EXTRATO DE: DEDIQUE-SE DE
CORAÇÃO
Autores:
Howard Schultz (fundador e presidente da rede de cafés Starbucks) e Dori Jones
Yang
Editora:
Negócio Editora
7
O
sucesso é vazio se você atingir a linha de chegada sozinho.
23
“Cem
vezes por dia eu me lembro de que minha vida interior e exterior dependem do
trabalho de outros homens, que estão vivos e mortos, e que eu devo me esforçar
para me manifestar na mesma medida em que recebi.” Albert Einstein
33
Não
se dá aos clientes apenas o que eles pedem.
34
Odemos inovar, podemos reinventar quase todos os
aspectos do negócio, exceto um: a Starbucks sempre venderá os grãos de café
torrados de maior qualidade. Esse é o nosso legado.
40
A
sorte sozinha não produz nenhuma grande realização. [Porque não há realização
na conquista sem luta.]
64
“Parece-me
que as pessoas que realomente alcançam o sucesso têm
um impulso de fazer algo”, observou Ron. “Elas gastam energia tentando apostar.
Neste mundo, um número relativamente pequeno de pssoas
está disposto a fazer uma grande aposta”.
65
Eu
não fui apenas um pedinte [de capital unto a investidores] durante aquele ano;
fui um pobre pedinte. Foi o período mais difícil da minha vida. Sentia como se
estivesse sendo chutado e escorraçado todas as vezes que eu saía por uma porta.
69
A
sabedoria convencional dos negócios nos diz que os empreendimentos mais
atraentes têm uma tecnologia ou idéia proprietária – algo para oferecer que
ninguém mais tem.
71
Se
você perguntar a qualquer um dos investidores hoje por que decidiram correr o
risco, quase todos lhe dirão que investiram em mim, não em minha idéia. Eles
acreditavam porque eu acreditava, e prosperaram porque confiaram em alguém em
quem ninguém mais havia confiado.
73
“A
medida final de um hojmem não é onde ele fica nos
momentos de conforto e conveniência, mas onde fica em fases de desafio e
controvérsia.” Martin Luther King, Jr.
79
Ao
encontrar um sócio, e selecionar funcionários, certifique-se de escolher
pessoas que compartilham sua paixão, compromisso e metas.
92
Um
plano de negócios é apenas um pedaço de papel, e até mesmo o melhor plano de
negócios do mundo será inútil se as pessoas da empresa não comprarem a idéia.
Não pode ser sustentável, nem mesmo implementado adequadamente, a não ser que
as pessoas estejam comprometidas com ele com a mesma vibração que o líder.
99
“Seja
lá o que você pode fazer, ou sinhar... comece. A
ousadia sempre traz consigo genialidade, poder e mágica.” Goethe
101
Não
sabíamos que não dava para fazer, então simplesmente fizemos.
110
Grandes
oportunidades residem na criação de algo novo. Mas essa inovação precisa ser
relevante e inspiradora, ou se transformará em cores luminosas que desaparecem
rapidamente como fogos de artifício.
112
Parte
do que sempre me deu força foi o medo do fracasso, pois eu conheço muito bem o
rosto da derrota.
116
Por
todo o país, a maioria das redes de varejo e fast-food
têm um índice de rotatividade de funcionários que varia de 150% chegando a até
400% ao ano. Na Starbucks, a rotatividade no cargo de barista
é de 60% a 65%, no cargo de gerente de loja é de apenas 25%, enquanto que para
outros varejistas gira em torno de 50%. Melhores benefícios atraem pessoas boas
e as mantêm por mais tempo.
119
Qualquer
funcionário, em qualquer lugar, pode dar sugestões ou reportar uma ação que parela contraditória em relação ao nosso propósito e nós
prometemos que um profissional habilitado irá responder no prazo de duas
semanas, por telefone ou carta.
129
Quando
você está abrindo uma empresa, qualquer que seja o porte, é extremamente
importante reconhecer que as coisas vão ser muito mais demoradas e caras do que
você espera.
132
Quando
as empresas falham, ou não crescem, o motivo é quase sempre a falta de
investimentos nas pessoas, nos sistemas, e nos processos que precisam. A maioria
das pessoas menospreza quanto dinheiro será preciso para fazer isso.
139
O
que você pode aprender com aqueles que sabem menos do que você? Eles podem até
massagear seu ego durante algum tempo e cumprir ordens facilmente, mas eles não
lhe ajudarão a crescer.
143
“Contanto
que seja moral, legal e ético”, Howard Bear gosta de
dizer, “devemos fazer o que for preciso para agradar o cliente.”
145
Sinceridade
pode doer. Pode ser intimidante. Mas, conforme aprendi com Howard Behar, é o
tipo de ambiente que a Starbucks precisa se quisermos continuar confiando no
entusiasmo e compromisso de nosso pessoal.
146
Pra
ter êxito, toda empresa precisa alcançar um equilíbrio entre as duas forças. E
isso requer líderes que entendem a visão e o know-how para consolidar uma
infra-estrutura necessária para isso.
183
Ao
criar uma empresa, você frequentemete se verá diante
de várias bifurcações. Andy Grove, CEO da Intel,
chama-os de “pontos de inflexão”.
186
Para
manter seu vigor, uma empresa precisa fornecer um ambiente estimulante e
desafiador para todos esses tipos: o sonhador, o empreendedor, o gerente
profissional e o líder. Caso contrário, corre o risco de tornar-se outra
empresa medíocre.
197
Por
que mudar a fórmula do sucesso quando tudo está indo bem, quando os fãs estão
nos aprovando?
A
resposta simples é a seguinte: porque o mundo está mudando. A cada ano, as
necessidades e as preferências dos clientes mudam. A concorrência torna-se
acirrada. Os funcionários mudam. Os gerentes mudam. Os acionistas mudam. Nada
pode continuar o mesmo para sempre, nos negócios ou na vida, e confiar no
status quo pode trazer somente frustração.
218
Depois
de julho, o preço do café baixou. O que nós não havíamos entendido na espoca
era o quanto as especulações influenciaram a elevação dos preços.
Apesar
do peso que havíamos assumido, nunca houve qualquer acusação ou tentativa de
culpar alguém pela compra inoportuna. Devido ao tremendo medo, confusão e
preocupações que afetavam todos nós, era importante que mantivéssemos nosso
equilíbrio com total haarmonia e confiança um no
outro.
220
Sempre
me intrigou a ironia de que uma empresa tende mais a atrair a atenção quando
perde dinheiro ou dispensa pessoas, ou comete erros espetaculares.
221
Grandes
empresas precisam de um líder visionário e de um executivo habilidoso: um para
o ponto mais alto e outro para o ponto mais baixo em um ciclo econômico.
226
Hoje
existe uma retórica de marketing em se agregar valor aos produtos. Na
Starbucks, o valor estava lá desde o princípio, no próprio café. Quando sua
média de vendas é de apenas 3,5 dólares , é preciso garantir que o cliente irá
retornar.
228
Publicidade
em massa pode ajudar a construir marcas, mas autenticidade é o que as faz
durar.
Os clientes escolhem nos procurar por 3 motivos: nosso café, nosso pessoal e a experiência em nossas lojas.
229
E quando você se depara com uma experiência em um nível superior, em que é tratado de forma positiva, em que alguém se esforça para fazê-lo sentir-se especial, em que é bem recebido com um sorriso e considerado inteligente, a experiência se torna relevante.
251
Seja o que você for fazer, não tente evitar riscos. Não faça as coisas da maneira como elas sempre têm sido feitas. Não tente se encaixar no sistema. Se você faz o que todo fazem, nunca vai superar as expectativas de ninguém.
255
Em
uma porção de lugares, fomos repelidos por ativistas que não queriam a
Starbucks em suas cidades. Algumas vezes o proprietário de uma empresa local,
com medo de não conseguir concorrer. Fez com que seus clientes protestassem e
nos mantivessem distantes. Em alguns casos, a critica provocou ataques difíceis
de serem respondidos sem que parecêssemos defensivos. Como podemos convencer as
pessoas que não têm convivência em nossas lojas e experiência em nosso café de que
nós não somos “predatórios” e “implacáveis”?
263
[Resultado
de discussão de grupo com 900 funcionários]: 100% dos entrevistados considerava
que “trabalhar para uma empresa que você respeita” é um fator importante para satisfação no trabalho.
294
Um
dos aspectos fundamentais da liderança, percebida mais e mais, é a capacidade
de instilar confiança nos outros quando você próprio está se sentindo inseguro.
Hoje,
recordando, estou certo de que francamente tomamos a atitude certa. O líder de
uma empresa não pode, e nem deve, sempre ser o líder da torcida. Precisa estar
disposto a permitir que seu pessoal veja os pontos fracos e a dor, contanto que
o entendam no contexto das maiores realizações da empresa.
Quando
não se tem a maré a nosso favor, é errado adotar um discurso animado. As
pessoas querem orientação, não retórica. Precisam saber qual é o plano de ação,
e como ele será implementado. Elas querem ser responsáveis por ajudar a
solucionar o problema e ter autoridade para agir sobre ele.
306
Nenhuma
empresa pode crescer, nenhum sonho se realiza, sem que se enfrente desafios,
surpresas, desilusões pelo caminho. Quanto mais sincero nosso compromisso, mais
esses contratempos nos machucarão, mas mais ainda seremos capazes de inventar
soluções que reflitam nossos valores.
307
“É o silêncio entre as notas que cria a música.” Noah
benShea, escritor. Às vezes temos que parar e prestar
atenção nesse silêncio.
311
A
vitória é muito mais significativa quando não resulta só dos esforços de uma
pessoa, mas das realizações conjuntas de muitas. A euforia é duradoura quando
todos os participantes lideram com o coração, vencendo não só por si mesmos,
mas uns pelos outros.
O sucesso tem mais sabor quando é compartilhado.