TEXTO DA ABERTURA DO
SEMINÁRIO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS
SUCESSO DE UMA IDÉIA
REVOLUCIONÁRIA
Ao receber a tarefa de fazer a abertura
deste seminário, passei a viver duas angústias. A primeira, de falar em público.
A segunda, muito pior, a angústia do que falar?
Mas como sempre, na vida de todo
publicitário, depois da angústia vem sempre a solução.
Numa das vezes em que o Fernando estava me
explicando o seu projeto, ele lembrou uma frase de Victor Hugo:
"A
história das revoluções é a de um conjunto de idéias cuja hora chegou e de um
conjunto de idéias cuja hora passou".
Estamos vivendo uma das maiores revoluções
da história e precisamos entender o que está acontecendo.
A idéia que pressupunha a igualdade dos
indivíduos através do controle estatal, passou. O
ideal comunista teve 100 anos para mostrar algum resultado. O leste europeu foi seu líder e carrasco.
Não tenho dúvida alguma de que todos os
presentes já têm provas suficientes de que também passou a
hora da equação tradicional capitalista que enuncia: o lucro é igual ao maior
preço de venda menos o menor custo possível (principalmente salários).
Chegar a estas duas conclusões nos custou
muito caro. Foram gerações que pagaram altos custos políticos, econômicos,
sociais e humanos, em troca de muito pouco. Esta caminhada foi árdua. No
rastro, ficaram mortos, feridos e poucos se salvaram.
Hoje sabemos o que não queremos fazer. Não queremos, como empresários, explorar escravocratamente os
trabalhadores. Estes, não estão mais dispostos a contribuir para o aumento da
riqueza como meros coadjuvantes da sociedade e, portanto, não beneficiários,
apesar do lucro só ter sido possível com a união entre capital e trabalho.
Mas o momento é de insegurança. A
insegurança de não saber como agir daqui para frente. Sabemos que não podemos
mais dividir um povo com muros. Sabemos que não podemos mais invadir países a
qualquer pretexto. Não sabemos o que fazer com o alucinado Saddam Hussein, mas
a partir desta nova lógica, o mundo está descobrindo como lidar com outros saddans husseins que ainda virão.
E descobrindo como derrubar os muros de tantas berlins
que ainda existem.
Estamos num momento de revolução nas
relações entre países, entre continentes. Entre Estado e cidadãos. Entre
empresas, entre patrões e empregados, entre capital e trabalho. Entre o homem e
o meio ambiente.
Todas essas revoluções têm, a meu ver, a
espinha dorsal constituída por uma nova relação que o homem quer ter com a
vida.
O que nos fez realizar este seminário, foi a convicção de que a participação nos lucros, não é uma
idéia solitária. Assim como as mudanças que estão ocorrendo na nossa economia,
não são provocadas apenas pelas nossas particularidades como nação.
Apesar das incertezas que todos nós vivemos,
acreditamos que a nossa geração é a alavanca de uma revolução que marcará a
história da civilização humana.
Estamos sendo
levados a absorver um conjunto de idrias que vai
contra tudo o que praticamos nos últimos séculos. Não vai ser fácil.
Sobreviverão aqueles que mais rapidamente perceberem que a força desta onda é
infinitamente maior que a nossa capacidade de resistência, pois "nada é
mais forte do que uma idéia cujo tempo chegou".
Não será neste seminário que os senhores
aprenderão alguma coisa definitiva sobre participação nos lucros. Todos os
palestrantes são aprendizes numa escola em que a professora é dona Prática.
Tenho a certeza de que todos sairão satisfeitos. Como patrocinadora, o desejo
da Altermark é que ao final do dia de hoje, todos
tenham o sentimento de que existe um outro caminho. Um caminho onde o exercício
da liberdade de expressão em todos os momentos será o instrumento para a
satisfação do homem consigo mesmo. Um caminho de
justiça social efetiva, sem paternalismo de qualquer espécie; sem miséria; e
sem a utopia da igualdade, porque, quando o homem se torna um ser social, ele
se torna individual.
Deixo-os com os palestrantes do seminário
Sistema de Participação nos Lucros ¾ a
contribuição da Altermark para a divulgação de um
conjunto de idéias revolucionárias cuja hora chegou.
Paulo Vogel
Dir. Presidente da ALTERMARK COMUNICAÇÃO
AGOSTO/90