COMO
ADMINISTRAR EM FUNÇÃO DOS LUCROS, DA ÉTICA E DO BEM COMUM
TÍTULO
DO ORIGINAL: THE SOUL OF A BUSSINESS
GLOSSÁRIO
PBT
- PROFIT BEFORE TAXES - LUCRO ANTES DA TRIBUTAÇÃO
DO I. DE RENDA.
INTRODUÇÃO
Os
empresários criam novos mercados a partir de nada mais que seus ideais ou sua
imaginação. E como é que eles sabem que existe mercado? Bem, eles o vêem de
forma muito, muito clara, e sentem com muita intensidade. (....)
Alguma vez alguém perguntou se isso era o que as pessoas realmente queriam em
uma pasta de dentes? Kate e eu perguntamos ¾ e acabamos atraindo 8 milhões e meio de compradores
e usuários de pasta de dentes na América para a marca natural da Tom's of Maine. Nós simplesmente
seguimos as nossas intuições.
(....) Ao invés de imaginar o futuro, estávamos analisando o
passado, à semelhança de toda empresa citada pela Fortune
500. Eu mesmo estava dividido entre empresário e o administrador profissional.
(....) Uma empresa conhece a prosperidade quando os
seus administradores e empregados estão sincronizados. (....)
Esperamos que os sacerdotes e os professores, os artistas e os naturalistas, se
preocupem e celebrem o espírito humano. Será que não deveríamos esperar o mesmo
dos diretores-executivos? (....) Acredito
veementemente que fazer negócios pelo bem comum é uma prática que pode se
constituir na missão de qualquer empresa.
I
- IDENTIDADE
1.
IDENTIFICANDO VALORES
Utilitarismo:
a visão moral de que um bom curso de ação ; calculado
tomando por base o que proporciona ao maior número de pessoas maior
prazer ou maior satisfação (....) Aos olhos do utilitarismo, a pessoa boa
é basicamente uma máquina de calcular que pergunta: o que é que dá maior prazer
à maioria das pessoas? E maior satisfação? (....) Uma
das atitudes que assumimos em relação ao mundo é a de esperar obter algo em
troca de todos os relacionamentos que mantemos. Organizamos, usamos, abusamos,
controlamos e dominamos tudo ¾ e todos ¾
na vida porque desejamos extrair algo desses relacionamentos. (....) encerrando (a carta no rótulo) com o convite:
"Por favor, escreva-nos e conte-nos a sua experiência. Seus amigos, Tom e Kate." (....) Você precisa tratar uma pessoa ¾ o
consumidor ¾ como mais do que um objeto ou uma estatística.
2.
FORJANDO A MISSÃO
"Aonde
queremos chegar dentro de 5 anos, e como podemos
fazê-lo? ", eu perguntava, "Quem somos nós? " e "Em que
acreditamos?" e "Qual a nossa missão?" (....) É famoso o
ensinamento de Emmanuel Kant de que os seres humanos não deveriam ser tratados
como meios para se chegar a determinados fins, mas como fins propriamente
ditos. Em outras palavras, devemos respeitar os outros pelo que eles são, e não
pelo que podem fazer por nós. (....) o que distingue
um líder de um competente administrador profissional é a capacidade de
construir uma organização que seja fonte de auto-realização e integridade
pessoal para os seus membros". (....) Os empregados precisam ser
motivados, os valores motivam as pessoas, e "em última instância, os
valores exercem profunda influência na execução da estratégia de uma
empresa", escreve Badaracco e Ellsworth. (....) A Tom's of
Maine precisa de uma declaração de missão não apenas
para definir o seus futuro, mas para ajudar as pessoas a não se limitarem a
tentar prever o que nós queremos. (....) Antes de podermos atuar como
empresa, temos primeiro que saber em que acreditamos como tal. (....) Para
sermos claros em relação às convicções da empresa, teríamos que sê-lo em relação
a nós mesmos. E para termos um sentido de quem éramos,
teríamos que saber em que acreditávamos. (....)
Acreditamos
que a empresa pode ser financeiramente bem-sucedida, ambientalmente sensível e
socialmente responsável.
Lembre-se
de que nada é escrito na pedra. É possível que a sua primeira tentativa não dê
certo. Você está promovendo uma grande mudança na maneira como faz negócios;
será necessário que todos se acostumem. Ser pioneiro nunca é uma tarefa fácil.
A Tom's of Maine não vivenciou a sua missão da noite para o dia.
3.
VIVENDO A MISSÃO
(....) muito pouco acontece no primeiro ano de implantação de
uma missão. Isso não se deve ao fato de as pessoas se oporem aos articuladores.
É porque elas estão esperando para ver se a liderança da empresa está mesmo
falando sério em relação a essa mudança, se está no propósito de promovê-la, se
vai mesmo aderir a ela. (....) Eu estava perplexo,
ansioso por proporcionar à minha empresa uma nova maneira de fazer negócios, e não
queria ouvir dizer que nem todo mundo era tão fanático como eu. (....) Para quebrar o gelo nos grupos, Pearl
sugeriu que cada pessoa contasse 3 histórias sobre suas vidas, uma das quais
deveria ser mentira. O grupo teria que tentar adivinhar qual das histórias era
mentira. (....) Foi surpreendente, a pessoa que
ocupava a mesa de processamento de pedidos era um ex-policial e romancista, e
nós não havíamos nem desconfiado! (....) Respeitar,
valorizar e servir não apenas os nossos clientes, mas também aqueles que
trabalham conosco... preocupar-se em contribuir para o
seu bem-estar, e trabalhar com idoneidade, para merecer a sua confiança.
Reconhecer o valor da contribuição de cada pessoa aos nossos objetivos, e
promover o trabalho em equipe nas nossas tarefas. (....)
As pessoas adoram trabalhar em uma empresa cujos valores elas
compartilham; e as pessoas adoram trabalhar com outras pessoas que tenham o
compromisso de agir de acordo com as suas convicções. (....)
Como é que nós poderíamos lidar com a questão de demissão de empregados que não
estavam correspondendo às suas obrigações? (....)
independentemente dos valores com os quais a empresa tivesse compromisso, a
competência representava uma responsabilidade diária para com todos na Tom's of Maine, do mais alto escalão ao
mais baixo; os empregados tinham que estar dispostos a aperfeiçoar as suas
aptidões e crescer, enquanto que a administração tinha que oferecer fundos e
treinamento para possibilitar isso. (....) Os
empregados que têm maior probabilidade de prosperar na Tom's of Maine, são os estudantes
perpétuos, e a empresa tem que contribuir com tempo, dinheiro e orientação para
a educação desses estudantes. (....) Sem um trabalho
competente de seus empregados, uma empresa não pode fazer projetos e alcançar
os seus objetivos de forma confiante. (....) Encontrar
um sentido de identidade para uma empresa ¾ a sua missão ¾ é a realização de
uma viagem por toda sorte de incertezas. É uma viagem que toda empresa precisa
procurar fazer, para que possamos todos liderar, conviver e progredir segundo a
nossa essência.
4.
FORMANDO A COMUNIDADE: O PODER DE CONTAR HISTÓRIAS
Na
minha experiência, os empregados removerão montanhas por uma empresa que os compreenda, que lhes dê alguma liberdade, que incentive a
sua criatividade, que admire o seus trabalho, e que os recompense de forma
justa. Trate um empregado como trata um membro de sua família, e em troca você
receberá eterna lealdade. [há casos como o do Nilton, empregado de meus
pais, que depois de ser tratado como tal, cria uma situação de conflito para
ser despedido] Uma empresa não existe sem as pessoas, mas as pessoas
existem sem a empresa. (....) Qualquer patrão que
ignore as histórias que eles têm a contar sobre suas vidas, os seus bons e maus
momentos, as suas alegrias, as suas desgraças, está perdendo a oportunidade de
manter relacionamentos que servirão para enriquecer a ele próprio e a sua
empresa. [é preciso que nos lembremos de que a maioria das pessoas está
no grupo das que serão por toda a vida "seguidoras".
Como tal, elas querem se dedicar, porque precisam, a uma empresa; ela, a
empresa, será a fonte de onde elas retirarão o líquido capaz de satisfazer os
seus sonhos] (....) A melhor maneira de vencer os títulos e o
constrangedor fator das hierarquias corporativas é trocar histórias com as
pessoas com quem você trabalha. (....) "Enquanto
eu trabalhar nesta empresa nunca uma carta padronizada será enviada a um
consumidor. Nunca." (....) Aqueles de nós que montam e
dirigem empresas bem-sucedidas sabem que o futuro depende da estabilidade. Um
dos mais simples paradoxos existentes nos negócios é que as empresas não
apresentarão um crescimento bem-sucedido se não tiverem estabilidade. Elas não
progredirão se não houver continuidade. (....) Qualquer
chefe que dê às pessoas um motivo para adorarem ir ao trabalho verá isso se
refletir na produtividade, de maneira que ele irá adorar. (....) A chave é não permanecer onde você está, mas ir aonde
eles estão. É provável que a história deles promova mudanças em você. (....) Uma forma simples de manter os seus funcionários
informados a respeito das pessoas com quem eles trabalham é escrever sobre elas
no boletim informativo da empresa. (....) O passado
ajuda as pessoas a conhecer os seus valores e como eles se desenvolveram. Os
rituais e as cerimônias são os meios através dos quais as pessoas realizam
isso. (....) Eu mesmo conto a história da Tom's of Maine e falo sobre o produto.
Os clientes preferem isso aos slogans, vinhetas publicitárias e campanhas de
venda agressivas sobre os benefícios do produto. (....)
Abra as reuniões falando um pouco sobre você. Isso demonstrará que você não é
um daqueles executivos que desestimulam os empregados a trazer as suas vidas
pessoais para o trabalho.
5.
CO-CRIANDO E VENDENDO O BEM
A
equipe da McCabe não tinha culpa de não ter captado o
espírito da empresa nos comerciais quando nós mesmos não conseguíamos lhes
transmitir a nossa essência. Estávamos diante de uma clássica situarão de "fornecimento
de dados confusos, obtenção de resultados confusos". (....) Se você conseguir convencer alguém de que a sua idéia
do que é bom é a dela ¾ uma pasta de dentes natural, um desodorante que
não seja cheia de elementos químicos ¾ então você não tem que se
preocupar em combater a concorrência. O cliente passará para o seu lado sem
você precisar, sequer, tentar fazer qualquer coisa contra a concorrência. (....) Faça esta pergunta aos seus executivos ou
funcionários: "Será que é mais fácil desenvolver um novo produto que
satisfaça aos clientes com os quais você não tem nenhum contato, ou investir em
um produto que tenha se originado de um diálogo ativo com os seus clientes?
" (....) A lógica do "por que é que você está usando a mesma velha
pasta de dentes depois de já haver mudado o resto da sua vida?" produziu
um impacto imediato ¾ e forte. A resposta típica: "Você tem razão.
Eu deveria mudar a minha pasta de dentes também." (....)
Os clientes levam em consideração a qualidade do produto, mas parecem se
interessar ainda mais pela qualidade da empresa. (....)
A nossa obrigação como líderes empresariais é estarmos receptivos à
possibilidade do bem, é descobri-lo inesperadamente, em lugares nunca
imaginados. (....) O sucesso é um aspecto essencial
para qualquer empresa; a prática do bem é o seu dividendo real. (....) Se
não permitirmos que o trabalho seja um local de contribuição para o bem e para
tapinhas nas costas das pessoas pelas suas boas ações, o bem fenecerá ou ficará
comprometido, como, por exemplo, "o bem 'eu prioridade aqui, mas temos uma
chance de 'armar um lance', portanto protelemos os nossos valores só essa
vez". O bem que se transforma em princípio de negócios explícito se
manifesta e permanece vivo. (....) A empresa
convocará uma reunião pública com a finalidade de ouvir o que os moradores
gostariam que a nossa empresa fizesse para ajudar a comunidade.
6.
INSPIRANDO E ADMINISTRANDO A CRIATIVIDADE
Para
nós, esse recentíssimo sucesso é apenas mais uma prova de que todo executivo
precisa acreditar nos seus instintos. Embora as intuições possam se manifestar
em nós de forma misteriosa, a criatividade necessária para
colocar uma idéia em prática, acredito eu, é algo que podemos inspirar e
incentivar em nós mesmos e nos outros, a fim de alcançar os nossos objetivos. (....) Intuição é uma idéia que pode ou não ser o fim de um
longo processo de intenso raciocínio ou discussão lógica. Às vezes, ela
simplesmente lhe vem à cabeça, de repente, e é, absolutamente, positivamente
explícita. Outras vezes a intuição 'é mais como uma tendência a rumar para um
outro lugar, uma atração, um puxão, ou um empurrão indicando-lhe uma
outra direção, mudando o seu curso. (....)
"Deixemos que a visão do projetista se desenvolva totalmente; não vamos
analisar demais como deve ser este produto; não vamos mexer com esse dom
criativo. Vamos incentivá-lo a falar mais sobre o que ele sente ou vê". (....) Se eu tivesse ouvido os meus conselheiros e amigos em
relação a esses produtos, nós jamais teríamos criado os produtos que
transformaram a Tom's of Maine
em uma presença competitiva nas prateleiras. (....) "Investiremos
a nossa propaganda, a nossa promoção e os nossos recursos de vendas
proporcionalmente ao tamanho da oportunidade que prevemos. Acertaremos o passo
à medida que caminhamos. Verificaremos a dose exata de recursos investidos para
custear os resultados financeiros à medida que prosseguimos. Criaremos algo
novo, e seremos financeiramente bem-sucedidos nesse projeto". (....) um líder empresarial talentoso tem condições de
extrair de seus executivos uma criatividade que nem eles próprios têm
consciência de possuir. Isso exige que você mude o seu estilo de negócios, que
você torne a sua empresa receptiva, e que você abra a sua própria mente a fim
de abrir e ter consideração pela mente e imaginação dos seus empregados. (....) A chave para a nossa criatividade é incentivar as
pessoas a dar asas à imaginação. Procuro dar uma chance a uma idéia nova
antes de combatê-la com as razões pelas quais ela poderia fracassar. A chave
para o nosso sucesso é a responsabilidade que atribuímos a essa criatividade.
Ninguém tem permissão para fazer nada de velho na Tom's
e atribuir à "criatividade". Sonhos e visões são
uma coisa; fantasias extravagantes e caprichos bobos são outra bem diferente.
(....) É provável que todos nós sejamos mais
criativos do que supomos. O desafio está em deixarmos a nossa criatividade
fluir, em nos darmos a chance de ser criativos. (....) [portanto] Dê asas à sua imaginação. Acredite na
sua intuição. Crie oportunidades para os seus gerentes serem criativos.
(....) Conjugando a racionalidade com a criatividade. você pode ajudar a sua empresa a ficar ótima.
7.
DIVERSIDADE INTENCIONAL: CRIANDO UMA BELEZA COMPLEXA
(....) o meu poder de intimidar os meus empregados
provavelmente intimidava a criatividade deles. Se estiver constantemente
dizendo amém ao chefe para segurar o seu emprego, você não tem oportunidade de
correr riscos. (....) Embora diferente, uma parte do
corpo tem tanto valor quanto a outra, e todas as partes têm que funcionar de
forma interdependente para compor um corpo completo. (....)
As mulheres da área de marketing parecem ter melhor sensibilidade com os
clientes, provavelmente porque tradicionalmente na nossa cultura as mulheres
sempre tiveram maior responsabilidade pelas compras do que os homens, e são
consumidoras mais experientes. (....) A
diversidade tende a tornar as coisas mais lentas, mas uma engrenagem lenta pode
ser uma coisa benéfica; ela permite que você discuta um problema com maior
oportunidade, exige que você ouça diferentes pontos de vista de forma mais
atenta. (....) Cada um de nós tem uma tendência
a pensar que o que nós vemos do mundo é tudo que existe. [Tente analisar a
questão a partir do ponto de vista de todos os afetados por ela e você vai
descobrir que o que você vê não é tudo]. (....) June, uma pessoa com problemas de retardamento e que limpas
nossas salas, me pediu uma sala só para ela. June
nunca teve medo de expressar o que pensa. Certo dia, ela achou sessenta dólares
em espécie no meu cesto de lixo. "Você é burro", ela me disse sem
pestanejar, e fez questão de expressar claramente a sua opinião para toda a
empresa. Às vezes alguém precisa dizer ao chefe que ele é burro, mas ninguém, a
não ser uma June, ousa fazê-lo. [Permita que o
espírito de June grasse entre os seus subordinados].
(....) Quando June gosta de
você, ela o abraça. Mostra-nos o quanto é fácil parar e dizer "Tudo bem
com você hoje?", ela mostra como é fácil ter consideração pelos
companheiros de trabalho. Com a sua capacidade de amar e até abraçar os seus
colegas, ela deu intensidade e beleza à empresa. (....)
Nós procuramos a diversidade porque é uma coisa boa para a empresa, é rentável
para a empresa. Quanto mais conversamos uns com os outros, melhores as nossas
idéias e soluções. (....) Asherah
Cinnamon, reconhecida líder nos ensinamentos sobre
formação de equipes e mediação de conflitos, nos explicou que somente quando
nos sentimos bem em relação à essência da nossa identidade ¾ raça. sexo, religião, classe social, educação, e assim por diante ¾
é que podemos nos sentir bem em abraçar as pessoas diferentes de nós. (....) [Exercício Altos e Baixos: pedir a um grupo
para que, conforme uma proposição apresentada, fiquem de pé ou permaneçam
sentadas. Por exemplo: pedir que fiquem de pé as pessoas que nasceram pobres;
ou os que foram criados como católicos; ou que não concluíram a escola
secundária; ou que queiram ter filhos mas nunca conseguiram; as mulheres
solteiras que sonhavam ter um filho. (....) Só foi preciso um jogo, um jogo
profundo, e de repente o pessoal da Tom's of Maine passou a ser mais compreensivo. Eles também
reconheceram que estavam cercados pelas diferenças e as diferenças eram eles
próprios. A diversidade é um valor que gera a excelência. Ela deveria estar
no âmago de toda a sua estratégia de negócios.
"SER
UM EMPRESA RENTÁVEL E BEM-SUCEDIDA, ADOTANDO, AO MESMO
TEMPO, UMA POSTURA SOCIAL E AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL."
Assim
como cientistas nos ensinam de que maneira os ecossistemas vivem em equilíbrio
entre si, nós temos que aprender de que maneira as empresas também podem
trabalhar com a finalidade de estabelecer o equilíbrio dos seus próprios
"ecossistemas" interno e externo de relacionamentos humanos, dons,
talentos, aptidões e reclamações [inseguranças, medos]. (....)
Certamente não aprendemos tudo que é possível sobre imparcialidade e justiça.
Tampouco conseguimos conciliar a complexidade do poder de um lado com humildade
do outro.() Assim como precisamos dos outros na nossa
vida pessoal, precisamos deles também na vida profissional. Somos como os
habitantes de uma vasta floresta tropical, que dependem de cada inseto
minúsculo e de cada folha para viver. É aí que reside o equilíbrio do sistema.
(....) O que mantém todas as nossas diferenças unidas
é a maneira como nós, à semelhança da vida na floresta, aprendemos a nos
ajustar e viver em equilíbrio uns com os outros. (....)
Você precisa ser absolutamente intencional. Você precisa criar oportunidades
para descobrir a sua própria "variedade de dons", assim como a dos
outros. (....) Ouça o que os outros têm a
dizer. NÃO é tão fácil quanto parece. Procure ser mais do que um cargo que anda
sobre duas pernas. Ouvindo em profundidade, você logo descobrirá que as
respostas de que necessita estão à sua volta. (....)
[Você não precisa ter todas as respostas se aprender a ouvir] (....) Mas
esteja preparado para as surpresas. É provável que o fato de você permitir o
florescimento da diversidade venha a gerar resultados diversos daqueles
originalmente imaginados.
III
- INTEGRANDO VALORES CONVICÇÕES E NEGÓCIOS
8.
AUTONOMIA: LIBERDADE EM AÇÃO
(....) o poder compartilhado não ocorre naturalmente. É
preciso que os detentores da autoridade recuem e permitam que o poder criativo
de seus administradores se manifeste ou se desenvolva. Esta não 'uma decisão
fácil para nenhum líder. (....) O que é preciso
para que eu passe a ter confiança nas pessoas? De que maneira eu posso
realmente adquirir confiança com quem trabalho? (....)
O poder é inebriante para um executivo; assim como um título importante, a sala
e o salário dele decorrentes. Mas nada disso lhe confere a infalibilidade. (....) um líder empresarial só pode ser verdadeiramente
poderoso se for humilde. Afinal, estamos nesse ramo de atividade para servir
aos clientes e servi-los bem. Devemos também servir aos nossos empregados ¾ de que outra maneira podemos ganhar dinheiro? (....) Você não pode justificar a sua vida obtendo apenas o
que deseja. Você justifica a sua vida utilizando os seus dons para facilitar a
vida de alguém. (....) a verdadeira dignidade evolui a
partir do sacrifício que você faz de tempo, dinheiro e talento para elevar
alguém mais fraco do que você, que precise da sua ajuda, que precise do seu
dinheiro. Um líder procura a sua dignidade entre os seus empregados. (....) Os líderes que mais se sentem à vontade com sua
autoridade e o seu poder, estão ansiosos por descer do ápice da pirâmide e ver
como é a comunidade, de baixo para cima. Humildade significa deixar o seu ego
na gaveta da sua mesa de trabalho. (....) Eu não
queria que ninguém sufocasse uma idéia original com planilhas. "Não estou
interessado nos cálculos de você sobre o que é viável. Quero saber quais são as
paixões de vocês. Falem sinceramente!" (....)
Quero grandes idéias e criatividade, e só a paixão pode conseguir isso.
(....) Os limites serão estabelecidos pela responsabilidade. (....) É bem provável que a fase inicial de todo
empreendimento criativo seja confusa; é possível que um executivo pise no pé do
outro; mas finalmente surgirá uma idéia. (....) Ouça,
reflita, compartilhe e esclareça. As atribuições devem ser claramente
definidas. Sempre que surgir algum problema, trate do assunto.
9.
ADMINISTRANDO ¾ E COMPETINDO ¾ SEGUNDO O CAMINHO DO
MEIO
Eu
queria que eles passassem a ser nós. Eu queria que a Tom's
of Maine se tornasse uma
empresa bem-sucedida para provar que existe uma outra maneira de se fazer
negócios ¾ administrar segundo os valores, preocupar-se com as pessoas e
o meio ambiente, e ainda concorrer em pé de igualdade com os grandes e ganhar
dinheiro. [especial para o Fernando]: O meu objetivo imediato é o
sucesso da minha empresa; o meu objetivo a longo prazo
é persuadir um número cada vez maior de diretores-executivos a adotar o meu
estilo empresarial. (....) Administrar pelo Caminho
do meio, significa seguir a trilha entre dois extremos, entre administrar
somente em função dos lucros e administrar somente em função do bem comum. É
administrar em função de ambos.(....) Quando
não se tem certeza se uma determinada atitude é sensata, é sinal de que está na
hora de discutir as coisas com um outro membro da equipe. (....) O Caminho do Meio não é equilíbrio, nem uma espécie de
compromisso. É um curso que mantém em perspectiva objetivos
concorrentes: trabalhar com eficiência versus arranjar tempo para o
respeito; ganhar dinheiro versus ser gentil; ter uma atitude ríspida versus ter
paciência. O Caminho do Meio está diariamente criando paradoxos. (....) Você se faz compreender ouvindo os outros. (....) Não discuta se você está no ramo dos negócios para
ganhar dinheiro ou para salvar o mundo ¾ simplesmente faça as duas coisas!
(....) Mas orientando as nossas intuições e todas as
atitudes, está a nossa Missão de tratar todo mundo com dignidade, respeitar a
natureza como um dom sagrado, prestar a maior contribuição possível para a
comunidade ¾ e obter um lucro considerável para fazer tudo isso. (....) O reconhecimento dos outros de que "você é
bom" é uma afirmação de alguma coisa que você descobriu ao longo do tempo:
você é bom. (....) Temos que levar o tempo todo a
nossa mensagem aos consumidores: de que nos preocupamos com as mesmas coisas
que eles se preocupam ¾ com as pessoas e o meio ambiente, bem como um
bom produto.
10.
TRABALHANDO PELO BEM PRIVADO E PELO BEM COMUM
(....) descobrimos que a Missão em si agrai
os consumidores para os nossos produtos, aumentando os nossos lucros ¾
e, consequentemente, possibilitando a nossa significativa contribuição para as boas
obras da empresa. Descobrimos, aliás que você não
precisa vender a sua alma para ter bons balanços financeiros. (....) O mundo mudou. E as empresas também precisam mudar.
Precisamos criar um novo tipo de capitalismo ¾ com
coração e alma. (....) Será que existe alguém que
possa alegar que a saúde futura do planeta não lhe interessa? Você está
disposto a dizer aos seus filhos e netos que pouco se importa com a condição do
mundo que deixará para eles? (....) É moralmente
errado um patrão humilhar uma funcionária, explorar o seu trabalho, roubar as
suas idéias, pagar-lhe um salário injusto, ou molestá-la sexualmente. Não é
moralmente menos errado violentar o meio ambiente. (....)
Trabalhamos na promoção de um concurso de vídeo atrelado à série, incentivando
o público a apresentar vídeos documentando as suas próprias iniciativas no
sentido de reverter a tragédia ambiental. Para divulgar Earthkeeping,
colocamos panfletos nas caixas da nossa pasta de dentes alertando os
consumidores para as datas em que o programa seria levado ao ar. Os
departamentos de marketing e vida comunitária informaram os grupos ambientais
de base da Nova Inglaterra sobre a série e o concurso, incentivando-os também a
divulgar o evento entre os seus membros, voluntários e
boletins. Para gerar interesse na Tom's of Maine, fizemos uma comemoração
especial do Dia da Terra ¾ a série estreou na noite anterior ao
Dia da Terra e 1993 ¾ onde o produtor executivo o programa exibiu
um trecho. Queríamos que todos na empresa sentissem que estava também
patrocinando essa nova série de TV. (....) Bondade
gera bondade. Constatamos isso periodicamente na Tom's
of Maine. (....) Diretrizes sobre a maneira de como os funcionários
podem ser mais fiéis à Missão: seja claro, busque o bem, tenha fé, adquira autonomia,
respeite a criação, trabalhe junto. (....) Tenho
muitas provas do sucesso desse novo tipo de capitalismo. Ironicamente, dispondo
até de números para provar que as pessoas estão comprando os nossos produtos
não apenas porque preferem marcas naturais, mas porque preferem transferir o
seu dinheiro para uma empresa que empregará parte dele em uma boa obra.
A
MINHA TAREFA É TAMBÉM A DE CONCILIAR A MINHA CONSIDERAÇÃO PELAS PESSOAS E O MEU
AMOR PELA TERRA COM O MEU VÍCIO PELA COMPETIÇÃO.