarmos com um objeto percebido é chamada empatia, que literalmente significa "sentir-se em". (....) O grau de percepção varia de acordo com a estrutura do objeto. Nossa atenção depende da intensidade do estímulo; o tique-taque contínuo do relógio não nos chama muita atenção. Esta, por sua vez, relaciona-se a uma percepção já conhecida; a pessoa adaptada a determinado estímulo terá sua atenção diminuída, enquanto estímulos variados aumentam a atenção. (....) Stratton idealizou um sistema de óculos através dos quais todos os objetos eram percebidos ao contrário. Usou esses óculos constantemente durante uma semana. De início todos seus movimentos relacionados com objetos externos estavam completamente descoordenados. Perdeu noção de direção e não conseguia chegar perto de qualquer objeto a não ser depois de muitos cálculos. Contudo, depois de pouco tempo, conseguiu adaptar-se. (....) Um círculo não fechado apresentado rapidamente, surge aos nossos olhos como um círculo completo. As linhas tendem a fechar-se; os padrões não parecem ser arbitrários mas seguem leis que são indicadas por sua estrutura básica. O fenômeno de reconhecer como um todo as partes reproduzidas confirma a totalidade da nossa percepção. O ponto onde o nervo óptico se desliga do olho é chamado "ponto cego" e podemos facilmente demonstrar através de experiência que a imagem de um objeto caída no ponto cego não é vista. (....) Qualquer percepção resulta da interação de dois estímulos padrões, a figura e o fundo.

 

14. NECESSIDADE E PERCEPÇÃO

(....) lhes foi apresentada versão incoerente de uma cena de amor árabe, na qual um simpático jovem árabe se inclina em direção a uma velha asquerosa ao invés de uma mulher moça. Durante a rápida exposição várias pessoas viram a velha como se fosse a jovem, de acordo com sua expectativa. Outros falharam na percepção de figura tão incoerente, enquanto foram capazes de perceber uma figura convencional no mesmo instante da exposição; em outras palavras, inconscientemente rejeitaram a percepção incoerente. (....) ficou demonstrado que a percepção do tamanho depende da importância que os objetos representam para a pessoa. (....) Tais experimentos indicam que nossa tendência é perceber o que esperamos perceber e que frequentemente transformamos a percepção de acordo com a importância de nossa expectativa. (....)

 

15. PERCEPÇÃO E SOCIEDADE

A influência da expectativa sobre a percepção poderá facilmente tornar-se a origem do preconceito. (....) foi mostrada a fotografia de um negro falando com um homem branco no metrô; o branco tinha uma navalha nas mãos. Um indivíduo teve de dizer, diante de outras pessoas, o que tinha visto; ele, por sua vez, teria de transmitir o relato a um terceiro e assim por diante. No final da experiência o negro é que havia sido visto com a navalha na mão. (....) Tais fatores prejudicados pela percepção desempenham papel importante no depoimento das testemunhas, as quais dizem ter visto determinadas coisas, que mais tarde podem ser provadas como mero resultado de suas próprias expectativas. A pessoa que tenha preconceito percebe em seus semelhantes traços característicos de sua própria personalidade.  (....) As pessoas preconcebidas demonstraram percepção especialmente rígida. (....) Todos esses exemplos demonstram que a percepção não é algo meramente fisiológico mas fenômeno psicológico e, como tal, classificado na dinâmica da personalidade.

 

 

IV - RETENÇÃO

 

16. MEMÓRIA E SUA AVALIAÇÃO

Descobriu-se que cerca de 50% das crianças abaixo de 14 anos, após terem visto uma figura rapidamente (10 a 40 segundos), foram capazes de descreve-la tão acertadamente como se ainda estivessem olhando para ela. Conseguiram lembrar-se dos menores detalhes. Tal habilidade é chamada "imagem eidética", que significa imaginação visual.  (....) Breuer e Freud descrevem como os pacientes regredindo, sob hipnose, aos primeiros anos de suas vidas, foram capazes de lembrar detalhes ínfimos de acontecimentos passados há anos, não apenas de forma geral, mas relacionados a dias e horas específicos. (....) Uma pessoa colocada, sob hipnose, na época em que tinha sete anos, escreveu da mesma forma como o fazia naquele tempo. (....) O homem e o animal desenvolvem um "reflexo condicionado" com o qual o controle da memória imediatamente responde ao estímulo para  o qual está ajustado. (....) Os fatores estimulantes variam de acordo com os indivíduos, mas, em geral, novidade é mais eficiente do que freqüência e esta, por sua vez melhor do que nitidez. (....) Ao atingir oito anos, a criança teve de aprender várias coletâneas gregas, inclusive as que havia ouvido seis anos atrás. A matéria anterior, ouvida quando a criança tinha dois anos, foi aprendida duas ou três vezes mais rapidamente que a matéria recentemente apresentada. Parece que a memória registra estímulos quer sejam eles compreendidos ou não (....) . (....) Também é sabido que a memorização de dois itens semelhantes e complexos, como a aprendizagem de italiano e espanhol, é mais difícil do que memorizar idiomas diferentes, como espanhol e alemão.

 

17. AS FUNÇÕES ORGANIZADAS DA MEMÓRIA

Experiências feitas com indivíduos, referentes à avaliação de pesos, extensões de linhas, ou estimativa de áreas de formas geométricas mostraram que a prática não auxilia a execução de atividades similares, ao contrário, às vezes até cria obstáculos. (....) O desenvolvimento da memória pode ocorrer quando a pessoa para de praticar determinada coisa, digamos, tocar piano durante um ano. Em muitos casos essa habilidade não diminui com a falta de treino, mas depois da interrupção pode tornar-se ainda melhor que antes. Esse fenômeno é chamado de "pausa criadora". (....) O descanso, como fator regenerativo, é observado pela influência salutar do sono, férias e relaxamento. A aprendizagem entremeada com períodos de descanso diminui o tempo necessário à memorização. (....) A estruturação surge de forma especialmente nítida num fenômeno denominado "reminiscência", isto é, habilidade para lembrar mais vezes do que menos, à medida que o tempo passa. (....) O experimentador leu uma história e pediu que a pessoa repetisse. Depois solicitou-se ao mesmo indivíduo que reproduzisse aquela história em vários intervalos, cada dois dias. Poderíamos pensar que, de acordo com o tempo transcorrido, a reprodução se tornaria cada vez menos exata. Contudo, as últimas reproduções eram mais perfeitas do que as fornecidas logo após a história ter sido contada. (....) Memória depende de motivação, e esta é um dos elementos da personalidade em seu todo. As coisas e eventos memorizados e relembrados são determinados pelas necessidades e objetivos da personalidade. (....) Foram feitas experiências com dois grupos de indivíduos com habilidade memorizadora de início idêntica. O grupo A foi informado diariamente a respeito do resultado de usa memorização e outro grupo B, não . Verificou-se acentuada melhoria na memorização do grupo A. Quando o grupo B soube seu resultado, suas médias subiram; quando o grupo A não foi informado, seus resultado baixou. (....) Fizeram-se experiências com um grupo masculino e feminino apresentando conceitos favoráveis e completamente contrários às mulheres. Quando, após uma semana, pediu-se a essas pessoas que recordassem tais conceitos, as mulheres lembraram-se mais dos itens que as favoreciam, enquanto os homens se lembraram apenas dos itens contrários. (....) a integração de determinada coisa na memória depende da atitude pessoal e mais especificamente do grau emocional que acompanha cada atitude.  (....) Freud afirmou que o esquecimento não é produto do acaso mas de motivações psicológicas. (....) Lembramo-nos tanto de sonhos agradáveis como dos desagradáveis e, assim sendo, parece não ser o conteúdo positivo ou negativo o que  acompanha o esquecimento mas aquelas características dinâmicas que perturbam o equilíbrio.  (....) qualquer fato capaz de impressionar um indivíduo é lembrado mais facilmente do que aquele incapaz de impressioná-lo. Essas impressões que, em geral, produzem choque são particularmente fortes, pois afetam o componente apreciativo do indivíduo, por exemplo, sua confiança na fé, segurança, honestidade etc.  (....) Em experiência realizada, a recordação de assuntos desagradáveis se acentuou com a idade. Houve certa prevalência das lembranças de experiências agradáveis nos meios sócio-culturais pobres, enquanto nos meios sociais mais elevados a predominância de recordações desagradáveis foi maior. (....) Esquecemos as horas de prazer, pois representam algo completamente realizado, não deixam traços de tensão produzidos por desejos e apreensões, Esquecemos os fatos desagradáveis incapazes de se integrarem à nossa personalidade. Mas, conforme foi demonstrado pela hipnose e Psicanálise, tais eventos não desaparecem, são apenas temporariamente eliminados da consciência. (....) Nossa tendência é esquecer detalhes desnecessários ou elementos com os quais não fazemos ou não queremos fazer associação.

 

18. SIMBOLIZAÇÃO E MEMÓRIA

Com ou sem intenção, salientamos certos aspectos de nossas lembranças; isto quer dizer que damos a elas o valor que os ouvintes provavelmente apreciam. (....) a memória implica em transformação da percepção, e assim sendo, em realidade objetiva feita pela avaliação individual de cada pessoa.  Portanto, memória não é uma função isolada ou independente do organismo mas correlacionada também a inúmeros fatores psicológicos.

 

19. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por que aprendemos? Porque aprendizagem é essencial à vida. (....) O processo de aprendizagem surge em toda e qualquer criatura, desde a mais inferior escala animal até o homem; podemos até dizer que todas as células aprendem. (....) A característica de todos os processos de aprendizagem se resume na curva da aprendizagem que indica rápido progresso no início e depois pequenas unidades evolutivas por unidade de tempo despendida.  (....) Imediatamente após a aprendizagem surge o esquecimento imediato, as omissões subsequentes se processam gradualmente. Demonstrada de forma gráfica, a curva do esquecimento cai rapidamente no primeiro dia e depois lentamente. (....)Testando-se semanalmente o progresso atingido pelos estudantes, chegou-se à conclusão de que a aprendizagem se processa por etapas. (....) Ela se desenvolve a partir da aquisição de elementos, depois da combinação em unidades e finalmente, da configuração de unidades. (....) o estudante poderá não obter progresso durante longo tempo; contudo, no decorrer desse período de aparente estabilidade, o processo de estruturação prossegue e repentinamente surge a habilidade. (....) a percepção depende, em grande escala, das nossas avaliações, as quais julgam o que selecionamos, o que desprezamos e o que inter-relacioamos; ainda mais, aprendemos melhor o que desejamos aprender. (....) O processo de maturação da aprendizagem surge, na realidade, no embrião. Um aparelho gravador colocado no abdome da mãe, indicou que o feto reagiu a um som estridente com movimento súbito, como se fosse uma resposta de  afastamento ou "medo". Se o estímulo sonoro fosse repetido por algum tempo, a resposta tornava-se menos intensa e, finalmente, chegava quase a desaparecer. Acostumado ao som, o feto "aprendeu" a não responder.

 

20. TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Se dois estímulos ocorrem frequentemente juntos, a lembrança de um deles poderá trazer também o outro à mente. (....) O elo das associações é determinado pela intenção. (....) Em experiências, a aprendizagem foi explicada como exercício acompanhado pela eliminação de respostas imprecisas.  (....) De acordo com muitos psicólogos o reflexo condicionado é o mecanismo essencial de toda a aprendizagem, e as outras formas de aprendizagem nada mais são do que  o processo dos fatores de condicionamento. (....) Mas o condicionamento não dá resultado se não estiver ligado a uma expectativa positiva ou negativa. (....) O fator condicionamento agirá somente quando for parte de um sistema dinâmico de necessidade, desejos, temores, expectativas etc. Para ser condicionado, o cão deverá estar faminto ou à espera de recompensas ou punições. (....) É do conhecimento geral que aprendemos melhor se estamos interessados no assunto, mas os psicólogos provaram por meio de numerosos testes que palavras significativas são mais facilmente aprendidas do que o mesmo número de palavras sem sentido e que as passagens que interessam ao educando são mais rapidamente aprendidas do que aquelas que o aborrecem.  (....) Palavras julgadas agradáveis, foram frequentemente aprendidas com maior facilidade do que as desagradáveis, e as desagradáveis foram mais bem aprendidas do que as consideradas indiferentes. O interesse por si só tem um valor mais estimulante do que a indiferença. (....) Se alguém aprendeu o significado da arte expressionista, aprenderá mais facilmente a compreender a arte surrealista, relacionando-a com o seu conhecimento anterior. A motivação humana é diferente da motivação animal, e nos seres humanos a motivação varia segundo a idade. Ainda que possamos fazer generalizações no tocante a seres humanos em certas idades  criança em idade pré-escolar, escolar, adulta  temos de contar com fatores sexuais, fatores raciais, determinantes culturais, condições sociais, fatores econômicos e estado de saúde, para não mencionar aqui condições hereditárias.  (....) Finalmente há a motivação para aprender pelo desejo de adquirir conhecimento. Esta motivação parece existir apenas em seres humanos. Somente o homem aprende por amor ao estudo, pela aquisição do conhecimento e por interesse objetivo. No processo da aprendizagem a motivação é o fator seletivo e organizador.  (....) A motivação pode ser triplicada: pela necessidade do organismo (fome), por desejos inconscientes (ganhar força), e por intenção (aprendizagem proposital). (....) A aprendizagem não pode ser separada das outras funções do organismo; ela forma uma unidade com a memória, atenção, emoção, imaginação. (....) a aprendizagem é parte integral de todo o organismo.

 

 

V - PENSAMENTO

22. ORIGENS DO PENSAMENTO

Através do pensamento podemos interpretar nossas impressões e lhes dar significado. (....) "Nada há no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos". (....) Quando a galinha foi posta numa gaiola de metal cheia de grãos, continuou a raspar com os pés, o que agora não fazia mais sentido e só servia para fazer os grãos de milho voar fora do alguidar. (....) Na Gazette de Knoxville, de junho de 45, apareceu a foto de um cão, cujo dono o havia abandonado na Califórnia e que depois de dois meses apareceu, extremamente extenuado, em sua antiga residência em Nova Jersey. O cão achara seu caminho de volta atravessando um continente.

 

23. PENSAMENTO E ASSOCIAÇÃO

O fenômeno da associação foi discutido por Platão, que menciona os fenômenos básicos da contiguidade  e similaridade. A visão ou o som de uma lira, diz ele, pode evocar um pensamento do tocados do instrumento, sendo ambos experimentados juntos (contiguidade); ou o estímulo pode evocar o pensamento de um objeto ou pessoa semelhante (similaridade). Aristóteles, na sua obra De Memórias Reminiscência, observou que  um estímulo pode evocar o pensamento do seu oposto (preto-branco). (....) O autor distingiu quatro grupos básicos de associações, cada um deles tendo cinco sub-grupos. Associações racionais, em que o processo associativo é dominado pelo intelecto; Associações imaginativas, em que o processo associativo é dominado pela fantasia; Associações emocionais, em que o processo associativo é determinado por uma emoção dominante; Associações inibidas, em que o indivíduo evita o conteúdo da palavra-estímulo.  (....) observações analíticas indicaram que as associações surgidas em nossa mente não são como fitas de papel com palavras escritas nelas, amarfanhadas num saco e depois retiradas a esmo, mas o resultado de um complicado sistema de determinantes.  (....) Algumas associações relacionam-se a certas tradições determinadas pela cultura. Nas civilizações  antigas, o vermelho está relacionado à direção da bússola e a um aspecto simbólico de vida. Em nosso tempo, o vermelho relaciona-se à ideologia comunista. (....) não se pode falar de associação como elemento estático, idêntico para pessoas diferentes ou igual para as mesmas pessoas em tempos diferentes. Associação é a força dinâmica do pensamento dinâmico.

 

24. ORGANIZAÇÃO E MECANISMO DO PENSAMENTO

O significado da palavra "conceito" baseia-se  no fato de que um conceito é uma idéia geral, resultante da fusão de vários elementos. Se tivermos, por exemplo, o conceito "cavalo", este conceito envolverá qualidades comuns a todos os cavalos, como se as imagens dos cavalos que conhecemos estivessem superpostas, resultando numa figura composta que fornece o conceito. (....) Algumas pessoa tingidas por lesões no cérebro podem reconhecer as formas dos objetos, mas não seu significado, nome e uso (agnosia). Algumas conseguem executar movimentos simples, voluntariamente, embora não sejam capazes de executar movimentos complexos (apraxia). Algumas pessoas perdem a compreensão das palavras ou das frases (afasia). Outras perdem a capacidade de escrever  palavras, mesmo conhecendo-as graficamente e compreendendo-as quando lêem (agrafia) (....) Em casos de emulação cerebral, quando um indivíduo canhoto é forçado subitamente a usar a mão direita, podem-se observar gagueira e outros distúrbios.  (....)

 

25. TEORIAS DO PENSAMENTO

(....) O método do condicionamento dos reflexos permite ao homem dominar reações e movimentos sobre os quais, em condições normais, ele não tem influência. (....)  Quando andamos, dançamos, jogamos, não avaliamos cada um dos movimentos. Quando falamos não temos consciência dos movimentos realizados pelos órgãos vocais e mesmo antes de falar também não avaliamos de que forma eles se movimentam. Mesmo que cada um dos nossos atos pudesse ser explicado automaticamente, a integração do conjunto complexo de todos esses atos simples numa só unidade não pode ser demonstrada como algo mecânico. (....) "Idéias às vezes fundem-se e juntam-se uma na outra e aí aparece, não várias idéias, mas apenas uma". (....) as idéias não são combinações fixas, mas transformações; elas geram conceitos. NÃO são meras impressões reproduzidas, mas criações de algo novo. Psicólogos alemães demonstraram experimentalmente que nosso pensamento segue tendências determinantes. O pensamento é dirigido. As etapas entre um problema e sua solução não são arbitrárias ou insignificantes; são determinadas e relevantes. Quando alguém soluciona um problema, seus pensamentos não são determinados unicamente por associações tiradas das experiências passadas, mas também por processos mentais provenientes das necessidades de um trabalho imediato e da situação que envolve.  (....) De acordo com certa teoria, o pensamento é energia. É produzido pelo sistema nervoso que se assemelha a um sistema de mensagem elétrica. (....) A concepção de Nietzsche, "O pensamento não é senão a expressão de como os impulsos se relacionam mutuamente", corresponde aos conceitos psicanalíticos. De acordo com Freud, o pensamento obedece a dois princípios: o princípio do prazer e o princípio da realidade. (....) De acordo com a teoria de Freud, a tendência básica do organismo e sua operação mental é eliminar estados de desequilíbrio. (....) Se, por causa de muitos obstáculos da realidade, o equilíbrio não puder ser estabelecido, os mecanismos neuróticos ou psicóticos produzem uma realidade mental particular. (....)

 

26. TIPOS DE PENSAMENTO

Muita gente, cujos desejos não são satisfeitos, imagina situações nas quais eles se realizam. Essas imaginações, chamadas devaneios, são projetadas no futuro. (....) A fantasia da criança não difere muito de suas brincadeiras e de seus sonhos durante o sono. (....) A fantasia do adulto é emocionalmente diferente daquela da criança pois ele tem maior habilidade em diferenciar o que se passa consigo próprio e o seu ambiente. ()O culto dos heróis, também age como forma de devaneio, no qual a pessoa que sonha identifica-se com uma pessoa bem-sucedida e admirada. (....) Quando uma pessoa normal diz metaforicamente: "Gostaria de saltar fora de minha pele", o esquizofrênico tenta fazer isso. O esquizofrênico vive os seus pensamentos, mas o pensamento concretizado, às vezes, torna-se independente, como imagens de um sonho.  (....) Piaget contou às crianças a história de um menino que roubou um pedaço de fruta, passou por cima de uma ponte e a ponte quebrou. Quando lhes perguntou porque a ponte havia quebrado, a maior parte das respostas seguia este padrão: "Porque o menino roubou a fruta". (....) O psiquiatra Eugen Bleuler estudou o pensamento egocêntrico chamando-o de pensamento autístico (do grego, autos, próprio). Um exemplo característico deste tipo é o pensamento do paranóico que acredita que todo o mundo o persegue e que tudo que acontece é destinado à sua destruição. (....) O raciocínio em situações onde a espontaneidade e a emoção devem ter a primazia, pode criar uma autoconsciência que torna o indivíduo incapaz de amar, de gozar a vida, porque analisa e objetiva cada elemento por ele experimentado. (....) O cientista acompanha suas investigações por meio de pensamentos altamente controlados e disciplinados, preparando cuidadosamente cada etapa. Pasteur chamou a atenção dizendo: "A sorte recompensa somente a mente preparada". (....) E Heráclito disse: "Se você não esperar o inesperado, não o encontrará". (....) O principal valor do pensamento científico é o conceito de lei e de determinação, enquanto o principal valor do pensamento artístico é o conceito de liberdade e de transformação. (....) O pensamento artístico segue o método de ver todos os pontos relevantes ao mesmo tempo; segue os princípios da percepção no qual várias coisas são percebidas simultaneamente. (....) O pensamento em série fundamenta-se na concepção de uma série de elementos, cuja soma produz o resultado. (....) Se vemos a e b constantemente juntos, a freqüência desta conexão faz com que ao ver a associemos b e vice-versa. Este é também o princípio do condicionamento. (....) A maior parte de nossas deduções é baseada no pensamento quantitativo. (....) Um exemplo famoso é o seguinte:

                   Premissa maior: Todos os homens (a) são mortais (b)

                   Premissa menor: Sócrates (c) é um homem (a)

                   Conclusão: Sócrates (c) é mortal

 

No entanto, se dissermos:

                   Todas as aves (a) têm 2 pernas (b)

                   Sócrates (c) tem 2 pernas (b)

                   Sócrates (c) é uma ave (a)

 

O abandono da estrutura qualitativa de referência conduz ao perigo das generalizações, como no caso do preconceito. Ex:

                   Os russos (a) são comunistas (b)

                   O Sr. A (c) é russo (a)

                   O Sr. A (c) é comunista (b)

Em Samoa as pessoas se casam quando seus nomes têm qualidades semelhantes de som ou de significado. (....)

 

27. PENSAMENTO E EDUCAÇÃO

Três semanas após o fim do período de instrução, todos os alunos, tanto do grupo de controle, como do experimental, foram examinados em relação às suas reações em face da propaganda. Tornou-se evidente que os alunos do grupo experimental desenvolveram estado de consciência crescente dos métodos usados pelo propagandista, mas a instrução em propaganda não foi efetivada no sentido de desenvolver a mínima resistência à mesma. Assim, o conhecimento não influi nos padrões do pensamento. O estudo indicou, além disso, que não houve correlação positiva entre inteligência comumente medida e a habilidade de resistir à propaganda. São palavras do experimentador: "Enquanto a aquisição de conhecimentos e inteligência é, sem dúvida, necessária a fim de permitir o pensamento crítico, os resultados da experiência sugerem de maneira acentuada que um indivíduo pode, de acordo com medidas comuns, possuir essas duas qualidades em grau elevado e ainda assim ser altamente suscetível às influências da propaganda". Qualquer pensamento em termos de propaganda está ligado a um valor e o pensar em termos de valores é mais forte do que pensar em termos de fatos, uma vez que é reforçado pela emoção. Não existe também correlação obrigatória entre aprendizagem e pensamento. As pesquisas indicam pequena analogia entre cultura e habilidade em resolver problemas nos diversos campos do saber.  (....) Da mesma forma, não há necessariamente relação positiva entre a aprendizagem em determinado campo e o progresso geral da habilidade em raciocinar. (....) Thorndike concluiu: "Os estudos realizados fazem pouca ou nenhuma diferença sobre o progresso alcançado durante o ano, quanto à potência de pensar".  (....) se uma criança perdeu a confiança em si e através de sua insegurança estabeleceu no seu íntimo um centro de valores de fuga ou de defesa contínua por meio de agressão, esses valores poderão ser modificados somente se a criança recuperar a segurança e confiar em si própria. Se o centro de valores for baseado num sentimento de culpa, os padrões de pensamento resultantes poderão ser modificados somente se a criança chegar a um acordo com sua própria consciência. E para conseguir isto, terá de aceitar certas imperfeições existentes no mundo real ao invés de fugir para um mundo de desejos e fantasias.  (....) O espírito de crítica não é prejudicado apenas pelas lesões cerebrais ou por processos neuróticos e psicóticos. O pensamento pode ser perturbado indiretamente pela inibição do desenvolvimento da personalidade ou pela supressão ou danificação do sistema de valores do indivíduo. As inibições do desenvolvimento da personalidade podem ser produzidas por frustrações, punições, pelo desencorajamento e por uma disciplina formal e muito severa. É através destes métodos que a criança pode perder a curiosidade e a iniciativa, elementos propulsores do pensamento. A supressão ou dano ao sistema de valores do indivíduo é comumente provocada por meio de uma experiência traumatizante. (....) Um dos grandes perigos para o pensamento criador, é o pensamento danoso pelo qual, através, através de um sistema de valores compulsórios, os fatos, as deduções e as conclusões são distorcidas. (....) John Mill relaciona os 4 principais erros do pensamento: erros de simples inspeção, por exemplo, a afirmação de que se nós pensarmos sempre em duas coisas juntas, elas devem existir juntas (Falai no diabo e ele aparecerá); erros de observação, por exemplo, acreditamos nos adivinhos porque nos lembramos de certos casos favoráveis em que eles acertaram sua predições, e os outros em que erraram foram esquecidos; erros de generalização, por exemplo, aceitando o fato de que por uma coisa ser verdadeira em alguns casos, deva ser real em todos os outros; erros de divagação e conclusões baseadas na ambiguidade de afirmações, metáforas, falsas analogias e divagações de linguagem. Em todos esses casos, o pensamento é prejudicado pelas falsas estruturas de referência tomadas do mundo exterior. (....) Os complexos produzem erros de pensamento, no falar e no agir. Alteram o raciocínio e racionalizam as ações do indivíduo.

 

 

VI - INTELIGÊNCIA

28. A INFLUÊNCIA DA HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE

Para os antigos gregos, a mais elevada virtude do homem era ser "bom e belo"; para os antigos persas era ser "verdadeiro e corajoso", para os germânicos, ser "fiel", e para o homem moderno é ser "inteligente". A complexidade do significado expresso neste termo foi reconhecida há milhares de anos. (....) De acordo com uma das estruturas da inteligência, ela é um  composto de grande número de habilidades particulares; de acordo com outra, a inteligência pode ser composta de um número limitado de habilidades básicas; conforme uma terceira, a inteligência pode ser uma estrutura total que funciona como fator geral. (....) a inteligência é fenômeno complexo e não isolado. Alguns psicólogos em suas definições de inteligência reconheceram características dinâmicas. De acordo com W. Stern, inteligência é a capacidade do indivíduo de adaptar-se a novas exigências, sua adaptabilidade mental geral a novos problemas e condições da vida. (....) A inteligência está intimamente relacionada com o intelecto, que é uma palavra compreensível para significar observação, pensamento, inter-relação, lembrança e integração. (....) As experiências de resolução de problemas por animais indicam que a principal característica da inteligência é o reconhecimentos das inter-relações; portanto, é processo seletivo de escolher a coisa adequada dentre outras, exatamente o que o significado literal da palavra inteligência indica. (....) A inteligência como processo de estabelecer relações e integrações, não é uma faculdade isolada; pelo contrário, depende das funções de todo o organismo. A inteligência depende da percepção, atenção, memória, aprendizagem, associações, imaginação e emoção. Depende também das condições biológicas tais como as atividades nervosas e glandulares; ela depende, como discutiremos a seguir, tanto da hereditariedade como das condições ambientais. (....) A personalidade é mais um produto da natureza ou da educação? (....) Apesar de toda a educação possível, o débil mental nunca se tornará gênio; e um gênio pode surgir nas mais desfavoráveis condições ambientais. (....) Napoleão era o quadragésimo segundo aluno de sua classe; Thomas Edison era o pior aluno de sua classe. (....) Gêmeos criados em separado demonstram as mesmas similaridades que os criados juntos, com exceção do peso que se altera conforme os vários ambientes, de acordo com a alimentação e exercício físico. (....) A. MAS. Lehy observou relação bastante mais elevada entre a inteligência de pais e filhos do que entre a inteligência de pais adotivos e seus filhos.

 

29. INTELIGÊNCIA E TESTE DE APTIDÃO

A incidência de loucura entre os elementos do grupo bem, dotado não é maior do que a do grupo médio (....) O teste de inteligência mede somente o fator intelectual e não mede algumas das principais características do gênio criador: sua originalidade, sensibilidade e percepção das relações existentes entre os fatos.

 

 

VII - EMOÇÃO

30. CONCEITO DE EMOÇÃO

A palavra emoção significa: movimentação, agitação do organismo.  (....) Tudo que percebemos está, de certa forma, relacionado aos nossos desejos, aversões ou interesses, e com muita freqüência aliado aos nossos sentimentos. (....) A reação emocional parece estar presente até no feto, que se movimenta dando solavancos quando um barulho muito alto é feito junto ao ventre materno.  Por esse fato, pode-se acreditar que existe pelo menos uma fase emocional inata. (....)

 

31. TEORIAS DA EMOÇÃO

O fator condicionados das emoções sugere  um modo de curar os distúrbios emocionais. Nos casos simples isto pode ser feito recondicionando, ligando um estímulo negativo a um positivo. Se o estímulo positivo é mais forte que o negativo a ele associado, o condicionamento negativo inicial pode ser dominado. (....) Até mesmo uma emoção aparentemente essencial como o amor de mãe parece estar relacionada ao condicionamento cultural. (....) Estudos sobre Histeria de Breuer e Freud, foi a obra que marcou o início da Psicanálise e mudou todos os conceitos de emoção. Um paciente sob hipnose reproduzia experiências emocionais de sua primeira infância, as quais tinham sido ligadas a experiências emocionais posteriores. Descarregando estas emoções com a lembrança, a catarse causava o desaparecimento dos sintomas histéricos. (....) Adler ressaltou outro fator determinante da vida, ou seja, o desejo que o homem tem de possuir, em seu ambiente, segurança. Quando a pessoa não consegue alcançar seu objetivo, seu sentimento de inferioridade cresce na  proporção do ideal inatingido. O homem, de acordo com Adler, tenta conservar seu equilíbrio não tanto pelo relaxamento de suas tensões como pela compensação de seus defeitos. Devido aos sentimentos de inferioridade, ele desenvolve um desejo de superioridade e poder. (....) Segundo Freud, os desajustamentos emocionais são motivados por intensa perturbação interna no indivíduo, originada por repressões (inconscientemente), ou supressões (conscientemente) e por fixações emocionais em estágios anteriores do seu desenvolvimento. De acordo com Adler, os distúrbios emocionais são causados por desajustamento ao ambiente e à sociedade em geral.

 

32. A FISIOLOGIA DA EMOÇÃO

Todo mundo sofre o impacto fisiológico das emoções. Grandes expectativas fazem o coração bater mais depressa; imagens sobre sexo produzem excitação até ao orgasmo; o desespero transforma de tal forma o aparelho digestivo a ponto de provocar inapetência e até vômitos; a vergonha nos faz corar; a tensão nervosa antes de um exame, por exemplo, pode provocar distúrbio intestinal e mesmo  urinário; o medo pode dilatar as pupilas, produzir sensação de vazio no estômago, suor frio, provocar agitação e tremores. (....) A tensão resulta de uma variedade de frustrações ou interferências, ao passo que o descanso é a experiência de um equilíbrio qualquer se aproxima. Uma reação básica contra a interferência é a raiva; se a interferência não puder ser controlada, sentimos medo; se não estivermos conscientes do objeto causador do medo, sentiremos ansiedade; a raiva, o medo e a ansiedade quando unidos podem tornar-se fonte de hostilidade expressa em forma de agressão, ciúmes e luta. Platão, no seu livro Phaedo, cita a observação de Sócrates de que os condenados à morte passavam seus últimos dias mantendo relações sexuais. Freud faz referência a este fenômeno, observado durante a guerra, na qual os soldados tinham ereções durante ataque a baioneta.  (....)

 

33. REAÇÕES À INTERFERÊNCIA

 O grupo ao qual uma pessoa pertence influencia grandemente seu amor-próprio e,  portanto, as frustrações também dependem da avaliação social do grupo ao qual uma pessoa se identifica. Portanto,  a frustração depende do nível de aspiração da pessoa e da sua idéia a respeito de sucesso e fracasso, que por sua vez depende do conceito que faz sobre isso o grupo ao qual ela pertence. O sentimento de frustração também depende dos processos do pensamento. Se uma pessoa tem tendência para refugiar-se num mundo imaginário, as frustrações na realidade adquirem pouco valor. Sonhos e devaneios, com suas formas alucinatórias de satisfazer os desejos, são compensações para as frustrações experimentadas na vida real; (....) Numa psicose, o nível de frustrações torna-se  grande que o valor da realidade é eliminado completamente e o paciente resolve viver em um mundo à parte. (....) influências que frustram o prestígio, a situação econômica, são sociologicamente consideradas como as principais causas da conduta agressiva. (....) a fuga produz neurose e psicose. Mas existem muitos estágios em que a luta ou a fuga são reações normais ao conflito ou ao desafio. Os obstáculos, as dificuldades e os problemas também precisam ser resolvidos, mas depois de um dia de trabalho recobramos as forças quando "fugimos" para outras atividades que diminuem nossas tensões. (....) Algumas pessoas encontram fuga nos devaneios, outros na autodecepção. A fuga aparece quando a pessoa se afasta da responsabilidade passando-a para outros; quando foge do trabalho e passa a depender da sorte, truques e jogos.  (....) Com a descoberta de novas terras e das máquinas, a liberdade física do homem aumentou, mas também aumentaram suas incertezas, seu isolamento e insegurança. (....) Um esforço desesperado para fugir à ansiedade coagiu o homem a trabalhar. Fugindo da liberdade de sua responsabilidade individual, ele passou a identificar-se com valores estranhos, tais como o "dinheiro", "sucesso", "progresso técnico" e a idéia de Estado. Cada vez mais o homem entrega sua individualidade à padronização. Somente pensa, sente e deseja, do modo que se espera que aja ou reaja. (....) O desenvolvimento físico, mental e emocional do homem está ligado às ações livres; o pensamento ;é um avançar em caminhos já conhecidos e desconhecidos. A ansiedade surge quando o indivíduo é barrado em seu livre intercâmbio com o meio ambiente e consigo próprio. "A ansiedade torna o indivíduo impotente", produz "mutismo" característico dos estados de neurose e psicose, nos  quais a ansiedade costuma silenciar o indivíduo. (....) a ansiedade é uma preocupação por desaprovações nas relações sociais, uma vez que a segurança se fundamenta nos sentimentos de aprovação ou desaprovação, recompensa ou punição. (....)

 

 

VIII - PERSONALIDADE

 

36. DEFINIÇÕES DE PERSONALIDADE

Personalidade é a única organização e integração consciente-inconsciente consistente, das tendências e experiências, através das quais o indivíduo forma seu ambiente e seu próprio caráter, ajustando-se ao meio que o cerca assim como o transforma através de sua vontade. (....) O homem, como William James ressaltou, "tem tantos eus sociais quantos  indivíduos há que o reconhecem e retêm na memória uma imagem sua". (....) No jovem, conflitos sexuais tornam-se conflitos mentais e são , possivelmente, encobertos por conflitos religiosos. (....) "Privado de sua segurança e proteção anterior, o jovem pode duvidar do valor da vida em geral. Quando o desespero não encontra saída, o indivíduo sente solidão e enfado. É fuga ao aborrecimento que pode levar o adolescente à aventura, alcoolismo, crime e outras espécies de fugas de se próprio". (....) Na idade avançada as características evidentes da personalidade são conservadorismo, egoísmo e preconceito.

 

 

IX - ATITUDES

41. O CONCEITO DE ATITUDE

O conceito de atitude tem sido chamado "o conceito mais distintivo e indispensável da psicologia social americana contemporânea". Determinadas atitudes são constantes, outras são adotadas temporariamente. Algumas vezes um indivíduo, embora deseja mudar sua atitude, é incapaz de fazê-lo. Tais atitudes, por exemplo, as neuróticas, podem modificar-se através da ajuda externa efetuada por meio do recondicionamento psicoterapêutico. (....) Valores religiosos podem encobrir autopunição, sentimentos de culpa, chamados intrapunitivos os quais são o oposto de sentimentos de culpa extrapunitivos nos quais a culpa pode ser atenuada sob pretexto religioso através da punição de outra pessoa em nome de Deus, como no tempo da Inquisição. (....) Qualquer valor pode ter a maior variedade de fontes, conscientes e inconsciente; recebendo sua importância de acordo com seu contexto.

 

42.  ATITUDES E MEIO AMBIENTE

A relação do pai e da mãe para com o filho em geral depende da relação existente entre eles. (....) A relação da criança para com os pais forma suas atitudes emocionais-sexuais e sua consciência ou superego. Apego exagerado à mãe pode causar uma fixação que a psicanálise denomina "complexo de Édipo". Esta fixação pode condicionar todo o comportamento sexual do indivíduo e determinar se será capaz de amar outras mulheres em geral ou somente aquelas semelhantes à sua mãe, ou exatamente o seu oposto.  (....) Experiências têm indicado que crianças com baixo nível de auto-afirmação e dominância tornam-se mais agressivas e dominantes após terem adquirido certa destreza através da qual conseguem sobrepujar seus companheiros. (....) As atitudes a seguir mencionadas são as que promovem infelicidade no matrimônio: censura, irritabilidade, salário insuficiente, falta de liberdade. Todas essas atitudes criam instabilidade e desequilíbrio e produzem emoções negativas. (....) Condições sociais como destituição de privilégios e a supressão econômica podem causar desorganização social e isto, m por sua vez, pode produzir numa minoria, formas de comportamento que estimulam antagonismos e assim facilitam o aparecimento dos preconceitos. (....) experiências confirmaram as observações psicanalíticas de uma resistência contra o reconhecimento, por parte do indivíduo, de seus próprios problemas e a projeção inconsciente dos desejos e temores sobre a auto-imagem. (....) Cada indivíduo integra novo material à sua personalidade através da identificação e adaptação. (....) Parece não haver o absoluto para o certo e o errado, para o belo e o feio, para o útil e o inútil, para o desejável e indesejável. Parece que o homem é livre para desenvolver qualquer atitude que seja de seu agrado e atribuir valor a qualquer coisa do seu desejo. O homem é o fazedor das atitudes, é o criador de valores e os reforça pelas leis culturais e nacionais. (....) O espaço de tempo muda os valores básicos do bem e do mal, do certo e do errado. Novas descobertas mudam nossas atitudes no tempo e no espaço. O significado que uma atitude tem para o indivíduo é produzido pelo costume, pelo prêmio e pelo castigo. Valores nada mais são do que mores (hábitos tradicionais de um povo). (....) O homem não é bom nem mau, não é certo nem errado, ele é neutro, algo para ser feito ou, nos velhos termos de Locke, um papel branco no qual a cultura escreve seus textos arbitrários. O indivíduo de acordo com este conceito, adota atitudes e valores à medida que lhe são insistentemente oferecidos. (....) A teoria da relatividade de todos os valores implícita no relativismo cultural conduz a uma atitude de tolerância para com o comportamento humano; cria uma desunião emocional e, portanto, relaciona-se a valores de objetividade e justiça. Por outro lado, a crença na relatividade de todos os valores produz um sentimento de grande insegurança, de ceticismo e desamparo. Se o homem é a medida de todas as coisas, segue-se que ele cria e muda todos os valores, os quais são relativos. (....) acreditar que se possam mudar atitudes e valores isolados é coisa ilusória. Atitudes e valores baseiam-se nas motivações emocionais; assim sendo, em geral não temos possibilidade de alterá-los através do raciocínio ou informação da apresentação dos fatos. (....) as atitudes são alteradas por meio de um apelo às emoções  e que o conhecimento e compreensão dos fatos não se podem colocar contra o poder das forças emocionais. (....) A tendência do indivíduo é permanecer firme nas suas atitudes e valores, resistindo assim às mudanças.  (....) as atitudes são reforçadas pelas reações de outras pessoas que elas estimulam. Para mudar atitudes inadequadas o indivíduo tem de deixar seu ambiente costumeiro, que produz um "círculo vicioso".  (....) O círculo vicioso é mais reforçado pelo desenvolvimento da ansiedade. (....) Para mudar os valores e atitudes de um indivíduo, é preciso que ele seja retirado do círculo vicioso no qual perpetua seu comportamento.

 

 

X - MOTIVAÇÃO

44. ESTRUTURA DA MOTIVAÇÃO

A palavra motivação cujo radical é de origem latina, significa "o que se move", isto é, incita-o à ação. Motivação refere-se a forças internas do organismo que determinam sua atividade, enquanto incentivos referem-se ao estímulo externo que incita o organismo. (....) As motivações de nossas atividades baseiam-se em condicionamentos, em desejos e aversões, prazer ao que não conhecemos. Prêmios e castigos dirigem nossas ações; podem ser de natureza material, ou emocional e espiritual. Tais incentivos também influenciam as realizações humanas.  As ações e atitudes do homem são motivadas por seus interesses os quais se baseiam em valores práticos e ideais.  Fazemos determinada coisa por que ela nos é útil, ou porque satisfaz nossas aspirações sociais, religiosas, científicas, artísticas ou morais. (....) Thurston e Peterson testaram (1932) as atitudes e os interesses demonstrados por crianças no tocante aos alemães e chineses antes e depois de terem visto filmes que mostravam esses povos de maneira positiva e negativa, respectivamente. Após terem visto o filme, as atitudes mudaram. Os que antes haviam gostado dos alemães agora passaram a ter aversão por eles, e os que não tinham gostado dos chineses, antes de ver o filme, demonstraram atitudes favoráveis para com eles depois da exibição. (....) O interesse que alguém possa ter na Psicologia, conscientemente baseado na intenção de auxiliar outras pessoas, pode, na realidade, ter suas origens num impulso de força; a determinação de tronar-se cirurgião, explicada como habilidade manual e espírito humano, pode surgir devido a tendências sádicas. (....) O esporte é um meio artificial de criar obstáculos, os quais devem ser suplantados e dar oportunidade ao executor e observador de demonstrar seu desejo de domínio. (....) Certas pessoas sentem o desejo de fazer o que os outros esperam que façam. As origens dos motivos conformistas são frequentemente temores que se desenvolvem na infância e sentimento de inferioridade. (....)

 

45. SIGMUND FREUD

Freud descobriu que, nos sonhos, as associações de experiências recentes estavam ligadas a associações de fatos ocorridos bastante tempo antes e mesmo na infância da pessoa. De acordo com a psicanálise, um complexo é uma série de idéias emocionais acentuadas num estado repressivo. O complexo manifesta-se num distúrbio de comportamento. A base para tal distúrbio é uma associação, cujo conteúdo não pode ser integrado ao esquema da vida do indivíduo porque foi socialmente inaceitável ou extremamente desagradável para o indivíduo, ou ainda, contrário aos valores e aspirações do indivíduo. (....) Complexo é a fusão de várias associações reprimidas, as quais, em sua maioria têm um denominador comum (ansiedade, medo, falta de coragem etc.). (....) Toda vez que surgir um  estímulo evocando o complexo de associações reprimidas, o indivíduo reage com distúrbio de conduta, com um "sintoma". (....) A escolha de uma esposa pode ser determinada pela imagem da mãe, fazendo com que o indivíduo selecione um tipo de pessoa igual ou constantemente diferente. (....) Os fenômenos das personalidade dividida, do sonho e da neurose demonstram claramente que existem dois tipos de funções psíquicas, uma do consciente e outra do inconsciente. (....) A energia psíquica é diferente da física porque ela está ligada às sensações. O prazer é a sensação primordial. (....) Se o princípio do prazer e o da realidade estiverem desequilibrados, o resultado é a neurose.  (....)

 

46. ALFRED ADLER

De acordo com Adler,  o sistema de vida de uma pessoa não se manifesta de maneira clara enquanto ela se encontra entre seus familiares e numa situação favorável. Mas sim em situações inusitadas, às quais é obrigada a se ajustar. (....) Adler usou o exemplo da gagueira de Demóstenes o qual compensou seu defeito através de treinos até o ponto de tornar esse órgão da fala, antes deficiente, excepcionalmente eficiente, possibilitando que ele se tornasse eminente orador. A deficiência específica foi compensada. (....) De acordo com Adler, as primeiras reminiscências são as mais importantes como no exemplo a seguir. A primeira recordação de uma mulher foi que seu pai a ridicularizava porque ela era muito pequena para olhar sobre a mesa e por causa disto se escondia. No decorrer de toda a vida continuou se escondendo dos outros.