EXTRATO DE: CRIANDO E GERENCIANDO UMA EQUIPE DE
VENDAS
TÍTULO DO ORIGINAL:
MANAGING A SALES TEAM: TECHINIQUES FOR FIELD SALES MANAGERS
AUTOR: NEIL R.
SWEENEY
EDITORA:
MCGRAW-HILL – 1989
AS 12 TAREFAS
ADMINISTRATIVAS
1. FORMAR UMA EQUIPE DE VENDAS
2. FALAR SOBRE O PESSOAL DE VENDAS
3. MOTIVAR OS MEMBROS INDIVIDUAIS DA EQUIPE
4. RECRUTAR E SELECIONAR O PESSOAL DE VENDAS
5. TREINAR O GRUPO
6. TREINAR O INDIVÍDUO
7. AVALIAR E MELHORAR O DESEMPENHO
8. PLANEJAR AS ATIVIDADES DE VENDAS DA
EQUIPE
9. CONTROLAR AS ATIVIDADES DE VENDAS
10. COMUNICAR-SE COM A EQUIPE DE VENDAS
11. LIDAR COM OS PROBLEMAS DAS PESSOAS
12. TRABALHAR PRODUTIVAMENTE COM OS MEMBROS DE
GRUPOS MINORITÁRIOS
Uma equipe consiste
de um grupo de pessoas com um objetivo comum que trabalham interdependentemente
com papéis definidos ainda que variados e sob o comando de um líder reconhecido
que dirige as atividades da equipe e controla sua moral.
Técnicas de
formação de equipe de vendas:
• conduzir com habilidade e sensibilidade
• ser capaz de perceber e transformar a
disposição da equipe;
• definir e alterar papéis quando
necessário; e
• desenvolver compromisso com os objetivos
da equipe.
3 estilos de liderança:
• comandante
• vamos traabalhar
juntos
• automática
COMANDANTE TRABALHAR JUNTOS PARTIDA AUTOMÁTICA
AUTOCRTÁTICO DEMOCRÁTICO LIBERAL
confia muito pouco alguma
confiança, mas não absoluta total
confiança nos indivíduos
toma responsabilidades pessoalmente divide responsabilidade permite responsabilidade individual
determina metas sugere
metas deixa os indivíduos
estabelecerem metas
acompanha de perto - surpreende verifica periodicamente - descobre metas
negligenciadas obtém
comprometimento revê realização de metas
resultados ou rua obtém
resultados através da equipe resultados
individuais
exige obediência baseia-se
na cooperação encoraja iniciativa
recompensa e pune pessoalmente usa o grupo para recompensar e punir depende de auto-recompensa e punição
resolve problemas sozinho ou encontra um bode
expiatório soluciona problemas com o
grupo membros isolados solucionam,
o líder dá assistência se necessário
USAR COM O
VENDEDOR...
HOSTIL E COM O
INSEGURO OU NOVATO COOPERATIVO E
COM O QUE TEM SENTIDO DE GRUPO INDIVIDUALISTA
E COM O VENDEDOR INTROSPECTIVO
E APRENDER A...
encorajar suas atitudes de comando e reforçar papéis
dominantes criar um espírito de
solidariedade e encorajar cada pessoa a ajudar os outros fazer cada pessoa ficar envolvida; mostrar confiança em cada
pessoa; dar crédito e elogiar (de forma mais intensa); e fazê-las se orgulharem
de suas contribuições individuais
Para manter um
estado de ânimo positivo, estabeleça uma sensação de sucesso. Isto é conseguido
primeiro definindo-se metas que cada vendedor pode realisticamente alcançar; aslém disso, é importante que você
expesse sua satisfação em relação ao que foi
conseguido. Isto ajudará a reforçar o êxito e o orgulho dos vendedores em
relação ao que fazem.
Seu trabalho como
líder de equipe é definir papéis e usá-los para a maior vantagem da equipe.
Os melhores
estímulos para os concursos de vendas são os lucos
livres de ônus [seu vendedor já tem o orçamento familiar estourado. Se quiser
dar uma viagem, dê, inclusive, um dinheiro extra para que ele use para gastos
supérfluos.]
Vendedores
[pessoas] são como mulas, você pode motivá-las com uma cenoura ou com um cacetete. Isto é, se você lembrar que as cenouras e os cacetetes movem pessoas e mulas apenas se elas estiverem
amedrontadas ou famintas.
A motivação está
baseada na idéia de que se você souber por que as pessoas fazem as coisas, você
poderá fazê-las agir como quiser. [Para saber por que as pessoas fazem qualquer
coisa você precisa de que técnicas que aprimorem a percepção. Percepção é a impressão
que as pessoas têm sobre os motivos que comandam as ações. ]
Um gerente precisa
aprender a apresentar e a controlar as tarefas de trabalho e as recompensas de
trabalho de tal maneira que as pessoas tenham as recompensas e a satisfação que
elas buscam no trabalho.
As pessoas esperam
do trabalho:
1. Reconhecimento. Sentir-se importante.
(automático)
2. Uma chance de dirigir os outros, estar no
comendo. Ter poder. (comandante)
3. Ser parte de um grupo. Sentir que
pertence a um grupo. (trabalhar juntos)
Seis necessidades
de motivação satisfeitas através do trabalho:
• orgulho
• poder
• participação
• potencial [retiro]
• rendimento
• paz [segurança]
[No trabalho, as
pessoas desejam ser recompensdas pelo grupo com 3 coisas (em graus diferentes de intensidade):
• admiração
• poder ou
• aprovação social
E elas desejam
obter como recompensa da empresa 2 coisas (também em
graus diferentes de intensidade):
• rendimento ou
• segurança]
O medo e o amor da
criança são as raízes das necessidades de motivação do adulto. [Não concordo
com isso. Motivação é motivo. Motivo que justifica uma determinada ação. Sem
motivo não há ação. Portanto isto não tem a ver com medo ou amor.]
Se você observar as
reações de uma pessoa em relação a outras, a você e a situações diferentes,
você começará a conhecer cada pessoa.
Os 14 mandamentos
motivacionais:
1. Faça cada pessoa ficar envolvida
2. Crie confiança; use o orgulho
3. Proponha uma atitude de tomada de
controle
4. Crie o papel do consultor
5. Dê crédito e elogie
6. Crie orgulho
7. Use o espírito de equipe
8. Encoraje a interdependência
9. Procure a oportunidade de aprimoramento
10. Deixe que eles o ajudem
11. Lembre cada pessoa que o pagamento e a
produtividade caminham juntos
12. Use as comissões como incentivo para
enfatizar as atividades
13. Não tema o medo, use-o com sabedoria
14. Culpe e repreenda
A necessidade de
sentir que os outros têm confiança em você é universal. [A quesstão
é: como transmitir isto já que cada um percebe de uma maneira?]
Se você não
elogiar, o orgulho não será satisfeito.
Quase tudo que você
quiser que uma pessoa faça, ela o fará se perdir-lhe
de maneira certa. [A maneira certa é individualizada e só pode ser determinada
pela confluência perceptiva.]
Processo
motivacional:
1. Conhecer o indivíduo
2. Saber especificamente o que você quer que
a pessoa faça;
3. Descobrir como ela vê o que você quer que
ela faça;
4. Dizer claramente o que você quer que a
pessoa faça em termos que apelem para seu quadro motivacional e sejam
consistentes com o ponto de vista dela.
Processo para a
confluência perceptiva:
1. Conhecer os valores do indivíduo
2. Dar a conhecer ao indivíduo os seus
valores
3. Determinar os valores comuns
4. Definir a ação que os satisfaz
A questão
motivacional é como estimular Danilo a fazer as visitas no há orário. As duas forças motivacionais que funcionaram foram:
orgulho e participação. O gerente usou este método: "Você é o mais
experiente, os outros vendedores seguem o seu exemplo e como resultado os
horários de visitas não estão sendo respeitados. Consequentemente, nossas metas
não estão sendo atingidas. Será que você vai dar o exemplo e fazer as visitas
no horário?"
[
1. o vendedor queria ser admirado pelo grupo
por ser um exemplo
2. o gerente queria ser admirado pelo seu
superior pelo desempenho da equipe
3. o valor comum era a avaliação que cada um
receberia
4. cumprir o horário satisfaria a um e a
outro
Isto
também pode ser entendido como uma motivação indireta porque não ataca o
problema diretamente (cumprir o horário porque esta é a norma e ponto final),
mas se utiliza de um terceiro motivador que dará o mesmo resultado, porque é o
resultado que é importante e não a forma como ele é obtido.]
Determinar como a
pessoa que você está tentando motivar vê ou percebe o que quer que ela faça é
importante principalmente porque o ponto de vista dela pode interferir com o
seu desejo.
[É um absoluto contrasenso se desejar que através da dor se consiga que as
pessoas modifiquem suas atitudes. Na lista de desejos do ser humano jamais
aparecerá a dor, apenas o prazer. Assim, apenas este
(ou a possibilidade deste) é capaz de acionar o mecanismo de automotivação do indivíduo em direção a um determinado
objetivo. A dor (ou o medo, que é a possibilidade da dor) só nos serve (e bem)
quando se deseja uma não-ação. Ou seja, inibir uma determinada atitude que,
apesar de causar prazer a uns, causaria dor a quem detem
o poder.]
Quando se pensa em
contratar um vendedor, três coisas precisam ser conhecidas. São elas: 1) o
conhecimento exigido para realizar o trabalho; 2) as técnicas necessárias para
fazer o serviço; e 3) as qualidades pessoais necessárias para o serviço. O
processo de elaboração das especificações do serviço é chamado análise de
serviço.
As técnicas de
vendas consistem da capacidade de se analisar uma outra
pessoa [percepção] e apresentar àquela pessoa uma mensagem de maneira
convincente.
Faça o vendedor
avaliar seu desempenho antes de você dar sua opinião. Dê-lhe a oportunidade de
destacar seus próprios erros e êxitos antes de dizer-lhe o que pensa.
Comece a análise do
desempenho do vendedor dizendo algo positivo sobre sua atuação. Depois de
escutar um elogio, as críticas ficam mais fáceis.
Deixe o vendedor saber que você se identifica com
ele usando a palavra "nós" em vez de "você". Por exemplo:
"Como é que nós podemos contornar aquela objeção se ela ocorrer de
novo?"
O treinamento molda
o comportamento. [O treinamento aumenta o índice de percepção correta.]
[Me ocorre agora
uma técnica que pode ser um grande achado. A partir do meu pensamento de que
não temos qualidades ou defeitos, apenas características, pode-se criar uma
técnica a partir da determinação de quando é que tais características são
qualidades e quando são defeitos. Pode-se fazer um quadro mais ou menos assim:
A CARACTERÍSTICA
DE... É UMA QUALIDADE É UM DEFEITO
IMPULSIVIDADE
... quando usada em situações em que há falta de
decisão quando há alguém no comando
RESPONSABILIDADE... quando só há você para executar a tarefa quando é preciso acelerar o processo com a
ajuda de outras pessoas
ARROGÂNCIA
Os planos de
aprimoramento são recebidos por uma autoprotetora
resistência à mudança.
[A grande sacada é
usar aprimoramento em lugar de treinamento.]
Mudança
• implica críticas;
• produz medo; e
• desarruma um padrão
A maioria das
pessoas tende a aceitar com mais facilidade testemunhos de terceiros do que uma
recomendação direta do chefe.
Antes de uma
reunião para avaliação de desempenho:
• Informe o vendedor com antecedência
• avalie o vendedor e deixe-o avaliar-se
• escolhe um local adequado e conceda
tempo suficiente
• planeje a reunião
Pergunte antes de
dizer.
[Pergunte e ouça
antes de dizer.
Pergunte e ouça.
Depois elogie. Só então diga o que você quer.
Pergunte e ouça.
Pergunte novamente em função do que ouviu e ouça. Depois elogie. Só então dirga o que você quer dizer. Mas é
provável que, neste ponto, você não precise dizer mais nada.]
Uma meta realista
é:
• específica;
• mensurável;
• atingível; e
• compatível.
Na técnica das
idéias luminosas [mais conhecida como brainstorm):
1. todas as sugestões são bem-vindas - não
importa o caminjho que as coisas sigam
2. Não é permitido a ninguém criticar,
censurar ou avaliar qualquer das sugestões oferecida
O resultado é que
pessoas estimulam pessoas e idéias estimulam idéias.
A maioria dos
planos deve ser programado de forma que :
• 40% dos objetivos possam ser alcançados
ao final da primeira semana;
• 60% dos objetivos possam ser alcançados
ao final da segunda semana;
• 85% dos objetivos possam ser alcançados
ao final da terceira semana;
• 100% ao final da quarta semana.
[Com ou sem plano,
todos fracassam. Mas os que têm um, fracassam menos.]
A atividade de
controle é definida como o processo de fazer com que seja realmente feito
aquilo que você deseja. Ela consite em:
medir;
avaliar; e
direcionar.
A comunicação
consiste de:
deixar que uma pessoa saiba como você se
sente ou o que você pensa sobre alguma coisa (enviar uma mensagem)
escutar enquanto uma
outra pessoa deixa que você saiba como ela se sente ou o que ela pensa
sobre alguma coisa (receber a mensagem).
6 regras para a boa comunicação:
1. Analise a mensagem
2. Abra com palavras que chamem a atenção.
[Crie interesse.]
3. Esclareça no começo o que quer discutir.
4. Personalize a mensagem.
5. Antecipe objeções e responda-as.
6. Repita e encerre com os pontos-chave.
Perguntaram uma vez
a um comunicador de muito sucesso que estava gerenciando pessoas apesar de seu
inglês fraco, por que sua mensagens eram sempre tão
claramente compreendidas. A resposta dele foi: "Eu digo a eles o que eu
vou dizer, eu digo a eles a mensagem e eu digo a eles o que eu disse."
A repetição dos
itens esclarece a mensagem e ajuda a formar a compreensão. Repita, repita,
repita e encerre com uma repetição dos pontos-chave!
FORMULÁRIO DE
RESPOSTA DE MENSAGEM
MENSAGEM - DATA
/ / RESPOSTA - DATA
/ /
Ass. Ass.
1. ele força que a mensagem seja curta e
objetiva
2. obriga/proporciona ao receptor responder
3. é útil que não existe
secretária
4. permite um registro da mensagem passada
para posterior recuperação
1. Um dos métodos mais eficientes para
aprender é:
2. pesquisar
3. questionar
4. [escrever]
5. ler
6. repetir
7. rever
[Sobre a questão
das regras, elas deveriam ser estabelecidas caso a caso. A primeira regra da
empresa deveria ser:
1. Não existe um único conjunto de regras
nesta empresa. Cada funcionário, ao ser admitido, deve definir, junto com seu
gerente, o conjunto de regras que são compatíveis com o que a empresa deseja e
o seu melhor desempenho.
2. ...
Estas regras
poderiam ser estabelecidas a partir de uma tabela de 3
colunas, contendo as regras que a empresa aceita para os 3 tipos básicos de
personalidade. Assim, para cada linha da tabela, o funcionário escolheria a
célula que contém a regra com a qual melhor se identifica.
Exemplo:
REGRA NÚMERO ESPÍRITO DE INICIATIVA ESPÍRITO DE PARTICIPAÇÃO ESPÍRITO DE COMANDO
1
2 Há um horário referência de trabalho que
será definido de acordo com a natureza do trabalho e independente do horário do
restante da empresa. Em compensação, o funcionário se obriga a sempre entregar
o trabalho realizado no tempo e com a qualidade exigidos, sem direito ao
recebimento de horas extras. A
referência de horário será o normal da empresa mas o
funcionário tem liberdade para administrá-lo de acordo com as necessidades do
trabalho. O volume mensal de horas extras será analisado para determinar se
existe execesso e qual a sua causa. Se, por exigência
da empresa, será devido o pagamento pelo excesso. O funcionário deverá respeitar estritamente o horário (de entrada e
de saída) da empresa. Horas extras só serão admitidas
em casos excepcionais e desde que por solicitação da empresa.
3 Quando exercendo sua função em
instalações da empresa, não é exigido qualquer padrão no vestir exceto o que
manda o senso do rídiculo e da compostura.
Entretanto, quando fora da empresa, o funcionário será obrigado a sujeitar-se
às regras de quem o recebe. O
funcionário se apresentará sempre em trajes (à sua escolha, podendo, inclusive,
usar o uniforme da empresa) que lhe permitam acesso a qualquer local que o
trabalho exija sua presença. O
funcionário é obrigado a usar o uniforme padrão fornecido pela empresa seja
exercendo sua atividade nas instalações da empresa ou fora dela.
4
5
6
Isto é absolutamento fantástico! É flexibilização
da empresa visando o máximo e apropriado desempendo
da empresa, eliminando, por completo, a inveja por pretensos privilégios,
benefícios ou regalias.