EXTRATO DE: FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA
TÍTULO DO ORIGINAL:
ESSENCIALS OF PSYCHOLOGY
AUTOR: WERNER WOLFF
EDITADO EM: 1956
POR: EDITORA MESTRE
JOU
I - OBJETIVO DA
PSICOLOGIA
1. ORIGENS DA
PSICOLOGIA
Desde o aparecimento
das teorias científicas a respeito da psique reconheceu-se que mente-alma
entram em contato com o meio ambiente através do corpo. Estes três elementos:
mente, corpo e meio ambiente conduzem o ser humano a teorias diferentes no
tocante à possível inter-relação existente entre os mesmos.
A modificação
radical de tais conceitos ocorreu com o progresso obtido pela Psicoterapia
associada ao nome de Sigmund Freud (1856-1939). Sua obra fundamenta-se no ponto
de vista de que o corpo depende da
mente.
Mais tarde, o
desenvolvimento simultâneo da Psicologia, Psicoterapia e Sociologia sugeriu
novamente a unidade e interação do corpo, mente e meio ambiente.
De acordo com
alguns psicólogos, Psicologia é a ciência da experiência individual e portanto
necessariamente subjetiva.
A Psicologia
Fisiológica ocupa-se das funções do sistema nervoso, glândulas, órgãos
sensoriais e reações musculares. A psicologia Genética estuda as alterações
orgânicas do comportamento, que se processam durante o desenvolvimento do indivíduo,
relacionadas às reações psicológicas. A psicologia da Personalidade ocupa-se
das características psicológicas, sua configuração, métodos para diagnosticar
personalidade e do estudo das teorias concernentes à estrutura e
desenvolvimento da personalidade. A psicologia Diferencial estuda as diferenças
existentes entre as ações e reações de um indivíduo comparadas com outro e, em
geral. A Psicologia Anormal (ou patológica) estuda os fenômenos psíquicos que
se desviam de maneira evidente das manifestações comuns. A Psicologia Social
ocupa-se dos fenômenos psicológicos da interação social, com grupos normais e
neuróticos, desenvolvimento da conduta social, psicologia da liderança,
psicologia da moral e da propaganda, psicologia das raças e nações, psicologia
das classes sociais, imitação, preconceitos e opinião pública. A Psicologia
Infantil ocupa-se da idade pré-escolar, escolar e pré-adolescente, dos
fenômenos do crescimento, princípios do desenvolvimento, condições ambientais
com as características específicas das emoções, imaginação, processos mentais,
linguagem, relações sociais, desenvolvimento sexual etc. A Psicologia
Comparativa estuda, de preferência, o comportamento animal comparado ao humano.
A Psicologia Aplicada ocupa-se dos problemas ligados a profissão, vocação e
educação, psicologia de massa, psicologia do anúncio e problemas da vida
diária.
A Psicologia trata
das experiências íntimas e do comportamento humano, da relação mútua existente
entre ambos, dos órgãos que influenciam a experiência e o comportamento, e da
relação que há entre a experiência, comportamento individual e meio ambiente.
O ponto básico de
uma teoria que iguala o homem a uma máquina mental refere-se ao fenômeno dos
reflexos que se faz presente mesmo nos animais decapitados. (....) Nos dias
atuais a teoria dos reflexos e da mente está intimamente ligada ao nome de dois
russos: Ivan Pavlov e Vladimir M. Bechterev, e ao americano John Watson.
(....) Pavlov
demonstrou que tais reflexos são condicionados não apenas interiormente mas
também exteriormente. Um estímulo sonoro é emitido e captado por um cachorro e enquanto ele se encontra atento
lhe é dado um pedaço de carne. (,,,,) Quando, depois de algumas vezes repetida
a experiência, o cachorro ouvir novamente o estímulo sonoro ficará aguardando a
carne. (....) Pavlov acreditava que o estímulo e a inibição dos reflexos são a
base de toda e qualquer atividade mental. Com efeito, diferentes tipos de
hábitos com base no treinamento, educação e disciplina de qualquer espécie nada
mais são do que uma enorme cadeia de reflexos condicionados. (....) A teoria
dos reflexos condicionados encontrou larga ressonância nos EUA. Como não apenas
os reflexos mas toda a espécie de resposta é condicionada, foi adotado o termo
"resposta condicionada". (....) Watson acredita que a máquina humana
possui três espécies de reflexos básicos: visceral (reflexos viscerais), dos
músculos e membros (reflexos manuais), órgão da fala (reflexos verbais). (....) Ele também afirma de maneira bastante
clara que o ser humano poder ser perfeitamente explicado como máquina de
estímulo-resposta.
5. PSICOLOGIA E
OUTRAS CIÊNCIAS
Podemos dizer que a
Filosofia foi a mãe da psicologia. Na Antiguidade o conceito de homem não
podia, de forma alguma, afastar-se do conceito de universo. (....) A Sociologia é, em muitos aspectos,
bastante suplementada pela psicologia social, que investiga as reações dos
grupos, tais como a histeria coletiva, ou das massas, psicologia da plebe, os
ajustamentos individuais ao ambiente social e seus desajustes, principalmente
no tocante à psicologia criminal. A Economia encontrou apoio na pesquisa
psicológica baseada em estudos concernentes à motivação e prosperidade. Os
estudos de psicologia do anúncio, da propaganda e de relações industriais estão
intimamente ligados. (....) não se pode desmembrar o estudo do comportamento
animal, as propriedades do protoplasma, as funções dos órgãos sensoriais e o
sistema nervoso da Psicologia. (....) A Psicologia não pode operar sem o
auxílio da Matemática e da Estatística. A avaliação dos dados requer sua
expressão quantitativa. As técnicas estatísticas são essenciais para a
interpretação dos resultados obtidos através da observação de várias pessoas.
(....) A Psicologia é uma ciência que serve de ponte; é um sistema de
inter-relação e não pode, em virtude de sua natureza, ser definida em termos
estáticos, pois ela é uma das ciências mais diversificadas e dinâmicas.
6. É A PSICOLOGIA
UMA CIÊNCIA
Antes da descoberta
da eletricidade os homens acreditavam que o relâmpago fosse causado por um
deus. Até a descoberta dos germes por meio do microscópio a crença geral
admitia que as doenças fossem causadas por espíritos maus. No momento podemos
afirmar que as leis psicológicas, num sentido idêntico às Leis da Física, ainda
não foram encontradas, em virtude da dificuldade da exploração psicológica, da
insuficiência de aparelhos adequados e do pouco tempo que esse campo de estudo
possui. (....) Outra razão para que a Psicologia ainda não se desenvolveu
plenamente poderá ser encontrada na chamada impenetrabilidade, que os
psicólogos afirmam consistir numa resistência inata que o ser humano tem contra
qualquer coisa que revele algo a respeito de seu íntimo. Se estudarmos a
progênie de apenas uma geração não descobriremos nenhuma lei, mas seguindo a
progênie de várias gerações as leis da hereditariedade tornar-se-ão evidentes.
(....) Para a verificação de qualquer acontecimento físico é necessário haver
observação humana, e o observador depende de sua percepção. (....) Muitas têm
sido as controvérsias a respeito dos objetivos primordiais da Psicologia. Para
alguns psicólogos o objetivo último é o estudo dos estados conscientes do
homem; para outros é a exploração do inconsciente; muitos procuram salientar a
pesquisa no tocante à motivação do comportamento, e a maioria dos psicólogos
acadêmicos coloca o principal objetivo da Psicologia na predição do
comportamento.
II - FISIOLOGIA DO
COMPORTAMENTO
7. ORIGEM DO
INDIVÍDUO
Características
recessivas são : cegueira noturna ou daltonismo, mutismo, ananismo, hemofilia.
Significa isso que, se um pai se casa com uma mulher daltônica, ou vice-versa,
os filhos terão visão normal, mas os netos poderão acusar traço recessivo de
daltonismo.
9. BASES
ELETROQUÍMICAS DA ATIVIDADE PSICOLÓGICA
A relação existente
entre reações químicas e psicológicas surge quando a pessoa se encontra sob a
ação de drogas ou do álcool. A privação do oxigênio tem efeito notável nas
funções psicológicas. Quando a quantidade de oxigênio aspirado é reduzida,
mesmo em pequena escala, o primeiro efeito a fazer-se notar é uma diminuição da
capacidade de crítica e particularmente autocrítica. Numa experiência conduzida
em si próprio, Haldane refere-se ao fato de que, ao diminuir o oxigênio
aspirado, percebeu que tinha vontade suficiente para investigar a cor de seus
lábios, mas faltava-lhe autocrítica para decidir qual dos lados do espelho
deveria usar para fazer a observação. Com a perda da capacidade de julgamento e
desvio da autocrítica, durante a privação do oxigênio, notou a mesma sensação
de felicidade que se sente quando embriagado. À medida que a taxa de oxigênio
diminuía foi observado, mais tarde, declínio na capacidade de concentração,
atenção e faculdades mentais. (....) Várias
experiências demonstraram que a alteração da taxa de açúcar no sangue tem
grande influência na memória e na associação de idéias. (....) É sabido que os
diferentes traços da personalidade dependem diretamente do funcionamento
glandular, e se este for excessivo ou atenuadamente estimulado a personalidade
se altera completamente. (....) Hipócrates, físico grego do quinto século a.
C., foi o primeiro a admitir a existência de certa relação entre o
funcionamento das glândulas endócrinas e as características da personalidade.
(....) Investigações recentes indicam que há certa relação entre as secreções
das glândulas endócrinas principalmente a quantidade por elas secreta,
hipersecreção e os traços da personalidade. (....) A Pituitária é
chamada glândula mestra em virtude de seu controle sobre as demais glândulas. A
atividade pituitária parece estar relacionada à masculinidade no homem e à
feminilidade na mulher. Hiperfunção pituitária tem como resultado falta de
inibição, audácia e comportamento anti-social, enquanto a hipofunção pituitária
relaciona-se aos indivíduos de temperamento submisso. Talvez a informação mais
definida a respeito dos efeitos das secreções internas no comportamento humano
tenha sido obtida através de investigações concernentes à tireóide. Essa
glândula localiza-se no pescoço. Sua extirpação ou funcionamento insuficiente
pode causar sintomas físicos e mentais de cretinismo, incluindo-se crescimento
retardado, a pele adquire aspecto gelatinoso, queda de cabelo, acúmulo de
gordura e deficiência mental. (....) A hiperfunção da tireóide torna o
indivíduo nervoso, instável e inquieto. Seus sintomas biológicos são globo
ocular saliente, pulso rápido e transpiração excessiva. (....) Tireóide e
paratireóide parecem ter funções opostas; a tireóide estimula e a paratireóide
acalma. (....) As duas partes da
glândula (supra-renais) secretam dois hormônios diferentes. Um é a adrenalina,
secretada pela excitabilidade emocional e produz reações imediatas; o outro,
corticina, elemento essencial para a vida; a falta de corticina provoca uma
doença fatal(Moléstia de Addison). (....) As gônadas, glândulas sexuais
(ovários e testículos) são necessárias à função da reprodução. A secreção
interna das gônadas está intimamente ligada ao desejo sexual. As
características sexuais são determinadas em grande parte por essas glândulas.
Todavia, estudos concernentes à função dos hormônios sexuais demonstram que em
todos os indivíduos há uma parcela de ambos os hormônios, masculinos e
femininos. A atividade gonadotrófica provoca o desejo sexual, contudo os
padrões sexuais podem ser retidos depois da castração ( depois da puberdade). A
glândula endócrina masculina parece relacionar-se à auto-afirmação,
agressividade, força e a dominância sobre outros membros do grupo pode ser
ativada nos animais por injeções de testosterona. Depreendemos destas
considerações que a atividade psicológica não se realiza apenas no campo da
mente. Esta, por sua vez, não é exclusivamente produto de função cerebral mas é
algo que se integra na totalidade do organismo. A interrelação dos fenômenos
psíquicos e somáticos atualmente é denominada psicossomática. Com toda certeza
devem existir moléstias causadas por bactérias; contudo, a experiência
determina que em muitos casos a pessoa tem constituição física susceptível a
determinada moléstia. Tal condição se faz presente quando o órgão atacado é
fraco, e este, por sua vez, encontra-se debilitado porque é usado como canal
por onde passa determinada característica da personalidade. Isto significa que
a tensão psíquica pode provocar tensão orgânica (....)
10. SENTIDOS
Estudamos os 5
sentidos, os quais até agora eram considerados os únicos existentes Atualmente
não se sabe ao certo quantos são os sentidos do homem, mas foi provado que são
mais de cinco. Por exemplo, o sentido dos músculos nos dá a sensação de peso
quando seguramos algo nas mãos. Os órgãos dos sentidos, chamados fusos
musculares foram encontrados nos músculos, tendões e juntas. Este sentido
também chamado cinestésico, ou movimento indica a posição dos membros e a
progressão do movimento necessário a qualquer atividade motora. Além dos acima,
temos as sensações orgânicas como fome, sede, náusea etc. (dor, posição...).
Parece existirem outros sentidos indefinidos que contribuem para as sensações
de felicidade e depressão.
III - PERCEPÇÃO
11. SENSAÇÃO E
PERCEPÇÃO
Percepção não é
apenas combinação de várias sensações mas também representa integração de
estímulos recentemente percebidos na memória de experiências passadas; inclui,
igualmente, a elaboração de alguns detalhes e negligência de outros. (....)
Nossas experiências cotidianas baseiam-se na suposição de que todos percebem o
mundo circundante da mesma forma. (....) As pessoas que assistem a um filme
têm, cada uma, diferentes coisas a contar; uma peça musical é percebida de
maneira bastante diferente por vários ouvintes; diversas testemunhas de um
acidente ou qualquer outro acontecimento, relatar-nos-ão histórias diferentes.
Assim, chegamos à conclusão de que a
percepção humana depende de suas funções psicológicas. (....) afirmação de
Kant: "Vemos as coisas não como elas são, mas como nós somos". (....)
Se a escrivaninha estiver meio oculta por uma cadeira grande, ela será
igualmente reconhecida, pois nossa imaginação completa a impressão. (....) A
habilidade para nos identificarmos com um objeto percebido é chamada empatia,
que literalmente significa "sentir-se em". (....) O grau de percepção
varia de acordo com a estrutura do objeto. Nossa atenção depende da intensidade
do estímulo; o tique-taque contínuo do relógio não nos chama muita atenção.
Esta, por sua vez, relaciona-se a uma percepção já conhecida; a pessoa adaptada
a determinado estímulo terá sua atenção diminuída, enquanto estímulos variados
aumentam a atenção. (....) Stratton idealizou um sistema de óculos através dos
quais todos os objetos eram percebidos ao contrário. Usou esses óculos
constantemente durante uma semana. De início todos seus movimentos relacionados
com objetos externos estavam completamente descoordenados. Perdeu noção de
direção e não conseguia chegar perto de qualquer objeto a não ser depois de
muitos cálculos. Contudo, depois de pouco tempo, conseguiu adaptar-se. (....)
Um círculo não fechado apresentado rapidamente, surge aos nossos olhos como um
círculo completo. As linhas tendem a fechar-se; os padrões não parecem ser
arbitrários mas seguem leis que são indicadas por sua estrutura básica. O
fenômeno de reconhecer como um todo as partes reproduzidas confirma a
totalidade da nossa percepção. O ponto onde o nervo óptico se desliga do olho é
chamado "ponto cego" e podemos facilmente demonstrar através de
experiência que a imagem de um objeto caída no ponto cego não é vista. (....)
Qualquer percepção resulta da interação de dois estímulos padrões, a figura e o
fundo.
14. NECESSIDADE E
PERCEPÇÃO
(....) lhes foi
apresentada versão incoerente de uma cena de amor árabe, na qual um simpático
jovem árabe se inclina em direção a uma velha asquerosa ao invés de uma mulher
moça. Durante a rápida exposição várias pessoas viram a velha como se fosse a
jovem, de acordo com sua expectativa. Outros falharam na percepção de figura
tão incoerente, enquanto foram capazes de perceber uma figura convencional no
mesmo instante da exposição; em outras palavras, inconscientemente rejeitaram a
percepção incoerente. (....) ficou demonstrado que a percepção do tamanho
depende da importância que os objetos representam para a pessoa. (....) Tais
experimentos indicam que nossa tendência é perceber o que esperamos perceber e
que frequentemente transformamos a percepção de acordo com a importância de
nossa expectativa. (....)
15. PERCEPÇÃO E
SOCIEDADE
A influência da
expectativa sobre a percepção poderá facilmente tornar-se a origem do
preconceito. (....) foi mostrada a fotografia de um negro falando com um homem
branco no metrô; o branco tinha uma navalha nas mãos. Um indivíduo teve de
dizer, diante de outras pessoas, o que tinha visto; ele, por sua vez, teria de
transmitir o relato a um terceiro e assim por diante. No final da experiência o
negro é que havia sido visto com a navalha na mão. (....) Tais fatores
prejudicados pela percepção desempenham papel importante no depoimento das
testemunhas, as quais dizem ter visto determinadas coisas, que mais tarde podem
ser provadas como mero resultado de suas próprias expectativas. A pessoa que
tenha preconceito percebe em seus semelhantes traços característicos de sua
própria personalidade. (....) As pessoas
preconcebidas demonstraram percepção especialmente rígida. (....) Todos esses
exemplos demonstram que a percepção não é algo meramente fisiológico mas
fenômeno psicológico e, como tal, classificado na dinâmica da personalidade.
IV - RETENÇÃO
16. MEMÓRIA E SUA
AVALIAÇÃO
Descobriu-se que
cerca de 50% das crianças abaixo de 14 anos, após terem visto uma figura
rapidamente (
17. AS FUNÇÕES
ORGANIZADAS DA MEMÓRIA
Experiências feitas
com indivíduos, referentes à avaliação de pesos, extensões de linhas, ou
estimativa de áreas de formas geométricas mostraram que a prática não auxilia a
execução de atividades similares, ao contrário, às vezes até cria obstáculos.
(....) O desenvolvimento da memória pode ocorrer quando a pessoa para de
praticar determinada coisa, digamos, tocar piano durante um ano. Em muitos
casos essa habilidade não diminui com a falta de treino, mas depois da
interrupção pode tornar-se ainda melhor que antes. Esse fenômeno é chamado de
"pausa criadora". (....) O descanso, como fator regenerativo, é
observado pela influência salutar do sono, férias e relaxamento. A aprendizagem
entremeada com períodos de descanso diminui o tempo necessário à memorização.
(....) A estruturação surge de forma especialmente nítida num fenômeno
denominado "reminiscência", isto é, habilidade para lembrar mais
vezes do que menos, à medida que o tempo passa. (....) O experimentador leu uma
história e pediu que a pessoa repetisse. Depois solicitou-se ao mesmo indivíduo
que reproduzisse aquela história em vários intervalos, cada dois dias.
Poderíamos pensar que, de acordo com o tempo transcorrido, a reprodução se
tornaria cada vez menos exata. Contudo, as últimas reproduções eram mais
perfeitas do que as fornecidas logo após a história ter sido contada. (....)
Memória depende de motivação, e esta é um dos elementos da personalidade em seu
todo. As coisas e eventos memorizados e relembrados são determinados pelas
necessidades e objetivos da personalidade. (....) Foram feitas experiências com
dois grupos de indivíduos com habilidade memorizadora de início idêntica. O
grupo A foi informado diariamente a respeito do resultado de usa memorização e
outro grupo B, não . Verificou-se acentuada melhoria na memorização do grupo A.
Quando o grupo B soube seu resultado, suas médias subiram; quando o grupo A não
foi informado, seus resultado baixou. (....) Fizeram-se experiências com um
grupo masculino e feminino apresentando conceitos favoráveis e completamente
contrários às mulheres. Quando, após uma semana, pediu-se a essas pessoas que
recordassem tais conceitos, as mulheres lembraram-se mais dos itens que as
favoreciam, enquanto os homens se lembraram apenas dos itens contrários. (....)
a integração de determinada coisa na memória depende da atitude pessoal e mais
especificamente do grau emocional que acompanha cada atitude. (....) Freud afirmou que o esquecimento não é
produto do acaso mas de motivações psicológicas. (....) Lembramo-nos tanto de
sonhos agradáveis como dos desagradáveis e, assim sendo, parece não ser o
conteúdo positivo ou negativo o que
acompanha o esquecimento mas aquelas características dinâmicas que
perturbam o equilíbrio. (....) qualquer
fato capaz de impressionar um indivíduo é lembrado mais facilmente do que
aquele incapaz de impressioná-lo. Essas impressões que, em geral, produzem
choque são particularmente fortes, pois afetam o componente apreciativo do
indivíduo, por exemplo, sua confiança na fé, segurança, honestidade etc. (....) Em experiência realizada, a recordação
de assuntos desagradáveis se acentuou com a idade. Houve certa prevalência das
lembranças de experiências agradáveis nos meios sócio-culturais pobres,
enquanto nos meios sociais mais elevados a predominância de recordações
desagradáveis foi maior. (....) Esquecemos as horas de prazer, pois representam
algo completamente realizado, não deixam traços de tensão produzidos por
desejos e apreensões, Esquecemos os fatos desagradáveis incapazes de se
integrarem à nossa personalidade. Mas, conforme foi demonstrado pela hipnose e
Psicanálise, tais eventos não desaparecem, são apenas temporariamente
eliminados da consciência. (....) Nossa tendência é esquecer detalhes
desnecessários ou elementos com os quais não fazemos ou não queremos fazer
associação.
18. SIMBOLIZAÇÃO E
MEMÓRIA
Com ou sem
intenção, salientamos certos aspectos de nossas lembranças; isto quer dizer que
damos a elas o valor que os ouvintes provavelmente apreciam. (....) a memória
implica em transformação da percepção, e assim sendo, em realidade objetiva
feita pela avaliação individual de cada pessoa.
Portanto, memória não é uma função isolada ou independente do organismo
mas correlacionada também a inúmeros fatores psicológicos.
19. O PROCESSO DE
APRENDIZAGEM
Por que aprendemos?
Porque aprendizagem é essencial à vida. (....) O processo de aprendizagem surge
em toda e qualquer criatura, desde a mais inferior escala animal até o homem;
podemos até dizer que todas as células aprendem. (....) A característica de
todos os processos de aprendizagem se resume na curva da aprendizagem que
indica rápido progresso no início e depois pequenas unidades evolutivas por
unidade de tempo despendida. (....)
Imediatamente após a aprendizagem surge o esquecimento imediato, as omissões
subsequentes se processam gradualmente. Demonstrada de forma gráfica, a curva
do esquecimento cai rapidamente no primeiro dia e depois lentamente.
(....)Testando-se semanalmente o progresso atingido pelos estudantes, chegou-se
à conclusão de que a aprendizagem se processa por etapas. (....) Ela se
desenvolve a partir da aquisição de elementos, depois da combinação em unidades
e finalmente, da configuração de unidades. (....) o estudante poderá não obter
progresso durante longo tempo; contudo, no decorrer desse período de aparente
estabilidade, o processo de estruturação prossegue e repentinamente surge a
habilidade. (....) a percepção depende, em grande escala, das nossas
avaliações, as quais julgam o que selecionamos, o que desprezamos e o que
inter-relacioamos; ainda mais, aprendemos melhor o que desejamos aprender.
(....) O processo de maturação da aprendizagem surge, na realidade, no embrião.
Um aparelho gravador colocado no abdome da mãe, indicou que o feto reagiu a um
som estridente com movimento súbito, como se fosse uma resposta de afastamento ou "medo". Se o
estímulo sonoro fosse repetido por algum tempo, a resposta tornava-se menos
intensa e, finalmente, chegava quase a desaparecer. Acostumado ao som, o feto
"aprendeu" a não responder.
20. TEORIAS DA
APRENDIZAGEM
Se dois estímulos
ocorrem frequentemente juntos, a lembrança de um deles poderá trazer também o
outro à mente. (....) O elo das associações é determinado pela intenção. (....)
Em experiências, a aprendizagem foi explicada como exercício acompanhado pela eliminação
de respostas imprecisas. (....) De
acordo com muitos psicólogos o reflexo condicionado é o mecanismo essencial de
toda a aprendizagem, e as outras formas de aprendizagem nada mais são do que o processo dos fatores de condicionamento.
(....) Mas o condicionamento não dá resultado se não estiver ligado a uma
expectativa positiva ou negativa. (....) O fator condicionamento agirá somente
quando for parte de um sistema dinâmico de necessidade, desejos, temores,
expectativas etc. Para ser condicionado, o cão deverá estar faminto ou à espera
de recompensas ou punições. (....) É do conhecimento geral que aprendemos
melhor se estamos interessados no assunto, mas os psicólogos provaram por meio
de numerosos testes que palavras significativas são mais facilmente aprendidas
do que o mesmo número de palavras sem sentido e que as passagens que interessam
ao educando são mais rapidamente aprendidas do que aquelas que o
aborrecem. (....) Palavras julgadas
agradáveis, foram frequentemente aprendidas com maior facilidade do que as
desagradáveis, e as desagradáveis foram mais bem aprendidas do que as
consideradas indiferentes. O interesse por si só tem um valor mais estimulante
do que a indiferença. (....) Se alguém aprendeu o significado da arte
expressionista, aprenderá mais facilmente a compreender a arte surrealista,
relacionando-a com o seu conhecimento anterior. A motivação humana é diferente
da motivação animal, e nos seres humanos a motivação varia segundo a idade.
Ainda que possamos fazer generalizações no tocante a seres humanos em certas
idades criança em idade pré-escolar, escolar, adulta temos de
contar com fatores sexuais, fatores raciais, determinantes culturais, condições
sociais, fatores econômicos e estado de saúde, para não mencionar aqui condições
hereditárias. (....) Finalmente há a
motivação para aprender pelo desejo de adquirir conhecimento. Esta motivação
parece existir apenas em seres humanos. Somente o homem aprende por amor ao
estudo, pela aquisição do conhecimento e por interesse objetivo. No processo da
aprendizagem a motivação é o fator seletivo e organizador. (....) A motivação pode ser triplicada: pela
necessidade do organismo (fome), por desejos inconscientes (ganhar força), e
por intenção (aprendizagem proposital). (....) A aprendizagem não pode ser
separada das outras funções do organismo; ela forma uma unidade com a memória,
atenção, emoção, imaginação. (....) a aprendizagem é parte integral de todo o
organismo.
V - PENSAMENTO
22. ORIGENS DO
PENSAMENTO
Através do
pensamento podemos interpretar nossas impressões e lhes dar significado. (....)
"Nada há no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos".
(....) Quando a galinha foi posta numa gaiola de metal cheia de grãos,
continuou a raspar com os pés, o que agora não fazia mais sentido e só servia
para fazer os grãos de milho voar fora do alguidar. (....) Na Gazette de
Knoxville, de junho de 45, apareceu a foto de um cão, cujo dono o havia
abandonado na Califórnia e que depois de dois meses apareceu, extremamente
extenuado, em sua antiga residência em Nova Jersey. O cão achara seu caminho de
volta atravessando um continente.
23. PENSAMENTO E
ASSOCIAÇÃO
O fenômeno da
associação foi discutido por Platão, que menciona os fenômenos básicos da
contiguidade e similaridade. A visão ou
o som de uma lira, diz ele, pode evocar um pensamento do tocados do
instrumento, sendo ambos experimentados juntos (contiguidade); ou o estímulo
pode evocar o pensamento de um objeto ou pessoa semelhante (similaridade).
Aristóteles, na sua obra De Memórias Reminiscência, observou que um estímulo pode evocar o pensamento do seu
oposto (preto-branco). (....) O autor distingiu quatro grupos básicos de
associações, cada um deles tendo cinco sub-grupos. Associações racionais, em
que o processo associativo é dominado pelo intelecto; Associações imaginativas,
em que o processo associativo é dominado pela fantasia; Associações emocionais,
em que o processo associativo é determinado por uma emoção dominante;
Associações inibidas, em que o indivíduo evita o conteúdo da
palavra-estímulo. (....) observações
analíticas indicaram que as associações surgidas em nossa mente não são como
fitas de papel com palavras escritas nelas, amarfanhadas num saco e depois
retiradas a esmo, mas o resultado de um complicado sistema de
determinantes. (....) Algumas
associações relacionam-se a certas tradições determinadas pela cultura. Nas
civilizações antigas, o vermelho está
relacionado à direção da bússola e a um aspecto simbólico de vida. Em nosso
tempo, o vermelho relaciona-se à ideologia comunista. (....) não se pode falar
de associação como elemento estático, idêntico para pessoas diferentes ou igual
para as mesmas pessoas em tempos diferentes. Associação é a força dinâmica do
pensamento dinâmico.
24. ORGANIZAÇÃO E
MECANISMO DO PENSAMENTO
O significado da
palavra "conceito" baseia-se
no fato de que um conceito é uma idéia geral, resultante da fusão de
vários elementos. Se tivermos, por exemplo, o conceito "cavalo", este
conceito envolverá qualidades comuns a todos os cavalos, como se as imagens dos
cavalos que conhecemos estivessem superpostas, resultando numa figura composta
que fornece o conceito. (....) Algumas pessoa tingidas por lesões no cérebro
podem reconhecer as formas dos objetos, mas não seu significado, nome e uso
(agnosia). Algumas conseguem executar movimentos simples, voluntariamente,
embora não sejam capazes de executar movimentos complexos (apraxia). Algumas
pessoas perdem a compreensão das palavras ou das frases (afasia). Outras perdem
a capacidade de escrever palavras, mesmo
conhecendo-as graficamente e compreendendo-as quando lêem (agrafia) (....) Em
casos de emulação cerebral, quando um indivíduo canhoto é forçado subitamente a
usar a mão direita, podem-se observar gagueira e outros distúrbios. (....)
25. TEORIAS DO
PENSAMENTO
(....) O método do
condicionamento dos reflexos permite ao homem dominar reações e movimentos
sobre os quais, em condições normais, ele não tem influência. (....) Quando andamos, dançamos, jogamos, não
avaliamos cada um dos movimentos. Quando falamos não temos consciência dos
movimentos realizados pelos órgãos vocais e mesmo antes de falar também não
avaliamos de que forma eles se movimentam. Mesmo que cada um dos nossos atos
pudesse ser explicado automaticamente, a integração do conjunto complexo de
todos esses atos simples numa só unidade não pode ser demonstrada como algo
mecânico. (....) "Idéias às vezes fundem-se e juntam-se uma na outra e aí
aparece, não várias idéias, mas apenas uma". (....) as idéias não são combinações
fixas, mas transformações; elas geram conceitos. NÃO são meras impressões
reproduzidas, mas criações de algo novo. Psicólogos alemães demonstraram
experimentalmente que nosso pensamento segue tendências determinantes. O
pensamento é dirigido. As etapas entre um problema e sua solução não são
arbitrárias ou insignificantes; são determinadas e relevantes. Quando alguém
soluciona um problema, seus pensamentos não são determinados unicamente por
associações tiradas das experiências passadas, mas também por processos mentais
provenientes das necessidades de um trabalho imediato e da situação que
envolve. (....) De acordo com certa
teoria, o pensamento é energia. É produzido pelo sistema nervoso que se
assemelha a um sistema de mensagem elétrica. (....) A concepção de Nietzsche,
"O pensamento não é senão a expressão de como os impulsos se relacionam
mutuamente", corresponde aos conceitos psicanalíticos. De acordo com
Freud, o pensamento obedece a dois princípios: o princípio do prazer e o
princípio da realidade. (....) De acordo com a teoria de Freud, a tendência
básica do organismo e sua operação mental é eliminar estados de desequilíbrio.
(....) Se, por causa de muitos obstáculos da realidade, o equilíbrio não puder
ser estabelecido, os mecanismos neuróticos ou psicóticos produzem uma realidade
mental particular. (....)
26. TIPOS DE
PENSAMENTO
Muita gente, cujos
desejos não são satisfeitos, imagina situações nas quais eles se realizam.
Essas imaginações, chamadas devaneios, são projetadas no futuro. (....) A
fantasia da criança não difere muito de suas brincadeiras e de seus sonhos
durante o sono. (....) A fantasia do adulto é emocionalmente diferente daquela
da criança pois ele tem maior habilidade em diferenciar o que se passa consigo
próprio e o seu ambiente. ()O culto dos heróis, também age como forma de
devaneio, no qual a pessoa que sonha identifica-se com uma pessoa bem-sucedida
e admirada. (....) Quando uma pessoa normal diz metaforicamente: "Gostaria
de saltar fora de minha pele", o esquizofrênico tenta fazer isso. O
esquizofrênico vive os seus pensamentos, mas o pensamento concretizado, às
vezes, torna-se independente, como imagens de um sonho. (....) Piaget contou às crianças a história
de um menino que roubou um pedaço de fruta, passou por cima de uma ponte e a
ponte quebrou. Quando lhes perguntou porque a ponte havia quebrado, a maior
parte das respostas seguia este padrão: "Porque o menino roubou a
fruta". (....) O psiquiatra Eugen Bleuler estudou o pensamento egocêntrico
chamando-o de pensamento autístico (do grego, autos, próprio). Um exemplo
característico deste tipo é o pensamento do paranóico que acredita que todo o
mundo o persegue e que tudo que acontece é destinado à sua destruição. (....) O
raciocínio em situações onde a espontaneidade e a emoção devem ter a primazia,
pode criar uma autoconsciência que torna o indivíduo incapaz de amar, de gozar
a vida, porque analisa e objetiva cada elemento por ele experimentado. (....) O
cientista acompanha suas investigações por meio de pensamentos altamente controlados
e disciplinados, preparando cuidadosamente cada etapa. Pasteur chamou a atenção
dizendo: "A sorte recompensa somente a mente preparada". (....) E
Heráclito disse: "Se você não esperar o inesperado, não o
encontrará". (....) O principal valor do pensamento científico é o
conceito de lei e de determinação, enquanto o principal valor do pensamento
artístico é o conceito de liberdade e de transformação. (....) O pensamento
artístico segue o método de ver todos os pontos relevantes ao mesmo tempo; segue
os princípios da percepção no qual várias coisas são percebidas
simultaneamente. (....) O pensamento em série fundamenta-se na concepção de uma
série de elementos, cuja soma produz o resultado. (....) Se vemos a e b
constantemente juntos, a freqüência desta conexão faz com que ao ver a
associemos b e vice-versa. Este é também o princípio do condicionamento. (....)
A maior parte de nossas deduções é baseada no pensamento quantitativo. (....)
Um exemplo famoso é o seguinte:
Premissa maior: Todos os homens
(a) são mortais (b)
Premissa menor: Sócrates (c)
é um homem (a)
Conclusão: Sócrates (c) é
mortal
No entanto, se
dissermos:
Todas as aves (a) têm 2
pernas (b)
Sócrates (c) tem 2 pernas (b)
Sócrates (c) é uma ave (a)
O abandono da
estrutura qualitativa de referência conduz ao perigo das generalizações, como
no caso do preconceito. Ex:
Os russos (a) são comunistas
(b)
O Sr. A (c) é russo (a)
O Sr. A (c) é comunista (b)
Em Samoa as pessoas
se casam quando seus nomes têm qualidades semelhantes de som ou de significado.
(....)
27. PENSAMENTO E
EDUCAÇÃO
Três semanas após o
fim do período de instrução, todos os alunos, tanto do grupo de controle, como
do experimental, foram examinados em relação às suas reações em face da
propaganda. Tornou-se evidente que os alunos do grupo experimental
desenvolveram estado de consciência crescente dos métodos usados pelo
propagandista, mas a instrução em propaganda não foi efetivada no sentido de
desenvolver a mínima resistência à mesma. Assim, o conhecimento não influi nos
padrões do pensamento. O estudo indicou, além disso, que não houve correlação
positiva entre inteligência comumente medida e a habilidade de resistir à
propaganda. São palavras do experimentador: "Enquanto a aquisição de
conhecimentos e inteligência é, sem dúvida, necessária a fim de permitir o
pensamento crítico, os resultados da experiência sugerem de maneira acentuada
que um indivíduo pode, de acordo com medidas comuns, possuir essas duas
qualidades em grau elevado e ainda assim ser altamente suscetível às
influências da propaganda". Qualquer pensamento em termos de propaganda
está ligado a um valor e o pensar em termos de valores é mais forte do que
pensar em termos de fatos, uma vez que é reforçado pela emoção. Não existe
também correlação obrigatória entre aprendizagem e pensamento. As pesquisas
indicam pequena analogia entre cultura e habilidade em resolver problemas nos
diversos campos do saber. (....) Da
mesma forma, não há necessariamente relação positiva entre a aprendizagem em
determinado campo e o progresso geral da habilidade em raciocinar. (....)
Thorndike concluiu: "Os estudos realizados fazem pouca ou nenhuma
diferença sobre o progresso alcançado durante o ano, quanto à potência de
pensar". (....) se uma criança
perdeu a confiança em si e através de sua insegurança estabeleceu no seu íntimo
um centro de valores de fuga ou de defesa contínua por meio de agressão, esses
valores poderão ser modificados somente se a criança recuperar a segurança e
confiar em si própria. Se o centro de valores for baseado num sentimento de
culpa, os padrões de pensamento resultantes poderão ser modificados somente se
a criança chegar a um acordo com sua própria consciência. E para conseguir
isto, terá de aceitar certas imperfeições existentes no mundo real ao invés de
fugir para um mundo de desejos e fantasias.
(....) O espírito de crítica não é prejudicado apenas pelas lesões
cerebrais ou por processos neuróticos e psicóticos. O pensamento pode ser
perturbado indiretamente pela inibição do desenvolvimento da personalidade ou
pela supressão ou danificação do sistema de valores do indivíduo. As inibições
do desenvolvimento da personalidade podem ser produzidas por frustrações, punições,
pelo desencorajamento e por uma disciplina formal e muito severa. É através
destes métodos que a criança pode perder a curiosidade e a iniciativa,
elementos propulsores do pensamento. A supressão ou dano ao sistema de valores
do indivíduo é comumente provocada por meio de uma experiência traumatizante.
(....) Um dos grandes perigos para o pensamento criador, é o pensamento danoso
pelo qual, através, através de um sistema de valores compulsórios, os fatos, as
deduções e as conclusões são distorcidas. (....) John Mill relaciona os 4
principais erros do pensamento: erros de simples inspeção, por exemplo, a
afirmação de que se nós pensarmos sempre em duas coisas juntas, elas devem
existir juntas (Falai no diabo e ele aparecerá); erros de observação, por exemplo,
acreditamos nos adivinhos porque nos lembramos de certos casos favoráveis em
que eles acertaram sua predições, e os outros em que erraram foram esquecidos;
erros de generalização, por exemplo, aceitando o fato de que por uma coisa ser
verdadeira em alguns casos, deva ser real em todos os outros; erros de
divagação e conclusões baseadas na ambiguidade de afirmações, metáforas, falsas
analogias e divagações de linguagem. Em todos esses casos, o pensamento é
prejudicado pelas falsas estruturas de referência tomadas do mundo exterior.
(....) Os complexos produzem erros de pensamento, no falar e no agir. Alteram o
raciocínio e racionalizam as ações do indivíduo.
VI - INTELIGÊNCIA
Para os antigos
gregos, a mais elevada virtude do homem era ser "bom e belo"; para os
antigos persas era ser "verdadeiro e corajoso", para os germânicos,
ser "fiel", e para o homem moderno é ser "inteligente". A
complexidade do significado expresso neste termo foi reconhecida há milhares de
anos. (....) De acordo com uma das estruturas da inteligência, ela é um composto de grande número de habilidades
particulares; de acordo com outra, a inteligência pode ser composta de um
número limitado de habilidades básicas; conforme uma terceira, a inteligência
pode ser uma estrutura total que funciona como fator geral. (....) a
inteligência é fenômeno complexo e não isolado. Alguns psicólogos em suas
definições de inteligência reconheceram características dinâmicas. De acordo
com W. Stern, inteligência é a capacidade do indivíduo de adaptar-se a novas
exigências, sua adaptabilidade mental geral a novos problemas e condições da
vida. (....) A inteligência está intimamente relacionada com o intelecto, que é
uma palavra compreensível para significar observação, pensamento,
inter-relação, lembrança e integração. (....) As experiências de resolução de
problemas por animais indicam que a principal característica da inteligência é
o reconhecimentos das inter-relações; portanto, é processo seletivo de escolher
a coisa adequada dentre outras, exatamente o que o significado literal da
palavra inteligência indica. (....) A inteligência como processo de estabelecer
relações e integrações, não é uma faculdade isolada; pelo contrário, depende
das funções de todo o organismo. A inteligência depende da percepção, atenção,
memória, aprendizagem, associações, imaginação e emoção. Depende também das
condições biológicas tais como as atividades nervosas e glandulares; ela
depende, como discutiremos a seguir, tanto da hereditariedade como das
condições ambientais. (....) A personalidade é mais um produto da natureza ou
da educação? (....) Apesar de toda a educação possível, o débil mental nunca se
tornará gênio; e um gênio pode surgir nas mais desfavoráveis condições
ambientais. (....) Napoleão era o quadragésimo segundo aluno de sua classe;
Thomas Edison era o pior aluno de sua classe. (....) Gêmeos criados em separado
demonstram as mesmas similaridades que os criados juntos, com exceção do peso
que se altera conforme os vários ambientes, de acordo com a alimentação e
exercício físico. (....) A. MAS. Lehy observou relação bastante mais elevada
entre a inteligência de pais e filhos do que entre a inteligência de pais
adotivos e seus filhos.
29. INTELIGÊNCIA E
TESTE DE APTIDÃO
A incidência de
loucura entre os elementos do grupo bem, dotado não é maior do que a do grupo
médio (....) O teste de inteligência mede somente o fator intelectual e não
mede algumas das principais características do gênio criador: sua originalidade,
sensibilidade e percepção das relações existentes entre os fatos.
VII - EMOÇÃO
30. CONCEITO DE
EMOÇÃO
A palavra emoção
significa: movimentação, agitação do organismo.
(....) Tudo que percebemos está, de certa forma, relacionado aos nossos
desejos, aversões ou interesses, e com muita freqüência aliado aos nossos
sentimentos. (....) A reação emocional parece estar presente até no feto, que
se movimenta dando solavancos quando um barulho muito alto é feito junto ao
ventre materno. Por esse fato, pode-se
acreditar que existe pelo menos uma fase emocional inata. (....)
31. TEORIAS DA
EMOÇÃO
O fator
condicionados das emoções sugere um modo
de curar os distúrbios emocionais. Nos casos simples isto pode ser feito
recondicionando, ligando um estímulo negativo a um positivo. Se o estímulo
positivo é mais forte que o negativo a ele associado, o condicionamento
negativo inicial pode ser dominado. (....) Até mesmo uma emoção aparentemente
essencial como o amor de mãe parece estar relacionada ao condicionamento
cultural. (....) Estudos sobre Histeria de Breuer e Freud, foi a obra que
marcou o início da Psicanálise e mudou todos os conceitos de emoção. Um
paciente sob hipnose reproduzia experiências emocionais de sua primeira
infância, as quais tinham sido ligadas a experiências emocionais posteriores.
Descarregando estas emoções com a lembrança, a catarse causava o
desaparecimento dos sintomas histéricos. (....) Adler ressaltou outro fator
determinante da vida, ou seja, o desejo que o homem tem de possuir, em seu
ambiente, segurança. Quando a pessoa não consegue alcançar seu objetivo, seu
sentimento de inferioridade cresce na
proporção do ideal inatingido. O homem, de acordo com Adler, tenta
conservar seu equilíbrio não tanto pelo relaxamento de suas tensões como pela
compensação de seus defeitos. Devido aos sentimentos de inferioridade, ele
desenvolve um desejo de superioridade e poder. (....) Segundo Freud, os
desajustamentos emocionais são motivados por intensa perturbação interna no
indivíduo, originada por repressões (inconscientemente), ou supressões
(conscientemente) e por fixações emocionais em estágios anteriores do seu
desenvolvimento. De acordo com Adler, os distúrbios emocionais são causados por
desajustamento ao ambiente e à sociedade em geral.
Todo mundo sofre o
impacto fisiológico das emoções. Grandes expectativas fazem o coração bater
mais depressa; imagens sobre sexo produzem excitação até ao orgasmo; o
desespero transforma de tal forma o aparelho digestivo a ponto de provocar
inapetência e até vômitos; a vergonha nos faz corar; a tensão nervosa antes de
um exame, por exemplo, pode provocar distúrbio intestinal e mesmo urinário; o medo pode dilatar as pupilas,
produzir sensação de vazio no estômago, suor frio, provocar agitação e
tremores. (....) A tensão resulta de uma variedade de frustrações ou
interferências, ao passo que o descanso é a experiência de um equilíbrio
qualquer se aproxima. Uma reação básica contra a interferência é a raiva; se a
interferência não puder ser controlada, sentimos medo; se não estivermos
conscientes do objeto causador do medo, sentiremos ansiedade; a raiva, o medo e
a ansiedade quando unidos podem tornar-se fonte de hostilidade expressa em
forma de agressão, ciúmes e luta. Platão, no seu livro Phaedo, cita a
observação de Sócrates de que os condenados à morte passavam seus últimos dias
mantendo relações sexuais. Freud faz referência a este fenômeno, observado
durante a guerra, na qual os soldados tinham ereções durante ataque a baioneta. (....)
33. REAÇÕES À
INTERFERÊNCIA
O grupo ao qual uma pessoa pertence influencia
grandemente seu amor-próprio e,
portanto, as frustrações também dependem da avaliação social do grupo ao
qual uma pessoa se identifica. Portanto,
a frustração depende do nível de aspiração da pessoa e da sua idéia a
respeito de sucesso e fracasso, que por sua vez depende do conceito que faz
sobre isso o grupo ao qual ela pertence. O sentimento de frustração também
depende dos processos do pensamento. Se uma pessoa tem tendência para
refugiar-se num mundo imaginário, as frustrações na realidade adquirem pouco
valor. Sonhos e devaneios, com suas formas alucinatórias de satisfazer os
desejos, são compensações para as frustrações experimentadas na vida real;
(....) Numa psicose, o nível de frustrações torna-se grande que o
valor da realidade é eliminado completamente e o paciente resolve viver em um
mundo à parte. (....) influências que frustram o prestígio, a situação
econômica, são sociologicamente consideradas como as principais causas da
conduta agressiva. (....) a fuga produz neurose e psicose. Mas existem muitos
estágios em que a luta ou a fuga são reações normais ao conflito ou ao desafio.
Os obstáculos, as dificuldades e os problemas também precisam ser resolvidos,
mas depois de um dia de trabalho recobramos as forças quando
"fugimos" para outras atividades que diminuem nossas tensões. (....)
Algumas pessoas encontram fuga nos devaneios, outros na autodecepção. A fuga
aparece quando a pessoa se afasta da responsabilidade passando-a para outros;
quando foge do trabalho e passa a depender da sorte, truques e jogos. (....) Com a descoberta de novas terras e das
máquinas, a liberdade física do homem aumentou, mas também aumentaram suas
incertezas, seu isolamento e insegurança. (....) Um esforço desesperado para
fugir à ansiedade coagiu o homem a trabalhar. Fugindo da liberdade de sua
responsabilidade individual, ele passou a identificar-se com valores estranhos,
tais como o "dinheiro", "sucesso", "progresso
técnico" e a idéia de Estado. Cada vez mais o homem entrega sua
individualidade à padronização. Somente pensa, sente e deseja, do modo que se
espera que aja ou reaja. (....) O desenvolvimento físico, mental e emocional do
homem está ligado às ações livres; o pensamento ;é um avançar em caminhos já
conhecidos e desconhecidos. A ansiedade surge quando o indivíduo é barrado em
seu livre intercâmbio com o meio ambiente e consigo próprio. "A ansiedade
torna o indivíduo impotente", produz "mutismo" característico
dos estados de neurose e psicose, nos
quais a ansiedade costuma silenciar o indivíduo. (....) a ansiedade é
uma preocupação por desaprovações nas relações sociais, uma vez que a segurança
se fundamenta nos sentimentos de aprovação ou desaprovação, recompensa ou
punição. (....)
VIII -
PERSONALIDADE
36. DEFINIÇÕES DE
PERSONALIDADE
Personalidade é a
única organização e integração consciente-inconsciente consistente, das
tendências e experiências, através das quais o indivíduo forma seu ambiente e
seu próprio caráter, ajustando-se ao meio que o cerca assim como o transforma
através de sua vontade. (....) O homem, como William James ressaltou, "tem
tantos eus sociais quantos indivíduos há
que o reconhecem e retêm na memória uma imagem sua". (....) No jovem,
conflitos sexuais tornam-se conflitos mentais e são , possivelmente, encobertos
por conflitos religiosos. (....) "Privado de sua segurança e proteção
anterior, o jovem pode duvidar do valor da vida em geral. Quando o desespero
não encontra saída, o indivíduo sente solidão e enfado. É fuga ao aborrecimento
que pode levar o adolescente à aventura, alcoolismo, crime e outras espécies de
fugas de se próprio". (....) Na idade avançada as características
evidentes da personalidade são conservadorismo, egoísmo e preconceito.
IX - ATITUDES
41. O CONCEITO DE
ATITUDE
O conceito de
atitude tem sido chamado "o conceito mais distintivo e indispensável da
psicologia social americana contemporânea". Determinadas atitudes são
constantes, outras são adotadas temporariamente. Algumas vezes um indivíduo,
embora deseja mudar sua atitude, é incapaz de fazê-lo. Tais atitudes, por
exemplo, as neuróticas, podem modificar-se através da ajuda externa efetuada
por meio do recondicionamento psicoterapêutico. (....) Valores religiosos podem
encobrir autopunição, sentimentos de culpa, chamados intrapunitivos os quais
são o oposto de sentimentos de culpa extrapunitivos nos quais a culpa pode ser
atenuada sob pretexto religioso através da punição de outra pessoa em nome de
Deus, como no tempo da Inquisição. (....) Qualquer valor pode ter a maior
variedade de fontes, conscientes e inconsciente; recebendo sua importância de
acordo com seu contexto.
42. ATITUDES E MEIO AMBIENTE
A relação do pai e
da mãe para com o filho em geral depende da relação existente entre eles.
(....) A relação da criança para com os pais forma suas atitudes
emocionais-sexuais e sua consciência ou superego. Apego exagerado à mãe pode
causar uma fixação que a psicanálise denomina "complexo de Édipo".
Esta fixação pode condicionar todo o comportamento sexual do indivíduo e
determinar se será capaz de amar outras mulheres em geral ou somente aquelas
semelhantes à sua mãe, ou exatamente o seu oposto. (....) Experiências têm indicado que crianças
com baixo nível de auto-afirmação e dominância tornam-se mais agressivas e
dominantes após terem adquirido certa destreza através da qual conseguem
sobrepujar seus companheiros. (....) As atitudes a seguir mencionadas são as
que promovem infelicidade no matrimônio: censura, irritabilidade, salário
insuficiente, falta de liberdade. Todas essas atitudes criam instabilidade e
desequilíbrio e produzem emoções negativas. (....) Condições sociais como
destituição de privilégios e a supressão econômica podem causar desorganização
social e isto, m por sua vez, pode produzir numa minoria, formas de
comportamento que estimulam antagonismos e assim facilitam o aparecimento dos
preconceitos. (....) experiências confirmaram as observações psicanalíticas de
uma resistência contra o reconhecimento, por parte do indivíduo, de seus
próprios problemas e a projeção inconsciente dos desejos e temores sobre a
auto-imagem. (....) Cada indivíduo integra novo material à sua personalidade
através da identificação e adaptação. (....) Parece não haver o absoluto para o
certo e o errado, para o belo e o feio, para o útil e o inútil, para o
desejável e indesejável. Parece que o homem é livre para desenvolver qualquer
atitude que seja de seu agrado e atribuir valor a qualquer coisa do seu desejo.
O homem é o fazedor das atitudes, é o criador de valores e os reforça pelas
leis culturais e nacionais. (....) O espaço de tempo muda os valores básicos do
bem e do mal, do certo e do errado. Novas descobertas mudam nossas atitudes no
tempo e no espaço. O significado que uma atitude tem para o indivíduo é
produzido pelo costume, pelo prêmio e pelo castigo. Valores nada mais são do
que mores (hábitos tradicionais de um povo). (....) O homem não é bom nem mau,
não é certo nem errado, ele é neutro, algo para ser feito ou, nos velhos termos
de Locke, um papel branco no qual a cultura escreve seus textos arbitrários. O
indivíduo de acordo com este conceito, adota atitudes e valores à medida que
lhe são insistentemente oferecidos. (....) A teoria da relatividade de todos os
valores implícita no relativismo cultural conduz a uma atitude de tolerância
para com o comportamento humano; cria uma desunião emocional e, portanto,
relaciona-se a valores de objetividade e justiça. Por outro lado, a crença na
relatividade de todos os valores produz um sentimento de grande insegurança, de
ceticismo e desamparo. Se o homem é a medida de todas as coisas, segue-se que
ele cria e muda todos os valores, os quais são relativos. (....) acreditar que
se possam mudar atitudes e valores isolados é coisa ilusória. Atitudes e
valores baseiam-se nas motivações emocionais; assim sendo, em geral não temos
possibilidade de alterá-los através do raciocínio ou informação da apresentação
dos fatos. (....) as atitudes são alteradas por meio de um apelo às
emoções e que o conhecimento e
compreensão dos fatos não se podem colocar contra o poder das forças
emocionais. (....) A tendência do indivíduo é permanecer firme nas suas
atitudes e valores, resistindo assim às mudanças. (....) as atitudes são reforçadas pelas
reações de outras pessoas que elas estimulam. Para mudar atitudes inadequadas o
indivíduo tem de deixar seu ambiente costumeiro, que produz um "círculo
vicioso". (....) O círculo vicioso
é mais reforçado pelo desenvolvimento da ansiedade. (....) Para mudar os
valores e atitudes de um indivíduo, é preciso que ele seja retirado do círculo
vicioso no qual perpetua seu comportamento.
X - MOTIVAÇÃO
44. ESTRUTURA DA
MOTIVAÇÃO
A palavra motivação
cujo radical é de origem latina, significa "o que se move", isto é,
incita-o à ação. Motivação refere-se a forças internas do organismo que determinam
sua atividade, enquanto incentivos referem-se ao estímulo externo que incita o
organismo. (....) As motivações de nossas atividades baseiam-se em
condicionamentos, em desejos e aversões, prazer ao que não conhecemos. Prêmios
e castigos dirigem nossas ações; podem ser de natureza material, ou emocional e
espiritual. Tais incentivos também influenciam as realizações humanas. As ações e atitudes do homem são motivadas
por seus interesses os quais se baseiam em valores práticos e ideais. Fazemos determinada coisa por que ela nos é
útil, ou porque satisfaz nossas aspirações sociais, religiosas, científicas,
artísticas ou morais. (....) Thurston e Peterson testaram (1932) as atitudes e
os interesses demonstrados por crianças no tocante aos alemães e chineses antes
e depois de terem visto filmes que mostravam esses povos de maneira positiva e
negativa, respectivamente. Após terem visto o filme, as atitudes mudaram. Os
que antes haviam gostado dos alemães agora passaram a ter aversão por eles, e
os que não tinham gostado dos chineses, antes de ver o filme, demonstraram
atitudes favoráveis para com eles depois da exibição. (....) O interesse que
alguém possa ter na Psicologia, conscientemente baseado na intenção de auxiliar
outras pessoas, pode, na realidade, ter suas origens num impulso de força; a
determinação de tronar-se cirurgião, explicada como habilidade manual e
espírito humano, pode surgir devido a tendências sádicas. (....) O esporte é um
meio artificial de criar obstáculos, os quais devem ser suplantados e dar
oportunidade ao executor e observador de demonstrar seu desejo de domínio.
(....) Certas pessoas sentem o desejo de fazer o que os outros esperam que
façam. As origens dos motivos conformistas são frequentemente temores que se
desenvolvem na infância e sentimento de inferioridade. (....)
45. SIGMUND FREUD
Freud descobriu
que, nos sonhos, as associações de experiências recentes estavam ligadas a
associações de fatos ocorridos bastante tempo antes e mesmo na infância da
pessoa. De acordo com a psicanálise, um complexo é uma série de idéias
emocionais acentuadas num estado repressivo. O complexo manifesta-se num
distúrbio de comportamento. A base para tal distúrbio é uma associação, cujo
conteúdo não pode ser integrado ao esquema da vida do indivíduo porque foi
socialmente inaceitável ou extremamente desagradável para o indivíduo, ou
ainda, contrário aos valores e aspirações do indivíduo. (....) Complexo é a
fusão de várias associações reprimidas, as quais, em sua maioria têm um
denominador comum (ansiedade, medo, falta de coragem etc.). (....) Toda vez que
surgir um estímulo evocando o complexo
de associações reprimidas, o indivíduo reage com distúrbio de conduta, com um
"sintoma". (....) A escolha de uma esposa pode ser determinada pela
imagem da mãe, fazendo com que o indivíduo selecione um tipo de pessoa igual ou
constantemente diferente. (....) Os fenômenos das personalidade dividida, do
sonho e da neurose demonstram claramente que existem dois tipos de funções
psíquicas, uma do consciente e outra do inconsciente. (....) A energia psíquica
é diferente da física porque ela está ligada às sensações. O prazer é a
sensação primordial. (....) Se o princípio do prazer e o da realidade estiverem
desequilibrados, o resultado é a neurose.
(....)
46. ALFRED ADLER
De acordo com
Adler, o sistema de vida de uma pessoa
não se manifesta de maneira clara enquanto ela se encontra entre seus
familiares e numa situação favorável. Mas sim em situações inusitadas, às quais
é obrigada a se ajustar. (....) Adler usou o exemplo da gagueira de Demóstenes
o qual compensou seu defeito através de treinos até o ponto de tornar esse
órgão da fala, antes deficiente, excepcionalmente eficiente, possibilitando que
ele se tornasse eminente orador. A deficiência específica foi compensada.
(....) De acordo com Adler, as primeiras reminiscências são as mais importantes
como no exemplo a seguir. A primeira recordação de uma mulher foi que seu pai a
ridicularizava porque ela era muito pequena para olhar sobre a mesa e por causa
disto se escondia. No decorrer de toda a vida continuou se escondendo dos
outros.